Sunday, June 26, 2016

[Promotion Video] "TAKOYAKI In My Heart" ~ Kanjani ∞ (2013)

Tentemos levar a sério esses sete jovens que já passaram dos 30: da esquerda pra direita: YouYokoyama (preto); Ryuhei Maruyama (laranja); Subaru Shibutani (vermelho); Tadayoshi "Tacchon" Ohkura (verde); Ryo Nishikido (amarelo); Shingo "Hina" Murakami (roxo) e Shota Yasuda (azul).

Um dos grupos da JE que a gente não sabe se chora de rir porque a irreverência é tanta (porque chorar de chorar mesmo, por enquanto conheço "Namida o koete", que ficará pra um post oportuno), é o septeto Kanjani Eight (mas se pronuncia "eito" e se escreve ∞).



Criado em 2002, mas só debutaram de vez em 2004 com o single "Naniwa Iroha Bushi", que misturavam elementos de pop e enka, porque a intenção da empresa era ter um grupo que pudesse ser mais voltado ao lado tradicional. Todos os membros nasceram na região de Kansai (cinco deles em Osaka; um em Hyogo e outro em Kyoto), e antes eram oito membros, até 2005, quando Hiroki Uchi teve que sair do grupo (hoje ele segue solo, mas atuando). O nome do grupo significa - "Johnny's de Kansai" e o "eight" vem do canal da emissora filiada à Fuji Television, que é oito.

O gurpo, formado atualmente por You Yokoyama (percurssão e trumpete), Subaru Shibutani (guitarra), Shingo Murakami (teclados), Ryuhei Maruyama (baixo), Shota Yasuda (guitarra), Ryo Nishikido (guitarra) e Tadayoshi Ohkura (bateria), intercalam seus trabalhos com atuação, programas de variedades (possuem 3 atualmente) e música. E o repertório vai desde o enka tradicional até o pop. Só que a maioria de suas letras enfatizam muito a cidade e costumes de Osaka, bem como todos eles costumam usar o dialeto da região (daí a gente que está acostumado com os programas de Kanto, assiste os programas do Kanjani, como o "Kanjani Eito no JaniBen", que só passa no lado sul do país, dá-lhe estudar kansaiben).


"TAKOYAKI in my Heart", que foi a música de abertura do sexto álbum do grupo, "JUKE BOX" (2013), deixa bem claro que a letra é TUDO sobre Osaka. O promotion video saiu na edição limitada tipo B, com direito a making of e tudo.

O promotion video, traz Osaka como cenário, já que 5/7 do grupo é de lá. E takoyaki, o famoso bolinho de polvo, é iguaria típica de Osaka também. Sem contar que tanto a música como o vídeo, tem muita referência a Osaka e também ao grupo. Do tipo: quem não conhece o Kanjani Eito, não vai entender as cenas subliminares (só pra terem uma idéia: só fui conhecer o grupo em meados de 2010 ou 2011 devido ao programa "Bouken JAPAN! Kanjani Eito MAP", e tive que pedir pra amigas no Twitter para explicarem mais ou menos, porque na verdade, até hoje tem muita coisa que não sei deles).


As roupas discretas e elegantes do grupo, característica única das pessoas que moram e vivem em Osaka.

Kanjani Eito versão mirim. Muita fofura nesse PV, minha gente!

Cenas filmadas em Dotonburi, rua onde existem muitas lojas para se provar o famoso takoyaki! (Desconsiderem o Nishikido atacando o Tacchon indefeso)


Na parte onde Subaru Shibutani canta, a cada duas palavras, sai um "piiiiii". Houve quem pensasse que ele estaria falando algo impróprio, mas ao ver a letra, é assim mesmo. Do tipo: ele mesmo se autocensura.

Shingo Murakami tem a fama de ser muquirana e pensar em dinheiro. Mas no quesito de competir quem seria mais pão duro, perde feio pro Kazunari Ninomiya. Além disso, Murakami é aquele que põe ordem na casa. Ou ao menos tenta. Na parte dele, diz que "somos bons negociantes, não somos muquiranas, somos econômicos".


Segundo Shota Yasuda, responsável pelos concert goods do grupo, o pessoal de Osaka é elegante e gosta de se vestir bem. Quem somos nós pra discordar pra quem é da região, não é mesmo?


Ryo Nishikido dizendo o quão bom são os takoyaki douradinhos com cobertura de maionese com molho. (Nota: a forma de interpretar essa parte, não sei se Nishikido estava parodiando/homenageando a cantora Akiko Wada, que também é de Osaka e costuma cantar quase sem o microfone ou segurando o mesmo bem longe.)

