Lembrancinhas Temáticas (Parte 3 - Are You Happy? Sapporo Dome)



Eu tinha feito uma postagem da parte 1 e parte 2 (que foi durante as summer tours do Kanjani Eito) mas a saga vai continuar enquanto der, eu acho.



Na turnê de 2016 do Arashi - "Are You Happy?" -, quem comprasse a edição normal do álbum, tinha como fazer download dos wallpapers. E cada imagem era correspondente onde o show ia ser realizado. E muita gente sofreu horrores para conseguir todas as imagens (eram três imagens de cada Dome - Sapporo, Tokyo, Nagoya, Osaka e Fukuoka), porque cada imagem era referente a um membro do grupo e as características de cada região. E fora que tinha a versão pra IOS (quem usa iPhone) e android (o meu caso).

Quem é fã do Arashi sabe muito bem o esquema do image color dos membros e item limitado nos concert goods, e existem aquelas fãs de bom coração que compartilham e fazem escambo dos itens. No caso dos wallpapers tivemos que apelar no bom e velho Twitter, de gente que conseguiu via weibo, essas coisas, porque ter o item limitado na image color do seu ichiban ser vendido no Dome onde você mora longe, tem que ser muito forte pra isso (para quem não sabe, meu ichiban no Arashi é o Sakurai, e o image color dele é vermelho. Durante todos meus anos indo em shows, só teve UMA vez que consegui comprar o item na cor dele em Nagoya, porque o resto ou era em Fukuoka ou era em Hokkaido).

Fora que muita gente teve que pesquisar muito sobre as referências de cada item apresentado no wallpaper para não sair falando besteira depois (sim, essas coisas acontecem).

A tour "Are You Happy?" foi do dia 11 de novembro de 2016 (em Hokkaido) e foi até o dia 8 de janeiro de 2017 (Fukuoka), que foi para divulgar o álbum do mesmo nome. E cada membro representava a image color do item a ser vendido em cada Dome (naquela tour foram dois bottons) e suas características regionais.

Sapporo Dome (11 a 13 de Novembro de 2016) 

Image Color - azul

Membro representante - Satoshi Ohno

Sapporo, capital da província de Hokkaido, é conhecida pela excelente qualidade de seus alimentos (especialmente derivados do leite), agricultura e pecuária, e também pelo rigoroso inverno. E do famoso Festival do Gelo que acontece todo mês de fevereiro.


Para muita gente que mora e vive no Japão, pelo menos dois símbolos são facilmente relacionados a Hokkaido - o Sapporo Clock Tower (Tokeidai) e a estátua de William S. Clark.


O Sapporo Clock Tower ou Tokeidai, na era Meiji serviu como prédio do Colégio de Agricultura de Sapporo (atualmente Univesidade de Hokkaido). Hoje, tornou-se centro de visitação turística, pois é a construção mais antiga de Sapporo (foi construido em 1878), e foi também um dos centros administrativos da cidade. O relógio foi instalado três anos depois da construção do prédio e funciona até hoje.


A estátua de William S. Clark, era professor de química e biologia e introduziu a inovação na agricultura, o que foi controverso nos Estados Unidos. Oficiais japoneses, interessados na técnica apresentada por Clark e na necessidade de novas técnicas durante a restauração na era Meiji, contratou o professor como conselheiro no Colégio de Agricultura de Sapporo e fez com que a província se tornasse uma das melhores regiões agrícolas do país. Sua estátua com a famosa frase - "Boys, be ambitious!" -, é também um dos pontos turísticos da cidade.


Na imagem do wallpaper, existem muitas referências a Hokkaido, especialmente comida. Como eu mencionei anteriormente, Hokkaido é uma das províncias de maior produção agrícola no Japão. Além de produtos derivados do leite, agricultura e piscicultura são fortes na região.

- Kibori Kuma: escultura muito famosa na região, que consite num urso pardo com um salmão em suas presas. Foi inspirada numa escultura de um urso que o líder do clã Owari, Yoshichika Tokugawa trouxe da Suíça e pediu para os artesãos confeccionassem durante o inverno como fonte de renda. Durante a era Showa, tinham duas regiões que confeccionavam a escultura - a de Yakumo (que permanece até hoje) e Asahigawa.

- Raposa: um dos animais mais conhecidos na região. A espécime Akakitsune Ezo ou Kitakitsune é a mais popular. Ela é largamente mencionada na série "Kita no Kuni". Muitos associam a raposa com Hokkaido.

- Yubari melon: tido como um dos melhores melões do país, chegam a custar alguns milhares de ienes dependendo da safra. De polpa laranja, esse melão é híbrido de dois tipos - o Earl's Favourite e Spicy Cantaloupe. Leva o nome de Yubari King por ser cultivado na cidade de Yubari.

- Agricultura e pecuária: novamente frisando que a província de Hokkaido é conhecida pelos seus produtos agrícolas (especialmente milho e abóboras) e pecuária (especialmente carne e produtos derivados de leite, como queijos, cheese cream e pudins).


Uma particularidade - a mangaka Hiromu Arakawa (de "Fullmetal Alchemist") é de Hokkaido e morou muito tempo em fazenda. Por isso ela se apresenta na ilustração de uma vaca, e um de seus mangas, o "Silver Spoon" é quase autobiográfico, que era a adolescência dela em uma fazenda em Hokkaido.

- Soft cream: embora a iguaria exista em todos os cantos do Japão, o de Hokkaido é o mais famoso. Como mencionei anteriormente, os produtos derivados do leite de Hokkaido são bem mais consistentes e saborosos. Outro produto famoso e muitos turistas levam de souvenir, é o biscoito "Shiroi Koibito".

- Peixes e Frutos do Mar: por ser uma ilha e banhado pelo mar do Japão e Oceano Pacífico, Hokkaido também é rico em produtos pesqueiros. O caranguejo de Hokkaido é a iguaria mais consumida durante o inverno. Outro prato consumido em Hokkaido é o kaisendon, prato que se assemelha ao donburi, mas que consiste numa tigela de arroz coberto com frutos do mar. Ikura ou ovas de peixe (como salmão, por exemplo) fazem parte da iguaria.

Fontes: Hokkaido Home Page, Wiki Japan, J-Storm Station, Hiromu Arakawa Official Site.

Imagens: ayapon (twitter), Japan Travel, matome-naver.

Nota da Autora: diferente dos posts anteriores, desta vez vai ser em cinco partes. Motivo - tem muitos itens na imagem e se fizer de cada um, a postagem vai ser longa e ninguém vai ter paciência para ler tudo. Na verdade, eu deveria ter feito na época em que a turnê saiu, mas quando se tem um computador cuja performance já pode mandar aposentar, fui deixando quando tivesse mais recursos. Demoro, mas procuro não deixar ponto sem nó.

As imagens que obtive via twitter da user @ayapon, são da versão para smartphones do sistema android. Ela tem também a versão para iPhone, só mudam a posição dos itens.

Comments