Wednesday, February 25, 2015

[Promotion Video] "When We Was Fab" ~ George Harrison (1987)



"Cloud Nine", álbum de 1987 do ex-Beatle George Harrison, marcou a volta do guitarrista da banda de rock mais famosa do mundo após um hiato de cinco anos - estava decepcionado pelo fracasso de crítica do álbum anterior, "Gone Troppo". O álbum traz Harrison em boa forma, mais rock do que temas orientais (como ele tinha feito nos álbuns anteriores), com uma pitada de humor e até lembrando dos bons tempos dos Beatles.

"When We Was Fab", segundo single lançado do álbum, é uma reflexão nostálgica de Harrison remetendo aos tempos da Beatlemania. "Fab" seria o diminutivo de "The Fab Four" ou "The Fabulous Four", como os Beatles eram conhecidos no início de carreira. A música possui um clima psicodélico circa 1967, com uso de cítaras, cordas e efeitos de fitas gravadas de trás pra frente, bem estilo que os próprios Beatles faziam nessa época. E a letra menciona trechos de músicas dos Beatles - "take you away" era de "Magical Mystery Tour", por exemplo.

O music video, dirigido por Godley & Creme (dupla famosa, que começou como duo musical, nos anos 80~90 por terem criado vários music videos de muitos artistas conhecidos, sendo pioneiros na arte de morphing - técnica usada para modificar o rosto de um artista via computação gráfica), traz Harrison tocando guitarra e, conforme a situação, outro par de mãos aparece de dentro dele, seja cometendo alguns delitos, seja prendendo, seja interagindo.

Curiosidades:



- Ringo Starr, baterista, co-atua como assistente de Harrison e interage com o músico (trazendo um violoncelo, carregando um teclado, um tímpano e tocando bateria).

- Jeff Lynne (ex-Electric Light Orchestra, que produziu o álbum de Harrison) aparece tocando violino cujo braço vai se esticando até chegar com outro músico.

- Elton John (também participou nas gravações do álbum, no PV está irreconhecível) aparece na parte em que coloca uma moeda na caneca e tem sua carteira furtada.

- Julian Lennon (filho de John), aparece carregando o álbum Imagine, mostrando a contracapa.



- Paul Simon (da dupla Simon and Garfunkel), aparece empurrando um carrinho de frutas.

- Na época, houveram rumores de que Paul McCartney também estaria no vídeo (na segunda parte da música, onde aparece uma morsa tocando baixo pra canhotos). Em uma entrevista, Harrison confirmou o boato, mas disse que "Paul estava tão acanhado em aparecer em frente às câmeras no dia em que gravamos o vídeo, que ele preferiu ficar com a máscara da morsa". Podemos dizer que, em um estrofe da música "Glass Onion", John Lennon dizia "Agora vou dar uma pista para vocês todos/ A morsa era o Paul".


- Logo no começo do vídeo, George aparece rapidamente com o traje que usou na capa do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Inclusive, na edição especial do single, traziam encartes especiais, incluindo uma foto do Beatle com o uniforme e tocando uma de suas famosas guitarras - a Fender "Rocky" Stratocaster, que usou no PV de "I Am The Walrus" (1967).


O vídeo recebeu seis indicações para o MTV Video Music Awards de 1988.

Nota da autora: uma pequena homenagem ao Beatle George Harrison que, caso estivesse neste mundo, completaria 72 anos. Mas seu legado será sempre lembrado.

Fontes: Wikipedia Japan, MTV Awards 1988.

Imagens: via YT (mas qualidade meio a desejar...)

No comments:

Post a Comment