Arigatou ~ 25 Anos




Dia 9 de setembro, um dos grupos mais famosos do Japão (e no final das contas todo o mundo ficou conhecendo devido à bomba que caiu nos jornais em agosto), completou 25 anos de carreira. Se a gente for falar dos 25 anos de carreira do quinteto SMAP, vai levar muito tempo, então, vamos lembrar de coisas boas.



Para quem não havia notado, estou fazendo um especial de doramas que cada membro atuou com os seus kouhais (melhor dizendo, tentando fazer, porque procurar todos os doramas e encontrar os kouhais tá difícil, socorro), então vou listar as músicas que fizeram sucesso e na pesquisa feita pelo site de músicas pra downoload, o Rekochoku , no dia 14 de agosto (um dia depois que foi anunciado que o grupo encerraria as atividades no dia 31 de dezembro), 22 músicas do grupo estavam entre as 100 mais da semana.

A lista saiu no Daily Sports On Line no dia 15 de agosto (e postado no Yahoo! Japan):

2 - "Arigatou" (ありがとう - 2006): Foi o 40o. single do grupo, em forma de agradecimento aos fãs pelo 15o. aniversário. A capa do single, desenhado por Shingo Katori, fazia um trocadilho com "tem dez formigas" (Ari ga tou), por isso que tinha o desenho de dez formigas, o PV (feito em animação e colagens, no melhor estilo dos filmes de Monty Phyton) também tinha as formigas... Além da música ter sido usada como tema de encerramento do dorama protagonizado por Tsuyoshi Kusanagi - "Boku no Aruku Michi" (Fuji TV, 2006) -, recentemente foi usado como tema da transmissão dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, pela TBS, porque Masahiro Nakai era main caster do evento (para quem chegou agora, Nakai é main caster do evento desde 2004 pela TBS, bem como em alguns eventos esportivos, especialmente baseball, no qual é fã ardoroso, ao ponto de saber quase tudo sobre os jogadores, especialmente do Yomiuri Giants).

4 - "Sekai ni Hitotsu Dake no Hana" (世界に一つだけの花 - 2002): Nove entre dez pessoas que, se perguntarem qual música do SMAP conhecem, pode ter certeza que vão responder essa música. A princípio, era apenas uma faixa no álbum de estúdio "Drink! SMAP!", chegaram a cantar na turnê, mas quando resolveram gravar uma versão pra single no ano seguinte, para servir de tema de encerramento do dorama "Boku no Ikiru Michi" (protagonizado por Kusanagi), foi logo número um na Oricon, permanecendo por sete semanas seguidas. A música, composta por Noriyuki Makihara, tornou-se tão popular que, nos shows e especiais, não pode faltar. Recentemente, no dia em que o grupo completou 25 anos de carreira, o single bateu a venda de 3 milhões e 110 mil cópias vendidas!!!

A capa do single é uma curiosidade a parte: quem acompanhava o grupo, é uma das ruas de Shibuya, contendo TODAS as empresas nas quais o grupo - individualmente ou não - fazia comercial, como NTT, Toyota Motors, Kirin Beverage, Suntory, All Nippon Airways e incluia também o cartaz do dorama mencionado.

(Para quem não sabia: foi com essa música que o SMAP encerrou o Kouhaku Utagassen em 2003, depois de 15 anos um artista não-enka a realizar tal feito. O primeiro, foi Kenji Sawada, em 1978.)

10 - "Orange" (オレンジ - 2000): Era coupling song do single "Lion Heart". A música é uma das preferidas do Takuya Kimura, tanto que ele fazia questão de incluir nos shows (e quase nem cantavam a música principal).

12 - "Yozora no Mukou" (夜空のムコウ - 1998): Composta por Shikao Suga, foi o primeiro single do grupo a ultrapassar 1 milhão de cópias vendidas. A música foi usada no programa semanal do grupo, mas tornou-se uma das músicas mais conhecidas devido também ao PV, que foi gravado nas ruas de Tóquio (em pleno inverno), mostrando o cotidiano dos cinco até se encontrarem no terraço de um prédio, ao cair da noite.

