[Discoteca Básica do Empório] "HEART" - TOKIO



(Na verdade, eu não gosto muito de fazer resenha de "best album" ou coletânea de músicas de artista, porque sempre vai ter as músicas de sempre e vai ter gente reclamando que faltou música, mas experiência própria - foi por causa de "best album" que conheci trabalho bom de muita gente.)



Pro pessoal que chegou agora, a banda TOKIO vai ser lembrada pelo incidente do Yamaguchi, mas quem acompanhava a banda desde o debut (da época em que calça santopeito era moda), vai sempre lembrar que TOKIO destoava da JE porque era uma banda de verdade, que tocavam instrumentos e compunham boa parte das músicas. E ninguém tentava posar de idol, porque nem combinava com eles.

A banda era formada por Shigeru Joshima (aka Leader, na guitarra); Tatsuya Yamaguchi (baixo, até maio de 2018); Taichi Kokubun (teclados); Masahiro "Mabo" Matsuoka (bateria) e Tomoya Nagase (guitarra). Mas no fim dos anos 80, era uma dupla formada por Joshima e Yamaguchi e se chamava TOKIO BAND. Em 1990, acrescentaram mais três membros - Kokubun, que era amigo dos dois na época do Heikeha; Matsuoka e Hiromu Kojima que eram do SMAP Gakuen. Nagase entrou em 1992 como apoio. Só que alguns meses antes do debut, em 1994, Kojima saiu da JE e botaram o Nagase pra ser vocalista (só que teve muita gente que detestou porque além do Nagase destoar completamente da banda, era muito novo demais - tinha 16 anos na época).

Se alguém ouvir as músicas da banda, o menos avisado vai achar que é um grupo de pop-rock, mas se conhecer a fundo...

A banda como conhecemos até 2017, debutou em setembro de 1994, com o single "LOVE YOU ONLY", mas contrariando as expectativas da JE, que todo grupo que debuta, o primeiro single entra no topo das paradas, o do TOKIO ficou em terceiro. E a banda foi um grupo que foi dificil ter um single no topo (lembrando que nos anos 90, tinha muito nome forte no mundo j-pop e grupos da JE dava pra contar nos dedos de uma mão, sem exagero), só conseguindo só no 22o. (!!!) single - "Message"/"Hitoribocchi no Haburashi", em 2001, e mesmo assim, foram poucos singles a bater no topo. Mesma coisa com os álbuns, que a posição mais alta nas paradas foi em 2006 com o 10o. álbum de estúdio - "Harvest" -, que ficou em segundo lugar. Um dos motivos era porque o público-alvo do TOKIO era a maioria homens. E outro, porque nem todo mundo gostava do estilo musical da banda, que era voltada pro pop-rock. Pra terem uma idéia, a banda NUNCA fez concerto nos Cinco Domes do Japão, era somente em lugares menores (o maiorzinho era o famoso Nihon Budokan), não era todo ano (era a cada dois anos, como o V6, por exemplo), mas tiveram a chance de serem o primeiro grupo da JE a se apresentarem em live festival como o JOIN ALIVE em Hokkaido e no famoso festival Summer Sonic, quando completaram 20 anos de carreira. (O segundo grupo a se apresentar em live festival foi o Kanjani Eito no Metropolitan Rock, em 2017.)

Mesmo porque também o visual do grupo não ajudava muito - só ver a cara de mau do Nagase e o penteado moicano do Matsuoka, já intimidavam. Fora o Joshima gostar muito de usar alguma roupa com estampa de oncinha (não basta a roupa, a guitarra também entrava na roda).

Apesar disso tudo, o grupo fazia sucesso com os programas que ainda possuem na TV, como o "The Tetsuwan DASH!!" (desde 1995 no ar) e o recente talk-show  "TOKIO Kakeru" (desde 2012). Fora a interação com os kouhais da JE, que o TOKIO não perdoava.

Nas suas apresentações em programas musicais (foram 24 vezes ininterruptas no Kouhaku Utagassen, ou seja, foi o primeiro grupo da JE ir no evento desde que debutaram; 24 vezes no FNS Kaiyosai da Fuji Television; fora os da TV Tokyo, Johnny's Countdown, Music Day e Music Station), de uns anos pra cá, faziam a banda tocar SEMPRE as mesmas músicas, como "LOVE YOU ONLY" e  "AMBITIOUS JAPAN", sendo que eles possuem muitas outras.

Para ter uma idéia que os membros levavam à sério no quesito música, por exemplo, o líder Joshima apresenta-se com o guitarrista do The Alfee, Kounosuke Sakazaki, no programa The Music Day, como dois cantores folk em lugares aleatórios e Nagase já fez um MTV Unplugged sozinho (2008) e com a banda fictícia Hells (do filme "TOO YOUNG TO DIE! ~ Wakakushite Shinu") no TOKYO METROPOLITAN ROCK FESTIVAL (2016).

Só que, com a saída de Yamaguchi (dispensa comentários, por favor), a possibilidade da banda voltar com shows e álbum novo, é quase zero, ainda mais que 2019 eles iriam fazer Jubileu de Prata. O que nos resta, seria relembrar que a banda era boa e a gente desprezava, com os best albuns (são três - Best EP Selection fo TOKIO, Best EP II e HEART), pra iniciar. Além de procurar os vídeos antigos em que TOKIO, V6, KinKi Kids tocavam o terror nos bastidores dos eventos do Johnny's Sports no início de 2000.

