[J-Drama Review] Code Blue ~ Doctor Heli Kinkyuu Kyuumei (1a. Temporada, 2008)


Code Blue é um termo usado entre médicos (de alguns países) para designar resgate de emergência por "parada cardiopulmonar" ou "parada cardíaca".



Com a divulgação de que o uso de helicópteros para resgate e primeiros socorros foi legalizado em 2007, muitas equipes de resgate recorrem ao uso do "Doctor Heli" para o transporte mais rápido de vítimas que estejam em estado grave e onde por terra seria de difícil acesso por ambulâncias.

No Centro de Emergências do Hospital Universitário de Shoyo Hokubu, quatro médicos recém-formados estão no período de experiência. Eles são chamados internamente de fellows (do inglês fellowship, que seria o equivalente à residência médica). Além de terem que atender casos desde os mais simples até de grande risco de vida, teriam que também lidar com os pacientes e seus familiares, erros médicos, acidentes, bem como, a vida particular - discórdia familiar, mentiras e perdas de entes queridos.

Com todos esses casos, resta saber se os quatro fellows vão conseguir superar traumas, medos e desafios e se formarem (mesmo sabendo que poderão ter grandes chances de serem punidos).



Os Personagens Principais:




- Kosuke Aizawa (Tomohisa Yamashita) - O protagonista. Apesar de seu comportamento frio, insensível e ainda fica isolado de todos, Aizawa é determinado e corajoso, sabendo dos riscos que pode correr tanto em cirurgias como nos resgates.  Com a ajuda do Dr. Morimoto, conseguiu reimplantar o braço do seu orientador, Dr. Shuji Kuroda, numa operação de alto risco.

Um pouco explica sua personalidade - seus pais separaram-se ainda criança e foi criado pela avó, que foi internada devido a um acidente e acaba tendo momentos de demência. E descobre que sua mãe cometeu suicídio e seu pai foi dado como morto.

- Megumi Shiraishi (Yui Aragaki) - A heroína da trama. Filha de um renomado médico, Shiraishi não mede esforços para conseguir o que quer, colocando o trabalho acima de tudo. Mas consegue manter amizade com a fellow Mihoko Hiyama e a enfermeira Haruka Saejima.

Por um bom tempo, sentiu-se culpada pelo acidente que impossibilitou Kuroda de exercer novamente a medicina.

- Mihoko Hiyama (Erika Toda) -  Tem bom coração e facilidade de conversar com as pessoas, apesar de falar o que pensa, e mesmo sendo amiga, às vezes discute com Shiraishi em muitas coisas.

Hiyama é do tipo de pessoa que detesta perder, mesmo com sua personalidade forte mas um tanto bagunçada.

- Haruka Saejima (Manami Higa) - Enfermeira do hospital Shoyo Hokubu, quieta mas bem aplicada, interage com os fellows. Também está no período de estágio. Tem um namorado que era médico, mas devido ao ALS, teve que abandonar a profissão. (Saejima era o amor não-correspondido de Fujikawa.)

- Kazuo Fujikawa (Yusuke Asari) - Moodmaker do grupo - otimista e tenta aliviar a tensão que os fellows como ele tem no hospital. Quando criança, frequentava muito os hospitais devido às crises de asma, e com isso pensou em estudar medicina para ajudar pacientes na mesma situação que ele havia passado. Nutre um amor unilateral pela enfermeira Saejima.




Membros do Shoyo Daigaku Hokubu Byouin Kinkyuu Kyuumei :

- Yoshiaki Tadoroko (Kiyoshi Kodama) - Chefe do hospital e clínico geral, foi quem implantou o sistema do Doctor Heli no Shokubu. Também se responsabilizou em contratar fellows para estagiarem no hospital, na ala de emergência, para aprenderem como agirem em casos extremos.

- Kanna Mitsui (Ryo) - Flying doctor, trabalha na ala de emergência e sua especialidade é ginecologia e obstrecia. Embora tivesse um filho, colocava o trabalho acima de tudo. No passado, Mitsui foi acusada de erro médico por não ter conseguido salvar uma paciente grávida e o filho.

