Lembrancinhas Temáticas (Parte 7 - Are You Happy? Fukuoka Yafuoku! Dome)


Chegamos na última parte da tour  do Arashi, "Are You Happy?", que foi de novembro de 2016 a janeiro de 2017, casa lotada e gente no primeiro dia do ano pedindo nos templos que seja sorteado para a próxima tour.



A maioria das tours de qualquer artista costumavam colocar Tokyo Dome no final porque achavam que encerrar lá seria a oitava maravilha do mundo, mas como tudo depende da disponibilidade do local no dia, vai onde der mesmo. Ainda mais que muitos artistas arriscam colocar show em janeiro, sem contar eventos e outras coisas...

Fukuoka Yafuoku! Dome - 6 a 8 de janeiro de 2017

Image Color: vermelho

Membro responsável: Sho Sakurai

Fukuoka, capital da província do mesmo nome, na região de Kyushu, é conhecida por ser um ponto turístico, cidade em expansão e rica culturalmente. Além de ser próximo ao Leste Asiático, facilitando na comercialização. Boa parte dos artistas conhecidos nasceram na capital, como Ringo Shiina, Ayumi Hamasaki, Sakura Fujiwara, Hiromi Go, KAN, Kiyoshi Hikawa, KABA-chan, Tamori, Koji Seto, Tetsuya Takeda, entre muitos.

O estádio Fukuoka Yafuoku! Dome é o lar do time de baseball Fukuoka SoftBank Hawks (antes pertencia ao Daiei, mas acabou vendendo para a SoftBank devido a crise financeira). Como a empresa SoftBank acabou comprando parte das ações da Yahoo! Japan, e também teve o direito de renomear o estádio, acabou sendo Fukuoka Yafuoku! Dome (Yafuoku é a abreviação de Yahoo! Auctions).


Fukuoka também é conhecida pelo seu famoso lamen de Hakata, e seus estabelecimentos chamados de yatai, que ficam um ao lado do outro, ao ar livre. São lugares que comportam poucas pessoas, mas chamam a atenção justamente pela atmosfera familiar e comida farta. Petiscos como yakitori, oden e Hakata lamen fazem parte do cardápio dos yatai, que ficam às margens dos rios. O yatai mais famoso e mais frequentado fica em Nakasu.

O lamen de Hakata é famoso pelos seus ingredientes - o caldo é feito de ossos de porco, cozido até o ponto de ficar esbranquiçado como leite; o macarrão é o mais fino possível ao ponto do cliente poder escolher o grau de firmeza na hora de cozinhar; você pode repetir - o chamado "kaedama", onde o balconista passa uma porção extra do macarrão em uma tigela separada; e diversos tipos de topping a sua escolha. Saiba mais aqui.

Outros produtos facilmente encontrados nos yatai de Fukuoka são o motsunabe, tetsunabe gyoza (o tradicional gyoza mas frito ou grelhado na própria chapa que é servido), mentaiko (tipo de tarako mas bem apimentado).


Além da culinária local (que é facilmente encontrado nos yatai), outros pontos turísticos da cidade de Fukuoka são:

- o passeio de barco no rio Yanagawa, situado na cidade do mesmo nome, a 50 minutos de Hakata.

- o festival de Hakata Gion Yamakasa, realizado na metade do mês de julho, destacam-se os enormes mikoshi, chamados de kazariyama (os maiores) e kakiyama (os menores). Neste festival, somente homens dos sete bairros da cidade participam para carregarem os mikoshi e participam de uma disputa sobre qual equipe consegue fazer o percurso mais rápido.

- as mulheres participam de um dos maiores festivais de Fukuoka, o Hakata Dontaku Minato Matsuri, que acontece na primeira semana de maio, coincidindo com o feriado do Golden Week (o festival acontece nos dias 3 e 4 de maio). A palavra dontaku vem do holandês zontag que significa feriado. O desfile percorre toda a Meiji Street, indo de Gofuku-machi até Teijin.

- Existem muitos templos a serem visitados em Fukuoka, incluindo Miyajidake Jinja (que possui na entrada um enorme e largo shimenawa, um tipo de corda que é sagrada e pesa 5 toneladas) e Nanzoin Jinja, que abriga as cinzas do Buda, representado como "o Buda reclinado".

Fontes: Guia oficial de turismo da cidade de Fukuoka (em inglês), matcha.jp, planetyze, ana-cooljapan.

Imagens: yahoo, @ayapon (twitter)

Comments