Duplas Dinâmicas - Parte 3

Quando duas cabeças pensam melhor que uma... Saibam mais na parte um e na dois.


Dupla mais famosa sempre.

Tirando duplas de manzai *, no mundo artístico temos as duplas musicais. Normalmente, os dois cantam e tocam instrumentos (como violão), ou um canta e outro toca, ou os dois cantam e dançam ao mesmo tempo. Muitas vezes a fórmula funciona tão bem, que muitos saem da vida de cantoria na rua para dominarem os palcos.



Lembrando novamente que gosto nunca se discutiu, e não incluo aí duplas sertanejas, de pagode e afins, porque não é minha especialidade e deve existir sites que tratam disso. (Faço mais de j-pop porque existem poucos blogs a respeito.)

Tackey and Tsubasa: A dupla formada em 2002 por Hideaki "Tackey" Takizawa e Tsubasa Imai, teve em seus 16 anos de carreira, 16 singles, cinco álbuns e dois mini-álbuns. Começaram como backdancers de uma outra dupla, o KinKi Kids, antes desta debutar, em 1995. Antes de formalizar como dupla, Takizawa e Imai apresentavam alguns programas como Gakibara Teikoku 2000 e Music Enta, apresentavam-se informalmente como dupla em muitos concertos em que os Juniores faziam, inclusive ambos produziam as suas apresentações - Tsubasa fazia as roupas e Tackey cuidava da produção do cenário.

As apresentações da dupla faziam tanto sucesso nos shows dos Juniores que muitos sugeriam que formalizassem como dupla solo, já que, enquanto eram Juniores, tiveram um concerto que levavam o nome dos dois numa turnê. Foi quando ambos completaram 20 anos que debutaram como dupla (graças a uma petição organizada pelo Tackey solicitando aos fãs que enviassem cartas para a JE implorando que debutassem como dupla ao invés de solo), com o mini-álbum "Hatachi" (que significa "20 anos" em japonês).

Apesar da pouquíssima discografia, comparado com seus outros colegas da agência, a dupla foi bem-sucedida nas paradas de sucesso e em shows. Mas, no quesito atuação, Tackey foi mais quem se destacou tanto em doramas como no teatro. Imai dedicava-se mais nos estudos na cultura espanhola (tanto que apresentou por seis meses um programa de aulas de espanhol pela NHK), e muitas vezes em TV e teatro.

Em 2017, perto de completar 15 anos de carreira, a dupla anunciou que entraria em hiato por tempo indeterminado, mas no dia 10 de setembro de 2018, anunciaram o término de suas atividades como dupla - Tackey deixaria a carreira de ator e cantor para se dedicar a parte de produção e direção de Juniores e Imai sairia da JE para poder cuidar de sua saúde (sofre de doença de Meniere, que é uma desordem no ouvido interno, causando vertigem e dificuldade em manter-se em pé).

Trivia:

- Quando eram Juniores, Takizawa e Imai quase não se falavam, mas por causa de um dorama que ambos atuaram em 1999, tornaram-se amigos muito próximos demais.

- As músicas "Mirai Koukai" e "Crazy Rainbow" foram usadas como encerramento e abertura do anime "One Piece". Na abertura do episódio 303, a dupla aparece com os personagens principais.

- "One Day, One Dream", de 2004, foi usada como tema de abertura da 5a. temporada do anime "Inuyasha" (episódios 128 a 138). (Nota: outro grupo da JE que teve uma música como abertura desse mesmo anime, foi o grupo V6, com "Change the World", na primeira temporada)

- As músicas mais lembradas da dupla em todo programa musical em que tinha o especial da JE, eram sempre "Yume no Monogatari" e "Venus" (porque ambos os singles tiveram uma vendagem alta na época).

- A dupla foi main personality no programa anual de caridade "24 Hour Television", em 2007.

- Um dos doramas que a dupla atuou, foi o taiga dorama "Yoshitsune" (2005).

Shuuji and Akira: Shuuji Kiritani e Akira Kusano eram personagens interpretados respectivamente por Kazuya Kamenashi e Tomohisa Yamashita no dorama "Nobuta. Wo Produce" em 2005. Quase que via de regra, quando algum membro da JE protagoniza algum dorama da temporada, se for de algum grupo, a música será deste grupo. Mas no caso de Kamenashi e Yamashita, como ambos eram protagonistas, foi criada a dupla, mesmo que fosse pra uma música só. Motivo: o grupo que Kamenashi pertence - KAT-TUN -, nem tinha debutado ainda (foi só em 2006), e Yamashita pertencia ao NEWS, então, pra não sair confusão entre os dois grupos...

