[J-Drama Lista] Relação entre Sempai - Kouhai da JE em Doramas (Parte 8)

Voltando a saga dos sempais e kouhais da JE em doramas, porque, como cansei de dizer: normalmente, dorama que traz um membro da JE, quase sempre traz um outro de brinde, para dar aquele "algo mais" na trama. Ou só pra servir de escada. Ou até se destacando mais que o ator principal. Essas coisas acontecem.

Lembrando que no momento estou mencionando os renzoku doramas (aqueles de 10 a 12 capítulos), porque se colocar os tampatsu no meio, a saga nunca vai terminar...

(Nota da autora: a última vez que postei um capítulo da série, foi em maio.)

Masahiro Matsuoka




O baterista divo e diretor de promotion videos da banda, Masahiro Matsuoka (aka Mabo, aka Matsu-nii) também atua. E olha que o moço tem uma lista respeitável de doramas e teatro (mas pouquíssimos filmes), e em alguns, ele bota os kouhais pra trabalhar também. Embora sua aparência intimide os menos avisados (especialmente os kouhais de alminhas semiperdidas), por causa da sua altura (tem 180cm, um dos mais altos da JE) e sua cara de mau (e acrescente aí os cortes moicanos e óculos escuros), Mabo é um dos sempais que os kouhais gostam devido a sua personalidade (divertida, mas também quando pisam no calo dele...).

Seu image color (quem conhece a JE, sabe dessas particularidades) é roxo, mas não foi escolha da agência, mas sim dele próprio: ele gosta da cor, tanto que a bateria tem muitos detalhes em roxo e até compôs uma música chamada "Purple Rouge" por motivos mais do que óbvios.

Apesar de atuar e muito, Mabo tem somente dois filmes no currículo neste presente momento, sendo que um deles, foi da série Godzilla ("Godzilla FINAL WARS", 2004). Quando fizeram a premiere internacional, Matsuoka foi até Hollywood para divulgar o filme, com direito até a discurso (em inglês).

"Kaseifu no Mitazono", como Kaoru Mitazono, uma governanta diferente do que vocês imaginavam. Na segunda temporada, tivemos a presença especial da cantora Shigeko Shima, que interpretou a música de encerramento, e aparece em um karaoke. Dizem que ela seria parente do Shigeru Joshima...

Em doramas, ele ganhou mais destaque depois do final dos anos 90, com "LOVE AND PEACE" (1998), "Tengoku ni ichiban chikai otoko ~ heaven cannot wait" (1999), "Nurseman" (2000), "Yaoh" (2005~2006), "Hissatsu Shigotonin Series" (2007 a 2018), "Yasuko to Kenji" (2008), "Kaibutsu-kun" (2010), "Kaseifu no Mitazono" (2016; Segunda temporada, 2018).

Além de dirigir os PVs da banda, dirigiu três especiais, um deles foi o sexto episódio da série "0-goshitsu no kyaku" (a história "Rock na Otoko", protagonizado por Shigeru Joshima).

Botando medo nos kouhais perdidos da JE com essa cara intimadora (???)
No que pensei que Mabo teria um monte de kouhais perdidos co-atuando com ele (já que ele é um dos preferidos dos kouhais perdidos porque tem um visual da hora de invejar os mais divos dos divos), na hora de conferir, dá pra contar. Desconfio que sua cara intimadora assusta (fora os dentes separados). Isso porque eu não conto participação especial em um capítulo aleatório, aquele caso que é pra kouhai aprender como se atua...

1 - Toma Ikuta ("LOVE AND PEACE", 1998)




Sinopse: Kenta Horiguchi (Masahiro Matsuoka) é um investigador que acaba tendo a guarda de seus três sobrinhos Hazuki (Maho Nonami), Yohei (Toma Ikuta) e Futaba (Reina Banno), quando seu irmão mais velho (Shiro Sano), pai das crianças, falece repentinamente. Ao mesmo tempo que tem que lidar com seu relacionamento amoroso com a noiva Asuka Ota (Aiko Sato), Kenta também que balancear sua vida particular com seu trabalho.

Bem, pra começar, Toma Ikuta é outro que tem que fazer uma postagem a parte, pois, ele é um dos poucos da JE que somente atua (o outro que somente atua também, é Shunsuke Kazama), e consegue ser ator principal e kouhai perdido. Na época que ele atuou em "LOVE AND PEACE", tinha 14 anos.

Junto com Matsuoka, Toma também participou no capítulo 5 da segunda temporada de "Psychometrer Eiji".

Cultura inútil: Mabo e Toma são de Hokkaido (o primeiro nasceu em Sapporo e o segundo em Muroran). E para quem não sabe, Ryusei Ikuta, que é caster da Fuji Television, é irmão mais novo de Toma.

