Tuesday, October 11, 2016

Hit Parade Particular - Segunda Quinzena de Setembro



Tamos entrando na primeira semana de outubro e ainda nem postei a lista do que andei ouvindo na segunda quinzena de setembro, mas juntaram muitas coisas de uma vez, que melhor nem falar...



Sem mais delongas, andei ouvindo algumas músicas que foram tema de encerramento do noticiário noturno da Nihon Television, o News ZERO, que este ano completa 10 anos no ar e este ano, até dia 10 de outubro, teve a exposição bi-anual do fotógrafo Katsumi Ohmura, que colabora com o programa (fui nos anos de 2012 em Yokohama e 2014 em Shinjuku. Este ano, foi no estúdio da NTV em Kojimachi).

Infelizmente, devido ao meu horário ingrato de trabalho, eu não estou assistindo o noticiário em tempo real. Dependo de alguma boa alma caridosa postar em algum site para assistir no dia seguinte (ou eu criar vergonha na cara e comprar um HDD recorder), mas o noticiário eu conseguia assistir mesmo quando eu voltava do trabalho em Tóquio (chegava a tempo), porque é de fácil entendimento. Ok, os newscasters ajudam (Murao-san gente boa e Sakurai, prfv /foge). E, claro, a música de encerramento do programa que era de gente cheio de carisma, mas mudavam a cada um ou dois anos (dependendo da ocasião, sei lá).

Do dia 6 de outubro de 2006 (quando foi ao ar) até recentemente, o programa teve oito artistas que cederam as músicas para o encerramento.

"Shunkashuutou" (春夏秋冬) - Shikao Suga:



Muita gente conhece o cantor e compositor por causa das músicas "Yozora no Mukou" (do SMAP) e "Aozora Pedal" (do Arashi), mas ele tem muito mais tempo de estrada como se pensa. Seu estilo é entre o pop, folk, R&B e rock. Quem ouve música de bandas como Spitz e Mr. Children, o de Suga se assemelha a esses grupos. "Shunkashuutou", ou traduzindo, "Primavera, Verão, Outono e Inverno", está na coletânea de 2007, "ALL SINGLES BEST", como música inédita e composta especialmente para o programa. A música ficou do dia 6 de outubro de 2006 a 28 de dezembro de 2007.



Trivia: No mangá "Hachimitsu to Clover", a autora Chica Umino disse ter se inspirado em Shikao Suga para ilustrar o personagem Takumi Mayama. 

Cultura inútil: Suga chegou a comparecer no programa "Arashi no Shukudai-kun" em 2008. Relação com o grupo: a música "Aozora Pedal", que foi tema do filme "Hachimitsu to Clover" , foi composta por ele.

"Call Me" - CHARA:



Cantora e compositora, seu estilo pega mais o rock alternativo, participa ativamente em eventos como ROCK IN JAPAN FESTIVAL e NANO-MUGEN ROCK. "Call Me" faz parte do álbum lançado em 2008 - "honey". E ficou como encerramento do News ZERO de 7 de janeiro de 2008 a 26 de dezembro de 2008.



Trivia: CHARA foi casada com o ator Tadanabu Asano.

"Michishirube"  (道導)- Masaharu Fukuyama:



Foi a música que ficou mais tempo no programa - de 5 de janeiro de 2009 a 29 de abril de 2011. Entre 4 de outubro de 2010 ate 29 de abril de 2011, a música ganhou outro arranjo, com a introdução do violino de Emiri Miyamoto. A versão original, está no álbum "Zankyou" (2009) e a versão de 2010, na coletânea "THE BEST BANG!!" (2010).



Trivia: o fotógrafo Ohmura chegou a registrar algumas fotos de Fukuyama na ilha de Gunkajima, para o livro "PORTRAIT".

Cultura inútil: Raramente Fukuyama colabora para a emissora NTV, já que ele é colaborador especial nas Olimpíadas pela Asahi Television desde 2000. Mas compôs a música pensando no tema "vida" e ao ver a foto que tirou das mãos de sua avó (que ele sempre menciona nas entrevistas como uma mulher forte e trabalhadora. "Mikan Iro no Natsu Yasumi" relembra sua infância em Nagasaki com ela.

"IF YOU WANT" - Kyosuke Himuro:



Ex-vocalista da banda Boowy (a mesma que perteceu o guitarrista Tomoyasu Hotei), Kyosuke Himuro compôs a música após o terremoto de Tohoku, e fez a pedido da produção do programa, uma música que pudesse dar esperança e alegria. A música saiu em single em dezembro de 2012, e ficou no programa de 2 de maio de 2011 a 30 de março de 2012.



