O Caminho Que Escolhemos Seguir



Em meus quase vinte anos morando no exterior, um dos comentários mais óbvios que eu tenho que aguentar, mas ainda limito a responder "porque eu quis, oras", é "por que você escolheu permanecer aqui [no Japão] do que voltar pra sua terra natal e refazer a vida lá".

Cada um de nós escolhe seguir o caminho que mais lhe cabe bem (inclusive gente que acaba indo pro mau caminho, no sentido mais literal possível), agora se vai dar certo ou quebrar a cara, aí são outros quinhentos, mas a responsabilidade será da pessoa, não de terceiros (embora tentemos dar conselhos e dicas, se vai ouvir ou não, aí seria da pessoa que escolheu mesmo).

Mas o que mais me deixa mais chateada e vontade de sair correndo pra bem longe, é ouvir as pessoas criticando as escolhas de outras e inclusive delas mesmas. Já ouvi cada história que algumas seriam dignas de enredo de folhetim barato. Mas já ouvi histórias de superação e aceitação.

Não critico as pessoas que escolhem e acabam tendo resultados acima ou abaixo do esperado, porque todo mundo passa por fases que vão da escuridão e trevas e chegam ao arco-íris da felicidade (experiência própria). Por isso que eu prefiro ouvir quem superou as dificuldades do que aquelas que reclamam de tudo e nem se esforçam em melhorar (mas se escolheram isso, que podemos fazer?).

Por isso que sigo adiante, vou fazendo minha trilha.

Se escolhi ficar aqui, foi por minha livre e espontânea vontade.

Se escolhi trabalhar num lugar que me traz dores de cabeça, foi porque eu quis, porque tenho um objetivo e quero atingir o final.

O caminho você escolhe. Podemos te orientar, sugerir, advertir, mas o resto fica por sua conta e risco.

E a responsabilidade será sempre sua, não dos outros.

(Já conheci gente que tentou mudar de vida e acabou voltando para a casa dos pais. Literalmente.)

Mas, por favor, deixe a gente fazer nosso caminho em paz.


Imagem: Cena do dorama "Boku no Aruku Michi", cujo título do post seria a tradução do nome desse dorama (que fiquei de rever até hoje), via joyfile.kr

Comments

  1. Fiquei curiosa agora para assistir ao Dorama!

    Nossa, eu assino embaixo do seu post, tbm ouço bastante a pergunta "pq quis ficar?" ainda mais agora q to desempregada e me virando aqui. mas fazemos pq queremos né!

    E assim vamos!

    Nossa, muito tempo que nao blogava e que não vinha aqui}!
    beijos

    ReplyDelete

Post a Comment