[Experiências Culinárias] Bolo Inglês de Cenoura (Carrot Pound Cake)

Ideal pro seu lanchinho da tarde, chazinho com azamiga, fome na madrugada...




Olhando a gaveta de legumes e frutas da geladeira de casa, deparei-me com uma cenoura perdida que restou do último curry que eu havia feito, na semana que folguei do ano-Novo. Isso porque no dia anterior, namorido havia dado uma bela duma indireta "saudades de um bolinho de cenoura". Normalmente, para bolo de cenoura (aquele que todo mundo sabe a receita de cor e salteado), eu uso duas cenouras. Mas quando se tem uma, e a vontade de ir ao mercado era maior ainda (*ironia mode on), o que eu fiz?

Corre procurar na internet no gugol "bolo inglês de cenoura".

Sempre me esqueço que, nas minhas (raras) vezes em que resolvo fazer algo diferente, tem o site CookPad, que muitos leitores costumam divulgar as suas receitas. Nessas horas a gente tem que dar graças aos céus que a internet serve para muitas coisas boas. Inclusive trocar receitas culinárias.

O bolo que eu fiz, obtive deste site aqui, da leitora Yuzumama. As medidas são para uma forma pequena (mesmo porque, meu forno não é como os do Brasil, por enquanto).

Bolo Inglês de Cenoura (Carrot Pound Cake)

Ingredientes:

1 cenoura média
60 gramas de açucar
2 ovos
2 colheres (sopa) de óleo de oliva
110 gramas de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Canela a gosto (eu usei 30 gramas de coco ralado)

Modo de preparo:

1 - Rale (ou triture no processador ou liquidificador) a cenoura e retire o excesso de líquido no papel toalha;

2 - Em uma tigela, bata bem o açucar e o óleo de oliva, e depois junte os dois ovos, misturando;

3 - Junte a cenoura ralada e bata bem;

4 - Junte o restante dos ingredientes e misture bem, sem bater, com uma espátula;

5 - Em uma forma de bolo inglês forrada com papel manteiga (ou untada com óleo de oliva), coloque a mistura e põe pra assar em forno previamente aquecido a 170C por 40 minutos.

Notas: 

- Peneire a farinha antes de juntar na mistura. 
- Antes de levar a forma para assar, dê duas batidinhas na mesa - isso faz com que sumam as bolhinhas de ar da massa que podem comprometer no cozimento do bolo.
- Não se espante se a massa ficar meio "dura". Massa de bolo inglês não vai leite, por isso fica com aspecto de que "não espalha na forma", mas ela se espalha, sim.
- Se quiser, pode cobrir com chocolate derretido (particularmente, eu não costumo fazer isso quando asso bolo inglês) ou polvilhar com coco ralado fino.

Foto: da própria autora, via instagram.

Comments

  1. Hoe, Kiyomi-chan! Tudo bem?
    Meodeos, bolo de cenoura! :9 Estou com um pão caseiro fofinho pronto aqui em casa, mas ver essa foto da sua façanha me deu saudades de um bolinho esperto... *O*

    Me diz uma coisa, uma vez pronto, como é a textura da massa? É fofinha? E fica bem sequinho ou tem um quê de molhadinho? Particularmente, eu gosto mais quando a textura é molhadinha, sabe, mas talvez eu esteja procurando por algo com leite, né? ^^"

    Desculpe, eu sou boa de garfo, mas uma total ignorante na cozinha XD
    Beijos~

    ReplyDelete

Post a Comment