Arashi 5X20 - Fatos e Curiosidades em Singles e alguns bônus (2004~2008)

Para quem não leu a primeira parte...




O ano de 2004 entrou e o quinteto Arashi ainda aos poucos tentando garantir seu lugar nas paradas de sucesso. Mesmo tendo protagonizado três programas que levam o nome do grupo (Mayonaka no Arashi, C no Arashi e D no Arashi), as vendas de singles eram bem oscilantes. Lembrando que no início dos anos 2000, o mundo j-pop era dominado por artistas e grupos de ponta, então todo mundo saía disparando nas paradas da Oricon.

A situação estava melhorando - um pouco. Main personalities no programa anual de caridade, o 24 Hour Television; dois filmes em que todos atuavam, programas de TV que se tornaram os preferidos dos fãs (G no Arashi, Mago Mago Arashi e Shukudai-kun), atuando em doramas, a turnê asiática e o início da virada do jogo - o efeito HanaDan e concertos nos 5 Domes do Japão e foram o terceiro grupo a se apresentar no Estádio Olímpico.

E foi a partir de 2004 que todos os singles e os álbuns tornaram-se número um na Oricon logo no primeiro dia de lançamento. Como mencionei anteriormente, só não entraram no Guinness Book of Records porque de 1999 a 2003, não tiveram singles no topo da parada consecutivamente como os seus sempais KinKi Kids.

12 - PIKA☆☆CHI DOUBLE (18 de fevereiro de 2004)


O décimo-segundo single foi lançado para promover o segundo filme da série "PIKANCHI", que estreiou nos cinemas no dia 1 de março do mesmo ano. Depois de 3 singles que voltaram a entrar no topo das paradas da Oricon.

- A edição limitada do single trazia a "versão double" de "Michi". Na edição regular, depois que terminava a versão karaoke da música "Gorimuchuu", tinha um secret talk.

- O PV, dirigido por Tetsuya Sato, foi feito no heliporto do Sky Building, em Yokohama.

- No terceiro filme da série "PIKANCHI" (Half), a música foi usada como tema de abertura.

13 - Hitomi no Naka no Galaxy/Hero (18 de agosto de 2004)


Terceiro double-A do grupo. "Hitomi no Naka no Galaxy" foi tema do dorama "Minami-kun no Koibito", protagonizado por Kazunari Ninomiya. "Hero" foi image song da emissora NTV na transmissão dos Jogos Olímpicos em Atenas (Grécia). Foi número um na Oricon.

- "Hitomi no Naka no Galaxy" foi composta por Fumiya Fujii (ex-Checkers. Aconselho ouvir as músicas do grupo bem como a carreira solo de Fujii, que tem "Another Orion", outra preciosidade).

- "Hero" foi usada também como tema do programa 24 Hour Television em 2004, em que Arashi participou pela primeira vez (de quatro) como main personalities.

- Teve três versões do single - o limitado tipo A, que trazia o DVD com o PV de "Hitomi no Naka no Galaxy"; o tipo B, que trazia o DVD com o PV de "Hero"; e a versão regular que trazia além das duas faixas principais e o karaoke delas, mais uma música extra - "Hey Hey Lovin' You".

- Curiosamente, todas as músicas do single começam com a letra H.

14 - Sakura Sake (23 de março de 2005)


Lançado na primavera de 2005, a música foi usada no comercial da escola preparatória Jounan Yobiko, protagonizado por Sho Sakurai.

- Desde 2006, na pesquisa da Oricon sobre "música que lembra cerejeira (sakura)", "Sakura Sake" é sempre lembrada. Na pesquisa de 2013, ficou em segundo lugar (perdendo para "Sakura", do cantor e compositor Naotaro Moriyama). No programa "Music Station" do dia 3 de maio de 2013, na pesquisa sobre músicas de primavera das eras Showa e Heisei, a música ficou em primeiro lugar na pesquisa das pessoas que nasceram na era Heisei (1989).

- O PV trazia o quinteto ambientando em uma sala de aula. Lembrando que, no Japão, o início do ano letivo e emprego novo, se dá no mês de abril, no auge da primavera.

