Trilha Sonora da Discórdia

Todo mundo prestando atenção na música -sqn


Ou: Quando a música do filme e/ou dorama não precisa ser necessariamente do grupo do protagonista ou até do próprio protagonista.



Pra falar a verdade, já faz um bom tempo que eu estava tentando fazer uma postagem a respeito disso mesmo, mas surgiam tantas coisas e imprevistos e eu vivia adiando, adiando, adiando... Até que um belo dia, no Twitter, trocamos idéias sobre o assunto.

Toda temporada é a mesma coisa, no quesito dorama e filme, pelo menos aqui no Japão: não basta o pessoal estar ansioso quem vai atuar, tem que ter trilha sonora, seja de abertura, incidental ou encerramento, ou tudo de uma vez só. Mas nem sempre a música é do grupo/artista/agência cujo protagonista pertence. A situação piora quando é algum membro da JE que protagoniza, porque muita gente torce para que a música seja dele ou do grupo, ou seja como for, e quando não é, as mais fanáticas hardocore só faltam pendurar as tripas do responsável pela trilha sonora em um poste (as mais light fazem protesto nas redes sociais dizendo que não vai assistir porque a música não é do protagonista).

Fica difícil tentar explicar para essa gente que tem que ver o lado bom da coisa: ao menos acaba conhecendo outros artistas, e acaba gostando também. Já conheci muita gente que conheceu o autor da música por causa de dorama, acontece. Mas nãããão... Esse pessoal teimoso pior que mula que empaca, fica praguejando o pobre do artista que merece reconhecimento, que a música tem que ser de fulano, senão não tem graça, enfim...

Doramas do Kimura: trilha sonora eclética



Já começa que, os doramas do Takuya Kimura nem precisariam entrar na lista, porque todos que ele protagonizou, a música de encerramento (ou abertura, tanto faz), era quase sempre de um artista que não era nem da agência a que ele pertence (talvez o único dorama que teve música do grupo dele, foi "Jinsei wa Jojo da", em 1995, e a música era "Oretachi ni Asu wa Aru"). E acredito que, muita gente descobriu esses artistas por causa dos doramas dele (o que seria pelo menos um dos pontos positivos). Alguns exemplos pra não cansar a vista:

- "Asunaro Hakusho" (1993). "True Love", de Fumiya Fujii. O dorama teve um índice alto de audiência na época, e até hoje muita gente só lembra de Fujii com essa música (e olha que ele tem uma quantidade considerável de boas músicas). Para quem não lembra/era nascido na época, Fujii era membro do octeto The Checkers, que fez estrondoso sucesso nos anos 90.

- "Wakamono no Subete" (1994). "Tomorrow Never Knows", da banda Mr.Children. Não, não é cover da música dos Beatles, que tem o mesmo nome.

- "Long Vacation" (1996). "La La La Love Song", de Toshinobu Kubota com Naomi Campbell. Sim, ela mesma, a supermodel.

- "Love Generation" (1998). "Shiawase no Ketsumatsu", de Eiichi Ohtaki. E' um dos doramas mais vistos até os dias de hoje. Depois de vinte anos, resolveram lançar em DVD!!! (Até então, nas locadoras era somente VHS e os mais afortunados conseguiram gravar a reprise)

- "Beautiful Life" (2000). "Kon'ya Tsuki no Mieru Oka Ni", da dupla B'z. Um dos maiores sucessos de audiência (ao ponto do último capítulo bater 41,3%), chegando a ganhar a maioria dos prêmios da The Television Drama Academy Awards.

- "HERO". "Can You Keep a Secret", da Hikaru Utada. A série foi tão bem sucedida, que teve duas temporadas, um especial e dois filmes.

E não foi só música de artista nacional, não. Em alguns doramas e filmes que Kimura protagonizou, tem gente internacional também, inclui alguns de eras passadas, mas que ficaram mais famosas ainda quando o dorama/filme estreiou...

- "Pride" (2004). "I Was Born to Love You", do Queen. Embora a música original tenha sido gravada em 1985 por Freddie Mercury, foi a versão de 1996 no álbum póstumo "Made in Heaven" que foi inserida no dorama, fazendo que atingisse o topo das paradas de sucesso. Além dessa música, outras músicas do Queen foram "Bohemian Rhapsody", "We Will Rock You", entre outros.

