Sunday, June 04, 2017

"Vocês vão deixar esse problema sem resolver?" (Algumas curiosidades em Itadaki High Jump)





Um dos programas que eu tento assistir nem que seja com a ajuda dazamiga mandarem pra mim vídeo gravado via mail porque NAO passa na região de Tokai, é o que eu sempre menciono, o Itadaki High Jump, que passa na madrugada de quarta pra quinta-feira pela Fuji Television. E vê se isso é hora de passar programa bom.

Eu havia mencionado sobre o programa nesta postagem. E uma edição da revista semanal "Shuukan The Television" fez um pequeno abecedário do programa (posso até pensar se traduzo caso tiverem interesse). Mas existem algumas características que acabam virando marca registrada do programa.

- "Itadaki High Jump" (ou "ItaJam") é o primeiro programa solo que o grupo Hey! Say! JUMP tem. (O Little Tokyo Life, pela TV Tokyo, eles fazem rodízio com o Johnny's WEST) E é o primeiro que eles fazem na Fuji Television.


- Logo depois do resumo do que vai ser o programa, quando aparece o grupo no estúdio, quase sempre Hikaru Yaotome aparece pulando na frente de todo mundo, ou falando alguma coisa de um dos membros do grupo (do tipo "Hoje o MC será o Arioka-kun... e estou preocupado" ou "Keito cortou o cabelo"), ou desejando "Feliz dia das Bruxas" quase no Natal. Se ele não faz, todo mundo estranha (vide episódio do dia 17 de agosto de 2016).



- O cenário é feito de forma bem improvisada (tão improvisada que dá pra ver até a emenda dos painéis), com os símbolos das cidades japonesas, bichinhos de pelúcia e o desenho de Yuya Inu (devido a um programa onde eles tiveram que planejar um cartaz, Yuya Takaki desenhou um cachorro, que acabou tornando um dos símbolos do programa).


- Até então, o MC não era fixo. Resolveram escolher via um jogo de cartas com as fotos dos sempais e a pessoa tem que descobrir quem é através de perguntas e respostas (o chamado "Donpishana"). Na primeira edição, quem ganhou foi Yuri Chinen.

- Falando em MC, quando era em sistema de rodízio, o MC ficava no meio. O restante era lugar aleatório, a não ser que os membros que foram cumprir a doce tarefa do dia ficam ao lado do MC.

- Raramente o opening talk tem a ver com a pauta do dia. Só lembrando quando o MC do dia pergunta quem foi fazer a tarefa, ou se foi o próprio MC que foi, este toma a iniciativa.

- Quase sempre entre o opening talk e a pauta do dia, o narrador anuncia - "Ei, Hey! Say! JUMP! Vocês vão deixar esse problema sem solução?"

- A abertura da pauta do dia não muda - mandam dois, três ou quatro membros do grupo (escolhidos aleatóriamente ou quem estivesse sem fazer nada mesmo) para algum lugar sem eles saberem o que vão fazer, geralmente pela manhã, mas já teve episódio que mandaram eles aparecerem quatro horas da manhã (quando Ryosuke Yamada e Kota Yabu foram para Yamagata) ou oito horas da noite (quando Keito Okamoto e Yuri Chinen foram para procurar formiga rara).

- A tarefa do dia está em um quadro (flip board) devidamente coberto, que o diretor entrega a eles. Por isso que os membros só vão saber o que vão fazer na hora, para não correrem o risco de desistirem antes.

- Como é tudo gravado, o grupo fica no estúdio assistindo ao VTR e morrendo de rir e comentando (porque obviamente nem sabiam como foi), enquanto quem foi fazer a tarefa quer se esconder na cadeira tamanha a vergonha alheia.

- Devido a sua risada característica, o diretor Kenji Kuroda ganhou o apelido carinhoso de "KeKeKe", tanto que nos últimos shows, teve fã que levou uchiwa com a marca registrada dele. Depois do episódio da montanha russa no Nagashima Spa Land, todos os membros do grupo chamam o diretor de "KeKeKe".

Kenji Kuroda, o diretor que acompanha o grupo nas filmagens ("location"). Ganhou o apelido de "KeKeKe" devido a sua risada. Desde o dia em que o Yamada o apelidou assim, todos os membros do grupo o chamam dessa forma.

