Tuesday, June 14, 2016

[J-Dorama] Yorozu Uranai Dokoro Onmyoya e Yokozo (Fuji TV, 2014)

ATENCAO!!!! TEM SPOILERS SOBRE O ENREDO TODO!!!!

(Se não quiser ler, então feche a página. Obrigada.)




Sinopse: No bairro comercial de Ouji (Tóquio), um jovem chamado Shoumei Abeno abre uma casa onde ele lê a sorte e prevê o futuro das pessoas, mas o problema é que ele não possui esse dom, mas consegue "sentir a atmosfera" da situação graças a sua experiência passada como o número um de um host club e resolver problemas das pessoas que o procuram.



Baseado na série de livros "Onmyoya" da autora Shoko Amano, o dorama foi transmitido pela emissora Fuji Television, na temporada de outono, do dia 8 de outubro a 17 de dezembro de 2013, em 11 capítulos (toda terça, dez da noite). 

Shoumei Abeno (Ryo Nishikido), personagem principal da trama, é o onmyoji  (um tipo de hierofante, ou seja, que pode dizer sua sorte e/ou futuro), mas no passado trabalhou em um host club, no qual foi o número um da casa. Resolve abrir seu negócio de vidente em um bairro comercial de Ouji, em Tóquio, no subsolo de um izakaya. Frio e até sarcástico, e só trabalha quando tem algum fundamento, Abeno tem um porém: não possui o dom de prever o futuro e ler a sorte das pessoas, mas com sua experiência como host, consegue sentir o que elas sentem e resolve seus problemas, mesmo de forma descuidada.

A primeira cliente de Abeno (Ryo Nishikido): Midori Sawazaki (Yoko Minamino) acompanhada de seu filho Shunta (Yuri Chinen). Depois disso, começa a história.

Um dia, conhece Shunta Sawazaki (Yuri Chinen), um estudante comum do terceiro ano ginasial, que aparece em seu estabelecimento acompanhado de sua mãe, Midori (Yoko Minamino), que resolve saber seu futuro. Indignado com tamanha falta de senso por parte de Abeno, Shunta acaba irritando o onmyoji ao ponto de quebrar objetos da casa. Para cobrir os prejuízos, Shunta se vê obrigado a trabalhar no estabelecimento, como ajudante e distribuindo panfletos.

O que Abeno descobre, é que Shunta tem um passado que aos poucos vai se desvendando até ter uma certa ligação entre eles.

Cada um dos onze capítulos do dorama traz uma história fechada, mas a ligação entre os personagens principais  - Abeno, Shunta, Michiko (Kana Kurashina), Kenjiro (Ryotaro Sugi), Tamaki Ayukawa (Yuki Kashiwagi) e Makihara (Taro Suruga) segue a cada capítulo, assim como o amor platônico de Shunta e seus amigos pela misteriosa Mitsui-chan.

Personagens Principais - Centro Comercial de Oji-Inari:

Shomei Abeno (Ryo Nishikido): Personagem principal do dorama. Ex-membro de um host club, resolve abrir uma casa de quiromancia, mesmo não tendo dom para o negócio, mas com sua experiência, consegue resolver os casos mesmo usando meios nada convencionais. Aos poucos descobre que ele e Shunta possui alguma ligação em comum.

(Nota: a partir do capítulo 2, quando Hideyuki Makihara chama Abeno de "Yoshiaki", é que o nome de Shomei em kanji também pode ser lido dessa forma.)

Michiko Hatano (Kana Kurashina): Professora em caráter excepcional na escola onde Shunta estuda. Antes tinha trabalhado na área química. Mora com o avô Kenjiro, dono do izakaya Kitsunebi (literalmente "Raposa de Fogo"). Começa a desconfiar do passado de Shunta logo que ele começa a frequentar o estabelecimento do avô junto com Abeno, que vive sempre discutindo.

Shunta Sawazaki (Yuri Chinen): Aluno do terceiro ano do ginasial, é um estudante como outros, com seus dilemas de amor platônico pela menina mais bonita da escola. Após causar prejuízo na casa de Abeno, passa a trabalhar para ele. Apesar disso, tem bom coração e ajuda as pessoas. O que ele não sabia logo que encontrou o onmyo, era que ele é filho de uma entidade em forma de raposa. Logo no primeiro contato, Abeno começa a chamar Shunta de "Kitsune-kun".

Tamaki Ayukawa (Yuki Kashiwagi): Miko (ajudante do sacerdote) do templo Ouji Inari, foi cliente do host club onde Abeno trabalhou, por isso nutre um amor platônico por ele. Acha que Michiko seria sua rival, já que ela anda conversando muito com Abeno. 