- Shuji Kuroda (Tetsuro Yanagiba) - Flying doctor, trabalha na ala de emergência, especialista na área cardiopulmonar. Veterano com mais de 800 viagens no Doctor Heli, é egocêntrico, era contra a entrada de fellows, mas os orientava onde estivessem. Devido a um acidente que acabou por tendo o braço reimplantado, Kuroda teve que se aposentar da área médica.

- Tadashi Morimoto (Masanobu Katsumura) - Flying doctor, trabalha na ala de emergência e especialista em ortopedia, foi responsável pelo reimplante do braço de Kuroda.

- Akira Saijo (Tetta Sugimoto) - Responsável na ala de neurocirurgia do hospital e um dos orientadores dos fellows.

Outros:

- Kinue Aizawa (Kaori Shima) - Avó paterna de Kosuke, que o criou quando seus pais separaram. Devido a um acidente, acabou sendo internada no mesmo hospital que o neto trabalha. Com o choque, teve momentos de delírios e não reconhecia nem o próprio neto, que tornou-se responsável por ela.

- Satoshi Tazawa (Hiroyuki Hirayama) - Namorado de Saejima, foi quem a ajudou a seguir carreira médica. Era médico, mas Tazawa teve que se afastar devido a ALS.(esclerose lateral amiotrófica), que o deixou completamente paralítico.

- Tsuneo Ohyama aka Mary Jane Yuuko (Shinnosuke Furumoto) - New-half que foi parar no hospital após ter retornado da Tailândia com problemas gastrointestinais (obstrução intestinal) por ter comido muito rápido demais no avião, depois de ter feito operação para mudança de sexo. Acabou adquirindo um bar onde os fellows vão depois do trabalho para esquecerem um pouco os problemas.

Trivia e Curiosidades:




- O dorama foi transmitido pela Fuji Television do dia 3 de julho a 11 de setembro de 2008, todas às quintas-feiras, 22 horas (geralmente, esta grade compreende temas mais dramáticos). Teve uma audiência média de 15,7% em Kanto (o primeiro capítulo teve audiência de 21,2%).

- O hospital utilizado para as filmagens foi o Nippon Medical School Chiba Hokusou Hospital, situado na cidade de Inzai, Chiba; e o Grupo de Corpo de Bombeiros das cidades de Sakura, Yachimata e Shisui (Chiba).

- "Code Blue" ainda ganhou mais duas temporadas, dois especiais e um filme. E' tido como um dos doramas médicos mais aceitos pelos telespectadores e médicos por passarem um tema mais real (como resgates, cirurgias e relação médico-paciente) e menos intrigas (abuso de poder, extorsão, por exemplo).



- Falar dos atores principais é meio que chover no molhado - todos eles já eram conhecidos de outros trabalhos. Mas, depois da série "Code Blue", Yamashita e Toda atuaram juntos em "Summer Nude" (2013); Aragaki, Toda e Higa passaram a sair juntas. Asari e Yamashita tornaram-se tão amigos que chegavam a chamar pelo nome, ao invés pelo sobrenome.

- A música-tema, "HANABI", da banda Mr.Children, ficou em primeiro lugar na Oricon por duas semanas seguidas, no lançamento (em 2008). Mas quando saiu a terceira temporada do dorama, a música voltou a ser a mais requisita no site Recochoku (download pra celulares) e em muitas enquetes de programas musicais, como Music Station e Countdown TV.


- O Doctor Heli realmente existe, e por conta do sucesso do dorama, seu uso ficou mais frequente. O hospital onde foi feita as filmagens já possuia esse sistema.

Code Blue ~ Doctor Heli Kinkyuu Kyuumei - First Season 
- Data de transmissão: 3 de julho a 11 de setembro de 2008 (todas quintas-feiras) pela Fuji Television e suas filiadas.
- Direção: Masaki Nishiura
- Elenco: Tomohisa Yamashita, Yui Aragaki, Erika Toda, Manami Higa, Yusuke Asari, Kiyoshi Kodama, Tetsuro Yanagiba, Ryo, Masanobu Katsumura, Tetta Sugimoto.

Home Page (Primeira Temporada): https://www.fujitv.co.jp/codeblue1st/

Fontes: wikipedia japan, model press, site oficial do dorama.

Imagens: model press, ameba blog, pinterest

Comments