Tadayoshi "Tacchon" Ohkura, o querido das fãs, baterista e ator, ninguém é páreo com ele no... TAIKO NO TATSUJIN!!! (Procurem videos do programa "Kanjani no Shiwake Eito" em que ele desafia todo mundo nesse jogo)


O cúmulo do vídeo: na parte onde Ohkura canta, ele menciona sobre os matsuri que existem em Osaka e convida todo mundo a ir como Teijin, Aizen, Sumiyoshi e Kishiwada Danjiri). Até aí tudo bem, se não fosse o fato de terem colocado o game "Taiko no Tatsujin" no meio!!! (A gente sabe que o Ohkura é craque nesse game, mas ao ponto de colocarem até no PV...)



Na parte onde Maruyama deveria cantar, ele fala muito rápido e quase não pra entender - o interessante é a cena que faz: teatro de rua, ventriloquismo e mímica. Difícil acreditar que ele fez papel sério em "Strawberry Nights" e mais sério ainda na peça de teatro "Macbeth". Sim, esse mesmo, de Willian Shakespeare.


You Yokoyama, o mais velho do grupo. Tem a fama de falar rápido em trava-línguas e na maioria dos doramas, interpretar personagens com algum transtorno (vide "The Quiz Show 2" e "Hidarime Tantei Eye"), mas convenhamos que ele é bom MC também. Ele diz que em Osaka existem nomes diferentes, mas tente falar Nishinakajimaminamikata de uma vez só e rápido...

(Nota: no PV, tem uma cena parodiando o curta-metragem "8uppers")

Se alguém pegar a tradução, obviamente é tudo relacionado a Osaka e eles mesmos (as cores que eles mencionam são suas image colors que possuem na agência). No final da música, dizem que mesmo se estiverem longe, sempre terão o takoyaki no coração e que não serão como os tokyoitas (pessoas que moram em Tóquio).

Bem no final da música, Maruyama e Yasuda têm o seguinte diálogo:

Maruyama: Er... mas eu sou de Kyoto!

Yasuda: E eu de Hyogo.

Algumas das locações que podem ser vistas no vídeo (via blog matome-naver sobre o Kanjani Eito e o PV de "TAKOYAKI In My Heart"):


Shinsekai, bairro de Osaka famoso pelo centro comercial com suas ruas estreitas, lojas de tudo o que imaginar, letreiros chamativos, a mascote Billiken, casas de takoyaki e o símbolo Tsutenkaku ao fundo. Shinsaibashi fica nas proximidades, dá pra ir andando.


Abeno Cues Mall e Abeno Cues Mall Sky Court, onde foram gravados a maior parte do PV - a platéia que participa no vídeo, são membros do fã clube do Kanjani Eito.



Casa de takoyaki Shinsekai Kan Kan, onde foi o local filmado os sete comendo takoyaki. Confesso que tentei encontrar na minha recente ida para Osaka, mas debaixo de chuva ficou meio que inviável e fiquei de passar de novo em outra oportunidade.

Curiosidades:

- Como mencionado no texto, TUDO foi filmado em Osaka, nas proximidades de Namba e Umeda, especialmente em Abeno Cues Mall e Shinsekai.

- Para participarem do PV, somente os fãs do Kanjani Eito foram selecionadas mediante inscrição que receberam via e-mail e sorteadas.

- O apelido de Shingo Murakami - "Hina" - veio devido ao olhar semelhante com o da atriz Akiko Hinagata. Aliás, Murakami esteve no Brasil, pela TBS, durante a Copa do Mundo de 2014.

- Para quem não sabia (e nem eu): o pai de Tadayoshi Ohkura é dono de uma rede de izakaya no Japão, especialmente na área de Kansai e Tokai, a rede "Torikizoku". 

- A empresa de jogos de entretenimento Namco cedeu a máquina "Taiko no Tatsujin" para o PV, já que durante o programa "Kanjani no Shiwake Eito", foi usada para um dos quadros, onde Ohkura desafia o oponente nesse jogo.

- Além do filme "8uppers" mencionado no PV, tem também o filme "Eightrangers".

- O PV saiu somente na edição especial versão B do álbum "JUKE BOX", em 2013, e foi usado para divulgar o álbum (embora três músicas já tivessem saído antes em singles - "Aoppana", "Namida o koete" e "Hesomagari").

- Foi dirigido por Teppei Nakamura, que também dirigiiu a curta metragem "8uppers", que saiu somente na edição limitada e especial.

- Creditos das imagens: teppeinakamura.com, prcm.jp, ameblo.jp, matomenaver.jp、arashi-dorama-higashino-kioku.blogspot.com, dos locais aqui neste blog

(Postagem dedicada para as Eighers Bruna, Yukari e Dani, que deram mais informações sobre o PV)





No comments:

Post a Comment