Por que não começar agora?



Quando entramos em julho ou agosto, ou quando faltam poucos meses pra dezembro, muita gente que eu conheço entra naquele pânico - caraleos, não fiz nada até agora e se eu quiser começar algo, só ano que vem. Confesso que eu também fui dessas, mas com o tempo eu comecei a ver que, se que quiser começar alguma coisa, ou continuar onde eu havia parado, não importa que época estamos, mas não dá mais pra procrastinar.



Depois que andei lendo e acompanhando os posts do blog Desancorando (obrigada Karupin e Lominha ), ganhei um pouco mais de motivação para fazer minhas coisas. Um dos posts mais recentes, sobre "7 Coisas pra fazer antes de 2019", me fez pensar muito das coisas que eu deixei pela metade, coisas que planejo fazer mas só ano que vem, e porque raios eu não começo agora, neste instante. Parando para fazer meu feedback, posso dizer que este ano eu consegui fazer boa parte do que eu tinha deixado pra depois. Claro que tem muita coisa a fazer, inclusive minha atualização neste Empório, que nos últimos anos ficou mais parado do que qualquer outra coisa, mas se eu não criasse vergonha na cara, acho que ia ficar por isso mesmo.

Mas Kiyooooo, estamos quase no fim de novembro, dá tempo pra fazer alguma coisaaaa??? Se quiser, dá pra fazer e muito. Desde a limpeza no quarto até juntar uns cobres pro seu plano futuro. Pra terem uma idéia, em outubro de 2017 resolvemos tirar um mês de férias no Brasil no final do ano (literalmente). E todo mundo sabe que, uma passagem de ida e volta ainda mais em dezembro (mês que possibilitou esse feito), custa mais de um mês de trabalho e mais um rim. Em menos de uma semana eu tinha conseguido passagem de ida e volta a um preço bem promocional (muito mais barato que em qualquer época e uma boa assistência e companhia aérea idem), marcado minhas férias remuneradas e pago todas minhas contas, para que, quando eu retornasse não tivesse uma desagradável surpresa.

Durante este ano de 2018, mesmo trabalhando, continuei minhas atividades normais, mas algumas coisas andei procrastinando demais. Precisou chegar setembro em diante pra tomar alguma atitude, porque eu estava percebendo que logo eu iria viver numa bagunça sem fim.

Algumas coisas eu costumava fazer, mas acho que depois que andei assistindo alguns tutoriais de como economizar mais espaço, desfazer de coisas que não te servem mais... Só pra constar: recentemente, ao ver um vídeo de alguns segundos no Twitter, resolvi diminuir espaço físico na estante, mais conhecido como... desfazer revistas!

Mas, como existem revistas que nem as lojas de segunda mão que existem aqui não compram mais por motivos de pouca procura, o que a gente faz? A antiga técnica do ferro de passar roupa. A maioria das revistas daqui, têm as páginas coladas. Aí com muito cuidado (pra não se queimar), usamos o ferro de passar roupa para tirar as páginas desejadas (quem é fã de idol group, sabe do que eu falo). Eu sei que na época eu paguei o preço da capa, mas vai tentar revender - o pessoal paga muito pouco, às vezes nem compensa. Fiz essa técnica e coloquei em pastas especiais que achei na livraria perto de casa (o tamanho das páginas da maioria das revistas daqui são um pouco mais largas que o tamanho A4 tradicional).

Claro que tem revista que nem dá pra ficar desmontando, mas como são poucas, cabem todas numa caixa arquivo que tenho.

Voltando ao foco: mesmo faltando uns quarenta dias pro ano de 2018 acabar, tenho itens que eu posso (devo e tenho que) começar agora. Talvez muitos podem ser iguais de muita gente, mas pode variar de pessoa pra pessoa...