*Trivia: o álbum de estúdio - "One" -, lançado em 3 de agosto de 2005, é tido pelos fãs um dos mais fracos do grupo, embora tivesse ficado em primeiro lugar. A música "Subarashiki Sekai", tema do programa "Mago Mago Arashi" era para ter saído em single com PV, bem como o DVD da tour "One Summer Tour" (que marcou a estréia da criação de Jun Matsumoto, o "moving stage"), mas a empresa ficou receosa em ter pouca venda devido a baixa vendagem do álbum e até hoje muita gente espera que lancem. O álbum "Arashic", na versão limitada, traz alguns trechos dessa tour.

15 - WISH (16 de novembro de 2005)


Foi tema do dorama "Hana Yori Dango" protagonizado por Jun Matsumoto (e foi a partir desse dorama que muita gente acabou virando fã do Arashi).

- Na versão regular do single, tem um secret talk logo que acaba a versão karaoke de "Ichioku no Hoshi".

- A versão limitada tem uma música extra - "Futari no Kinenbi".

- O PV não consta no single, somente no DVD "5X10 All the BEST! CLIPS 1999-2009".

- As músicas "Ichioku no Hoshi" e "WISH" eram candidatas a serem tema do dorama "Hana Yori Dango".

- No Johnny's Countdown de 2015-2016, na escolha do público sobre "duplas dos sonhos das fãs" ("Yume no 2-shot"), uma das preferidas foi Jun Matsumoto e Fumito Kawai (ABC-Z) interpretando a música. Porque em quase todos os programas do The Shonen Club, Fumito imita vários sempais, incluindo Matsumoto.

16 - Kitto Daijobu (17 de maio de 2006)


Usada no comercial da bebida C1000 da empresa House Wellness (Arashi foi sponsor da empresa por alguns anos),  a música é um dos preferidos dos fãs pela mensagem de otimismo e alegria. O PV seria assunto meio à parte (porque muita gente acha que é o PV mais alegre - em todos os significados possíveis)...

- E' uma das músicas favoritas do cantor Ken Hirai.

- O PV traz um pouco de seu making of, o uso de chroma-key, o fundo verde e interação com outras cenas e objetos.

17 - Aozora Pedal (2 de agosto de 2006)


Composição de Shikao Suga, a música foi tema de encerramento do filme "Hachimitsu to Clover", baseado no manga do mesmo nome. Sho Sakurai era protagonista (interpretou Yuta Takemoto).

- O PV, dirigido por Choku (o mesmo que dirigiu o PV "WISH"), foi baseado num rascunho que Ninomiya havia feito. Uma das atrizes que aparecem no PV, Arisa Sato, é casada com o jogador Makoto Hasebe.
- O bar Aozora realmente existiu. Fica em Yokohama e atualmente chama-se &9 Boulevard Cafe.
- O compositor Shikao Suga já havia composto duas músicas para a JE - "Yozora no Mukou" (SMAP) e "REAL FACE" (KAT-TUN). Seu álbum de 2011 - "SUGARLESS II", ele incluiu duas músicas como self-cover.
- E' uma das músicas de duração mais longa que o Arashi já gravou (tem 5:21).

*Trivia:


- A autora do manga, Chica Umino, disse que um de seus personagens, Takuma Mashima, foi inspirado em Shikao Suga. Em 3 de fevereiro de 2011, numa colaboração com o jornal Asahi Shimbun, Umino ilustrou Sakurai.
- Para quem não lembra - as fotos do single foram logo depois que o grupo atuou em "Kiiroi Namida" (daí que todos estão com esse corte de cabelo).

18 - Love so sweet (21 de fevereiro de 2007)


Usado como tema do dorama "Hana Yori Dango 2 (Returns)", protagonizado por Jun Matsumoto em seu inesquecível personagem Tsukasa Doumyoji. Tamanho foi o sucesso tanto do dorama como da música que, quem conheceu o Arashi nessa época, a maioria foi Jun-bait.

- O PV pode ser encontrado no DVD "5X10 All The BEST! CLIPS 1999-2009".
- TERU, vocalista da banda GLAY, certa vez foi num karaoke com Jun Matsumoto. Gostou tanto da música que pediu consentimento a Matsumoto para que a banda pudesse cantar ao menos uma música do Arashi em um show. Quem era membro do FC do GLAY, teve a oportunidade de ir no show "We Love Happy Swing", em 2011, e conferir a cover.
- Piada interna do fandom - todas as vezes que tinha um programa especial que o Arashi participava, quase era "Love So Sweet". O pessoal reclamava horrores, mas depois que eles apareciam, já estavam cantando o refrão...
- Foi single do ano, em 2007, pela 22a. edição do Record Taisho.

