[J-Drama Review] Koshoku Robotto (2017)



Juntando 3000 pontos no cartão da rede OX (Marubatsu) Foods Company, tem direito a um presente a ser entregue em sua casa, ou um vale de 3000 ienes. 


Era a frase que o gerente de um dos restaurantes da rede OX Foods Company dizia aos clientes que possuiam o point card da loja e quando conseguiam juntar 3000 pontos no pagamento da conta.

O tal presente era um androide de 25cm de altura. Mas era um androide especial - ele sabia tudo sobre o dono e ensinava como se alimentar melhor. A maioria dos clientes do restaurante era solteiro e mal sabia como fritar um ovo.

Mas os androides também ensinavam os donos como resolver problemas pessoais. Porém, eles tinham que ser recarregados, além do que, quando o dono resolve mudar de vida, ou seja, arranja uma companhia, o androide é devolvido para o restaurante e sua memória apagada.



O Início:

"Koshoku Robotto" em tradução literal, seria "robôs para refeições solitárias", é uma série de histórias em quadrinhos ilustrada por Hisae Iwaoka - antes para a "Girls Jump" (uma divisão da famosa Jump Comics) e atualmente para a "Cookie" - desde 2014. Em formato tankobon já está no quarto volume. A história é como no começo do post, mas cada história traz um androide e dono diferentes, mas o principal é o androide que vive com a OL Nozomi Takagi.


Em algumas histórias, traz receitas e modo de preparo de alguns ingredientes.

O dorama.



Em maio de 2017 tinha sido anunciado que teria um live action do manga, transmitido na madrugada de segunda-feira na NTV, em uma nova grade de horário de doramas. E os atores escolhidos para interpretarem os androides foram os três membros do grupo Hey! Say! JUMP - Daiki Arioka, Hikaru Yaotome e Yuya Takaki.

Para interagirem com os respectivos donos, primeiro filmavam os três em um fundo verde e depois montavam as cenas - o truque do cromaking. Mas dependendo da cena, era um cenário em tamanho real.


As histórias eram quase iguais ao do manga, exceto o último capítulo. E os robôs, no manga, nem nome possuíam. No dorama, viraram Mujaki (Arioka), Yancha (Takaki) e Ottori (Yaotome). Um dos personagens, o entregador Naoya Nihonmatsu (Takafumi Imai) não existe no manga.

Mujaki era responsável pela OL e designer Nozomi Takagi (Mana Mikura). Workaholic, vivia comendo direto em um dos estabelecimentos da rede OX Foods Company. Um dos problemas de Takagi era que pulava refeições e mal sabia fritar um ovo, por causa de seu trabalho.

Yancha era responsável pelo salaryman Yutaka Yaguchi (Kanro Morita), que vivia comento obento de lojas de conveniência.

Ottori era responsável pelo diretor da empresa [onde Yaguchi trabalha], Akio Kohashi (Kenji Anan), cuja esposa separou-se dele por não gostar da comida que ela fazia.

Os três robôs possuiam características diferentes - Mujaki agia ora como uma criança, ora muito se preocupava com seu dono; Yancha tinha postura mais agressiva (no sentido de que fazia quase sempre sem pensar muito) e Ottori era o tipo mais refinado, como se fosse um mordomo.

No site oficial do dorama, é possível encontrar as receitas apresentadas em cada capítulo.



A música de encerramento, "Are You There?", foi interpretada pelo trio A.Y.T., que nada mais seriam Arioka, Yaotome e Takaki. (A música pode ser encontrada como double A-side do single "Precious Girl" do Hey! Say! JUMP)

Trivia: A atriz que interpreta Nozomi Takagi, Mana Mikura, fazia dupla musical com a irmã gêmea Kana. Ficaram conhecidas no dorama da NHK, "Futarikko", em 1996.

Curiosidades:

- Não é a primeira vez que membros de um mesmo grupo atuam em um mesmo dorama - Arioka já atuou com Ryosuke Yamada na série "Kindaichi Shonen no Jikenbo" e Takaki atuou com Yuto Nakajima no dorama "Suikyuu Yankees".

- A própria autora, Hisae Iwaoka, cuidou na parte de design e enredo da história. Na conta da autora no Twitter, ela postava algumas partes das filmagens.

- Apesar do horário que foi transmitido - segunda-feira 0:59 da manhã! -  teve uma boa audiência.

- Um mês depois que o dorama foi ao ar, Arioka co-atuou em outro dorama na mesma temporada - "Code Blue Season 3", transmitido pela Fuji TV, às segundas-feiras, 9 da noite.

Koshoku Robotto (2017). Baseado no mangá de Hisae Iwaoka. Direção de Nonji Nemoto. Com Daiki Arioka, Hikaru Yaotome, Yuya Takaki, Mana Mikura, Kanro Morita, Kenji Anan, Tomohiro Kaku, Takafumi Imai, Masako Miyaji, Youichi Nukumizu. Música de encerramento "Are You There?" (interpretado pelo trio A.Y.T.). Transmitido pela Nihon Television de 20 de junho a 22 de agosto de 2017, no horário das 0:59 a 1:29, madrugada de segunda-feira para terça-feira.

Imagens: via twitter e NTV.




Comments