Kenjiro Saito (Ryotaro Sugi): Avô de Michiko e dono do izakaya Kitsunebi, onde a maioria dos moradores do centro comercial frequentam, guarda um segredo envolvendo o passado de Shunta.

Do site DramaWiki - O mapa de correlação entre os personagens principais e secundários.


Personagens Secundários:

Hideyuki Makihara (Taro Suruga): Amigo de Shomei no passado, às vezes tirando conclusões apressadas e apaixonado por Michiko.

Fumihiro Takasaka (Jun Nishiyama) e Takuto Okajima (Takumi Yamagata): Colegas de Shunta da mesma classe. Os três almoçam juntos no terraço da escola só pra conseguir ver o rosto da Mitsui-chan. Fumihiro é filho de Norio, dono da barbearia do bairro.

Goro Sawazaki (Mieharu) e Midori Sawazaki (Yoko Minamino): Pais de Shunta. Goro vivia sempre desempregado, mas conseguia alguns serviços temporários. Midori é enfermeira. Adotaram Shunta quando a mãe biológica faleceu logo que ele nasceu.

Satsuki Amemiya (Maiko Yamada): Mãe biológica de Shunta, era "protegida" da tia de Abeno. Trabalhou no izakaya do Kenjiro. Ao dar a luz, ela falece, sem antes pedir para Kenjiro que mantivesse segredo desse fato. (Nota: no site do DramaWiki, consta que Amemiya seria como se fosse "onjin" (恩人), ou ajudante, mas não encontrei uma traduçã que se adequasse nesse caso.)



Outros Personagens:

Norio Takasaka (Ichirota Miyakawa): Dono da barbearia do bairro e membro da associação comercial de Ouji Inari. Pai de Fumihiro.

Emiko Kanai (Mari Hamada): Dona do restaurante "Shangaitei" e membro da associação comercial de Ouji Inari.

Chizuru Komagata (Eri Fuse): Proprietária da casa de banhos (sentoo) "Myoujinyu" e membro da associação comercial de Ouji Inari.

Haruna Mitsui (Rihona Kato): Estuda na mesma escola que Shunta. (O nome de quem interpretava a personagem só foi revelado no último capítulo, tanto que nas cenas que ela aparecia, ou estava de costas, ou outra pessoa a cobria.)

Os Capítulos:


Todos os capítulos, logo depois dos primeiros minutos onde recapitulam o anterior, aparece essa introdução.

1. Violência Doméstica: Marido Possuído?!: Após uma conversa com a professora da escola, Midori e seu filho Shunta resolvem passar em um vidente por curiosidade, já que o estabelecimento era novo no bairro onde moram. Por não concordar pelo valor, Shunta acaba dando prejuízo na casa, fazendo com que trabalhe para Abeno para pagar a dívida, entregando panfletos e servindo chá para os clientes. Uma menina aparece para solicitar a Abeno ir na sua casa ajudar sua família, pois os pais vivem brigando toda noite e acredita que seu pai esteja possuído por algum espírito ruim.

2. O Lámen Amaldiçoado: Emiko Kanai (Mari Hamada) solicita consulta de Abeno para saber como proceder a respeito de seu restaurante, pois ultimamente anda perdendo clientela. Quando Shunta e seus amigos conferem no site, vêem objetos estranhos na comida. Descobrem quando o filho de Emiko, Ryohei (Tatsuya Wakaba), era quem estava postando as fotos porque ele não queria trabalhar no restaurante, e sim, ser mangaka. Nesse capítulo, aparece o amigo de infância de Shomei, Makihara (Taro Suruga).

3. Em Busca dos 100 milhões de ienes perdidos: Natsuo Miyauchi (Haru) procura o vidente para saber o que fazer no caso de sua família - sua mãe e os irmãos desta entraram em conflito por causa da herança deixada pela matriarca da família, mas não revelou onde realmente estaria o dinheiro; um mês antes de morrer, deixou somente uma nota dizendo que, quem o encontrar será com toda a quantia. Uma das histórias que traz lições de moral, sobre ganância.



Nota: A atriz Haru, posteriormente atuou em "Grasshopper" e "Sekaiichi Muzukashii Koi"

Cultura Util: Na cena em que Michiko tenta solucionar o mistério, ela parodia uma das cenas mais conhecidas de "Galileo" (também foi transmitido pela mesma emissora) - quando o professor Manabu Yukawa (Masaharu Fukuyama) começa a escrever as equações em qualquer lugar randômico e com direito a música de fundo - "vs. ~  chikaku to Kairaku no Rasen ~ ".


