[Discoteca Básica do Empório] Vários - "Natsume Yuujinchou Shudaikashuu"


Um dos poucos animes a possuir temas de abertura e encerramento que não são estilo vocaloid ou de dubladoras de voz (deveras irritante) de adolescente, é "Natsume Yuujinchou" ("O Livro de Amigos de Natsume", em tradução livre).



Na verdade, eu fui descobrir que esse anime existia através de duas pessoas - a Eli e a Mikan, que são megafãs do anime (tanto que o casamento da Mikan foi inspirado completamente pelo anime, e o bolo era em forma do Nyanko-sensei). E pra piorar, o manga é publicado desde 2003 e o anime completou este ano 10 anos (com seis temporadas), e acabei maratonando em tempo recorde para poder entender o filme que entrou em cartaz no dia 29 de setembro deste ano.
Pequeno "resuminho" da história, porque em breve terei que fazer uma postagem sobre o anime e manga: Takashi Natsume é um adolescente que tem o dom de ver espíritos desde criança, herdado de sua avó, Reiko. Por causa desse dom, as pessoas evitavam ter contato com ele, inclusive os parentes, já que Natsume perdeu os pais muito cedo. Não bastasse ter herdado não somente esse dom, sua fisionomia lembra a avó e por isso é sempre confundido pelos espíritos. Além de ter o chamado "Livro dos Amigos", um livro que tem o nome dos espíritos que foram derrotados pela Reiko, e agora Natsume tem o trabalho de devolver o nome para eles e proteger o livro dos espíritos do mal. Mas, para isso, conta com a ajuda de Nyanko-sensei, um espírito em forma de um gato da sorte.

Voltando às músicas do anime: são interpretadas por artistas mais conhecidos no meio anime, mas nada de músicas de vozes irritantes, nem eletrônicas. Mas são baladas, folkpop e uma levada de rock. E nem artista tão conhecido seria, como acontece em alguns animes, que o tema de abertura ou de encerramento é de algum artista muito famoso no j-pop. Isso acontece quando o anime é muito conhecido. 




O álbum foi lançado em 2012 pela gravadora Aniplex (especializada em animes) em duas versões - a limitada, que vem um DVD com os vídeos com as músicas de abertura e encerramento da animação sem os créditos, e vem numa caixa cartonada com as ilustrações do personagem mais popular do anime, o Nyanko-sensei; e a versão regular que só tem as músicas.

"Issei no Sei", tema de abertura do anime, interpretada por Shuhei Kita. De nada lembra música de anime, pois tem uma levada pop-rock, com direito a solo de guitarra. Kita é mais conhecido no meio anime por ter interpretado várias músicas para games e animações. "Issei no Sei" foi o segundo single da carreira do cantor. Em 2013, o cantor Kosuke Atari regravou a música para seu álbum de covers, "Best Covers ~ Motto Nihon.~".

"Natsu yuusora", interpretada por Kosuke Atari, é uma balada bem ao estilo de Kyushuu-Okinawa, bem para relaxar. Na verdade, Atari, que nasceu em Kagoshima, mantém as raízes da região, e a maioria de suas músicas é no estilo shimauta (estilo musical das ilhas Amami, Kagoshima. Mas se popularizou nos anos 2000 com Atari, Amami Oshima e Hajime Chitose). Outra música de Atari também foi usada neste mesmo anime, mas no encerramento da terceira temporada, "Kimi no kakera", uma balada que tem a colaboração da violinista Emiri Miyamoto.

"Ano Hi Time Machine", da banda LONG SHOT PARTY, foi usada na abertura da segunda temporada. Era a segunda vez que a banda tinha uma música usada para um anime (o primeiro foi "distance" para o anime Naruto Shuppuden). Por usar elementos de ska e rock, a música ficou em 35o. lugar na Oricon. Formada em Sendai, a banda  foi independente até metade do ano de 2007, mas logo depois que lançaram o primeiro álbum pela major, terminaram as atividades em 2010.

"Aishiteru", balada da dupla Kourin (pronuncia-se "Calling") , foi tema de encerramento da segunda temporada. A dupla, formada por Takane Yamamoto (vocais e composição) e Akihisa Yamaguchi (violão, piano e arranjos) em 1998, em Kyoto, tinha o estilo mais voltado ao acustico. Embora tivessem anos de carreira, foi 5 anos depois que assinaram com uma gravadora major, a Sony Records. "Aishiteru" não saiu em single, mas inclusa no álbum de estúdio "Hibi no Uta" (último álbum pela major, porque em 2009 foram para a little dance music. Em setembro de 2017 entraram em hiato por tempo indeterminado.

"Boku no dekiru koto", da banda How Merry Marry (eu havia mencionado já desta banda aqui), e foi tema de abertura da terceira temporada. A música foi o primeiro e o único single da banda.

"Ima, kono toki", da banda folk Hiiragi, foi tema de abertura da quarta temporada. A banda, formada em Hokkaido em 2000, era independente até 2009. Quando completaram 13 anos de carreira, terminaram as atividades. A música ficou em 50o. lugar na oricon, posição mais alta que tiveram durante esse período. Coincidência ou não, Hiiragi é o nome de uma dos personagens do mangá e anime.

