[Cine-Pipoca Review] "Gekijohan Code Blue - Doctor Heli Kinkyuu Kyuumei" (2018)


ATENÇÃO!!! RISCO DE SAIR ALGUM SPOILER SEM QUERER!
Caso não quiser saber o enredo do filme, pare por aqui, vai fazer algo de útil, como ir ao cinema e ver o filme que até este presente momento ainda está em cartaz nos cinemas.


Três meses depois do desastre no metrô, os cinco protagonistas do Shoyo Hokubu Hospital resolvem tomar a decisão de tomarem caminhos diferentes, depois de 10 anos trabalhando em conjunto. Mas dois grandes acidentes acontecem - no aeroporto de Narita e na baía de Tóquio -  e ainda não era a hora de separarem, mas de unirem forças para salvar vidas.

No final da terceira temporada do dorama "Code Blue" (em setembro de 2017), foi anunciado que teria um filme, que seria o final da série que fez sucesso desde a primeira temporada. Levou cerca de 8 a 10 meses para ficar pronto, e a divulgação foi só concretizar em meados de abril/maio de 2018. O elenco principal já estava definido (os cinco protagonistas principais mais os fellows), mas alguns atores foram sendo anunciados quase perto do lançamento, que foi no dia 27 de julho. Mas, um mês antes, o elenco principal e o diretor Masaki Nishiura já estavam aparecendo nos principais programas de TV para divulgar o filme (o pico da maratona foi em julho, e logo depois da estréia, que os atores principais viajaram para algumas cidades para talk-show com a platéia).

Para entender o filme, é aconselhável assistir as três temporadas, mais os dois especiais (o de 2009 e o de 2018, que foi exibido um dia antes da estréia do filme), senão vai ficar muito perdido, por mais que o filme já começa com um breve resumo de tudo. Mas, para quem já assistiu tudo, provavelmente vai sentir que o filme fecha o ciclo.



Personagens Principais:

- Kosuke Aizawa (Tomohisa Yamashita): Flight Doctor e especialista na área de neurocirurgia. Planeja fazer residência na área na Universidade de Toronto (Canadá).

- Megumi Shiraishi (Yui Aragaki): Flight Doctor e responsável no treinamento dos fellows.

- Mihoko Hiyama (Erika Toda): Flight Doctor e tornou-se responsável na ala de obstrecia em outro hospital. Ainda estava em dúvida em conciliar a carreira com a vida amorosa.

- Haruka Saejima (Manami Higa): Flight Nurse. Após perder uma pessoa importante da sua vida, planejava fazer uma nova vida com Fujikawa, mas quando atendeu uma paciente que estava no estágio final de câncer, passou a ver o casamento de outra forma.

- Kazuo Fujikawa (Yusuke Asari): Flight Doctor e responsável na ala de ortopedia. Depois de se recuperar do acidente no metrô, estava decidido em formalizar a união com Saejima.

- Keisuke Tachibana (Kippei Shiina): Flight Doctor e chefe da ala de emergência da Shoyo Hokubu Hospital. Seu único filho, que sofria de cardiopatia, submeteu-se a um transplante de coração, e aconselha às famílias que tenha paciente com morte cerebral decretada, a doarem os órgãos.

- Hiroki Shinkai (Masanobu Ando): Cirurgião na área neurológica (e rival de Aizawa).

- Arika Saijo (Tetta Sugimoto): Chefe na área neurológica e recomendou Aizawa a fazer a residência no Canadá.

- Souma Natori (Daiki Arioka): Fellow e flight doctor. Filho único do dono do Natori Hospital Geral, preferiu a carreira de flight doctor. Embora tivesse cometido alguns erros no passado, é uma pessoa esperta apesar de não aparentar por seu hábito de ficar direto no celular [pesquisando sobre casos médicos que possam ser úteis na salvação das vítimas].

- Shunpei Haitani (Ryo Narita): Fellow e flight doctor. Entrou na carreira médica por ter sido salvo por um flight doctor quando criança. Por ser muito diligente, acaba por ser inseguro e impulsivo. Após ter provocado um acidente na intenção de salvar as vítimas, desenvolveu insônia e crise de ansiedade, não conseguindo mais entrar no helicóptero, trauma superado após sessões de terapia (vide especial de julho de 2018).

- Akari Yokomine (Yuko Araki): Fellow e flight doctor. De tanto assistir doramas médicos na adolescência, acabou por escolher a medicina. Mas não era como ela imaginava. Apesar de sua inicial insegurança, foi capaz de realizar cirurgias arriscadas.

- Futaba Yukimura (Fumika Baba): Fellow e flight nurse. Por causa de problemas familiares (pai abandonou a família e a mãe tornou-se alcóolatra), decidiu morar sozinha e estudar enfermagem.

Outros personagens:

- Suneo Oyama (Shinnosuke Furumoto): New-half  que prefere ser chamado de Mary Jane Yuko, proprietário do agora bar Meguri Ai, onde os primeiros fellows se reuniam. No filme, serviu de lugar para a segunda festa de casamento de Fujikawa e Saejima.

- Yusuke Tachibana (Ryusei Kiyama): Filho único de Keisuke Tachibana e Kanna Mitsui. Devido a uma cardiopatia, submeteu-se a um transplante de coração. Serviu de exemplo para famílias cujo parente teve morte cerebral decretada e o mesmo possui o cartão que autorize a doação de órgãos ou a família autorizar.

