Masaharu Fukuyama - 50 Sai Matsuri 2019


Ninguém aí leu errado o título, pois é isso mesmo: o ídolo querido da autora que vos escreve completou no dia 6 de fevereiro, 50 anos de idade. E vai bem, obrigado.



Para comemorar a data, porque chegar aos 50 anos ainda em forma, só os mais fortes entenderão, Fukuyama decidiu fazer três shows na semana de seu aniversário (dias 5, 6 e 7 de fevereiro, sendo que o dia 6 seria a data comemorativa e ficou restrito ao fã clube), com direito a presente e onze músicas escolhidas pelos fãs numa enquete no site oficial dele.

Acredito que só o Fukuyama mesmo para comemorar aniversário e os fãs ganharem presente (rs).

Os shows foram no Yokohama Arena, depois de onze anos sem fazer show lá (a última vez foi quando ele realizou o Daikanshasai Sono 9). Então, imaginem como o lugar deve ter ficado lotado (o Yokohama Arena tem três divisões - o stand, que seria a arquibancada; o arena, que fica abaixo, quase perto do palco; e o center, onde seria o equivalente ao arena no Tokyo Dome, por exemplo).

Quem ver os shows anteriores do Fukuyama (se bem que faz um bom tempinho que ele não lançava DVD live, agora poderemos ver o último Daikanshasai na edição limitada que saiu do forno agora, "DOUBLE ENCORE"), vão achar que é meio sem sal, porque ele não usa tantos efeitos visuais e o palco é bem simples. Mas a banda de apoio que o acompanha faz tempão e mais o próprio já é diversão garantida.

Bem, no show que eu fui, do dia 5 de fevereiro, as músicas que os fãs escolheram, foram as mais votadas e cada um tinha uma história. Não me perguntem a ordem exata de todas elas, porque teve hora que ficou meio randômica, e só sei das três mais solicitadas...

A maioria das músicas escolhidas, segundo os fãs, significava uma nova vida.



Hatsukoi (16 de dezembro de 2009) - Foi usada no CM da linha de televisores REGZA, da Toshiba, que Masaharu fazia propaganda também. No 60o. Kouhaku Utagassen, ele apresentou a música ao vivo, direto de sua terra natal, Nagasaki. Isso porque foi chamado para o evento depois de dezesseis anos, então, ninguém estranhe o motivo de desde o retorno ele apresentar ao vivo no Daikanshasai, porque nesse intervalo, ele já fazia shows no fim de ano.

A música é uma balada - triste - sobre o fim de um romance e não teria mais volta. Mesmo sabendo que não poderiam ser nem mais amigos, ainda considera sendo seu primeiro amor.

Trivia: a edição limitada do single, vinha uma camiseta com a ilustração de Lily Franky, autor do livro "Tokyo Tower". E' também ator, atuou recentemente no filme "Manbiki Kazoku", de Hirokazu Koreeda.

Squall (17 de novembro de 1999) - Era double A do single "HEAVEN". Na verdade, seria uma self-cover, pois tinha composto a música para a cantora Eiko Matsumoto. A música, na versão de Matsumoto, foi usada no dorama "Perfect Love" (que foi protagonizada por Fukuyama...).

Trivia: Recentemente, Tomohisa Yamashita (aka Yamapi) interpretou a música em um programa especial da NHK no final de 2018. Para os mais desavisados - Yamapi é fã do Fukuyama.

Beautiful Life (10 de Outubro de 2012) - Também double A com a música "GAME". A música foi utilizada como BGM do comercial para o produto SK-II da Max Factor. A música em si é sobre o quanto a vida é bonita se está com alguém especial fazendo parte.

Trivia:
- O Promotion Video foi filmado no lago Komuke, na cidade de Monbetsu, Hokkaido.
- Fukuyama interpretou a música no 63o. Kouhaku Utagassen direto do Pacifico Yokohama, onde ele estava realizando o seu 12o. Fuyu no Daikanshasai.

Saiai (Album "Zankyou", 30 de junho de 2009) - Terceiro selfcover. Foi composta para a atriz e cantora Kou Shibasaki, como tema do filme em que Fukuyama e ela atuaram juntos - "Yougisha X no Kenshin", em 2008. A versão de Shibasaki foi em single, com o pseudônimo de KOH+. A versão de Fukuyama foi inclusa no álbum.

Trivia: A versão de Fukuyama foi usada como BGM do comercial da linha de televisores REGZA, da Toshiba.

Tanjoubi niwa mashirona yuri o (10 de abril de 2013) - Mais outro double A, com a música "Get the Groove". Foi usada como tema do dorama da TBS na temporada de inverno de 2013, "Tonbi".

Trivia: A música é meio autobiográfica, pois trata de pensamento de filho para os pais. Todo ano, em seu aniversário, Masaharu enviava flores para sua mãe, e o sentimento que tinha do seu pai, já falecido.