4. Cuidado com Previsões no Amor: Kimiko Hosokawa (Megumi Seki) é herdeira de uma empresa e foi uma das clientes de Abeno quando este trabalhava no host club. Não sabia que Abeno tornou-se vidente, mas de qualquer forma ela faz um consulta para saber quais as chances de casar pois está com quase 30 anos e não encontrou sua alma gêmea. Destaque para a proposta de namoro de Makihara para Michiko.

5. O Fantasma das Dez Horas da Noite?!: O diretor do hospital de Ouji pede ajuda a Abeno para resolver o caso de que a ala infantil estaria sendo assombrada (será que confundiram o tipo de trabalho de Abeno? *risos*). Sempre por volta das 10 da noite, os funcionários escutam barulhos estranhos e luzes acendem sozinhas. O mistério se esclarece quando Michiko vai parar no hospital devido a um acidente doméstico. Envolve uma história triste de amor no passado.

6. A Rebelião do Gato Fantasma de Ouji: Yurie Kadokura (Kaori Shima) procura Abeno para saber como proceder a respeito de sua casa - viúva, pensa em alugar a casa para um senhor que pensa em transformar o lar em um neko cafe. Mas se depara com os filhos que são contra e a antiga vizinha, Junko Yashita (Miyoko Akaza), que também ficou viúva cedo e, devido a um incidente envolvendo manju, parou de falar com a Yurie e, todo dia, as 4 horas da tarde, começa a fazer show de karaoke na casa.

Pausa pra um banho no sentoo e depois tomar leite. (creditos na foto)

7. Reconciliação após o Jantar: Kiyoshi Yamada (Mamoru Nagai) era chef renomado em um restaurante italiano. Pede ajuda a Abeno a emprestar temporariamente o lugar para impressionar a ex-esposa para ver se consegue reconciliação por causa da filha.

Nota: O título do episódio, em japonês - "Nakanaori wa Dinner no ato de" - é um trocadilho com o livro/dorama/filme/peça de teatro "Nazotoki wa Dinner no ato de".

8. Batalha Amaldiçoada! Guerra entre as Raposas!: Todo ano, o centro comercial de Ouji promove o concurso da "Miss Raposa de Inari Ouji". Só que têm duas candidatas que estão em pé de guerra desde o evento anterior - Tamaki e Yukina Oda (Rei Okamoto). Yukina é uma idol em ascenção, se apresenta em pequenos eventos vestida de "sukeban" (estilo "delinquente colegial", cuja saia é bem mais longa que as habituais e geralmente elas usam as sapatilhas que se usam dentro da escola), perdeu o concurso do ano anterior por terem sumido com seus keta (tamanco japonês) e desconfia de Tamaki, que nega tudo. No concurso, as duas descobrem o mal entendido e no ano seguinte prometem que será uma disputa limpa. Makihara descobre que Shunta corre risco de vida.

O Segundo Concurso da Miss Raposa, promovido pela Associação Comercial de Ouji, conta com a presença das mulheres do bairro. Incluindo a Michiko, Tamaki, Yukina e Midori. Todas de quimono e... orelhas de raposa.
Nota: A música que Tamaki (Yuki Kashiwagi) e Yukina (Rei Okamoto) cantam na parte especial do concurso - "Ouji Inari Komori Uta" - é a mesma da abertura do dorama.

Cultura Util: Yoko Minamino, que interpreta Midori Sawazaki, foi protagonista do dorama "Sukeban Keiji II", em 1985. O capítulo foi meio que uma homenagem a ela.

9. O Colégio Assombrado: Karasawa (Koutaro Tanaka) aparece na loja de Abeno para solicitar consulta como será seu futuro com a... Michiko!!! Tudo porque no tempo de faculdade, Michiko era colega de pesquisa e nutria uma paixão secreta, ao ponto de convencê-la a voltar a trabalhar como pesquisadora na Universidade de Yokohama. Com isso, ela teria que abandonar as aulas que lecionava na escola [onde Shunta estuda]. Mas, antes de sair, participa de um campeonato às margens do rio Arakawa, dando autoestima para a classe de Shunta. 

10. Carta de 16 anos atrás: Dezesseis anos depois, Michiko reencontra os pais Hirokazu (Makoto Nakamura) e Teruko (Megumi Yokoyama). No passado, Teruko teve uma discussão com seu pai, Kenjiro, e depois disso nunca mais teve contato. Aos nove anos de idade, Michiko resolveu ir morar com o avô (que praticamente a criou). Hirokazu tenta fazer com que Kenjiro o aceite como genro e perdoe Teruko. 

Nota: A cena onde Abeno faz compras com Teruko, é uma clara paródia do filme "Pretty Woman", com direito a música original e tudo.

Cultura Util: A atriz que interpreta Michiko quando criança, é Kanon Tani. Já atuou com Nishikido no dorama "Papadoru!" (TBS, 2012), no papel de Kana Hanamura, a menina que era fã do Sho Sakurai. 

