Tuesday, February 14, 2017

O Caminho Que Escolhemos Seguir



Em meus quase vinte anos morando no exterior, um dos comentários mais óbvios que eu tenho que aguentar, mas ainda limito a responder "porque eu quis, oras", é "por que você escolheu permanecer aqui [no Japão] do que voltar pra sua terra natal e refazer a vida lá".

Cada um de nós escolhe seguir o caminho que mais lhe cabe bem (inclusive gente que acaba indo pro mau caminho, no sentido mais literal possível), agora se vai dar certo ou quebrar a cara, aí são outros quinhentos, mas a responsabilidade será da pessoa, não de terceiros (embora tentemos dar conselhos e dicas, se vai ouvir ou não, aí seria da pessoa que escolheu mesmo).

Mas o que mais me deixa mais chateada e vontade de sair correndo pra bem longe, é ouvir as pessoas criticando as escolhas de outras e inclusive delas mesmas. Já ouvi cada história que algumas seriam dignas de enredo de folhetim barato. Mas já ouvi histórias de superação e aceitação.

Não critico as pessoas que escolhem e acabam tendo resultados acima ou abaixo do esperado, porque todo mundo passa por fases que vão da escuridão e trevas e chegam ao arco-íris da felicidade (experiência própria). Por isso que eu prefiro ouvir quem superou as dificuldades do que aquelas que reclamam de tudo e nem se esforçam em melhorar (mas se escolheram isso, que podemos fazer?).

Por isso que sigo adiante, vou fazendo minha trilha.

Se escolhi ficar aqui, foi por minha livre e espontânea vontade.

Se escolhi trabalhar num lugar que me traz dores de cabeça, foi porque eu quis, porque tenho um objetivo e quero atingir o final.

O caminho você escolhe. Podemos te orientar, sugerir, advertir, mas o resto fica por sua conta e risco.

E a responsabilidade será sempre sua, não dos outros.

(Já conheci gente que tentou mudar de vida e acabou voltando para a casa dos pais. Literalmente.)

Mas, por favor, deixe a gente fazer nosso caminho em paz.


Imagem: Cena do dorama "Boku no Aruku Michi", cujo título do post seria a tradução do nome desse dorama (que fiquei de rever até hoje), via joyfile.kr

1 comment:

  1. Fiquei curiosa agora para assistir ao Dorama!

    Nossa, eu assino embaixo do seu post, tbm ouço bastante a pergunta "pq quis ficar?" ainda mais agora q to desempregada e me virando aqui. mas fazemos pq queremos né!

    E assim vamos!

    Nossa, muito tempo que nao blogava e que não vinha aqui}!
    beijos

    ReplyDelete