"Seishun Amigo", lançado em novembro de 2005, ficou logo em primeiro lugar na Oricon, vendeu cerca de 1,6 milhão de cópias e até hoje a música é interpretada em tudo o que seria programa musical, tanto faz apresentada por Kamenashi, ou por Yamashita ou pelos dois.

Doze anos depois, em 2017, a dupla, já com outro nome - Kame and Yamapi -, lançou um novo single, "Senaka goshi no Chance", tema do dorama "Boku, Unmei no Hito", protagonizado novamente por Kamenashi e Yamashita. Motivo porque de novo a dupla foi formada - Yamashita era cantor solo e KAT-TUN estava no período chamado "recarregando as baterias".

Trivia:

- Nas primeiras apresentações de "Seishun Amigo", os backdancers eram os Juniores. Dois deles se destacavam - Ryosuke Yamada e Yuto Nakajima, que dois anos depois fariam parte do grupo Hey! Say! JUMP. (Nota: Nakajima também atuava no mesmo dorama, interpretando Koji Kiritani, irmão de Shuuji.)

- Devido a uma enquete feita pelos fãs para o Johnny's Countdown Live em 2015 - "Qual a dupla de seus sonhos" -, Kamenashi e Yamashita apareceram juntos depois de seis anos para interpretar a música.

- "Colorful" foi usada como tema do dorama "Sakura Dragon", protagonizado por Yamashita, que compôs a música. "Kizuna", composição de Kamenashi, foi usada como tema incidental da segunda temporada do dorama "Gokusen".

- A capa do single "Senaka goshi no Chance" foi fotografada quando Yamashita e Kamenashi estiveram nos Estados Unidos na cerimônia do Grammy Awards em 2017.

- "Forever Summer", que saiu na edição regular, foi composta pela dupla.

- "Follow Me", composição de Kamenashi, foi o nome da turnê solo que realizou durante o verão e outono de 2017.

Sukima Switch: Dupla formada em 1999 por Takuya Ohashi (vocais, violão e harmônica) e Shintaro Tokita (piano e teclados), o estilo musical é voltado mais para jazz com alguns toques de elementos da música pop, lembrando outra dupla norte-americana, Steely Dan.

Em 2005, devido ao sucesso do single "Zenryoku Shounen", participaram pela primeira vez no evento Kouhaku Utagassen (participaram mais dois anos consecutivos, com "Boku Noto" e "Kanade").

"Revival", música do álbum "Shin Kuukan Algorithm", foi usada como tema do dorama de primavera "Ossan's Love". O MV da música trazia o protagonista Soichi Haruta, interpretado por Kei Tanaka (que já havia aparecido em outro MV da dupla, "Nomi ni Konai ka", em 2005).

Trivia:

- O nome da dupla seria uma referência a janela do quarto de Tokita, que tinha uma abertura ("sukima", em japonês) e "switch", que seria o botão de ligar e desligar a luz.

- Uma das marcas registradas da dupla seria o penteado afro de Tokita.

- A dupla nasceu em Aichi (Ohashi é de Tokai e Tokita é de Nagoya).

- Quem é fã de anime, conhece a dupla devido às músicas terem sido inclusas em animes como "Fullmetal Alchemist" ("Golden Time Lover"), "Doraemon" ("Boku Note"), "Space Brothers" ("Eureka"), "Haikyuu!" ("Ah! yeah!!), "Naruto" ("LINE"), entre outros.

- A dupla compôs e colaborou com artistas como Masayoshi Yamasaki, Masakazu Oda, Sonin, Takako Matsu, YUKI, Aimer e Kanjani Eito.

☆★☆★☆

Obviamente, falta muita gente, mas se postar tudo, a postagem vai ficar quilométrica, então na hora que eu lembrar, escrevo outra.

*Manzai: estilo de humor "stand-up"  japonês formado por duplas, sendo que um seria o sério (tsukkomi) e o engraçado ("boke"). Geralmente, o tsukkomi corrige as falhas do boke, que torna a história mais engraçada do que já é. A maioria das duplas manzai aqui são formadas por humoristas nascidas na região de Kansai. Uma das maiores agências especializadas em humor, o Yamamoto Kogyo, tem sua sede em Osaka. 

"Hibana", livro escrito por Naoki Matayoshi (que é membro da dupla Peace, com Yuji Ayabe), conta sobre a vida de humoristas manzai, ganhou o prêmio Akutagawa de literatura em 2015.

imagens: tenho mais discos que amigos, avex trax, j-storm, twitter

Comments