  1. Arrumar o armário: Item de nove entre dez pessoas que conheço. Na verdade, eu costumo fazer uma limpeza geral no meu guarda-roupa e gavetas em duas viradas de estação - primavera e outono. Daí eu me baseio no post que a Lominha fez um bom tempo atrás (lembrou meus tempos de faculdade em que eu fazia fluxogramas de programação) e, olha, funciona. A maioria das minhas roupas foram pra doação, porque nos brechós já avaliaram e disseram que compensa doar. Sei lá se as lojas fazem isso mesmo, mas a maioria eu dou crédito. Algumas marcas conhecidas já disponibilizam uma caixa especial para reciclagem. Quando a situação da roupa já está perto pra ser pano de chão, é jogar fora mesmo. Mas sabe quando falta alguma coisa? Na verdade, um dos quartos não tem guarda-roupa embutido, então eu tenho que usar gaveteiros e um projeto de cabideiro, mas acho que ambos ocupam muito espaço e estou estudando seriamente (há meses) comprar um armário desmontável que vi numa home center na cidade vizinha... 
  2. Limpeza digital: Quem não precisa? Meu HD externo deve estar abarrotado de vídeos e fotos tudo em ordem nada cronológica. Meus programas favoritos de TV japonesa só estão nas pastas renomeadas, mas quando vai abrir essas pastas... Sem falar que devo ter programa repetido, feito nas pressas e até algo nada a ver. Isso se aplica também no meu smartphone que mal troquei e meu micro SD que gravo as fotos travou e vou ter que comprar outro micro SD... Fora a limpeza nas redes sociais, que tá uma desgraça só toda vez que entro, tenho vontade de chorar. Melhor livrar-se daquilo que faz mal, certo?
  3. Trabalhos manuais: Uns bons anos atrás eu tricotava e também fazia bordado em ponto cruz. De repente, por muitas mudanças e falta de administração no tempo aqui, eu deixei de lado. E toda vez que vejo minhas amigas no Instagram postando os trabalhos delas, morro de vontade de voltar nem que seja do zero. Além do mais, traz uma tranquilidade... 
  4. Finanças: Embora todos os meses eu guarde alguns trocados em uma outra conta, sempre tem aquele mês que te quebra as pernas. Mas este mês eu já decidi que, parte do meu salário já vai pra juntar porque final de janeiro terei que fazer a vistoria bi-anual do meu carro, e sei que vai metade de um rim pra isso, mesmo sabendo que carro de baixa cilindrada aqui, não custa aquela fortuna... Fora que, todo final de ano, junta concerto dos meus artistas favoritos e a gente acaba indo porque precisamos nos divertir, oras...
  5. Saúde: Recentemente fiz alguns exames gerais, o que constatou que estou acima do meu peso ideal. Perder peso não somente por questões de estética, mas porque estou sentindo uma certa dificuldade até de fazer algumas coisas e me prevenir de algumas doenças, já que meu histórico de saúde familiar não é das boas. Embora os exames não detectaram diabetes nem colesterol alto, mesmo assim eu me previno, tentando não exagerar em muita coisa (exceto café). Ainda preciso marcar uma ida em uma clínica para fazer um exame geral.
  6. Estudar: Apesar que eu já faço como eu mencionei - uma hora e meia por dia para estudar japonês e inglês. Mas eu ainda quero cursar Web Design e Fotografia, e o único lugar que sei que oferece esses dois cursos, já fechou a turma, e esse sim, tenho que deixar pro ano que vem. Mas até lá, posso frequentar seminários e workshops gratuitos, porque não?
Mesmo porque faltando pouco pro ano acabar, não é o fim do mundo começar alguma coisa agora. E nem precisa esperar a virada do ano levando a risca a frase "ano novo, vida nova". Pode até ser, mas podemos melhorar agora, desde fazer um curso de culinária, começar a academia ou ir naquela cafeteria nova que abriu semana passada. Nunca é tarde para começar e/ou continuar onde parou. Dá um pouco mais de trabalho, mas pode valer muito a pena.

Foto: da autora. Relógio que fica no prédio da loja de departamentos Marui, no bairro de Karasuma, Kyoto.

Comments