[J-Drama Review] "Code Blue ~ Doctor Heli Kinkyuu kyuumei" (3a. Temporada, 2017)



Mais sobre a primeira temporada, relembrem aqui.

E um pouco sobre a segunda temporada, aqui.

Sete anos depois de terem terminado o período de treinamento, os cinco ex-fellows acabam voltando ao Shoyo Hokubu para suprir a falta de pessoal e treinar três novos fellows e uma enfermeira. Novamente, os agora médicos têm que enfrentar casos mais complexos, interagir com os fellows, e vida pessoal.



Os Personagens Principais:

-  Kosaku Aizawa (Tomohisa Yamashita) - Não mede esforços em salvar vidas, mesmo arriscando a própria vida. Começando como fellow, na seção de emergência, acabou tornando-se um dos melhores neurocirurgiões do país e com carta de recomendação para especializar-se no Canadá, Aizawa é conhecido até pelos próprios colegas uma pessoa fria, sem sentimento algum, mas tem explicação: quando ainda era criança, o pai desapareceu e foi tido como morto e a mãe cometeu suicídio, e foi criado pela avó, que por muitos anos escondeu a verdade. Apesar desse comportamento (parecendo muitas vezes ser egoísta), várias vezes Aizawa mostra seu lado sentimental (como a tristeza em descobrir que sua avó, que o criou, estaria sofrendo de demência; visitando o túmulo da mãe após anos e comenta com seu "rival" sobre a falta de cooperação no trabalho).

- Megumi Shiraishi (Yui Aragaki) - Filha de um dos renomados médicos, é obstinada pelo trabalho e se esforça para conseguir seus objetivos. Devido a um grave acidente com o Dr. Shuji Kuroda, Shiraishi por um bom tempo se culpava pelo fato de seu responsável não poder mais realizar cirurgias. Contrariando a vontade de seu pai, que queria que a filha fosse se especializar em cirurgia cardiovascular em outra universidade, Shiraishi decide ficar no Shoyo e tornou-se staff leader na ala de emergência, sendo responsável pelo treinamento de novos fellows, especialmente Haitani.

Embora tenha esse comportamento obstinado e com um pouco de rivalidade no trabalho, Shiraishi torna-se amiga da enfermeira Saejima e acolheu Hiyama quando o prédio onde esta morava pegou fogo e ficou sem lugar pra morar.



- Mihoko Hiyama (Erika Toda) - Muitas vezes fala o que pensa, mas tem um bom coração, pensa no bem-estar dos pacientes e familiares, muitas vezes até se envolvendo na decisão delas. Mas, devido a um acidente em que teve que submeter-se a uma cirurgia de alto risco (ruptura no miocárdio, vide especial de 2010) e ter tomado uma decisão de eutanásia (vide 2a. temporada), Miyama desenvolveu um trauma com pacientes, não conseguindo realizar uma cirurgia. Seu trauma foi curado durante um resgate de emergência em que a mãe de uma vítima que estava entre a vida e a morte, disse à ela que "Não interessa agora o que aconteceu com você, mas confio meu filho em suas mãos" (2a. temporada).

Sete anos depois, Hiyama tornou-se responsável na área de obstrecia em outro hospital, mas acabou retornando para Shoyo, na ala de emergência, a pedido de sua antiga orientadora, Dra. Kanna Mitsui (que teve que pedir afastamento devido à doença de seu filho), e supervisiona o fellow Souma Natori. Pensou seriamente em mudar de apartamento, mas mudou de idéia a pedido de Shiraishi ("A casa fica triste sem você"), apesar de alguns desentendimentos e Hiyama ser extremamente bagunçada (larga tudo em qualquer lugar na casa).

Acaba gostando de um dos pacientes que estava fazendo reabilitação, o chef Hirotsugu Ogata.

- Haruka Saejima (Manami Higa) - Enfermeira da ala de emergência e flying nurse. Acompanhava os médicos nos resgates aéreos (ela não tinha um senior doctor para orientação, apesar de ter o Dr. Shuji Kuroda como referência).

Um dos motivos de Saejima ter escolhido seguir carreira médica, além da família ser da área, foi através de um colega de seu irmão mais velho, Satoshi Tazawa, que estava estudando medicina, e tornou-se seu namorado. Mas Tazawa acabou desenvolvendo uma doença degenerativa, que paralizou seus movimentos e sabia que não tinha muito tempo de vida, ao ponto de assinar um termo de responsabilidade que autoriza a não-ressuscitação em caso de parada cardiorrespiratória (uma das causas mortis em ALS). Mesmo sabendo que não iria sobreviver, Saejima ainda mantinha esperança de que Tazawa se recuperasse e pudesse fazer a vida juntos.

Por um bom tempo, Saejima ainda trazia lembranças do namorado falecido, o que a fazia sofrer muito por dentro (até interferindo no trabalho). Mas, de tanto que ouvia Fujikawa falar palavras otimistas, decidiu terminar com o luto e seguir a vida.