*Trivia: Na edição limitada, tinha a música "Fight Song", que foi usada na abertura do programa "GnoArashi" (aquela famosa abertura em que Satoshi Ohno surta e espanca todo mundo). Composta por Kazunari Ninomiya, originalmente se chamava "Rakuen" (Não confundir com a música solo de Masaki Aiba no álbum "Popcorn"). Resolveu modificar e pediu ajuda pro resto do grupo. A versão original, Nino interpretou em seu programa de rádio. Mas muita gente conhece a atual devido a turnê "TIME" (a parte em que fazem bungee jump).

19 - We Can Make It! (2 de maio de 2007)

Foi tema do dorama "Bambino!", protagonizado por Jun Matsumoto (Detalhe: "Hana Yori Dango 2" foi na temporada de inverno, e "Bambino!" foi na de primavera).

- O PV pode ser encontrado no DVD "5X10 All The BEST! CLIPS 1999-2009".
- A música é quase que uma cover de "Love is all around", da cantora sueca Agnes Carlsson. O que mudam, além do título, seriam a parte da melodia e inclusão de rap.
- O que difere nas edições limitada e regular, é que na limitada tem uma música a mais - "Future".

20 - Happiness (5 de setembro de 2007)


Tema de encerramento do dorama "Yamada Taro Monogatari", protagonizado por Kazunari Ninomiya (Taro Yamada) e Sho Sakurai (Takuya Mimura).

- O PV não consta no CD, somente no DVD "5X10 All The BEST! CLIPS 1999-2009".
- O PV seria uma história a parte, pois cada corte era uma cena diferente - monopólio, basquete, caligrafia, ikebana, cerimônia do chá, tênis de mesa, etc.
- Fez tanto sucesso que, junto com "Love so sweet", "Happiness" também faz parte do repertório - inclui três apresentações no Kouhaku Utagassen (2009, 2016 e 2018).

*Trivia: Na edição limitada e regular, tem a faixa "Still...", que atualmente muitos fãs não gostam muito de ouvir - não porque foi tema de encerramento do programa "Mago Mago Arashi" (Fuji TV), mas porque foi usada no último episódio de "Himitsu no Arashi-chan". E teve fã desocupada que descobriu que o rap do Sakurai começava faltando 1:25 para terminar a música, e associaram com a data de aniversário dele.

21 - Step and Go (20 de fevereiro de 2008)



Foi tema de encerramento do programa GRA (que durou seis meses, depois foi substituido pelo VS Arashi).

- O single possui três versões - a limitada (que tem o PV com making of e secret talk); a regular (que traz a faixa "Fuyu o dakishimete") e somente para quem assinava a J-Web no celular (o Special Cu(9)bic Box, que trazia a versão ao vivo de "COOL AND SOUL" gravada no Tokyo Dome em 2007, e os goods - schedule note, lápis, week pocket e a embalagem, que era a caixa em formato de cubo).

22 - One Love (25 de junho de 2008)


Tema de encerramento do filme (que encerraria a saga) "Hana Yori Dango F (Final)".

- O single vendeu tanto (mais de 500 mil cópias) que recebeu platina dupla - algo que não acontecia desde 1989, com a banda Princess Princess.
- Na edição limitada, além do PV, trazia uma faixa especial - "FINAL Remix feat. WISH, Love so sweet and One Love".
- Numa enquete feita para o programa "HEY! HEY! HEY! Music Champ" do dia 5 de março de 2012, "One Love" ficou em primeiro lugar.

*Trivia: A partir deste single até "Ashita no Kioku", nenhum deles entrou em álbum original, somente na coletânea "5X10 All The BEST! 1999-2009".

23 - truth/ Kaze no Mukou e (20 de agosto de 2008)


"truth" foi tema do dorama "Maou", protagonizado por Satoshi Ohno. "Kaze no Mukou e" foi tema das Olimpíadas em Pequim, transmitido pela NTV. E' o quarto single do grupo a ter double A, depois de quatro anos (o último single a ter double-A foi "Hitomi no Naka no Galaxy"/"HERO").

