Outubro Rosa

Oasis 21 e Nagoya Tower ao fundo com a iluminação rosa (creditos na foto)


Acredito eu que muita gente deve ter ouvido a respeito de Outubro Rosa (ou Pink Ribbon), mês dedicado a prevenção do câncer de mama. Por esse motivo, muitos lugares conhecidos em todo o mundo, ganham iluminação rosa (no Japão, por exemplo, o Marine Tower de Yokohama, a torre do Porto de Kobe, Rainbow Bridge, Tokyo Tower, Sky Tree e Oasis 21 de Nagoya, ganham essa iluminação no dia 1o. de Outubro).

Já tinha comentado sobre o evento em posts como estes anteriores, especialmente um dorama da vida real que resultou numa das melhores campanhas que já teve aqui. Na verdade, as campanhas são muito discretas, raramente vejo propagandas a respeito em larga escala. O que eu já vi sobre o Pink Ribbon, foi na farmácia que passei a comprar produtos de uso diário - o algodão que costumo usar, o fabricante dá apoio a campanha e a própria farmácia também.

Eu sei que o mais correto seria a divulgação na TV, revistas e outros meios de comunicação (aka dentro dos trens, onde os vagões possuem uma grande variedade de cartazes), mas como disse, a campanha é bem discreta e ganha destaque quando chega a época e/ou alguma pessoa bem conhecida descobre que está com esse mal. Mesmo assim, em comparação em relação a quase duas décadas atrás, quando eu cheguei no Japão, só descobre tarde demais quem não pesquisa ou corre atrás (volta e meia as prefeituras enviam informativos sobre exames diversos).

A verdade é que a grande maioria das mulheres aqui ainda têm um certo receio de abordar temas como prevenção de doenças ginecológicas, tanto que pra ir fazer uma consulta, por mais que tenham clinicas e anúncios em revistas direcionadas para elas, eu raramente ouço alguma dizer que foi ao ginecologista. Ok, pode falar que foi ao médico e morre o assunto por aqui. Mas acho incrível a maioria delas nem em joshikai da vida conversam sobre isso.

Apesar desse grande porém, o site Pink Ribbon Japan felizmente acredita que esse quadro pode ser revertido e se depender de nós. E ultimamente vem dando resultado: além dos pontos famosos serem iluminados de rosa, campanhas e caminhadas pela cidade (Tóquio, Sendai e Kobe).

Momoimoto, mascote da campanha Pink Ribbon Japan (prtimes.jp)


Mas outras províncias também aderem a essa causa muito importante e a gente acaba descobrindo através de outros meios de comunicação. No caso de Nagoya, eu descobri numa revista que vem mensalmente e gratuita em casa. O Pink Ribbon Nagoya também faz a campanha e se estende para outras duas províncias - Mie e Gifu. No dia primeiro de outubro, um dos símbolos da cidade, o Oasis 21, ganha iluminação rosa, bem como a Nagoya Tower, que fica quase ao lado.

Sobre o Outubro Rosa (ou Pink Ribbon, como queiram), o certo seria eu fazer a postagem sobre a saúde feminina - no assunto sobre conscientização, ler mais sobre prevenção de outras doenças, bem-estar, etc. -, mas o que eu posso fazer é compartilhar eventos e notícias, como no FB (sigo duas páginas, uma delas feita por um grupo de estudantes de Psicologia da PUC-Campinas). E indicar o filme que passou em 2009 (e eu só fui assistir um ano depois quando saiu em DVD), "A Noiva Que Restava Um Mês de Vida" (Yomei Ikkagetsu no Hanayome).

Que o eventos e campanhas sejam divulgados sempre, não somente em outubro, porque informação é tudo.

Fotos: mikaest777.tumblr.com e prtimes.jp

Comments