Papelaria



Lendo um post da Lominha sobre itens de papelaria e como a gente não resiste e acaba saindo da loja carregando uma sacola contendo mais coisas que vai usar só Deus quando. Eu pensava que eu era a única a louca das papelarias, mas depois que você descobre no Instagram gente pior que eu... (especialmente gente que posta no Instagram as obras que fazem nas agendas como o Techo Hobonochi, Moleskine e similares)



Acho que desde criança eu gostava de material de papelaria, desde canetas coloridas até lápis de cor. A coisa piorou quando entrei na faculdade e descobre lojas maiores com variedades a perder de vista. Especialmente quando encontra canetas e cadernos com desenhos fofos.

Daí mudei-me pro Japão e pensam que eu curei desse mal? Como voltei a estudar, novo material - e dá-lhe canetas de inúmeras cores, marca-textos, cadernos... Sabe aquelas pessoas que gosta de usar canetas de cores diferentes para destacar melhor? Pois é, sou dessas.

Aí para melhorar mais um pouco, sou aquelas pessoas que ainda usa agenda analógica, ou seja, as tradicionais (nunca consegui usar agenda eletrônica, até mesmo do celular). E todo ano, em meados de outubro ou novembro, quando as papelarias enchem as prateleiras com agendas de tudo o que é tipo para todos os gostos, vivia quebrando a cabeça na hora de comprar, porque fico na dúvida entre as agendas de personagens de desenho animado ou as de uma página por dia porque cismei de querer fazer anotação e outras coisas mais nela, quando a página fica em branco.



O que eu quero dizer de "outras coisas", leia-se enfeitar as páginas nem utilizadas com masking tapes, adesivos, desenhos, fotos, etc. E bora procurar as idéias de usuários no Instagram pra se inspirar. Bem, a gente faz na medida do possível.

Um dos lugares que se eu for, acabo ficando por lá, é papelaria. Lojas como LOFT, Tokyu Hands e similares, é uma perdição. Os outros lugares que se me deixarem, me esqueçam, seriam livrarias como Kinokuniya e Maruzen, e lojas de CDs como Tower Records.

Para ter uma idéia do estrago que ando fazendo, segue uma pequena lista dos itens...

Canetas:

As canetas que eu costumo usar, na verdade ficam num estojo que carrego quando saio. Mas em casa, eu coloco num porta-canetas improvisado (lata de biscoito), pra ficar mais fácil de pegar e usar. Do lado direito, canetas da uni-ball Signo (Mitsubishi Pencil) que uso para ilustrar a agenda. Com dicas da ilustradora Eriy, que fez uma colaboração especial no site da marca. 

Estou tentando lembrar de onde veio meu vício por canetas. Deve ter sido na época do Magistério, porque eu vivia anotando tudo o que aprendia na aula. E para piorar um pouco mais, eu usava canetas de várias cores para dar maior destaque nos itens importantes, então sintam o drama. E pensam que depois que vim para o Japão eu desapeguei disso? Perguntem se dá pra resistir ao ver canetas decoradas com figuras kawaii (leia-se: personagens como Snoopy, Hello Kitty e Miffy). O chato era que, dependendo da caneta, encontrar o refil era de matar (eu uso MUITO caneta de tinta preta). Por isso que, depois de eu não encontrar o refil de canetas compradas como good de cinema e lojas limitadas, passei a comprar de marcas que eu sei que vou encontrar o refil - como os das marcas Zebra, Pentel, Mitsubishi e Pilot. A maioria das canetas, quando acabava a carga, eu tive que descartar. Outro motivo porque eu parei de comprar caneta só porque tinha desenho kawaii. As que eu tenho, são as que consigo encontrar a carga. Ou quando não encontro a cor, compro a caneta mesmo e troco a carga.

Minhas canetas que posso trocar as cargas quando acabam - de cima pra baixo, na foto: Prefill (Zebra) linha Mika Ninagawa; Prefill (Zebra) linha Belle; Hi-TEC Coleto (Pilot) colabo com a marca earth music and ecology; uni STYLE FIT (Mitsubishi Pencil) colabo com a desenhista Ado Mizumori.
As canetas que você pode colocar até cinco cores diferentes nela, ou quatro mais a lapiseira, também viraram as minhas preferidas - comprei o corpo e depois só vou trocando as cores. O bom é que, como muita gente passou a usar, encontro fácil nas lojas (especialmente as marcas citadas anteriormente).