Trivia: Himuro recentemente mora nos Estados Unidos, na residência que pertenceu ao jogador Shaquille O'Neal. Compôs a música de encerramento do game "Final Fantasy VII Advent Children Complete". E doou cerca de 600 milhões de ienes para as vítimas do terremoto de Tohoku, em 2011.

"Tsuyoku Omou" (ツヨク想う) - Ayaka:



Após retornar à vida musical depois de mais de um ano afastada por problemas de saúde, Ayaka compôs a música para o encerramento do noticiário (foi do dia 2 de abril de 2012 a 27 de dezembro de 2013, mas apresentou a música inteira ao vivo na turnê  "The Beginning ~ Hajimari no Toki", em agosto de 2012 no Yokohama Arena (o show que está no DVD, foi do último dia da turnê, 8 de agosto de 2012). O single da música acompanhava o DVD ao vivo desta turnê, mas no dia 30 de novembro de 2012, Ayaka interpretou "Tsuyoku Omou" no programa Music Station (porque o DVD saiu 12 dias depois).



Trivia: Ayaka é casada com o ator/escritor Hiro Mizushima (ela adotou o sobrenome real dele, Saito).

"AGAIN" - Dreams Come True:



O single  do mesmo nome foi lançado no dia 26 de março de 2014, para comemorar os 25 anos de carreira da agora dupla Dreams Come True. (O coupling song "Happy Happy Birthday - 25th Anniv. Mix" foi regravada da original de 1993 e usada no comercial da rede de lojas AEON) A música seria uma balada (estilo que marcou o grupo), e o promotion video teve a participação do ator Kenichi Saito (atuou recentemente nos doramas "HOPE" e "Hissatsu Shigotonin 2016"). A música foi usada no encerramento do noticiário em 6 de janeiro de 2013 a 27 de março de 2014.




Trivia: Mika Yoshida, nos anos 90, foi VJ da MTV Japan. Por ser fluente em inglês, o grupo também é conhecido nos Estados Unidos.

"Shinkaron" (進化論) - Mr. Children:



A banda que está na ativa desde 1989, continua sendo a preferida da maioria do público, incluindo muitos artistas conhecidos, que mencionam pelo menos uma ou duas músicas, como "Tomorrow Never Knows", "Hana - memento mori", "namonaki uta", "Jigsaw Game". Costumam participar também de eventos e com outros artistas, como Keisuke Kuwata (Southern All Stars), Masaharu Fukuyama, Every Little Thing, Naoto Inti Raimi, entre outros. "Shinkaron"não saiu em single, mas no álbum de estúdio de 2015 "REFLECTION" e apresentada ao vivo na turnê "REFLECTION {Live & Film}. Ficou como encerramento de 30 de março de 2015 a 1 de abril de 2016.



Curiosidade: pelo menos dois membros da JE têm relação com a banda Mr. Children. Kazunari Ninomiya sempre disse que o primeiro single que comprou em sua vida foi "Jigsaw Game" . Daiki Arioka, antes de entrar na JE, atuou na curta metragem "FASTNER", que é o nome da música do Mr. Children e faz parte da trilha sonora. Na turnê "wonderful world", durante a música, aparece no telão, cenas do filme.

"Manatsu no Tooriame" (真夏の通り雨) - Hikaru Utada:



Depois de oito anos sem lançar álbum novo e cinco anos afastada do meio artístico, Utada lançou recentemente o esperado álbum "Fantôme", que logo foi número um nas paradas musicais da Asia. E valeu muito a pena - já tínhamos amostra quando ela lançou "Sakura nagashi" (para a franquia da série Evangelion) e "Hanataba o kimi ni" (tema do asadora "Toto-neechan"). "Manatsu no Tooriame" começou a ser usada no encerramento do News ZERO desde 4 de abril de 2016, e saiu como single digital no dia 15 de abril.



Nota: no mesmo dia que saiu "Manatsu no Tooriame", a música "Hanataba o kimi ni" também foi lançada em formato digital.

Observação: na foto acima, em setembro de 2016, Nobutaka Murao, newscaster do News ZERO, entrevistou Hikaru Utada, a respeito do novo álbum. A foto foi feita por Katsumi Ohmura e fez parte da exposição "NEWS ZERO 10 YEARS - Photo Exhibition".

Fontes: NTV (site oficial do News ZERO), wikipedia japan.

Fotos: da autora (somente o do logotipo do programa), matome-naver, yahoo japan, yt caption.

No comments:

Post a Comment