Cover Album




Cover, até onde eu entendo, seria regravação de uma música de alguém por outra pessoa, às vezes (ou muitas vezes) mudando o arranjo ou melodia, mas sem mudar a letra e a estrutura da música.

Mas muita gente confunde cover album com tribute album. O segundo, é quando vários artistas interpretam músicas de um artista e/ou uma banda e montam um álbum (Elvis, Beatles e Rolling Stones ganham disparados em relação ao assunto de tribute album). Já o cover album é quando um artista resolve escolher as preferidas e interpreta com outro arranjo. Têm artista que costuma colocar uma ou duas músicas cover no álbum, mas muito antigamente não era bem por aí. Tinha artista que tinha álbum com 14 faixas, sendo metade covers de seus artistas favoritos (oi, Beatles!), mas era uma forma do público saber quem eram os outros artistas...

Acredito que, dessa forma a gente consegue conhecer o trabalho de outros, mesmo quando em alguns casos, a versão cover acaba ficando melhor que o original.

Nem sempre álbuns covers são tão bem recebidos pelo público. Se já quando um artista faz uma versão de tal música, já chove crítica, imagine um álbum recheado delas... Daí saem comentários como "maculou a obra prima do cara", "fulano deve estar se revirando no túmulo", "fulano deve estar espumando de raiva" e por aí vai. Realmente, existem covers que a gente ouve e fica com cara de WTH?...

Existem álbuns para vários os gostos e todos os gêneros. Listarei aos poucos alguns álbuns que merecem dar uma escutada. Daí quem sabe não acaba gostando? (Do artista que interpreta ou o original, tanto faz, acontece.)

Alguns álbuns também podem vir a ser assunto na tag "Discoteca Básica do Empório". Já ouvi alguns covers albuns que depois acabaram nem saindo mais da playlist. Lembrando que não entram álbuns que tenham uma ou duas músicas cover. Menciono pelo menos três bandas que gosto porque possuem covers bons e até ficaram melhores que as músicas originais, mas que não possuem um álbum específico para isso.


The Beatles: Quem me conhece, sabe que eles entram em qualquer lista ou assunto aqui, mas desta vez, não tenho um álbum que tenha TODAS as músicas covers que eles fizeram desde 1956 a 1970. O que dá pra informar que, nos álbuns oficiais, de 1963 a 1965 eles interpretaram várias músicas de outros artistas, incluindo no programa de rádio (vide "Live at the BBC"). Mas oficialmente não tem registro de uma coletânea de covers. E se resolverem lançar, haja material, porque volta e meia encontram algum material raro da banda, tal como aconteceu nos três álbuns duplos "Anthology". Talvez, para mim, um dos melhores álbuns contendo covers que os Beatles fizeram, seriam os dois álbuns "Live at the BBC!" e "On Air: Live at the BBC 2", que além de conter a maioria dos covers que gravaram em álbuns oficiais, tem mais um pouco que eles interpretaram na rádio e demorou quase 40 anos para sairem em álbum oficial (porque teve gente que conseguiu ouvir via bootlegs).

Rolling Stones: Outro grupo que daqui a pouco comemora o centenário e eles estão na ativa, também não sei se tem álbum oficial só de covers (se tiver, somente os bootlegs e/ou não oficiais que saem em outros países), mas assim como os amigos rivais Beatles, os Stones no início de carreira, também graavaram muitos covers de artistas de blues. Seria muito exagero dizer que, ao menos nos três primeiros álbuns da banda, eram mais covers que composições próprias. Se os Beatles fizeram uma parte do mundo conhecer os artistas obscuros ou não do rock and roll e do pop, os Rolling Stones trataram de preencher a outra parte com artistas "da raiz", o "blues". De sua vasta discografia, os três primeiros álbuns ("The Rolling Stones", "No. 2" e "Out of our Heads") possuem a maioria em covers. Só depois do álbum "Aftermath" que eles incluiram composições próprias.

Carpenters: A dupla de irmãos interpretou muitas músicas de outros artistas, mesmo na época que eles eram um trio (o Richard Carpenter Trio). Na prática, todos os álbuns contém covers, mas se tem um álbum que fizeram um apanhado geral de covers é o "Interpretations: A 25th Anniversary Celebration", mas se pegar o álbum quadruplo, o "From The Top", possui raridades, como as versões de "Caravan" e "Good Night". O álbum "A Time Goes By" saiu primeiro no Japão, em 2001, e as músicas "Leave Yesterday Behind" e "Rainbow Connection" foram tema da novela "Koi ga Shitai, Koi ga Shitai, Koi ga Shitai". Seria bom juntar as músicas desses três álbuns e fazer um somente de covers, mas daí o assunto "direitos autorais" vem a tona e... (foi o caso do álbum "As Time Goes By", que saiu em 2001 no Japão e demorou 3 anos para ser lançado no resto do mundo)

Outros artistas vão merecer uma postagem a respeito, porque ao longo da carreira, eles lançaram álbuns covers no meio da discografia regular.

Foto que ilustra o post: "The Beatles Live at the BBC", reune  56 músicas, sendo 30 nunca lançadas oficialmente. O álbum foi lançado em 30 de novembro de 1994 e relançado em 11 de novembro de 2013, devido ao lançamento do álbum "On Air: Live at the BBC 2". Um dos poucos álbuns oficiais que pode encontrar boa parte de covers que os Beatles gravaram.



Comments