Dia das Bruxas, Halloween e A Grande Abóbora

Linus: Amanhã à noite estarei sentado aqui, nesta sincera plantação de abóboras e eu verei a Grande Abóbora! Ele virá voando pelo ar e eu estarei aqui para vê-lo!


Atrasada, eu sei, mas vamos lá que essas coisas não estou a fim de passar batido.

Todo ano a mesma coisa: chega meados de outubro, muitas lojas decoradas com o tema de Halloween. Sem falar que no dia 31 de outubro, tem as festas, pessoal fantasiado (e uma série de incidentes, mas nem vamos entrar fundo nisso, por favor)... Daí uma turma pra lá de invocada solta a pérola de que "isso é invenção de americano". O quê? Perae...

Já começa que a comemoração é de origem celta (territórios como Escócia, Irlanda, País de Gales, Isle of Man, Cornwall e Brittany), ou seja, nas ilhas da Rainha, ops, Britânicas. E tem origem desde o século 18. O nome Halloween, vem do escocês "All Hallows Eve", que significa, véspera de todos os santos.

Ainda mais: a data comemorava o festival de Samhain (nada a ver com maldição!), que nada mais era o final da terceira colheita do ano, antes de entrar o inverno. Nesse período, estocavam provisões para o inverno, retorno do rebanho para o pasto e renovação das leis celtas. (informação do site e-dublin)

Por que dia 31 de outubro? Os celtas acreditavam que neste dia as bruxas descansavam. Outra teoria era o tempo da morte e ressureição na terra.

O que as bruxas têm a ver com o Halloween? A data era comemoração celta, e Roma chegou até a comemorar. Mas na época da Inquisição, a Igreja Católica considerou um culto pagão e foi proibida de ser comemorada, apelidando a data de "Dia das Bruxas". Um pouco também se deve aos símbolos e seus significados místicos, como caldeirão e velas (que na verdade traziam mais boa sorte do que maldições).

As cores também têm um significado forte no Halloween (as cores predominantes são laranja, preto e roxo, que traziam energia, vitalidade e força).

O morcego simboliza a clarividência (por ser um animal noturno, é capaz de enxergar além das formas e aparências, graças a sua capacidade de captar campos magnéticos pela sua própria sensibilidade). A aranha simboliza o destino. E o gato preto, antes sinal de mau agouro (porque os antigos acreditavam que ele era a encarnação dos espíritos e disfarce das bruxas), hoje tornou-se animal símbolo de meditação, recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.

Abóboras? No folclore celta, a origem do Jack-O'Lantern é da história de Jack Miserable, um alcóolatra mal-educado que, na noite do dia 31 de outubro morre de tanto beber, e quando o diabo veio buscar sua alma, Jack o engana e ganha mais um pouco de tempo de vida pra continuar bebendo. Mas quando morreu, nem o céu e nem o inferno o queriam mais. O diabo fez Jack continuar vagando na noite com uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Jack colocou a brasa num nabo esculpido para servir de lanterna.

O motivo da abóbora - isso vem da cultura norte-americana, porque a abóbora era um legume mais fácil de esculpir. O significado das abóboras iluminadas (ou qualquer legume que possa ser esculpido e colocar uma vela dentro) na época do Halloween seria para afugentar seres malignos.

"Gostosuras ou Travessuras" ("Trick or Treat"), vem da cultura celta - as crianças fantasiadas vinham de porta em porta pedir doces e comida em nome da deusa Muck Olla. Se tivessem o pedido recusado, a deusa viria para castigar, então, uma das formas de apaziguar as travessuras da deusa, era dar comida.

A Grande Abóbora. De uns cinquenta anos para cá, quem lê muito as histórias de "Peanuts featuring Good Ol' Charlie Brown", de Charles M. Schulz, sabe muito bem a história de Linus van Pelt e a Grande Abóbora. A primeira tira em que Linus fala sobre a Grande Abóbora, foi em 1959. Tanto que virou uma animação em 1966 ("It's the Great Pumpkin, Charlie Brown"). A história da Grande Abóbora era simples - a crença de Linus que, na noite do dia 31 de Outubro, a Grande Abóbora iria aparecer na plantação de abóboras e trazer presentes para a criança mais sincera. Todo mundo sabe que Linus fez uma mistura da data do Halloween com a crença do Papai Noel, mas sabemos também que Linus é um paradoxo no mundo Peanuts - enquanto ele é um dos personagens mais filosóficos e intelectuais da turma, ao mesmo tempo é ingênuo na crença da Grande Abóbora e vive com seu cobertor de segurança.

Só que a Grande Abóbora nunca apareceu, mas Linus ainda persiste na esperança de que um dia surgirá na plantação de abóboras.

Um dos motivos porque eu gosto das tiras em que Linus menciona sobre a Grande Abóbora na época do Halloween, é a forma de como existe um sentido profundo mesmo Schulz tendo que evitar certos temas em suas histórias - o sentido religioso (a fé e preserverança); ingenuidade (acreditar em algo que seria lenda, mas também aborda sobre um dos dilemas da humanidade - a existência ou não de algo); paradoxo (ao mesmo tempo que Linus é intelectual, é ingênuo demais) e mostrava que "existem três coisas que nunca se devem discutir - religião, política e a Grande Abóbora" (vide tira de 25 de outubro de 1961 onde Violet Gray discute com Linus sobre a existência da Grande Abóbora).

Fontes: e-Dublin (sobre curiosidades sobre o Halloween), site oficial do Peanuts, wikipedia em inglês.

e-Dublin (site em português sobre intercâmbio, vida cotidiana e trabalho na Irlanda do Norte) : https://www.e-dublin.com.br/

Site oficial da tira Peanuts: https://www.peanuts.com/

Imagem: FB oficial do Peanuts.

Comments