[Cine-Pipoca Review] "Hitsuji no Ki" ("The Scythian Lamb", 2018)




ATENCAO!!! POSTAGEM COM ALTO RISCO DE SPOILERS!! 
Se não quiser saber maiores detalhes, então evite seguir a leitura...



A prefeitura da cidade portuária de Uobuka tem um projeto experimental, porém importante: a reintegração de ex-detentos que foram liberados devido a um novo sistema de liberdade condicional, e seis pessoas se mudam para essa cidade.

Hajime Tsukisue, funcionário da prefeitura de Uobuka, fica encarregado de receber e orientar esses novos moradores, mas percebe que eles sentem-se desconfortados e agem de modo estranho, trazendo desconfiança entre os moradores locais.

Tsukisue descobre que esses seis novos moradores foram condenados por cometerem assassinatos.

*****

Baseado no manga do mesmo nome, escrito por Tatsuhiko Yamagami e ilustrado por Mikio Igarashi, a história aborda pelo menos os temas de integração social e segunda chance.


O título do filme seria a planta lendária da Asia Central (Agnus scythicus) em que acreditam-se que carneiros nascem como se fossem frutos, conectados à planta por um cordão umbilical e se alimentam pela grama que cresce ao redor. Mas quando a comida acaba ou o cordão é rompido, a planta e o carneiro morrem.

E' uma lenda que é intrigante ao mesmo tempo e perturbador, tal como o filme, que, no momento que os novos moradores vão chegando, o clima torna-se tenso (e sufocante).

A cidade portuária de Uobuka, é conhecida como "cidade de pessoas legais" e "excelente frutos do mar", e também por ter um festival em respeito a Nororo, uma criatura marinha cuja estátua foi erguida no topo de uma colina, perto do mar, para que os habitantes lembrem da lenda de sacrifícios humanos no passado.

Hajime Tsukisue (Ryo Nishikido), é um funcionário da prefeitura da cidade de Uobuka que foi encarregado em receber e orientar os novos moradores, num projeto experimental que visa em resolver dois problemas de uma só vez: um grupo de detentos de baixo risco são secretamente recolocados na cidade e empregam em vários trabalhos. Se esses detentos conseguirem se reintegrar na sociedade e viverem pacificamente por 10 anos, eles ganham a liberdade. O projeto parece funcionar na teoria, pois ao mesmo tempo resolveria o problema de superlotação nas prisões e a queda da população da cidade.



Tsukisue recepciona e orienta os novos moradores sempre recitando a mesma coisa - "cidade de pessoas legais" e "excelente frutos do mar" - para cada um deles.

Os seis novos moradores possuem uma história peculiar:

- Katsumi Ohno (Min Tanaka) é um ex-yakuza que vai trabalhar numa lavanderia administrada por Asako Naito (Tamae Ando);
- Hiroki Fukumoto (Shingo Mizusawa), que degolou um homem, trabalha como assistente de barbearia do sr. Tatsuo Amemori (Yuuji Nakamura);
- Katsushi Sugiyama (Kazuki Kitamura) trabalha em um barco pesqueiro;
- Ichiro Miyakoshi (Ryuhei Matsuda), trabalha num serviço de entregas;
- Rieko Ota (Yuka), que matou acidentalmente um homem, trabalha como assistente social;
- Kiyomi Kurimoto (Mikako Ichikawa), vitima de violência doméstica, trabalha com limpeza.

Embora os seis trabalham com dedicação em seus novos trabalhos, quem não fica completamente convencido do projeto é Tsukisue. Primeiro, descobre que os novos moradores estavam cumprindo pena por assassinato. E quando alguns episódios violentos acabam acontecendo na cidade, acaba achando que algum deles teria a ver com o caso. Para completar, quando Aya Ishida (Fumino Kimura), sua amiga de infância (e amor da vida de Tsukisue), volta à cidade e nas horas vagas, ela, Tsukisue e Isao Sudo (Satoru Matsuo) possuem uma banda de garagem, Miyakoshi, que tinha feito amizade com Tsukisue, acaba se envolvendo com Aya.


Os ex-condenados se assemelham ao barometz (ou cordeiro vegetal da Tartária), cada um deles possui o cordão umbilical que mantém eles fazendo parte da sociedade, mas que se romper, acabará tendo resultados desastrosos.

Por possuir poucos membros no elenco, todos conseguem desempenhar seus papéis e cada um dos condenados consegue contar um pouco do passado, como o motivo de Miyakoshi ter sido condenado por assassinato, a insegurança de Fukumoto trabalhando numa barbearia (já que ele havia degolado um homem no passado), a ninfomaníaca Ota, que acaba cuidando do pai de Tsukisue, e a misteriosa Kurimoto, que tem o hábito de enterrar animais mortos nos fundos da casa, inspirado na ilustração que encontrou durante a limpeza.

Apesar do filme longo (duas horas de duração), aborda um tema um pouco explorado nos filmes locais, que seria a integração e aceitação de ex-detentos na sociedade e dar uma segunda chance para eles.



Hitsuji no Ki (2018): Direção de Daihachi Yoshida. Baseado no manga de Tatsuhiko Yamagami e Mikio Igarashi (Kodansha Evening KC). Com Ryo Nishikido, Fumino Kimura, Kazuki Kitamura, Yuka, Mikako Ichikawa, Shingo Mizusawa, Min Tanaka, Ryuhei Matsuda.

Trivia:



- A cidade onde se passa a história, chama-se Uozu, na província de Toyama.
- O festival do Nororo, a entidade lendária da cidade, não existe na vida real - somente no manga. Mas uma parte da estátua ficou exposta no porto de Uozu para divulgação do filme.
- Ryo Nishikido realmente toca guitarra (é um dos responsáveis na banda Kanjani Eito), apesar que no filme ele toca baixo na banda de garagem formada por Aya (Kimura) e Sudo (Matsuo).
- O ator Ryuhei Matsuda (que interpreta Ichiro Miyakoshi) é filho mais velho do ator Yusaku Matsuda. Seu irmão, Shota, é mais conhecido em atuar em doramas. Ryuhei atua mais em cinema. Ficou mundialmente conhecido no filme de Nagisa Oshima, "Gobatto".
- O manga original de Yamagami e Igarashi são 41 capítulos e publicados em 5 volumes, pela Kodansha Evening.
- Antes de ser exibido em território nacional, em 3 de fevereiro de 2018, o filme foi exibido em três festivais internacionais - Busan International Movie Festival, Chicago International Movie Festival e Hawaii International Movie Festival.
- Por causa da boa recepção nos festivais, foi a primeira vez que um membro da JE - no caso Ryo Nishikido - foi no Foreign Correspondents' Club of Japan, após tentativas frustradas de convidar um artista para divulgar algum filme. E foi a partir deste evento que a JE passou a permitir fotos e divulgação na imprensa.
- O ator Sanshou Shinsui, que interpretou Atsushi Meguro, faleceu no dia 30 de dezembro de 2017, dois meses antes do filme estreiar.
- A música de encerramento do filme - "Death is not the end" - era uma composição de Bob Dylan e interpretada por Nick Cave and The Bad Seeds, no álbum "Murder Ballads". A faixa traz participações de Anita Lane, Shane MacGowan, PJ Harvey e Kylie Minogue.

Fontes: wikipedia Japan, site oficial do filme, asianmovieplus.

Comments