[TAG: Instagrando por aí...] Inazawa Ajisai Matsuri 2016



Aijsai = em japonês, hortênsia. Ou hydrangea, nome científico e inglês da flor.


A flor representa vários significados, tais como:

- Emoções sinceras e honestas de qualquer tipo;

- O desenvolvimento de uma compreensão mais profunda entre duas pessoas;
- Insensibilidade e agir sem pensar sobre os sentimentos de outra pessoa;
- Frigidez e desinteresse em uma proposta romântica;
- Fazendo piada e comentando sobre falsas realizações;
- Abundância (fartura) e prosperidade;
- Graça e beleza, mas às vezes levada ao extremo da vaidade e narcisismo;
- Representa o quarto ano de casamento.

(Extraído do inglês Flower Meaning.)

Mês de junho, a maioria dos calendários japoneses trazem ilustrações representando a temporada de chuvas, sapos e hortênsias.

A hortênsia tem seu florescimento durante a primavera, prolongando-se até o outono. E' flor muito comum no leste e sul da Asia, devido ao clima temperado nessa época do ano, e também coincide com a época de chuvas, especialmente no Japão (o chamado tsuyuu).

Quando mudamo-nos para Inazawa, uma das primeiras coisas que fiz - depois de atualizar o endereço na prefeitura, correio e delegacia de polícia -, foi saber mais sobre a cidade, suas atrações turísticas, onde fazer compras, qual o supermercado mais próximo de casa, se tem Tsutaya (fica a cinco minutos de casa, caminhando), Book-Off (compensa mais eu ir pra Nagoya), estação de trem (vinte minutos andando sem pressa), como, onde e dia de jogar lixo... Daí no dia em que tivemos que ir na prefeitura, logo na entrada, a gente se depara com a estátua da mascote da cidade, o Inappy e o quadro com a foto do Hadaka Matsuri (que logo farei post sobre esse evento, caso eu continuar residindo na cidade, porque nunca se sabe). E pega os panfletos da cidade.

Não sei vocês, mas em toda cidade que morei, costumo procurar saber mais sobre o lugar, para depois eu não ficar reclamando que não conheci nada (aconteceu em Hyogo, e desculpa porque era a primeira vez que cheguei no Japão acho que não cola mais).

Daí soube sobre o Inazawa Ajisai Matsuri, que acontece todos os meses de junho. Bem na época que coincide tudo: o pico da floração e chuva.

Fui no segundo domingo de junho, apesar do tempo que insistia em despencar aquela chuva (felizmente foi aquela garoa pra refrescar) no Otsuka Shokaiji Rireki Koen. O lugar não é tão extenso, mas tem




















Claro que nem poderia faltar a mascote da cidade, Inappy (estou até hoje tentando descobrir que tipo de planta ele é, mas o traje é do Hadaka Matsuri que mencionei no início do texto).


Convidado especial: Tabo-kun, de Shiga. Ele é representante do evento "Inazuma Rock Festival" que é realizado todo ano, em setembro, em Biwakogan, e para quem não sabia, é a imagem - autorizada - do artista Takanori Nishikawa (o T.M. Revolution). Inclusive, em agosto de 2015, Takanori fez um show em Inazawa (no Nagoya Bunri University Cultural Forum) e contou com a presença de Tabo-kun e Inappy no palco.



Na realidade, são tantas variedades de hortênsias que o parque possui, porque eu confesso que nem tive como anotar as que eu fotografei. Mas o importante era passar o dia contemplando a paisagem, fotografar e admirar as flores. E claro, ir no templo, o que ficou difícil porque tinha MUITA gente, fora o evento...

Fotos: todas da autora, via celular.

Comments