Em algumas apresentações ao vivo do grupo, Kimura aparecia sempre tocando violão.

(Cultura inútil: ao terminar as filmagens do PV, Kimura saiu correndo do local. Motivo: estava passando mal o dia todo por ter comido muito marisco.)

24 - "Lion Heart" (らいおんハート - 2000): O título dizem que foi inspirado na história do Rei Ricardo I, que era apelidado de "Coração de Leão". A música foi utilizada como tema de encerramento do dorama protagonizado por Kusanagi - "Food Fight"(NTV, 2000). Inclusive, o então primeiro-ministro Junichiro Koizumi, chegou a ter uma caricatura dele em forma de leão, porque havia mencionado a música que trazia mensagem positiva. "Lion Heart" ganhou covers de artistas como aiko, ATSUSHI (EXILE) e até do TOKIO (vide o álbum "TOK10").

O mais curioso é que a coupling song, "Orange", é a mais pedida em shows e poucas vezes interpretaram a música principal.

28 - "BANG! BANG! Vacance!" (BANG! BANG! バカンス - 2005): Música típica de verão, que fala sobre férias. Composta pelo diretor Kankuro Kudo, a música foi usada como trilha incidental nos programas esportivos da TV Asahi.

Kudo é conhecido por dirigir doramas como "Kisarazu Cat's Eye", "Ikebukuro West Gate", filmes como "Mogura no Uta" e "Too Young to Die".

Na música, mencionam os nomes de Kimura e Inagaki, mas até agora muita gente pergunta, quem seria o Maeda, mencionado em uma parte da letra...



34 - "Original Smile" (1994): Uma das músicas que não podia faltar em todos os shows do grupo, desde "SEXY SIX SHOW" até o recente "Mr. S". Foi usada primeiro no comercial da vitamina Oronamin C, que o Kimura fazia propaganda. Quem chegou a interpretar a música em shows, foi o grupo Kanjani Eito, em 2014, durante a turnê dos 10 anos do septeto, como parte do repertório especial dedicado aos Johnny's.

Em algumas apresentações ao vivo, Kimura começa a música cantando a introdução a capella antes da música em si.


40 - "Kimi iro omoi" (君色思い - 1994): Foi usado no anime "Akazukin Cha Cha" quando passou na TV (porque quando saiu em VHS, foi a versão interpretada por Seiko Sawada, por motivos contratuais), e muita gente lembrou dessa música justamente por causa do anime (que foi baseado no mangá do mesmo nome, publicada pela Ribon, de 1991 a 2000 (num total de 13 volumes). A revista Cookie está publicando recentemente uma versão mais atualizada da história, que se passa em Tóquio nos tempos atuais).

Um dos motivos que a música foi inserida em um anime, foi ao fato que Shingo Katori dublava o personagem Riiya (um menino que se transformava em um lobo, mas era confundido sempre com um cachorro).

41 - "Kono toki, kitto yume janai" (この瞬間、きっと夢じゃない - 2008): Música usada durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Pequim pela TBS (porque, como mencionei anteriormente, Masahiro Nakai é main caster pela emissora desde 2004). A capa do single traz uma mensagem subliminar - os arcos símbolos dos Jogos Olímpicos em forma de hanabi. O single chegou a ser entre os 100 mais vendidos pelo site amazon em 2009 após o incidente com Kusanagi. (Foi uma das formas que os fãs encontraram para dar apoio a ele, e com isso o seu hiatus foi bem curto)


47 - "BEST FRIEND" (1992): Coupling song do single "Makeruna Baby! ~ Never Give Up!", acabou sendo uma das músicas mais conhecidas do que a música principal. "BEST FRIEND" foi usada primeiro no programa da NHK, o "Minna no Uta" (porque o tema da música falava muito sobre amizade, mesmo nas fases tristes e nas fases alegres). Só que essa música o grupo evita de cantar ao vivo. Motivo: era a música favorita de Katsuyuki Mori, que saiu do grupo em 1996, e cantaram na despedida dele. E toda vez que cantavam essa música, o Nakai chorava (procurem no vídeo "Drink! SMAP! Tour 2002" e no especial em que os cinco foram na Universal Studios Japan, na cena em que os cinco resolvem matar o tempo num karaoke, e...).

