Lembrancinhas Temáticas (Parte 4 - Are You Happy? Tokyo Dome)



Continuando com a saga das lembrancinhas temáticas em shows e turnês de gente conhecida, desta vez com o grupo Arashi, na tour de 2016~2017 "Are You Happy?".



Conforme mencionei nesta postagem aqui, os wallpapers contendo itens de cada região onde fizeram os shows, eram um presente para quem tivesse comprado a edição regular do álbum "Are You Happy?" e só dava para fazer download de três. E eram 18, o que deixava muita gente desesperada.

Confesso que consegui todos os wallpapers mediante gente de bom coração que postou no Twitter, porque todos estavam muito bem originais. E bonitos também, em todos os sentidos da palavra.

Nesta turnê, o grupo fez seis apresentações no Tokyo Dome, sendo três no mês de novembro e outros três na semana final de dezembro.

Tokyo Dome (19 a 21 de Novembro e 26 a 28 de Dezembro de 2016)

Image Color: roxo

Membro responsável: Jun Matsumoto

Falar de Tóquio é muito chover no molhado, porque falou da capital japonesa, muita gente vai correndo saber o que tem lá. Obviamente iria conter muitos itens já conhecidos até pra quem nunca veio por aquelas bandas, mas por mais que tentemos ir enésimas vezes para lá, sempre vai ter algo que nem os toquioitas sabem.

E lembrando que quando falamos Tóquio, muita gente somente concentra-se na área metropolitana, esquecendo das outras cidades vizinhas (aconselho irem para Hachioji, onde tem o Monte Takao) e até vilas no meio do nada (existe uma vila chamada Hinohara, que já foi apresentada no programa Itadaki High Jump, e está fazendo um apelo drástico para que a cidade não suma do mapa devido ao decréscimo populacional).

Pelo menos grande parte dos itens apresentados nos wallpapers são conhecidos, como o Sky Tree, a sede do governo que fica no distrito de Shinjuku, Tokyo Tower e aeroporto de Haneda, possuem grande destaque.

Ei, mas tem o Aeroporto Internacional de Narita e... Só que o aeroporto fica na província de Chiba.



Ah, sim... as gaivotas!!! A da espécime de cabeça negra é a mais comum e pode ser vista na baía de Tóquio (aka Odaiba).


Outros símbolos também merecem destaque, como a estátua do cachorro Hachiko (que fica na saída da estação de Shibuya), o mikoshi usado nos festivais, gunbai (tipo de leque usado pelo gyoji em campeonatos de sumô) e uchiwa (usado muito na maioria de shows).

Dificilmente podemos dizer qual seria realmente o prato típico de Tóquio, mas damos muito destaque ao sushi (especialmente aqueles preparados no mercado Tsukuji), oden (petiscos cozidos em um molho a base de soja e bonito, como ovos, conjac, nabo, etc.) e o famoso souvenir, o Hiyoko Manju, que é um bolinho recheado com creme (ou pasta de feijão azuki) em formato de um pintinho.


Daí perto do ano-Novo, consegue-se o download de felicitações de um ano que inicia. E fica claro também as referências japonesas da data (maiores informações neste site do Japan Today).

- Kadomatsu: Quem repara nas entradas de lojas e residências bem no finalzinho do ano a existência de vasos decorados com bambus e folhas de ameixeiras e outras plantas, os menos avisados (especialmente estrangeiros) vão achar estranho, mas esse tipo de decoração, chamado kadomatsu (literalmente portal de pinheiro) é usado como lar temporário de divindades que chegam perto do ano-Novo, para que os donos tenham prosperidade e saúde. Pinheiro, bambu e ameixeira significam longevidade, prosperidade e força.

- Kagami-mochi: Antigamente, os mochi (bolinho de arroz) eram feitos em formato de espelhos circulares, e na era Shinto, os espelhos eram tidos como lares de deuses sagrados, por isso os mochi eram feitos dessa forma para celebrarem o ano Novo com eles. No topo, uma mexerica, que antes era chamado de daidai (代々) que significava, "de geração para geração". Antes, era como se fosse decoração, mas podem ser comidos depois das orações.

- Maneki-neko: Gato da sorte ou da fortuna. Quem receber de presente, sinal de bom presságio o ano todo.

- Koma: o famoso pião, confeccionado de madeira. No ano Novo, junto com outros jogos como Hanetsuki (como se fosse uma mistura de badminton com tênis, usando hagoita), takoage (empinar pipa) e karuta (existe campeonato desde 1955 em Otsu, Shiga).

- Hatsuyume ou primeiro sonho do ano. Quase desconhecido, mas isso vem da era Edo, mas existem muitas teorias sobre sonhar com o Monte Fuji, uma águia e uma berinjela. Estranho, mas dizem que sonhar com esses três elementos é sinal de boa sorte - o Monte Fuji por ser o monte mais alto do Japão; a águia por ser esperta e forte e a berinjela por sugerir algum feito enorme (berinjela em japonês é nasubi - 茄子 e o verbo nasu - 成す significa realizar).


Não podemos esquecer que no ano Novo, os japoneses (e quem mora muito mas muito tempo também) costumam ir nos templos logo depois das 108 badaladas (o chamado Joyanokane, que significa os 108 pecados humanos e acreditam que as badaladas fazem os pecados sumirem). No Hatsumode (a primeira oração do ano), todos os templos ficam lotados, porque todo mundo querem que suas preces sejam atendidas. Além do Meiji Jingu, outro lugar que fica abarrotado de muita gente (turistas inclusos), é em Asakusa, onde fica o templo Sensoji. Mas o lugar fica conhecido devido ao portal, o Kaminarimon.

O jinrikisha antigamente era meio de transporte, hoje é usado para fins de passeios turísticos. Podem ser vistos em Asakusa e Kyoto, mas somente para distâncias curtas e pontos turísticos.

Hato Bus: quem vêm de longe do Japão e turistas, fazem uso do sistema de turismo chamado Hato Bus. Na estação de Tóquio já tem um balcão especializado para roteiros turísticos a um precinho camarada, com direito a guia. Basta escolher o roteiro e ir passear por Tóquio de ônibus. Mas também pode fazer turismo para outras províncias de Kanto, inclusive com sistema multilingue.

Imagens: yahoo japan e @ayapon (twitter)

Fontes: wiki japan e Japan Today

Sobre Sapporo, temos aqui.

Comments