J-Pop e Anime

Assim como muitos comerciais aqui no Japão usam músicas de artistas conhecidíssimos da j-pop como música de fundo (uma forma de divulgar o artista também, atire a primeira lata de bebida quem nunca comprou um single do artista só porque ouviu no comercial e gostou. Recomendo conferir o blog do fmass, o CM's Japan, que ele traz as novidades), no mundo anime a coisa não muda muito.



E' o que eu penso.

Existem músicas que foram criadas especialmente para o anime, com artistas que se dedicam a isso. Mas existem outras que são artistas de renome, de carreira já bem solidificada e resolveram colaborar.

Vou citar alguns, mas eu sei que a lista é enorme, mas estou indo pelo que muita gente comentou no FB (na page "Não Deixe o J-Pop Morrer", surgiu a pergunta "Com qual anime você conheceu o j-pop?" Pelo que li (rapidamente) nos comentários, a maioria foi em Naruto (teve temas de abertura e encerramento artistas como ORANGE RANGE, Aqua Timez, Kishidan, Ikimonogakari, PUFFY, Kana Nishino, NICO touches the Walls...) e InuYasha (V6, hitomi, Nanase Aikawa, Every Little Thing, Tackey and Tsubasa, Ayumi Hamasaki, Namie Amuro...).

Vai faltar gente? Esqueci de algum anime? Vai acontecer, porque, como disse, a lista é grande, toda temporada aqui, são lançados muitos, sem contar os regulares, mas vez ou outra o tema de encerramento muda...

Naomi Tamura (esquerda) e Minako Honda (direita): famosas nos anos 90 no j-pop e colaboraram com músicas-temas do anime "As Guerreiras Mágicas de Rayearth", na versão original.


- Guerreiras Mágicas de Rayearth (Maho no Kishi Rayearth): Foi meu primeiro anime que tive contato com o j-pop. Embora tivesse sido transmitido pelo SBT com dublagem e música modificada, quando meu irmão conseguiu os originais, as músicas eram diferentes. Duas cantoras já eram conhecidas no mundo j-pop no meio dos anos 90 - Naomi Tamura (que interpretou "Yuzurenai Negai" e "Hikari to Kage o dakishimeta mama") e Minako Honda ("Lullaby ~ Yasashiku Dakasete").

Tamura tem estilo mais voltado para o rock e Motown, ultimamente faz aparições esporádicas. Sua música "Yuzurenai Negai" fez tanto sucesso na época que Naomi Tamura chegou a se apresentar no 46o. Kouhaku Utagassen, em 1995. Minako Honda, que nos anos 90 era mais cantora aidoru, nos anos 2000 dedicou-se a música clássica e teatro (sua peça mais famosa foi "Miss Saigon"). Faleceu em novembro de 2005 de câncer.

Masaharu Fukuyama, miwa, Perfume e Kis-My-Ft2 além de interpretarem as músicas dos filmes do anime Doraemon, apareceram em forma de anime nos promotion videos

- Doraemon: Artistas do j-pop não somente interpretaram música de encerramento dos filmes desse simpático gato robô, como já fizeram parte da história. Yuzu ("Mata aeru hi made"), Hitomi Shimatani ("Yumebiyori"), mihimaru GT ("Kakegaenonai uta"), Ayaka ("Te o tsunagou"), Kou Shibasaki ("Taisetsu ni suru yo"), Masaharu Fukuyama ("Ikiteru Ikiteku"), Perfume ("Mirai no Museum"); Kis-My-Ft2 ("Hikari no Signal"), miwa ("360゚"), por exemplo, colaboraram com a música de encerramento dos filmes do Doraemon.


- Chibi Maruko-chan: Um dos animes que tem 25 anos de transmissão (só perde para "Sazae-san", da mesma emissora, Fuji Television), também já teve participação especial de gente famosa nos episódios. A música de abertura continua sendo a mesma desde 1997 - "Odoru Pon Pocorin", interpretada pela dupla B.B. Queens  (mas durante o ano de 2000, teve outra música de abertura, interpretada pelo dupla KinKi Kids). A música "Odoru Pon Pocorin" já teve outras duas versões - interpretada por Kaela Kimura (ela aparece em forma de anime na abertura na temporada de janeiro a dezembro de 2010) e pelo grupo E-girls desde maio de 2014.