- Sempre que gravam o programa no local onde vão fazer as tarefas, usam o uniforme que se tornou a marca registrada - agasalho esportivo branco com detalhes em dourado (o que eles chamam de jersey) com a camiseta da image color respectivo (quem conhece os ídolos da JE, sabe). No inverno, eles usam uma downcoat com o logotipo do programa por cima.

Desafio do telespectador: comer um pudim via canudinho em 10 segundos. Desde que misture bem antes, é possível.

- Quando o problema é resolvido, eles sempre dizem - "Ichidaiji kaiketsu" (Problema Resolvido).

- No encerramento, além dos comentários sobre o programa do dia, mais coisas aleatórias. Quando um dos membros faz dorama na emissora, os demais fazem uma paródia da cena - como foram os doramas "HOPE" e "Cain and Abel". Divulgação de single com apresentação da música (como foram "Kimi Attraction", "Koro Senseetion", "Maji Sunshine", "Give Me Love", "Fantastic Time", "Over the Top").

- Foram raras às vezes que o grupo inteiro participou - talvez o quadro mais popular entre os telespectadores é o que eles têm que resolver quinze a vinte problemas num programa só. Mas acabam dividindo em duas partes porque leva muito tempo. Até o programa de setembro de 2016, a produção do programa recebeu mais de 50 mil pedidos de problemas a serem solucionados!!!

Fazer um croquete acompanhando uma musica de anime, cosplay de tomate, príncipe e berinjela; superando os próprios medos, crossdresser, resolvendo problemas em estúdio, como cantar duas músicas de formatura e quebrar um ovo com a mão... tudo isso, o grupo encarou a temida vergonha alheia.

- Outro quadro mais pedido do programa é o "Kodomo Nigate Kofuku", ou seja, ajudar uma criança em dificuldades. Apelam pra tudo: uso de cosplay, entidade mágica, e por aí vai. Até o programa do dia 16 de dezembro de 2016, Ryosuke Yamada era o único que não tinha sido escolhido para esse quadro. Motivo: ele tem um monte de fobias, e não teria sentido ser supporter de crianças a superarem seus medos se ele mesmo tem. Certo que demais membros têm suas fraquezas, mas o Yamada tinha muito mais (em quantidade).


Terceira edição do temido Dekamori Haicaropa, versão verão, com Yuri Chinen, Ryosuke Yamada, Kei Inoo e Yuto Nakajima. Imaginem servir lamen numa bacia com DOIS QUILOS DE COENTRO FRESCO!!! E os três que levantaram o braço, detestam o condimento (nota: Sho Sakurai, eis mais três pro seu time de quem detesta coentro). Adivinhem pra quem sobrou....

- Episódios envolvendo comida causam alguns transtornos inesperados até para a produção - o temido "Dekamori Haicaropa" é um dos exemplos. Teve episódio que Yamada não podia comer siri por ser alérgico; Keito não suporta camarão; Takaki não gosta de doces; Arioka detesta umeboshi (no episódio de resolver problemas no estúdio ele cuspiu um umeboshi para ver se conseguia comer sem fazer cara feia), Yabu é um desastre cozinhando (episódio em que foi ser ajudante do Yamada em fazer croquete), Inoo só pensa em comer e pra tudo TEM que ter arroz, Chinen não come coentro (vide a terceira edição do Dekamori Haicaropa). Já Yuto e Hikaru praticamente comem de tudo. Sem exagero, claro.


O famoso episódio das montanhas-russa - no Steel Dragon 2000 (Nagashima Spa Land), o pavor foi tanto que Yamada gritou desesperadamente pela mãe DUAS VEZES.

- Embora dizem que "idol tem que ser aquela pessoa certinha feito um anjo", nos programas de variedades, inclusive deles mesmos, mostram o outro lado que até o amigo de infância jurava não saber. Desde afirmar que tem muitas fobias (oi, Yamada!), não gostar de tal comida por diversos motivos, gritar feito doido, chorar, brincar de cosplay, crossdresser, etc...

O programa não é exibido em todo o Japão (tem que consultar no site oficial), exceto quando é programa especial (como foram os de fim de ano).

Site oficial: http://www.fujitv.co.jp/high-jump/

Fotos: captions de videos pela autora.

No comments:

Post a Comment