[J-Drama Lista] Quando amigo é pra essas coisas... (Parte 1)



Já que todo mundo ama pegar no pé dos membros da JE (nota da autora: Johnny's Entertrainment) quando sai algum dorama com eles, vamos lá com algumas peculiaridades.

Mas por que só com os membros da JE? Não poderia pegar artistas de outras agências, que às vezes dois ou mais membros atuam juntos, etc.? 

Sim, mas eu quase nem leio comentários de pessoas criticando (ou elogiando) quando membros de mesma agência atuam, como, por exemplo Takeru Sato e Haruma Miura, que são da mesma agência (a Amuse Inc.) e já atuaram juntos (vide a duas temporadas de "Bloody Monday"). Mas quando falam que é algum membro da JE atuando, o índice de comentários de tudo o que é tipo dispara astronomicamente. Tá, exagerei, mas bem por aí mesmo.

Daí a gente lê (e ouve) comentários do tipo: "ah, são rostinhos bonitinhos, mas não atuam porcaria nenhuma"; "quanto o chefão pagou pras emissoras colocarem eles no ar?", "é pra garantir audiência porque o enredo..." (essa última dói, mas é verdade) Mas uma coisa ninguém nega: que muita gente pega assistindo, isso é vero. Inclusive a autora aqui.

Se a gente reparar muito bem (ou nem tanto assim, exagero), quando anuncia algum dorama novo na temporada, muita gente quer saber quem vai atuar, co-atuar, a mocinha da trama... E quem do seu grupo favorito vai estar em qual dorama, de que emissora, etc. Daí se é alguém da JE, muita gente quer saber quem vai ser o outro membro que vai co-atuar. Se for do mesmo grupo, melhor ainda. Acontece.

A maioria dos doramas com membros da JE, normalmente costumam colocar dois (ou mais, depende) de grupos diferentes para ver se dá maior interatividade entre eles. Mas acontece de colocarem dois do mesmo grupo pra ver se ganha simpatia do telespectador (e quem sabe, aumenta a audiência da temporada). Vamos ser um pouco mais bonzinhos e pensar que a união faz a força, amigo tá pra isso mesmo e nada melhor que uma ajudinha dos amigos (Beatles feelings /foge).

Estou (tentando) listar alguns doramas que membros do mesmo grupo atuaram juntos. Não estou listando doramas em que um membro participou de um capítulo como convidado extra especial nem tampatsu dorama. Se faltar algum, por favor, informem EDUCADAMENTE que depois farei uma postagem a parte. O que não vai ser difícil, porque vou ter que fazer a postagem, no mínimo, em duas partes.

KinKi Kids (Koichi Domoto e Tsuyoshi Domoto) 

Embora tenham um programa de variedades que trabalham juntos, formam uma das duplas que estão no Guiness Book of Records, Koichi dedica-se mais a atuação (especialmente teatro) e Tsuyoshi mais na música (recentemente compôs uma música para o grupo Momoiro Clover Z). Talvez um dos poucos doramas que atuaram juntos foi o mais conhecido - "Ningen Shikkaku" (TBS, 1994), em que eram dois colegas da mesma classe.



Dois anos depois, atuaram juntos em "Wakaba no Koro" (TBS, 1996), em que Koichi era filho de uma família rica, mas carente de amor paternal e Tsuyoshi era filho de pai alcóolatra. Ambos tornam-se amigos mas sentem o quanto a vida é amarga e cruel perante a sociedade atual.

Em 1997, atuaram em "Bokura no Yuki" (pela NTV), em que eram sobreviventes de um grande terremoto e tentam salvar a cidade cuja população adulta foi dizimada por um virus.

SMAP (Masahiro Nakai, Takuya Kimura, Goro Inagaki, Tsuyoshi Kusanagi, Shingo Katori)

Até onde sei, não sei/não vi algum dorama em um dos membros do grupo atuou em um dorama do outro. Como já avisei anteriormente, participação especial em um capítulo não conta, bem como tampatsu dorama, como foram em um especial para a Fuji TV em 1997, "Boku ga Boku de Aru Tame ni", e no capítulo especial da série "Furuhata Ninzanburo" (1998), onde os cinco atuaram.

Mas...