Curioso que a música "Odoru Pon Pocorin" na primeira temporada foi tema de encerramento.


- Meitantei Conan: Anime baseado no manga do mesmo nome, escrito por Gosho Aoyama, está no ar pela Nihon Television desde 1996. As músicas de abertura e de encerramento já tiveram artistas como B'z, Kiyoshi Inaba, ZARD, Garnet Crow, Mai Kuraki, BREAKERZ e DAIGO.Na versão para o cinema, teve músicas de artistas como Anri, Ikimonogakari, Kou Shibasaki e Pornograffitti.

Uma das músicas de Mai Kuraki, foi a que mais fez sucesso - "Secret of my Heart".

ZARD, grupo que tinha Izumi Sakai como membro fixo, também gravou músicas para animes "Slam Dunk", "YAWARA!", "Dragon Ball GT".



- Kochira Katsushika-ku Kameari Koen Mae Hashutsujo (a.k.a. "KochiKame"): Manga que é publicado desde 1976 e conta estar no 194o. volume (dados até março de 2015), é a história do cotidiano de Ryotsu Kankichi, um policial que trabalha no posto da vizinhança (o chamado "koban" aqui) mencionado no longo título do mangá. Sua versão em anime durou oito anos e rendeu 373 episódios. A banda TOKIO e a cantora enka Yoshimi Tendo chegaram a interpretar a música de abertura. Arashi e a dupla Tetsu and Tomo interpretaram as músicas de encerramento.

Lembrando que também teve a versão live action com Shingo Katori, Karina e Mocomichi Hayami, mas esse seria outro tópico.

Na época do lançamento do single"CHANGE THE WORLD", quem comprasse via reserva, ganhava um clear file exclusivo ilustrado pela Rumiko Takahashi - sim, o grupo V6 versão Inuyasha! (fonte: suruga-ya.jp)

- InuYasha: Baseado no manga do mesmo nome de Rumiko Takahashi (conhecida também pelas outras obras como "Urusei Yatsura", Maison Ikkoku" e "Ranma 1/2"), durou 4 anos e 167 episódios, além de um especial que teve 26 episódios. E' um dos trabalhos mais populares da autora. E talvez muita gente no exterior começou a conhecer mais j-pop, porque as músicas de abertura e encerramento tiveram artistas como V6, hitomi, Nanase Aikawa, Every Little Thing, Tackey and Tsubasa, Hitomi Shimatani, Do As Infinity, Ayumi Hamasaki, BoA, day after tomorrow, Namie Amuro - todos eles já tinham sucesso fora do mundo anime.


- Hachimitsu and Clover: Muita gente conhece o nome ou pelo filme ou pelo j-dorama, mas antes disso, teve a versão anime, com duas temporadas. Foi baseado no manga do mesmo nome, de Chika Umino. As músicas de encerramento e abertura foram da banda Suneo Hair e DEPAPEPE. Embora um dos personagens a autora se inspirou no cantor e compositor Shikao Suga e o estilo da história lembra as músicas da banda Spitz, as músicas de ambos entram como trilha incidental.

Durante os meses de fevereiro a outubro de 2011, o septeto Kanjani Eito interpretou a música de abertura do anime "Kureyon Shin-chan", com a música "T.W.L.". Além do PV e dois de seus membros (Shingo Murakami e Tadayoshi Ohkura)  terem dublado dois vilões no filme do personagem (foi o filme "Kureyon Shin-chan Arashi o yobu ougon no spy daisakusen"), o septeto apareceu na versão "Shin-chan" na capa da revista semanal "Weekly The Televison".

- Crayon Shin-chan: Um dos desenhos mais controversos aqui, devido ao tipo de comportamento que Shin-chan possui. Seja como for, faz sucesso e inclusive é um dos símbolos de divulgação da cidade de Kasukabe (Saitama), onde o autor nasceu e onde a história se passa. As músicas de abertura e de encerramento do anime e de seus filmes, tiveram artistas como Tomomi Kahala, AKB48, Becky, Kumi Koda, Kanjani Eito, Kyary Pamyu-Pamyu e Yuzu.