HEART (2014)

A coletânea, lançada em 16 de julho de 2014, foi para comemorar os 20 anos de carreira do TOKIO. Só que as 30 músicas que estão no álbum, foram através da escolha dos fãs via site oficial do grupo - 15 singles e 15 b-sides ou músicas de álbum de estúdio. Mais duas são inéditas, compostas especialmente para o álbum - "Heart", por Nagase e "Kokoro", por Joshima.

Obviamente, as mais conhecidas como "LOVE YOU ONLY" (o single do debut), "AMBITIOUS JAPAN!" (usado na campanha da JR, quando a estação de Shinagawa tornou-se ponto de parada do trem-bala) e "Sorafune" (composta por Miyuki Nakajima), porém, outras menos conhecidas do público em geral também estão na coletânea. A maioria dos singles, eram músicas usadas ou em campanhas publicitárias ou em doramas (a maioria protagonizada ou por Nagase ou por Matsuoka).

O mais interessante das músicas do TOKIO é que boa parte foi composta pelos membros da banda, o que seria muito raro na JE, e algumas por artistas conhecidos, como Ringo Shiina e Miyuki Nakajima. E, claro, muitas delas tocadas pelos próprios membros da banda.

"Lyric", composta por Nagase, foi tema do dorama protagonizado por ele - "Nakuna Hara-chan". Embora na época que o single foi lançado, ficou em sétimo lugar, na escolha dos fãs para a coletânea", ficou em primeiro lugar.

"LOVE YOU ONLY", a mais conhecida por ser a música do debut, tem uma self-cover, mais lenta e que está no álbum de covers do grupo, o "TOK10", quando fizeram 10 anos. Na maioria das apresentações em programas de TV e até nos countdowns, a música virou obrigatória. Inclusive, até a banda L'Arc~en~Ciel, interpretou a música creditada como KIOTO (trocadilho com o TOKIO).

"Hanauta", 25o. single, foi tema do dorama protagonizado por Matsuoka, "Nurseman". A música foi composta pelo tecladista da dupla Sentimental Bus, Akinori Suzuki. Chegou a ser música incidental em alguns programas que o TOKIO participava.

"AMBITIOUS JAPAN!", foi lançada no mesmo dia em que a estação de Shinagawa foi aberta como ponto de parada do trem-bala. Muita gente achava que o nome da música se chamava "Be ambitious", porque a frase estava toda hora no refrão (assim como como "LOVE YOU ONLY", que muita gente achava que a música se chamava "Only You"). Foi usada na campanha da Japan Railways para divulgação das linhas Tokaido-Sanyo. O título da música foi estampada nos trens do modelo 700 dos trens.

"Sorafune", que foi usada no dorama protagonizado por Nagase - "My Boss My Hero" -, foi composta pela cantora e compositora folk Miyuki Nakajima. Foi um dos poucos singles do TOKIO a ser número um pela Oricon. Ganhou o 48o. Nihon Record Taisho de melhor composição do ano. O PV (que está também na coletânea) foi dirigido por Matsuoka.

"JUMBO", que era faixa do sexto álbum da banda - "YESTERDAY AND TODAY" -, acabava sendo obrigatória como encore nos shows, por literalmente levantar o ânimo do público. No último concerto que realizaram em 2014, no Budokan, botaram os kouhais que estavam na platéia pra fazer coro na música.

"Ame Kasa" era tema do dorama protagonizado por Matsuoka, "Yasuko to Kenji".

Bem, como em toda coletânea, sempre vai faltar alguma música. Pior ainda quando é seleção feita por fãs, aí que colocam as que já tão enjoados de ouvir, mas tem que pôr de qualquer jeito, senão perde a graça. Pelo menos três fazem falta, inclusive no DVD que trouxe os PV de 15 das músicas - "Kanpai!!", que foi usada no CM da Kirin Beer; "Love Love Manhathan", usada no dorama "Manhathan Love Story" e a versão de 2004 de "LOVE YOU ONLY". Por sinal, as duas últimas foram dirigidas pelo Matsuoka.

Praticamente, "HEART" será o último álbum com o TOKIO com cinco membros. Embora eles não eram grupo que tinha a obrigação de lançar álbum todo ano (embora nos cinco primeiros anos, foi um atrás do outro, depois de 2000 tiveram bons intervalos. Pra terem uma noção, entre "sugar" e "17", tiveram quatro anos e meio de espera), vale a pena ouvir a discografia oficial deles (12 álbuns de estúdio, três coletâneas, um cover album e 53 singles) e ao menos ver algum DVD live  (como "5 AHEAD in Tokyo Budokan", "1718" e "HEART") pra ver que os caras tocavam de verdade mesmo, e nem estavam nem aí pra ser idol.


Nota da autora: Na verdade, este post estava no rascunho desde o ano passado e era para ter publicado no Empório naquela época. Acabei deixando e quando a bomba estourou final de abril deste ano, ficou na espera porque se publicasse, ia causar maior celeuma aqui, por isso que esperei a poeira baixar pra ver se daria para publicar sem problemas, e mesmo assim eu andei perguntando para algumas pessoas se valeria a pena mesmo postar...


Comments