Trivia: Neste dorama, a atriz que interpretou Asuka criança, era Yuko Oshima (ex-AKB48).

2 - Sho Sakurai ("Tengoku ni Ichiban Chikai Otoko 2", 2001)



Sinopse: Kazuya Okinoshima (Masahiro Matsuoka) é professor de uma classe problemática e recebe a visita de um anjo chamado Yoshimi Tendo (Takanori Jinnai), que é um enviado de Deus e traz várias missões para que Kazuya as cumpra, mas todas elas trazem dor, sofrimento e morte.

Outro que vai ter postagem à parte, é o Sho Sakurai. Aliás, não somente ele. Na segunda temporada de "Tengoku ni Ichiban Chikai Otoko", Sakurai interpreta Ayumi Todo, um dos estudantes da classe 3-B.


No especial da série "Nurseman" protagonizado por Matsuoka, Sakurai aparece no especial "Special: Nurseman", que foi ao ar no dia 6 de abril de 2004, pela NTV. Interpretou Masaya Iwata, um dos novos internos do hospital onde Yujiro Takasawa (Matsuoka) era enfermeiro-chefe.


Trivia do dorama: Dois membros do V6 - Ken Miyake e Junichi Okada - fazem uma participação especial no primeiro capítulo como eles mesmos. Motivo: na época que o dorama foi transmitido, pela TBS, tinha o programa do V6, "Gakkou e Ikou". Na primeira temporada do dorama, em 1999, foram Masayuki Sakamoto e Hiroshi Nagano, também por causa do programa.

3 - Tadayoshi Ohkura ("Hissatsu Shigotonin", 2007~2009)



Na verdade, eu já tinha feito um resumo sobre a série "Hissatsu Shigotonin" quando fiz a postagem do Noriyuki Higashiyama, já que na série, Matsuoka e Ohkura também protagonizaram e na vida real ambos eram kouhais do Higashiyama. Ohkura, que interpretava Kenta, ficou desde o especial de 2007 (que tinha marcado o retorno da série, mas com outros atores) até o capítulo 11 do dorama de 2009, onde seu personagem morre tragicamente.

Trivia do dorama: A partir do capítulo 12 até o especial de 2013, quem fez parte do grupo Shigotonin, foi Koki Tanaka, na época era membro do KAT-TUN. Tanaka interpretava Ren. Mas, em setembro de 2013, por motivos de não cumprimento das regras da agência, seu contrato foi rescindido. A partir do especial de 2014 até o recente, de 2018, está Yuuri Chinen (Hey! Say! JUMP), como Ryu.

"Yasuko to Kenji" (2008)


Kenji Oki (Matsuoka) e o amor e rival de sua vida, Erika (Ryoko Hirosue). Muito amor envolvido (SQN)

 Sinopse: Baseado no mangá do mesmo nome, escrito por Aruko para a revista Bessatsu Margaret, em 2005. Kenji Oki (Masahiro Matsuoka) era um líder de uma gangue de motoqueiros, mas depois que seus pais falecem num acidente, deixou a vida rebelde pra trás, para cuidar de sua irmã caçula Yasuko (Mikako Tabe) e viver como mangaka de histórias shojo, sob o pseudônimo de Reika Sakuraba. Só que Kenji tornou-se aquele tipo de irmão protetor, controlando a vida da irmã, intimidando aqueles que tentam se aproximar dela. Mesmo assim, Yasuko se apaixona pelo rapaz mais bonito e inteligente da escola, Jun Tsubaki (Tadayoshi Ohkura), que é irmão de Erika (Ryoko Hirosue), dona de uma floricultura, mas no passado foi líder da gangue rival de Kenji e era apaixonada por ele.

Trivias do dorama: algumas cenas foram filmadas em Yokohama. Mabo, nascido em Hokkaido, mudou-se para Yokohama aos 10 anos de idade.

A atriz que interpreta Yasuko quando criança é Yuki Yagi, que já era conhecida no getsukyu "Bara no nai hanaya".

Hiroshi Nagano (V6) faz uma participação especial nos capítulos 9 e 10.


Mabo ensinando o Tacchon como se trata bem um kouhai.
Para quem chegou agora: Tadayoshi Ohkura, aka Tacchon, é baterista da banda Kanjani Eito. Entrou na JE em 1997. Coincidentemente, no mesmo dia que fez o teste, estavam Ryuhei Maruyama, Shota Yasuda e Ryo Nishikido, que, sete anos depois fariam parte do grupo Kanjani Eito. Seu primeiro trabalho como protagonista foi o tanpatsu dorama "Cinderella ni naritai" (2006). Além de doramas e filmes e trabalhos com o grupo, Ohkura ainda é um dos main radio personality com o cantor e compositor Yu Takahashi no programa "All Night Nippon Saturday Special Ohkura-kun to Takahashi-kun".