A dupla moumoon (Masaki e Yuka) durante um evento especial . Pelo fato de eles interpretarem a música de encerramento do anime "Ansatsu Kyoshitsu", neste evento, aparece a ilustração que está nos créditos finais e, no live viewing de fevereiro e março, o "Full Moon Live", o boneco de pelúcia do Koro-sensei aparece no meio deles.


- Ansatsu Kyoshitsu: O mais recente, baseado no manga de Yuusei Matsui, começou a passar em janeiro de 2015 pela Fuji Television (num horário lindo, uma e pouco da madrugada de sexta-feira para sábado). A história de uma criatura amarela mais parecida com um polvo, reduziu a lua em um quarto crescente e fará o mesmo com a Terra em um ano. Mas nesse período, propôs em lecionar para os alunos de uma classe tida como "encerrada" num campus afastado da sede principal. Entre tentativas (frustradas) de assassinar o professor, o mesmo acaba ensinando os alunos sobre a vida baseado nessas tentativas. O mangá já está no capítulo 132 e ainda seguindo pela Weekly Jump e o anime no 10o. capítulo de 22 programados. A música de encerramento nesta temporada é da dupla moumoon - "Hello, Shooting Star".


Ok, eu sei que faltou anime, faltou gente (vai ter gente reclamando que não mencionei a Nana Mizuki e a Shoko Nakagawa, mas elas são classificadas na maioria das revistas e lojas especializadas como ANIME SINGERS, e aqui estou abordando mais artistas conhecidos do j-pop que fizeram colaboração), faltou isso ou aquilo, mas é uma amostra porque, como disse, anime tem aos montes, fica difícil acompanhar e ultimamente, são raros os artistas conhecidos do j-pop que fazem uma colaboração nos temas de abertura e/ou encerramento e até para versão long-motion do anime.

E' verdade: muita gente que gosta de j-pop, começou com anime por causa da música de abertura e/ou encerramento. Mesma coisa acontece com doramas, mas seria um caso a parte.

Fontes: Fanpage Não Deixe o J-Pop Morrer, Wikipedia, d-hatena.

Fotos: google, amazon, rakuten, suruga-ya, woman infoseek, fufu kanjani, tumblr




Comments

  1. Atualmente não sou a pessoa mais assídua em assistir animes depois que descobri os doramas... xD Mas um que eu citaria que até junta o próprio enredo com música é NANA (ok, sou suspeita pra falar mas... xD) Mesmo já conhecendo Jpop, comprei o álbum da Anna Tsuchiya por causa do anime e comecei a ouvir Mika Nakashima por causa do filme, hahaha.
    E esse anime "Kochira", lembro que o Arashi teve a música Nice na kokoroiki no final de um capítulo, mas teve uma certa regularidade? o.O Eu lembro que fucei a beça uma época os caps desse anime por causa disso, mas só achei um cap. (que é muito engraçado por sinal)
    E Shin-chan, aff... em uma das idas e vindas dos meus primos do Japão pra cá, um deles era viciado em Crayon Shin-chan, lembro que na época não aguentava mais ouvir a música de abertura por causa dele, hahaha embirrei XD

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tathy, eu também sou muito ruim pra acompanhar anime, tanto que muitos deles nem cheguei a assistir um capítulo...
      Se bem que realmente esqueci NANA e Paradise Kiss *apanha*
      No KochiKame, a musica "Nice na Kokoroiki" foi usada na temporada de janeiro a junho de 2002. Eu cheguei a assistir esse anime porque eu costumava assistir Chibi Maruko-chan e Sazae-san e logo depois era KochiKame, no mesmo canal (a FujiTV).
      Olha, confesso que nao assisto Shin-chan - primeiro por causa do horario mesmo. Segundo, tem que ter muuuuuuuuita paciência mesmo XD

      Delete

Post a Comment