"Takaramono", uma balada bem delicada, da cantora Marina Kawano, foi do encerramento da quarta temporada. Kawano é mais conhecida no meio anisongs (músicas somente para animes e games), tanto que a maioria dos eventos que ela frequentou, era dessa categoria.

Bonus:

Na verdade, o álbum contém músicas até a quarta temporada, mais uma música extra, "Natsu o Miteita", da cantora Shizuru Otaka, que foi usada no OVA "Hotarubi no Mori e", baseado no mangá de Yuki Midorikawa (mesma autora de "Natsume Yuujincho"). A música foi inclusa porque na época que o anime "Natsume Yuujincho" estava na quarta temporada, foi lançado a versão cinematográfica (anime film) de "Hotarubi no Mori e".

Embora as músicas seguintes não estão no álbum, vale acrescentar na lista:

"Takarabako", do compositor conhecido como Nekobolo ou Sasanomaly, é bem estilo j-pop, fugindo um pouco do que ele vinha fazendo quando divulgava pelo canal niconico douga, que era mais voltado ao estilo vocaloid e eletrônica. A música foi o primeiro single que foi lançado pela Sony Music.

"Akane Sasu", da cantora e compositora Aimer, eu já havia mencionado nesta postagem aqui. Foi usada como tema de encerramento da quinta temporada.

"Floria", do cantor e compositor Tomohisa Sako, foi usada na abertura da sexta temporada. Tem uma melodia mais voltada para o folk. ,

"Kimi no uta", usada no encerramento da sexta temporada, composta e interpretada por Rei Yasuda, é uma outra balada que mostra o fim da primavera (a sexta temporada foi transmitida na primavera de 2017).


"remember", da cantora e compositora Uru, é o mais recente - faz parte do tema de encerramento do anime film "Natsume Yuujincho Utsusemi ni Musubu".

Trivia:

- As animações de abertura e encerramento das seis temporadas mostram as estações do ano em que o anime se passava. Geralmente as músicas de encerramento eram mais baladas.

- Normalmente tem uma animação tanto na abertura como no encerramento com os personagens e os créditos finais, mas no encerramento da quinta temporada, a animação foi só aparecer no quinto episódio.

- Desde o single "Kimi no Kakera", os singles saiam em duas ou três versões - a limitada, com DVD oficial do artista; o tipo B, que vinha com a capa do anime e a edição regular.

- Emiri Miyamoto, que toca violino em "Kimi no Kakera", chegou a ter uma participação especial no News ZERO, na parte cultural. Também colaborou com outros artistas no FNS Kaiyosai (programa da Fuji TV que tem a participação de muitos artistas de vários gêneros musicais).

- Tomohisa Sako além de cantor, é compositor e toca violão na maioria de suas músicas. Compôs para o anime da franquia Pokemon (duas temporadas), de tanto que é fã de games. Tornou-se fã do Arashi por causa da música "Sakura Sake".

- Rei Yasuda nasceu nos Estados Unidos mas estudou boa parte no Japão (sendo que o primário, estudou em escola internacional), e tornou-se fluente nas duas linguas. Um de seus últimos trabalhos foi a música "Sunny", tema de abertura do dorama "Kenko de bunkatekina saiteigendo no seikatsu".

- O trabalho mais recente de Uru é a canção "Prologue", que é tema do dorama da temporada de outono de 2018, "Chuugakusei Nikki".

Até o presente momento, as duas versões do álbum e quase todos os singles (talvez exceto os de HOW MERRY MARRY e o álbum de Kourin, que são antigos e provavelmente encontre em lojas de segunda mão) estão disponíveis à venda nos sites como amazon, HMV, Tower Records e animate (site especializado em animes e mangás), tanto a versão limitada (que traz as imagens do Takashi Natsume e Nyanko-sensei) como a regular (a que sempre tem em estoque).

Fontes: animate times, oricon, wikipedia japan, hakusensha, site oficial do anime Natsume Yuujincho.

Imagens: animate, oricon, site oficial do anime Natsume Yuujincho.

Sites oficiais:

Anime Natsume Yuujincho: http://www.natsume-anime.jp/ 
Site Especial dos Dez Anos: http://www.natsume-anime.jp/10th_anniv/
Mangá: https://www.hakusensha.co.jp/natsume/
Filme: https://natsume-movie.com/

Interpretes:


Shuhei Kita - Nostalgic Harmony: http://kitashuhei.com/
Kousuke Atari Official Blog: http://www.atarikousuke.jp/
Ken Iikawa (trumpetista do LONG SHOT PARTY) twitter: https://twitter.com/kenmorgan1979
Keichii Kudo (HOW MERRY MARRY) twitter: https://twitter.com/keiichi__kudo
Marina Kawano instagram: https://www.instagram.com/marina_kawano/
Sasanomaly: http://sasanomaly.com/
Aimer: http://www.aimer-web.jp/
Tomohisa Sako: http://www.sakotomohisa.com/
Rei Yasuda: http://www.yasudarei.net/info/
Uru: https://uru-official.com/

Kourin já não atualiza o site oficial desde o hiato em setembro de 2017. O site oficial de Hiiragi saiu do ar.


Comments