Nota da autora: recentemente, Ohkura fez um grande desabafo em seu blog na j-web sobre o mau comportamento de fãs e o quanto isso está prejudicando não somente seu bem estar mas de outras pessoas que nada tem a ver com o que está acontecendo.

4 - Satoshi Ohno ("Kaibutsu-kun", 2010)



Sinopse: Baseado no mangá do mesmo nome escrito por Fujio Fujiko A, durante os anos de 1965 a 1969. Taro Kaibutsu  (Satoshi Ohno) é um garoto que pode metamorfar. E' enviado para a terra dos humanos junto com seus servos - Drácula (Norito Yashima), Lobisomem (Ryuhei Ueshima) e Franken (Choi Hong-man)-, para enfrentar os demônios liderados por Demorina (Izumi Imamori) e Demokin (Masahiro Matsuoka). Fazem amizade com Hiroshi (Tatsuomi Hamada) e sua irmã Utako (Umika Kawashima).

Na versão live action do conhecido manga de Fujio Fujiko A, Ohno interpreta Kaibutsu-kun. Matsuoka é o Demokin. A série rendeu posteriormente um especial e um filme, mantendo o elenco principal. Ohno também vai ser outro a parte (pra não dizer todos os membros do Arashi - no que de repente de coadjuvante de sempai, acaba virando ator principal de kouhai), embora pelo menos três doramas são memoráveis para os fãs e logo terão resenhas - "Maou", "Kagi no Kakkata Heya" e "Sekai Muzukashii no Koi".

Trivia: Meio que pra não perder o costume em que, quando um membro do Arashi atua em um dorama, aparece um outro membro em modo aleatório num capítulo qualquer. No dorama Kaibutsu-kun, Jun Matsumoto aparece rapidinho em uma cena.


5 - You Yokoyama ("13-sai no Hello Work", 2012)



Sinopse: Teppei Kogure (Masahiro Matsuoka) é um oficial de polícia que trabalha no bairro, mas seu sonho era ser investigador. Quando terminou o colegial, tornou-se policial e agora não encontra sentido em seu trabalho. Mas, no seu aniversário de 35 anos, ele volta para 1990, onde encontra ele mesmo aos 13 anos (Taketo Tanaka). Descobre que o jovem Teppei não se preocupava com o futuro, então encoraja-o para os estudos, inclusive colocando-o em aulas de reforço, onde conhece a professora Shoko Mano (Mirei Kiritani), que acredita em uma vida extracurricular que possa mudar muitas vidas.


Como o recepcionista do Hotel Point em "Room 0"
No dorama, Yokoyama interpreta Kiyofumi Takano de 1990, que viria a ser futuramente o chefe de Kogure. Pouca gente sabe, mas You Yokoyama é um dos poucos (se não for o único) membros da JE que usa pseudônimo. Seu nome verdadeiro é Kimitaka Yokoyama (que pouca gente sabe também, e até estranham quando o Yokoyama aparece nos programas do Arashi, o Masaki Aiba fica chamando ele de "Kimi-chan"), mas o shacho da agência disse que Kimitaka não era nome adequado pra idol e acabou botando You (o shacho tem o hábito de usar "you" para chamar a pessoa). Além de membro do Kanjani Eito (é responsável pela percurssão e trumpete), atua. Uma ressalva - a maioria dos doramas que atuou, interpretava um personagem meio do lado negro da força (vide "The Quiz Show 2008", "Hidarime tantei EYE" e "Suikyu Yankees").

Bônus: Kazunari Ninomiya ("Marathon", 2007)



Remake do filme coreano do mesmo nome, baseado no livro "Hashire, Byeong-jin!", escrito por Park Mi Gyeong e traduzido para o japonês por Kaoru Hasuike. História real de um garoto autista que é incentivado por sua mãe e seu treinador a participar em uma maratona. Transmitido como especial no dia 20 de setembro de 2007 pela TBS.

No tampatsu dorama, Ninomiya interpreta Shotaro Miyata, um rapaz autista que gostava de praticar corridas. Incentivado pela mãe, ela conta com a ajuda de um ex-atleta do Ekiden, Yoji Noguchi (Matsuoka) para participar de uma maratona.


Nota da autora 2: A maioria dos doramas resumidos, pode ser encontrado em várias comunidades dedicados ao assunto. Ou mesmo sites de streaming. No Japão, quase todos podem ser encontrados nas locadoras (a mais popular seria a rede TSUTAYA). 

Fontes: Dramawiki, sites oficiais dos doramas (alguns via wayback machine por causa dos sites terem ido pro arquivo), TV Guide, The Television. 

Imagens: TV Guide, model press, ameblo, twitter.

Comments