48 - "Donna ii koto" (どんないいこと - 1995): Usada no comercial para as batatas da marca Calbee. No álbum "SMAP 008 TACOMAX" traz uma versão e na compilação de 1997, "WOOL", traz outra (mudanças na linha do baixo e do saxofone). No álbum de b-sides, "pamS", cantam a versão em inglês da música, que se chamou "Every You" (e essa versão só está nesse álbum).

52 - "Asahi o mi ni ikouyo" (朝日を見に行こうよ - 1999): Single lançado em 1999, traz o PV que foi gravado de madrugada em um barco até o amanhecer. A música foi usada no programa semanal do grupo e na tour "Birdman" no mesmo ano. Teve a versão em coreano interpretada por Kusanagi ( que é fluente no idioma) e, no primeiro concerto do Arashi (2000), Satoshi Ohno interpreta a música (dizem que também, um pouco antes de entrar para o grupo, Ohno cantou essa música na época em que ele ainda fazia parte do Johnny's Jr.).

60 - "Egao no Genki" (笑顔のゲンキ - 1992): Foi a primeira vez que o SMAP incluia uma música pra anime - o "Hime-chan no Ribbon" (foi baseado no mangá do mesmo nome, publicado pela Ribon Mascot - a mesma que publicou "Akazukin Cha Cha"). Mas quase não cantavam essa música ao vivo. Em 2014, no programa de rádio, o "Anison Academy" (especializado em músicas de anime), a música ficou em 15o. lugar nas músicas de 1993.

"Egao no Genki" foi usada como música de abertura do anime, mas nas três temporadas, as músicas de encerramento também foram do grupo - "Bura Bura Sasete", "Hajimete no Natsu" e "Kimi wa Kimi dayo". Inclusive, no 13o. episódio, os membros do grupo fazem uma participação especial.

67 - "Gambarimashou" (がんばりましょう - 1994): Lançado exatamente no dia em que o grupo completou 3 anos de carreira, foi usada como tema de abertura do programa da Fuji TV - "Naruhodo! The World". A música acabou sendo obrigatória em todos os shows do grupo, ainda mais que, no programa Music Station que foi ao ar quase uma semana depois do Terremoto de Hanshin-Awaji, a música tornou-se uma mensagem de ânimo para as pessoas. No ano de 1995, o grupo tornou-se main personality no programa 24 Hour Television.

Em 2009, o nome da música tornou-se o nome de um especial que o grupo fez para a TV Asahi.

68 - "Oretachi ni Asu wa aru" (おれたちに明日はある - 1995): Foi música do dorama protagonizado por Takuya Kimura e Masatoshi Hamada (da dupla DownTown) - "Jinsei wa joujouda?" (TBS, 1995). Talvez foi a única música do grupo que foi usada num dorama protagonizado por Kimura, porque depois...

O título é um trocadilho com o nome do filme - em japonês - "Bonnie and Clyde" (no Japão, o nome do filme virou "Oretachi ni Asu wa nai"). Por sinal, no programa especial do "FNS 27 Hour Television" transmitido pela Fuji Television, em 2014, foi feito um dorama especial com o título da música, que seria uma história fictícia - o que aconteceria se o SMAP terminasse?


71 - "$10 (Ten Dollars)" (1993): Um dos covers do cantor e compositor Kenji Hayashida, a música foi usada no programa da Fuji TV - "Yume ga Mori Mori", e se apresentaram no Kouhaku Utagassen no mesmo ano com essa música. (Nota: quando cantam as músicas da época em que Mori ainda fazia parte do grupo, os cinco revezavam-se na parte dele).