Anos depois, já estava com relacionamento firme com Fujikawa. e esperando um filho - mas complicações na gravidez fez com que sofresse um aborto espontâneo. O que aumentou o medo de Saejima perder quem mais era importante pra ela.

- Kazuo Fujikawa (Yusuke Asari) - Fellow que acabou se especializando em ortopedia, influenciado pelo Dr. Tadashi Morimoto. E' o chamado "alívio cômico" na trama (com muitos momentos sérios, obviamente), tendo que lidar com casos atípicos.

Desde o início tinha interesse amoroso com Saejima, mesmo sabendo que ela tinha um namorado. Mas foi a partir da terceira temporada que ambos já estavam num relacionamento sério, já pensando no casamento.

Mas quase que o sonho de ambos acaba quando Fujikawa sofre um grave acidente ao resgatar vítimas no desabamento do metrô (mas felizmente sobreviveu e voltou a trabalhar no Shoyo, e não perdeu seu otimismo, e levando as "cortadas" da Saejima).

A Equipe Médica - Flying Doctor

São médicos veteranos que além de terem uma especialidade em alguma área, passam mais tempo na ala de emergência, acompanham os fellows nos resgates aéreos e atendem no local.

- Kanna Mitsui (Ryo) -  Médica na área de obstrecia e ginecologia, também atua na ala de emergência e flying doctor. Foi uma das orientadoras de Hiyama. Workaholic, teve que pedir licença do trabalho quando descobriu que seu filho, Yusuke, sofria de cardiopatia (3a. temporada).

- Keisuke Tachibana (Kippei Shiina) - Médico na ala de emergência e flying doctor que tornou-se chefe da ala após a aposentadoria do Dr. Tadoroko. Quando Kuroda teve que se afastar devido ao acidente (1a. temporada), Tachibana assumiu a tarefa de orientar os fellows e acompanhar o trabalho como flying doctor. Por anos carregou um trauma - um erro médico de uma mulher que teve um filho nas 24 semanas de gestação.

Devido a esse incidente, separou-se de Mitsui, mas acabou reatando o casamento quando descobriu que seu filho estava com cardiopatia e estava internado no mesmo hospital que trabalhava.

Médicos interinos da Shohoku:

- Akira Saijo (Tetta Sugimoto) - Médico especializado em neurocirurgia, era rival de Kuroda desde os tempos de escola. Foi responsável pela cirurgia de Tadoroko, que foi de alto risco. Foi um dos orientadores de Aizawa, que acabou se especializando em neurocirurgia, junto com Hiroki Shinkai (3a. temporada).

- Hiroki Shinkai (Masanobu Andou) - Médico especializado em neurocirurgia, estaria para fazer residência na Universidade de Toronto. Era rival de Aizawa.

- Nobuaki Inoue (Kenichi Takitou) -  Cardiologista e amigo de Tachibana, foi responsável em encontrar um doador para Yusuke.

Novos Fellows:




- Souma Natori (Daiki Arioka) - Filho único do diretor de um hospital, entrou como fellow no Shohoku (contra a vontade de seu pai). Ao mesmo tempo que parece que não tem muito entusiasmo no assunto, tem habilidade e conhecimento em vários aspectos. Quando está sem nada a fazer, fica no celular, ou procurando alguma coisa na área ou tirando fotos de flagrantes (vide capítulo 7, em que Hiyama se encontrava com Ogata). Depois do incidente com Hiyama (capítulos 8 e 9), Natori pensou em voltar para o hospital que seu pai administrava, mas após ver que Hiyama não estava infectada (era suspeita de Ebola), acaba mudando de idéia e chora de alívio (por Hiyama estar bem) e remorso (por todo o transtorno que gerou).

- Shunpei Haitani (Ryo Narita) - Entrou na carreira médica porque, quando criança, foi salva pelo Doctor Heli, e pôs em mente que queria ser médico para salvar vidas. Dedicado (descobriu a causa do envenenamento da vítima muito rápido) e de bom coração, Haitani tem medo de falhar e pôr em risco a vida das pessoas (vide capítulo 7, quando provoca um acidente ao tentar ajudar a salvar três vítimas), o que desencadeou insônia e automedicação, e transtorno de estresse pós-traumático, submetendo-se a terapia para poder voltar como flying doctor (vide especial de 2018).

- Akari Yokomine (Yoko Araki) - De tanto assistir doramas médicos, decidiu ser uma. Mas percebeu que a vida real era bem diferente do que assistia. De personalidade pacífica e nada agressiva e conseguir se expressar bem com os pacientes e familiares, Yokomine descobre que existem muitas situações muito mais difíceis e árduas no trabalho. Mas consegue realizar uma cirurgia de alto risco junto com Natori e Haitani.

- Futaba Yukimura (Fumika Baba) - Por causa de desentendimentos com a família, Yukimura decidiu sair de casa para seguir sozinha os estudos para ser enfermeira. Completamente introvertida, aos poucos Yukimura consegue se relacionar com os demais colegas, através do trabalho com Saejima. Um dos motivos que Yukimura teve pouquissimo contato com a família, era que a mãe era alcóolatra, o pai deixou a casa a irmã mais velha quem teve que assumir (vide filme de 2018).