Lapiseiras - a famosa Kuro Toga da Mitsubishi Pencil e uma lapiseira que nem lembro onde comprei, mas vem desde a faculdade e uso ela até hoje. Acreditem se quiser, foi a única coisa que restou do material que eu trouxe do Brasil e a Kuro Toga comprei no impulso. Quando lembro, eu uso.

O mais interessante nisso tudo é que, em matéria de lapiseira, eu sou uma negação - tenho quatro e das antigas e uso duas (uma que uso desde a faculdade e outra a famosa Kurotoga). O mesmo vale para marcador de texto - somente duas cores, verde e vermelha.


A caneta que tem a Belle, fazia parte de uma edição limitada que vendia na Snoopy Town em 2005 ou 2006, não me lembro. O do Koro-sensei (Ansatsu Kyoshitsu) comprei em 2015 quando fui em Odaiba e vendia como lembrancinha. O que tem um pêssego, ganhei da designer indonesiana Feriin, na época que saiu o DVD do filme "Peach Girl". O grande problema dessas canetas - a carga. Se bem que o da Belle, eu consegui achar depois de procurar muito na LOFT...

Recentemente, fiz uma sessão limpeza e desapego nas minhas porta-canetas - tinha caneta que nem funcionava mais e sei lá porque eu mantinha ocupando espaço. Resultado: dos quatro porta-canetas que tinha lotado, tenho três. E se descuidar, vai diminuir mais ainda.

Clear File (ou Pasta L):

Uma amostra, porque se eu colocasse todos, nem ia caber na foto e muita gente ia ficar assustada. Além dos personagens como Snoopy, Lucy, Sally, Peppermint Patty, Hello Kitty, tenho de filmes e dos três últimos anos do Waku Waku Gakkou (2015, 2016 e 2017).

Outro item que tive que parar de vez ou nem ia ter mais onde guardar, mesmo sendo fino. Quando comecei a comprar, era para guardar meus documentos e algumas folhas soltas do curso de japonês que frequentava. Aí você muda de emprego e tudo era preciso guardar em pastas. Como eu tinha meu cubículo, a maioria das pastas ou eram transparentes ou quando era coisa particular minha, era de personagens de HQ. A situação piorou quando passei a ir em shows: quase todo show (especialmente do Arashi), eu acabava comprando a famosa pasta L. Pra ter uma idéia do estrago que fiz, devo ter mais de CINQUENTA pastas (eu acho, porque nunca parei pra contar), sendo que 1/5 delas estão sendo usadas para guardar meus documentos, apostilas de cursos e outras coisas, que um dia vou ter que fazer outra faxina e picar tudo. As folhas, não as pastas...

Adesivos:

Adesivos que ganhei da designer Feriin (@nantokaa), outros que comprei no LOFT e vieram também no calendário da revista Lettuce Club. 

Era algo que eu comprava pra decorar agenda, mas chegava na metade do ano, esquecia. Sintam o drama. Tinha parado de comprar, mas quando passei a comprar o calendário que vem na revista Lettuce Club, sempre vem alguns adevisos para colar como lembrete importante. Pior que eu não usei, guardei os calendários porque vêm receitas (que nem sempre acabo fazendo). Mas adesivos eu parei de comprar porque eu tenho uma caixa quase transbordando deles e estou tentando usar. Aí vem aquela grande dor no coração quando vai criar coragem pra usar na agenda...

Masking tape:



Ou washi tape. Virou uma febre de uns cinco ou seis anos pra cá, e eu demorei pra entrar na onda. Primeiro, porque nunca saberia onde e como usar. E segundo, minha criatividade anda abaixo de zero. Depois que você acompanha alguns usuários no Instagram, aí o estrago já estava feito. Tenho cerca de 30 rolos de fitas de padronagens diferentes, incluindo o Kitta (que vêm quatro padronagens diferentes) e decotape, em forma daquele modelo semelhante a fita corretora. Outro item de papelaria que tive que dar um tempo na compra (mas eu vivo sempre dando uma olhada nas gôndolas nas papelarias).

Depois desse estrago todo apresentado, o que eu teria que fazer daqui por diante, seria usar a criatividade e se der na louca, postar no Instagram como boa parte das pessoas fazem, mas ultimamente ando com o tempo apertado e acabo deixando pra depois. *procrastination rules*

Fotos: todas da autora.






Comments