75 - "Aoi Inazuma" (青いイナズマ - 1996): Foi o primeiro single lançado como quinteto. A música foi usada como tema do programa que tinha acabado de ir ao ar (e este ano ano completou 20 anos). Também foi cover de Kenji Hayashida. E' uma das mais pedidas pelos fãs.

O que ficou memorável foi uma das apresentações da música no programa deles - o cenário todo caindo e eles ainda cantando.

85 - "freebird" (2002): Single que marcou o retorno de Goro Inagaki após quase seis meses em hiatus (devido a suspensão por ter infrigido lei de trânsito e outros problemas no meio), a música fala sobre liberdade. Embora o PV oficial da música seja o que está na coletânea "Clip! SMAP!", um dos mais conhecidos foi a que passou no programa semanal do grupo, em que eles estão num campo (era muito raro fazerem a performance para o programa em lugares externos).

88 - "SHAKE" (1996): Uma das músicas que não deixam faltar nos shows e apresentações, porque o nome da música já diz, não deixa ninguém parado. Desde que lançaram o single, a música que era pra ser tema do programa, acabou sendo indispensável em tudo o que é apresentação, incluindo até no Kouhaku Utagassen. O ponto máximo nas live performances é o Kimura mudando a frase conforme a ocasião.


91 - "Triangle" (2005): Música que foi usada para o programa esportivo da TV Asahi na época dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2006 (foi em Torino, Itália. Foi usado também em 2010 em Vancouver, Canadá). Quem tinha ido no show realizado no Kokuritsu em 2005, na tour "SMAP to iku? SMAP SAMPLE TOUR FOR 62 DAYS", conseguiu ouvir a música em primeira mão antes de ser lançado em single (se bem que antes, eles haviam cantado no 24 Hour Television, pois naquele ano, Tsuyoshi Kusanagi e Shingo Katori foram main personalities). E foi com essa música que eles encerraram o Kouhaku Utagassen de 2005, pois no ano anterior eles não compareceram por "não ter música inédita para o evento".

(Se alguém ver o PV, é lindo de chorar - mostrando que para ser fã, não tem idade.)



94 - "Joy!!" (2013): Foi o 50o. single do grupo, e na edição limitada, tem uma faixa que remixa todas as 50 músicas que o grupo lançou (está no single de capa azul). Quando a música saiu em single, saiu em 5 versões diferentes, com capas de cores e fotos idem. Usado como tema do dorama protagonizado por Shingo Katori - "Kazuka na Kanojo" -, além do ritmo (que não deixa ninguém parado), o PV contou com 1000 extras (solicitados no site oficial da gravadora Victor Ent.), para simular um flashmob. No Kouhaku Utagassen de 2013, foram os penúltimos a se apresentar (naquele ano, o cantor Saburo Kitajima estaria se aposentando), e fizeram um medley com as músicas "Moment" e "Joy!!".


95 - "Moment" (2012): Usada como tema do programa esportivo da TBS na transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres (porque Nakai era main caster). A música foi composta por Ichiro Yamaguchi, vocalista do grupo Sakanaction. Com esse single, o grupo tornou-se recordista de ter 48 singles no top ten nas paradas japonesas, desde o debut, passando o grupo B'z (na época, tinha 47 singles).

Ok, na lista temos 22 músicas, mas como o grupo completou 25 anos, o certo seria fazer uma listinha com 25. Mas vamos colocar como bônus, se bem que o grupo tem 55 singles, e fica difícil a gente colocar as melhores... (Maaaaas a gente pode fazer uma outra lista contendo detalhes curiosos e até interessantes, porque não?)


1 - "Hey Hey ookini maido aru" (Hey Hey おおきに毎度あり - 1994): Cada membro canta uma parte da música, inteirinha em Kansai-ben (dialeto da região de Osaka). E com isso, o single foi o primeiro a ser número um na Oricon (depois de 3 anos após terem debutado). Quando cantaram essa música em programas, os backdancers do grupo eram Koichi Domoto e Tsuyoshi Domoto - que logo viriam a formar a dupla KinKi Kids.