- Hirotsugu Ogata (Tomomi Maruyama): Chef de um restaurante conceituado pelo Guia Michelin que teve que abandonar a carreira devido a um grave acidente e perdeu parte da mobilidade, além de ter divorciado da esposa. Passou a fazer reabilitação e também corresponder-se com Hiyama. No filme, foi responsável pelo almoço de casamento de Fujikawa e Saejima.

- Michi Tomizawa (Kasumi Yamaya): Passageira que estava no avião acidentado em Narita e resgatada por Aizawa, além de fraturas na costela e perfuração pulmonar, estaria no estágio IV de câncer no fígado. Estaria de casamento marcado e sua expectativa de vida era questão de semanas. Por causa disso, Fujikawa e Saejima resolveram adiar o casamento deles para dar prioridade ao de Michi.


- Akio Iwata (Mackenyu Arata): Noivo de Michi. Havia desistido de casar quando descobriu que ela estava com câncer em fase terminal durante um exame pré-nupcial.

- Sayo Yukimura (Rino Katase): Mãe de Futaba. Sofrendo de alcoolismo, foi parar no hospital onde a filha trabalha com uma faca na cabeça.


- Wakaba Yukimura (Emi Tanaka): Irmã mais velha de Futaba. Era responsável pelos cuidados da mãe quando a irmã fugiu de casa para estudar enfermagem. Quando a mãe, numa das crises agudas de alcoolismo, enfiou uma faca na própria cabeça, Wakaba levou direto ao hospital onde a irmã trabalhava com o próprio carro.

- Tsuyoshi Sugihara (Kinari Hirano): Jovem que estava no acidente do ferry contra a plataforma do Umihotaru. Embora não tivesse sofrido algum ferimento grave, o problema era seu pai que o acompanhava no carro, que teve o corpo transpassado por canos de ferro. Estavam há 10 anos sem se verem, por causa do pai violento. Estavam tentando se reaproximar quando teve o acidente. Mesmo por tudo que sofreu, Sugihara não queria que seu pai morresse.

*****

Cada um dos antigos fellows está seguindo caminho distinto, mas ainda mantém um elo com o hospital que iniciou toda a história. Ainda mais que repentinamente acontecem dois acidentes de grandes dimensões - acidente de avião na pista do aeroporto de Narita e um acidente com um ferry na baía de Tóquio, e todos que fazem parte da equipe de resgate, incluindo os fellows, correm para socorrer e ajudar o corpo de bombeiros e equipe de salvamento.

Em meio aos resgates e socorrendo as inúmeras vítimas, todos os membros da equipe do hospital têm seus dilemas e problemas pessoais - desde ir para o exterior para se especializar até questões de âmbito emocional.

Volto a dizer: para assistir o filme, por mais que tenha uns quinze minutos de resumo das três temporadas e dois especiais, recomendo assistir as três temporadas e os dois especiais em ordem cronológica, senão ninguém vai entender nem um terço da história. Mesmo porque o filme fecha o ciclo que começou em 2008.

Ah, mas tem os fellows (novatos), porque não explorar mais a história deles? Pode ser que um dia aconteça, mas não tem nada planejado ainda. Aliás, ninguém cogitou essa posssibilidade.

O filme acabou sendo um sucesso tão grande que, em novembro, segundo a conta oficial no Twitter confirmou que ficou em 5o. lugar de arrecadação na história do cinema japonês, e em primeiro lugar no ano de 2018 (ultrapassando filmes como "Jurassic Park" e "Star Wars").

Vários motivos que a série fez muito sucesso, apesar de muitas pessoas não gostarem do gênero:

- Tem mais realismo em cena, tanto que as filmagens tiveram acompanhamento de profissionais da área;

- Relação médico e paciente de forma mais humana;

- Os médicos também possuem problemas pessoais (que procuram não demonstrar aos pacientes);

- Por mantiverem a maioria do elenco, que teve um bom entrosamento, mesmo com os novatos;

- Divulgou largamente a importância do uso do Doctor Heli em resgate de vítimas em locais de difícil acesso e rapidez no socorro; também abordou temas de ética, eutanásia, doação de órgãos e erros médicos.

Ficha técnica: Direção de Masaki Nishiura. Roteiro: Naoko Adachi. Elenco: Tomohisa Yamashita, Yui Aragaki, Erika Toda, Manami Higa, Yosuke Asari, Daiki Arioka, Yuko Araki, Ryo Narita, Fumika Baba, Tetta Sugimoto, Masanobu Andou, Kippei Shiina, Mackenyu Arata, Kasumi Yamaya, Rino Katase, Tomomi Maruyama. Música: "HANABI", de Mr. Children. Data de lançamento: 27 de Julho de 2018 (Japão).

Fontes: wikipedia Japan, yahoo news, twitter oficial 

Imagens: site oficial do filme, realsound.jp, oricon, girlspress, BBnet

Site oficial: http://codeblue-movie.com/


Observação: Recentemente, no YT oficial do filme, sairam dois vídeos - um seria o making of do filme, como foram feitas as cenas do aeroporto e da ponte AquaLine. O outro, seria um vídeo mensagem que os personagens Fujikawa (Asari) e Saejima (Higa) montaram com os depoimentos de cada um dos membros do Shoyo Hospital (aliás, ficou bem engraçado). Quem assistiu o filme, vai entender.

Comments