11. Vá embora, vidente! Um reporter de revista sensacionalista aparece em Ouji atrás de algum furo, quando ouve a conversa entre Tamaki e Makihara sobre Shunta. Ao mesmo tempo, a avó de Abeno, Haruyo (Yoshiko Kayama) aparece para saber a respeito de sua filha Satsuki e o neto que não conheceu. Kenjiro conta a história de Satsuki para Michiko, já que ela havia encontrado uma foto antiga do izakaya junto com os funcionários e não sabia quem era uma delas. E finalmente Mitsui-san revela seus sentimentos (e rosto) para Shunta.

Nota: Uma das cenas foi filmada no Mitsui Outlet Park Tama Minami Ozawa (Hachioji, Tóquio).

Outras observações: 

- O dorama foi baseado na série "Onmyoya", escrito por Shoko Amano. Os perfis físicos dos dois personagens principais - Abeno e Shunta - foram inspirados nas ilustrações das capas dos livros, por toi8. Em 2014 a 2015 foi publicado em forma de quadrinhos pela revista B's Log Comic, ilustrado por Minako Iwasaki.


A capa do primeiro volume do livro que foi baseado o drama. Inclui os personagens.

- Atualmente, a s érie "Onmyoya" está no volume 8. Na época que começaram as filmagens do dorama (entre maio e junho), a produção baseou-se até o volume 4 ("Yorozu Uranai Dokoro Onmyoya Arubaito Boshuu"). O mangá tem dois volumes.

- Ryo Nishikido é membro do septeto Kanjani Eito. Antes também foi membro do grupo NEWS. Do grupo, é o que mais faz doramas e filmes (depois dele, talvez sejam os colegas Tadayoshi Ohkura e Ryuhei Maruyama), sendo que um dos doramas mais conhecido do Nishikido é "Last Friends". 

- Yuri Chinen é membro do grupo Hey! Say! JUMP. Além de ser - agora - o mais novo do grupo, é o que tem baixa estatura (daí esses roteiristas escalam ele pra fazer papel de estudante de ginásio sendo que ele tem 21 anos). Seu pai, Takashi Chinen, ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Barcelona em ginástica artística. (Não tem parentesco com a atriz/cantora Rina Chinen). Yuri entrou na JE porque gostava muito de Satoshi Ohno (líder do grupo Arashi).



- Boa parte do dorama foi filmado no bairro de Ouji, distrito de Kita, em Tóquio (saiba sobre o festival da raposa aqui). O final do último capítulo foi no Mitsui Outlet Park Tama Minami Ozawa, em Hachioji. Agora, o sentoo (casa de banhos) Myojinyu, existe um que fica no distrito de Ota (fica um pouquinho distante de Ouji).

- A música de encerramento do dorama é "Kokoro Sora Moyou", do grupo Kanjani Eito.

- Yuki Kashiwagi é membro do grupo AKB48, mas também faz parte do grupo irmã NGT48 e subgrupo French Kiss. Nas eleições gerais que se realizam anualmente para quem será o centro do grupo, a maior posição que Yukirin conseguiu foi o segundo lugar, em 2015. 

- O dorama teve audiência média de 8,7% na região de Kanto. 

- A partir do quinto capítulo de "Yorozu...", no mesmo horário e dia de semana, a emissora NHK-Geral reprisou o dorama "Mayonaka no Panyasan", cujo protagonista era interpretado por Hideaki Takizawa (sempai de Nishikido e Chinen). Este dorama já tinha sido transmitido na temporada da primavera, mas pela NHK BS-Channel.

DADOS INFORMATIVOS:

Direção: Masato Hijikata e Yasushi Ueda.

Roteiro: Tsutomu Kuroiwa

Música: Akio Izutsu

Música de encerramento: "Kokoro Sora Moyou" - Kanjani Eito (Teichiku Entertrainment)

Elenco: Ryo Nishikido, Yuri Chinen, Kana Kurashina, Yuki Kashiwagi, Taro Suruga, Yoko Minamino, Mieharu, Mari Hamada, Eri Fuse, Ryotaro Sugi.

Transmitido pela Fuji Television, Kansai Television e suas afiliadas de 8 de outubro a 17 de dezembro de 2013, todas as terças-feiras, dez horas da noite.

O ex-host que virou vidente e seu ajudante Kitsune-kun.


(Postagem fazendo parte da série "Relação Sempai-Kouhai da JE em J-Doramas")

Fotos: Google, Ameba blog, matome naver, kenshi hk, tv navi.

Fontes: Wikipedia Japan, Kansai Television, DramaWiki.

No comments:

Post a Comment