Tuesday, September 20, 2016

Eight Days A Week



Setembro, para muitos fãs do quarteto de Liverpool, está sendo um mês especial: além do grupo completar 54 anos do lançamento de seu primeiro single, foi o lançamento da versão remasterizada do álbum ao vivo "The Beatles at the Hollywood Bowl", que foi lançada em vinil em 1977 e permaneceu inédito em DVD até o dia 9 de setembro de 2016, quando resolveram relançar em versão remixada e remasterizada para coincidir com o lançamento do documentário dirigido por Ron Howard - "The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years".

Quem me conhece há MUITO tempo, sabe que sou fã do quarteto, tenho a coleção em vinil, livros, essas coisas. Mas como meu acervo está na minha outra residência, eu bem que tentei fazer a coleção em CD, mas quem disse que consigo...

De uns bons tempos para cá estou tentando fazer a série Beatles e Japão, mas a tarefa não é fácil, porque no j-pop, referências não faltam desde os anos 60, então sintam o drama, por isso que vai ser bem aos poucos mesmo.

Sobre o álbum relançado neste mês: gravado nos shows dos dias 23 de agosto de 1964 e 29-30 de agosto de 1965 no lendário Hollywood Bowl. Quem ouviu na época que saiu em vinil, dava pra sentir o quanto era difícil para os Beatles conseguirem tocar e cantar para um público que gritava (por isso que, quando eles fizeram os shows no Budokan, ficaram impressionados com a platéia que quase não gritava).

Agora sobre o documentário: o diretor Ron Howard, com a colaboração de Paul McCartney e Ringo Starr, e de Yoko Ono e Olivia Harrison, dirigiu e produziu o filme, que compreende desde os primórdios das apresentações no Cavern Club de Liverpool, terminando com o show em Candlestick Park em 1966.

Além das performances em si, traz também 30 minutos do show no Shea Stadium em 1965 (o primeiro show que fizeram em um estádio de baseball para 50 mil pessoas, um recorde na época), que desde 1966 não era exibido.

Bem, o filme entrou em cartaz na Inglaterra e Estados Unidos nos dias 15 e 16 de setembro respectivamente. No Japão, será no dia 22. Mas também daria para assistir pelo site HULU, e seria o primeiro documentário a ser adquirido pela empresa, fazendo parte do acervo de documentários.

Pelo menos na semana passada, quando fui na Tower Records de Nagoya, o álbum "The Beatles at the Hollywood Bowl" estava em primeiro lugar nos mais vendidos da semana (na categoria música estrangeira), provando que, mesmo o grupo ter acabado em 1970, eles continuam em evidência.

No comments:

Post a Comment