Outros personagens:

- Yusuke Tachibana (Ryusei Kiyama) - Filho de Kanna e Keisuke, sofre de uma cardiopatia que o faz ficar em uma cadeira de rodas ou na cama, com um aparelho que simula a circulação sanguínea. Uma das alternativas seria um transplante, mas estava na fila de espera, e se demorasse muito, poderia ser tarde demais.

- Kanade Amano (Ririka Tanabe) - Considerada uma excelente pianista para sua idade, teve que se submeter a uma cirurgia por possuir um pequeno tumor no cérebro. Mesmo sabendo do risco de perder as habilidades motoras, Kanade optou pela operação, depois que teve algumas convulsões. O que resultou na perda de sua coordenação motora e passou a fazer fisioterapia.

- Hiratsugu Ogata (Tomomi Maruyama) - Chef de um restaurante indicado pelo guia Michelin, devido a um acidente em uma pescaria, perdeu a habilidade em manusear instrumentos de cozinha, teve que passar o comando para o irmão mais novo, acabou se divorciando. Durante sua internação, começou a ter interesse por Hiyama (que no fundo também estava gostando dele).

- Kyoko Machida (Yumi Ito) - Responsável da sala de comando, onde comunica-se com os pilotos do Doctor Heli, corpo de bombeiros e hospitais. Ficou no lugar de Seiko Todoroki (Ryoko Yui), que casou-se com o Doutor Morimoto (vide 2a. temporada).

- Hisashi Kaji (Susumu Terajima) - Piloto veterano do Doctor Heli. (No primeiro capítulo da terceira temporada, foi para auxiliar o novato Hayakawa).

Trivia e Curiosidades:

O elenco da terceira temporada no dia em que estreiou o filme. (Na frente, da esquerda para direita) Manami Higa, Yui Aragaki, Tomohisa Yamashita, Erika Toda, Yusuke Asari. (Ao fundo, da esquerda para direita) Masanobu Ando, Yuko Araki, Ryo Narita, Daiki Arioka, Fumika Baba, Kippei Shiina e o diretor Masaki Nishiura.


- O uso de helicópteros para resgate de vítimas - o chamado "Doctor Heli" -, começou no dia em que houve o grande terremoto de Hanshin-Awaji (17 de janeiro de 1995), devido a dificuldade de resgatar em terra. Mas foi oficialmente divulgado em 2007. Devido à popularidade do dorama "Code Blue" (2008), o uso do helicóptero para resgate de pessoas em tempo ágil e em lugares de difícil acesso tornou-se bem difundido no território japonês.

- E' considerado um dos melhores doramas médicos porque mostra mais a realidade em um hospital, além de uma trama dinâmica, a relação entre médico e paciente.

- O dorama foi transmitido pela Fuji Television e suas filiadas do dia 17 de julho a 18 de setembro de 2017, todas às segundas-feiras. Teve uma audiência média de 14,6%.

- Muita gente não havia percebido, mas subliminarmente a terceira temporada abordava a questão de doação de órgãos (capítulo 6, por exemplo, em que um paciente com morte cerebral teve seus órgãos doados para seis pessoas diferentes).

- Uma das razões de terem feito a terceira temporada, depois de sete anos, era para mostrar o que os cinco ex-fellows estariam fazendo atualmente, já que na segunda temporada, estavam com planos do que fazer depois do término do estágio. Além de que precisariam treinar novos fellows para suprir a falta de pessoal, já que Aizawa e Hiyama já estavam atuando fora da Shoyo.

- Coincidência - se Yamashita já havia trabalhado anteriormente com Erika Toda em outro dorama ("Summer Nude"), Daiki Arioka já trabalhou anteriormente com Toda em "Engine" (2005) e com Yui Aragaki em "Okitegami Kyoko no Bibouroku" (2015).

- Relação sempai x kouhai na JE: Era a primeira vez que Yamashita e Arioka atuavam juntos. (Cultura inútil: 2017 foi o ano que o grupo que o Arioka pertence - Hey! Say! JUMP - estava completando 10 anos de carreira)




- Yumi Ito, que interpreta Kyoko Machida, embora tivesse nascida no Japão, tem registro coreano - seus pais são descendentes de japoneses e coreanos. Ficou conhecida anteriormente como cantora chamada ICONIQ, até 2016, quando voltou a utilizar seu nome real.

- Manteve quase todos os atores da segunda temporada - Yamashita, Aragaki, Toda, Higa, Asari, Ryo e Shiina. Terajima e Sugimoto apareceram somente no primeiro capítulo.

- No capítulo final, havia sido anunciado o lançamento do filme, que acabou entrando em cartaz no dia 27 de Julho de 2018.

Fontes: Wikipedia Japan, site oficial da Fuji Television

Imagens: model press, dorama caps, the television, tv guide

Comments