- Food Fight (NTV, 2000) - Takuya Kimura e Tsuyoshi Kusanagi


Transmitido no verão de 2000, em onze capítulos, a série ganhou dois especiais em julho e setembro de 2001. Kusanagi interpreta Mitsuru Ihara, um jovem que trabalha em uma empresa alimentícia e às vezes visita o orfanato onde foi criado. Ele esconde dois segredos: na verdade, trabalha como zelador da empresa; e participa de um campeonato clandestino promovido pela empresa, de quem consegue comer mais em menos tempo (e o prêmio que ganha nesses campeonatos, doa para esse orfanato).

Para quem não sabia, o corvo que Ihara tinha, o Kyutaro, falava e a voz era de... Takuya Kimura!!! (fato que só souberam no final da temporada)

TOKIO (Shigeru Joshima, Tatsuya Yamaguchi, Taichi Kokubun, Masahiro Matsuoka, Tomoya Nagase)

Dos cinco membros da banda, quem mais se destaca em matéria de atuação, seria o Nagase. Matsuoka também não fica muito atrás. Assim como os sempai SMAP, a banda TOKIO quase não atuaram juntos em um dorama (às vezes uma participação especial).

- Ari yo Saraba (TBS, 1994) - Masahiro Matsuoka e Tomoya Nagase

Um dos poucos doramas protagonizados pelo cantor e compositor Eikichi Yazawa, que interpretava um professor de biologia. Mabo e Nagase estava bem no início de carreira naquela época.

V6 (Masayuki Sakamoto, Hiroshi Nagano, Yoshihiko Inohara, Go Morita, Ken Miyake, Junichi Okada)

Todos eles atuam, seja no tablado ou nas telinhas ou telonas. Atualmente, o caçula do sexteto, o Junichi Okada, está com um trabalho atrás do outro nas telonas. O grupo ter atuado junto, somente no especial "V no Honoo", feito pra divulgar o campeonato mundial de voleibol, transmitido pela Fuji TV, e nos filmes "Hard Luck Hero" (2003) e  "Hold Up Down" (2005), além de terem feito juntos, a dublagem japonesa para o filme "Thunderbirds" (2004).

- PU-PU-PU (TBS, 1998) - Coming Century (Go Morita, Ken Miyake e Junichi Okada)


Para quem não sabe, o grupo V6 é a união de dois grupos - o Twenty Century, formado pelos três membros mais velhos (Sakamoto, Nagano e Inohara) e Coming Century, formado pelos três membros mais novos (Morita, Miyake e Okada). Além do filme "Cosmic Rescue" (2003), um dos poucos doramas (se não for o único) que os três membros do Coming Century atuaram, foi este de 1998, em que eles eram três jovens que não se davam com seus pais e resolvem ir para os Estados Unidos. Só que foram ludibriados e, sem dinheiro algum, eles têm duas opções: voltar para a casa dos pais ou ficar e tentar se virar num país estranho.

Tackey and Tsubasa (Hideaki Takizawa e Tsubasa Imai)

Ultimamente a dupla possui trabalhos em separado, mas às vezes lançam algo novo em matéria de música. Tackey está mais atuando tanto em teatro como na TV e Tsubasa, em musicais e escrevendo colunas em revistas (em 2014, Tsubasa esteve um tempo afastado por ter problemas auditivos (Doença de Mènière), tanto que na turnê de 2014, Tackey teve que fazer parte solo.

- Yoshitsune (NHK, 2005) 


 Primeiro taiga dorama que Takizawa atuou, no papel de Miyamoto no Yoshitsune. Imai também participou, mas como Munetaka Nasu, guerreiro experiente no uso de arco e flecha em combate. (Nota: como muita gente sabe, Taiga Dorama tem quase 50 capítulos, semanais e dura um ano, daí a quantidade de pessoas atuando é muito grande, ainda mais quando se envolve batalha. Pra reconhecer alguns atores/atrizes, tem que prestar muita atenção. Ou não.)


Fontes: Wikipedia (em japonês), DramaWiki (em inglês). fotos que ilustram o post - via Google em diversos sites (Matome Japan, Goo sites).

A primeira foto que abre a postagem é promocional para o dorama "Yamada Taro Monogatari", de 2007, protagonizado por Kazunari Ninomiya (dir.) e Sho Sakurai (esq.), ambos membros do mesmo grupo, Arashi.





Comments