[TAG: Weekender] Os One-Hit Wonders (versão j-pop)

One-hit wonder é usado para aqueles artistas que fazem sucesso com uma música só, e se bobear, só tem UMA música em sua carreira inteira. Por mais que uma pessoa tenha uma boa leva de músicas que façam algum sucesso, toda vez que vai em algum programa relacionado à música, SEMPRE vai cantar aquela que fez mais sucesso, o que seria o mais óbvio.



O mais engraçado nisso tudo é que, por mais que o artista cante sempre a mesma, a gente acaba até decorando a coreografia, se tiver.

No mundo j-pop temos muitos e muitos exemplos, nos anos 80 as aidorus que surgiram aos montes e lançaram uma ou duas músicas e sumiram, mas volta e meia as músicas aparecem em programas especiais. Nos anos 90, com a produção de Tetsuya Komuro, surgiram muitas atrizes que também investiram na música, mas preferiram ficar na atuação mesmo. Atualmente, melhor tentar acompanhar o programa CountDown TV (TBS) porque é um dos pouquíssimos que traz tudo o que é estilo de música.

Vou apresentar alguns que até hoje tocam em qualquer evento ou programa por aí... (tem um monte, mas se listar, não vai ter fim, então bora citar alguns mesmo)

No programa "The Best Artist" em novembro de 2017, Yoko Oginome fez uma collabo com o grupo Johnny's WEST com a versão de "Dancing Hero ~ Eat You Up".


Yoko Oginome - "Dancing Hero ~ Eat You up": Yoko Oginome era uma aidoru singer e dubladora nos anos 80 (fez a voz de Miyuki Wakamatsu no anime "Miyuki"). Em 1985, quando lançou a versão japonesa de Angie Gold, "Eat You Up", que tornou-se "Dancing Hero (Eat You Up)". A partir dessa música, o estilo Eurobeat de Oginome tornou-se popular. Embora nos anos 2000 estivesse meio afastada no meio artístico, foi em 2017 que ela voltou ao cenário artístico, por causa de um grupo de colegiais de Osaka, o Tomioka High School Dance Club, fez um vídeo com "Dancing Hero", com visual e vestuários da "bubble era", com tailleurs com ombreiras e tudo, e com a comediante Nora Hirano, que aparecia caracterizada, com direito ao telefone celular dos anos 90. Depois disso, a maioria dos programas musicais, Oginome aparecia sempre cantando essa música, e numa das apresentações as estudantes de Tomioka participaram.


Kishidan - "One Night Carnival": Todo mundo conhece o grupo, caracterizado de yankees com direito ao penteado regent e pinta dos bosozokus, gangue que costumava tirar rachas de moto nas rodovias. Liderado por Show Ayanocozey (aka DJ OZMA), o grupo fez muito sucesso ao aparecer no filme "Kisarazu Cats Eye", primeiro porque o grupo já era da região. E segundo, a música "One Night Carnival", graças a coreografia, tornou o grupo popular - ao ponto de tudo o que é evento e programa musical, só apresentarem essa música, que seria apenas uma noitada pra se divertir.



Uma das trocentas performances da banda em programas musicais. Este, de 2015 no programa UTAGE, o grupo ABC-Z fez uma collabo com Golden Bomber.

Golden Bomber - "Memeshikute": Quem é fã de grupos visual-kei conhece a banda que somente o vocalista e compositor Sho Kiryuin toca guitarra de verdade (os demais membros, praticam o air band). Desde que a música "Memeshikute" virou sucesso, não deu outra - boa parte dos programas musicais que frequentam, até no Kouhaku Utagassen, a air band só apresentam essa música, sempre variando a performance do baterista Kenji Darvish (que sempre está com maquiagem de kabuki) no final. Mas impossível o público não rir e vibrar junto.


Shuuji and Akira - "Seishun Amigo": Pra quem não sabe, Shuuji Kiritani e Akira Kusano eram personagens interpretados respectivamente por Kazuya Kamenashi e Tomohisa Yamashita no dorama de 2005 "Nobuta wo Produce". Aí, pra ter uma música de encerramento, via de regra, teria que ser de algum grupo da JE, já que ambos são da mesma agência. Na época, o grupo KAT-TUN, que Kamenashi faz parte, ainda nem tinha CD de estréia, e Yamapi era do NEWS, e pra não sair confusão, resolveram fazer uma dupla só pro dorama mesmo. Jogue o primeiro CD quem nunca fez a coreografia do refrão Si, oretachi wa itsumo futari de hitotsu datta... Só que teve um agravante: TODO programa que faz algo da JE, botam a dupla pra cantar essa música, e nem quando teve a dupla temporária Kame and Yamapi por causa do dorama de ambos, "Boku, Unmei na hito desu", resolveu...



Pikotaro - "PPAP" (Pen Pinapple Apple Pen): Kazuhito Kosaka, mais conhecido como Daimaou Kosaka, produtor musical, comediante e DJ, que do nada apareceu em 2016 no YouTube como Pikotaro, um cantor e compositor usando terno amarelo de estampas berrante com uma echarpe de estampa de oncina, com a música "PPAP" e a coreografia que viralizou no mundo todo. Não estou exagerando. Só o vídeo conta atualmente com mais de 131 milhões de visualizações no YT. No ano de 2016, o rapaz apareceu em tudo o que era programa e comerciais. Atualmente, quem está mais aparecendo nas telinhas é seu produtor, Daimaou Kosaka.



Whiteberry - "Natsu Matsuri": Whiteberry era um quinteto formado somente por mulheres, em Hokkaido. Foi por causa da cover de uma música de uma banda, JITTERIN'JINN, "Natsu Matsuri", em 2000, virou sucesso. E o promotion video ajudou - foi numa época de festivais de verão, a banda apresentava-se de yukata. Mas em 2004, quando quatro membros da banda resolveram ingressar na faculdade, a banda acabou, somente Yuki Maeda, a vocalista, que seguiu a carreira musical. E todo ano, época de festivais de verão, é sempre lembrado a versão da banda Whiteberry (e nunca a original).



RADIO FISH - "PERFECT HUMAN": Formado em 2014 pela dupla de humoristas Oriental Radio, formado por Atsuhiko Nakata e Shingo Fujimori , com os dançarinos FISHBOY, Show-hey, SHiN e RIHITO, o grupo apareceu pela primeira vez num programa especial da TV Asahi. Mas só foi em 2016 que ficaram conhecidos por causa do sexto single, "PERFECT HUMAN" que ganharam notoriedade - graças ao estilo da música e da coreografia. Foi a partir daí que nos anos de 2016-17, o grupo apareceu em tudo o que era programa de música e variedades, incluindo o Kouhaku Utagassen. Embora tivessem lançado mais músicas e usadas em temas de programas de variedades, o grupo sempre vai ser lembrado por "PERFECT HUMAN".

Faltou algum na lista? Quais seus one-hit wonders? Vamos compartilhar essas curiosidades, quem sabe serão pérolas pro futuro ou mais um na sua lista de guilty pleasures!

Fontes: wikipedia japan, google.



Comments