2 - "Celery" (セロリ - 1997): Tema do dorama protagonizado por Tsuyoshi Kusanagi - "Ii hito" -, a música foi composta por Masayoshi Yamazaki. Na verdade, seria cover, porque Yamazaki havia lançado como single um ano antes. Alguns detalhes da música: a maior parte é cantada por Kimura, inclui a parte do rap em que ele e Katori interpretam. Foi o primeiro dorama protagonizado por Kusanagi que incluiu uma música do grupo.



3 - "Sakasama no Sora" (さかさまの空 - 2012): Usada no asadora "Umechan Sensei", foi a primeira vez que 1) usaram a música para um dorama da NHK e 2) nenhum membro do grupo atua ou faz alguma participação especial no dorama (algo comum nos membros da JE). O asadora teve uma audiência média de 20,7%, considerada alta para uma novela matinal (com 15 minutos de duração e diário.)

Fontes: Wikipedia Japan, Oricon Japan, Daily Sports.

Fotos: suruga.jp, matome-naver, yahoo.co.jp, google search.

Nota da autora: Era para esse post ter sido publicado no dia 9, quando o grupo completou 25 anos, mas RL e problemas na internet fizeram com que eu postasse isso hoje.

Comments

  1. Hoe, Kiyomi-chan! Tudo bem? :)

    Primeiro, otsukaresama deshita! Que trabalheira pesquisar sobre esse tantão de singles, hein? Mas eu amei, juro que amei!

    Foi um baita choque saber que o SMAP iria se separar, né? Só pude acompanhar as reações dos japoneses pelo Twitter e naquela época apenas dos boatos pelo desligamento da manager, mas tenho certeza que desestabilizaram as coisas de alguma forma por aí... :(

    Eu não me considero uma fã de SMAP, mas, vendo toda essa lista, vejo que conheço e gosto de mais músicas deles do que imaginava. Minhas favoritas acho que são Yozora no Mukou, Arigatou e Sakasama no Sora. Inclusive, tenho uma lembrança especial com Arigatou porque cantei a música no Bonenkai do meu grupo de dança junto com algumas amigas. É, mesmo aquelas partes meio corridas XD

    Confesso que pensar que não teremos mais SMAP no futuro me deixa de coração partido. Até então, eles figuravam, para mim, como um "porto seguro" dentro da agência; era aquele grupo que parecia certo que ficaria junto até os 50 anos - depois, tudo bem, temos os daisenpais com suas carreiras solo, então meio que poderíamos especular uma eventual separação. Foi muito cedo, SMAP. :(

    Beijos, flor~

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oha~!!!

      Karupin, foi um choque para mim quando soube que o SMAP encerraria tudo no final deste ano. Imagine: estava voltando de viagem, tentando dormir e acordo com o aplicativo do LINE NEWS apitando. Na verdade, eu estava temendo isso logo que a manager pediu demissão, que cedo ou tarde eles iam acabar terminando. Mas nunca imaginei que seria justo quando eles completam 25 anos!!! (Pior que eles têm a sina de que, a cada 5 anos algo de ruim acontecia)

      O que mais me dói é que eles foram o primeiro grupo da JE que conheci mesmo não manjando o que era a JE. Ainda consegui ir num show deles, mas uma pena que nunca consegui ir no programa.

      Apesar que eles individualmente possuem bons trabalhos, do tipo: eles conseguem também fazer sucesso sozinhos (sdds Utaban!!!), mas confesso que o programa semanal em grupo era divertido, especialmente as paródias que eles faziam sem dó mesmo.

      Eu tenho uma boa parte de álbuns e singles, mas depois de Sakasama Sora eu tive problemas envolvendo tempo e mudanças e aí destrambelhou de vez.

      O mais engraçado foi que, no dia seguinte que postei, saiu a notícia de que vai sair um album com as músicas pedidas por fãs no site da gravadora e um box contendo TODOS os PVS do grupo, desde o primeiro vergonha alheia até o último.

      Vai ser um grupo que vai fazer falta, não há um kouhai que diga que por causa deles é que são o que são atualmente. =(

      Beijao! <3 <3

      Delete

Post a Comment