- "Engine" (2005). "I Can See Clearly Now", de Jimmy Cliff. Os mais velhos vão lembrar dessa música porque foi usada em 1993 no filme "Cool Runnings" (ou "Jamaica Abaixo de Zero", no Brasil). "Angel", da banda Aerosmith (um dos grupos favoritos do Kimura, tanto que a música de encerramento do filme "Uchyuu Yamato", Steven Tyler compôs exclusivamente para isso).

- "Change" (2008). "Miles Away", Madonna. Kimura é tão fã da cantora que, chegou a batizar um de seus cães com o nome de uma das músicas dela.

- "PRICELESS" (2012). "Jumpin' Jack Flash", da banda Rolling Stones. A música é de 1968, quando a psicodelia rolava solta, mas o rock ainda estava firme e forte. A banda ainda continua na ativa, como quarteto (eles começaram como quinteto, mas teve três mudanças de guitarristas e o baixista resolveu sair depois de quase cinquenta anos de estrada). No dorama, a música foi inserida nos créditos finais (cultura inútil: a cena se passa dentro do hipermercado COSTCO de Kawasaki)

Lembrando também que a música do filme "Mugen no Jyunin ~ Blade of the Immortal", foi composta e interpretada pelo guitarrista MIYAVI (que vai estar em julho nas telonas na versão live-action "BLEACH").

Daí tem o time das fãs inconformadas...



MOTHERCOM KOALA PUUUUUUUUUUNCH!!!

... que no dorama/filme do seu artista favorito, a música não é do grupo a que ele pertence. Vira um pandemônio nas redes sociais, choradeira e até ameaça de não assistir só por causa da música. Isso acontece muito com os artistas da JE - basta um membro atuar em um dorama ou filme, que os fãs já ficam especulando da música. Talvez porque não sigo tantas fãs de outros grupos, por isso fica difícil eu dizer se ficam decepcionadas quando a música de abertura/encerramento acaba sendo de outro artista nada a ver. Mas recentemente, quando foram divulgadas as músicas que seriam inclusas no filme "Laplace no Majou" (protagonizado por Sho Sakurai) e no dorama "Black Pèan" (protagonizado por Kazunari Ninomiya), minha timeline do Twitter só faltou pegar fogo de tanta gente que ficou indignada porque as músicas respectivamente foram "FADED" de Alan Walker e "Kono Michi o" de Kazumasa Oda. Desnecessário explicar, né?

Daí teve o contrário: que em alguns filmes/doramas protagonizados por alguém da JE, a música NAO fossem deles, como, por exemplo na época da divulgação do filme "Fullmetal Alchemist", que 100% da minha timeline tava querendo que fosse do L'Arc~en~Ciel (porque eles chegaram a ter uma música em alguns episódios da segunda versão do anime), mas acabou sendo da Misia. E mesmo assim teve gente reclamando, vai entender...

Muitas vezes não entendo essa gente: se a música não é do grupo que o protagonista pertence, reclamam. E se é, reclamam que "se sair single, vamos à falência". Bem, não dá pra agradar todo mundo.

Agora, artistas da Amuse (que tem Southern All Stars, Masaharu Fukuyama, One OK Rock, Perfume, Pornograffitti, e a lista segue que é grande), ninguém comenta nada de que usou a música do sempai no filme/dorama do amigo porque é tanta gente nessa agência, que ninguém percebe e gosta das músicas mesmo assim.

Pensando no lado positivo

Bem, se o enredo do dorama/filme não agradar, a música pode valer a pena. O duro quando acaba relacionando as duas coisas e morrer de raiva por isso. Acontece.



Sempre vejo pelo lado bom quando a música é de outro artista: assim que a gente acaba montando uma playlist variada, mesmo se a música fazia sucesso antes da gente ter nascido. Vale a pena conhecer outros trabalhos para não ficar na mesmice, e ficar preso num artista só e esquecer do resto. Ser fã especialmente de alguns, é normal. E através desses que a gente gosta acaba conhecendo os outros, porque compôs a música ou usou como ending song.

Fora que a gente acaba ouvindo por intermédio dazamiga de blogs, Twitter e Instagram, porque o gosto delas (em matéria de doramas) é bem diferente, então...

Eu sei que tem muito mais doramas em que a música não é do grupo que o protagonista pertence, e vai ter mais exemplos, mas vai ficar para as próximas postagens.


Imagens: Google. Gif: Clover&K Tumblr

Comments