- Foi o segundo single consecutivo a obter platina dupla.
- No primeiro dia do lançamento, o single vendeu mais de 467 mil cópias, passando o recorde anterior do grupo KAT-TUN, que em 2006 vendeu mais de 410 mil cópias com o single "Bokura no Machi de".


- Saiu em três versões - a limitada que trazia o PV de "truth" (outro caso a comentar, já que possui muitas evidências do dorama no vídeo); a limitada tipo 2 que trazia o PV de "Kaze no Mukou e"; e a regular, cuja capa NAO trazia a foto dos membros do grupo.
- Ganhou o single do ano no 23o. Nihon Record Taisho.

24 - Beautiful Days (5 de novembro de 2008)


Tema do dorama "Ryuusei no Kizuna", protagonizado por Kazunari Ninomiya.

- Junto com os dois singles anteriores - "One Love" e "truth" -, Arashi foi o grupo que teve três singles na lista do top ten em 2008, pela Oricon. A primeira artista a conseguir esse feito, foi a cantora Hikaru Utada, em 2002.
- "Boku ga Boku no Subete" foi usada no CM da empresa de telefonia au by KDDI (o grupo foi sponsor da companhia de 2008 a 2012).


Uma curiosidade que muitos fãs descobriram que, num dorama que um dos membros atuava, outro aparecia para fazer uma ponta ou personagem aleatório, a probabilidade dele atuar no dorama da temporada seguinte era grande. Podemos citar alguns exemplos:


- No dorama "Yoiko no Mikata" (NTV, 2003), protagonizado por Sho Sakurai, no capítulo 7, Masaki Aiba faz uma ponta como Akira Mataki (personagem que interpretou no especial "Kaigo Kazoku - Hana, Sakimakka" em março de 2003); no capítulo 8, Satoshi Ohno aparece como representante da empresa "Claim Agent Arashi", que era do programa "CnoArashi") e no último capítulo, Jun Matsumoto como Shin Sawada ("Gokusen"). (Antes que perguntem "cadê o Ninomiya nessa história toda?", na época ele estava em outra emissora atuando em "Netsuretsuteki Chuuka Hanten" e não teve como fazer uma ponta).
- Em "Yamada Taro Monogatari" (TBS, 2007), protagonizado por Kazunari Ninomiya e Sho Sakurai, Satoshi Ohno aparece no capítulo 10. No ano seguinte, Ohno protagonizou em "Maou" (TBS), e logo no primeiro capítulo, Ninomiya faz uma breve aparição. O dorama da temporada seguinte pela mesma emissora, "Ryuusei no Kizuna", adivinhem quem foi o protagonista...


- "My Girl" (TV Asahi, 2009), protagonizado por Masaki Aiba, Sho Sakurai aparece no último capítulo. Daí logo em  "Tokujo Kabachi!!" (TBS, 2010), protagonizado por Sho Sakurai, no capítulo 10, Satoshi Ohno aparece como advogado. Logo em seguida, Ohno protagonizou em "Kaibutsu-kun" (NTV, 2010), e neste dorama, no último capítulo, Jun Matsumoto faz uma ponta quase no final da trama. E logo na temporada seguinte, Matsumoto protagonizou em "Natsu no Koi wa Nijiiro ni Kagayaku" (Fuji, 2010).


Daí para completar, em "Natsu no Koi...", Kazunari Ninomiya faz uma ponta, como assistente de iluminação do teatro, e logo fez o dorama "Freeter, Ie o Kau" (Fuji, 2010). No último capítulo, Masaki Aiba faz uma aparição como Hirata, novo funcionário da empresa, e logo no ano seguinte, protagonizou em "Bartender" (TV Asahi, 2011).


- No especial "Mou Yuukai Nante Shinai" (Fuji TV, 2012), protagonizado por Satoshi Ohno, logo no início aparece Jun Matsumoto (para promover o dorama "Lucky Seven" que seria logo em janeiro do mesmo ano) e no meio da história, Sho Sakurai, como o mordomo Kageyama para promover o especial "Nazotoki wa Dinner no Ato De", que iria ao ar em março do mesmo ano.

Em breve, a terceira parte...

Imagens: J-Storm, Arashian World, amazon, cdjapan

Comments