Curiosidade: no show do dia 5 de fevereiro de 2019, um dos fãs havia explicado na enquete o motivo de ter escolhido essa música, justamente porque ele fazia a mesma coisa que Masaharu fazia - enviava flores para sua mãe.

Kazoku ni narouyo (31 de agosto de 2011) - Double A com "fighting pose". A música foi usada na campanha publicitária da revista ZEXY, voltada para casais que procuram sugestões de casamento. Mas a música havia sido apresentada em abril do mesmo ano, quando Fukuyama fez um programa de rádio especial de 24 horas para arrecadar fundos e passar informações na época em que teve o Grande Terremoto de Tohoku. A música fez tanto sucesso que foi logo em primeiro lugar na Oricon e Billboard Japan.

Trivia:
- No espetáculo Stars On Ice, em 2014, a música foi usada durante a apresentação em grupo, que foi formado por sete artistas em patinação no gelo - Mao Asada, Yuzuru Hanyu, Akiko Suzuki, Kanako Murakami, Takahiko Kozuka, Tatsuki Machida e Nobunari Oda.
- Foi apresentada no 62o. Kouhaku Utagassen, direto do Pacifico Yokohama.
- O promotion video era um crossover entre ele mesmo adulto e criança. Quem atua com Fukuyama, é o ator Keita Ninomiya, que dois anos depois atuariam juntos em "Soshite, Chichi ni naru" (2013).

Heart (30 de abril de 1998) - Single que marcou o retorno de Fukuyama depois de dois anos e meio afastado do meio artístico. Era double A com "you". Ambas as músicas foram usadas no dorama da TBS protagonizado por Fukuyama e Takako Tokiwa - "Meguri Ai". Embora o single tivesse entrado em terceiro lugar na Oricon, é a música mais lembrada pelos fãs.

Trivia: Embora na enquete dos fãs no show de fevereiro de 2019 a música ficou em oitavo lugar, teve um momento especial - no MC, aparecia uma videomontagem com a cronologia de Fukuyama. Em 1996, deu uma pausa na carreira para se dedicar à fotografia e viagens, e numa de suas viagens, acabou fazendo parte da entidade "Friends of RUMANIA", que ajudava as crianças da Romênia, castigadas durante o governo de 1989.

Quando Fukuyama resolveu retornar à vida artística, em 1998, logo já lançou um single double-A e protagonizou um dorama que teve audiência média de 16%. O evento quase anual "Fuyu no Daikanshasai" é uma forma de Fukuyama agradecer aos fãs que o esperaram durante esse tempo de hiatus.

Michishirube (20 de maio de 2009) - Era B-side do single "Keshin". Foi usada como tema de encerramento do noticiário "News ZERO" durante janeiro de 2009 a outubro de 2010. A outra versão, com o acréscimo do violino de Emiri Miyamoto, foi usada também para o encerramento do noticiário, de outubro de 2010 a abril de 2011.

Trivia: 
- A versão de 2010, com o violino de Emiri Miyamoto, está na coletânea THE BEST BANG!
- A capa do single "Keshin" foi fotografada por Mika Ninagawa.

Nota da autora: Toda vez que ouço essa música, fica difícil não associar com o encerramento do noticiário News ZERO, ainda mais que foi uma música que ficou mais tempo no ar - dois anos e três meses.

Niji (27 de agosto de 2003) - Era um triple A-side com mais duas músicas - "Himawari" e "Sore ga subetesa". "Niji" foi usada na primeira temporada do dorama "Water Boys".

Trivia: 
- Na segunda temporada do dorama "Water Boys", foi usada uma versão diferente, chamado "Niji ~ Mou hitotsu no Natsu".
- "Himawari" na verdade seria uma self-cover, pois Fukuyama compôs especialmente para seu conterrâneo, o cantor Kiyoshi Maekawa.
- "Sore ga Subetesa" foi usada na campanha da empresa Otsuka, que fabrica a bebida isotônica "Pocari Sweat". 


Sakurazaka (26 de abril de 2000) - Era tema de um quadro no programa da dupla de humoristas Ucchan (Teruyoshi Uchimura) e Nanchan (Kiyoshi Nanbara). Por ter sido lançado na época da primavera, logo foi número um nas paradas da Oricon e CDTV. O sucesso foi tão grande que acabou sendo o primeiro single do Fukuyama a passar de dois milhões de cópias.

Trivia: 
- Toda enquete no programa Music Station sobre músicas que lembram a primavera, "Sakurazaka" sempre está no meio.
- No mesmo ano, outro single passou a marca de 2 milhões de cópias vendidas - "TSUNAMI", do grupo Southern All Stars. Além da banda ser da mesma agência que Fukuyama, o líder Keisuke Kuwata é amigo pessoal dele.

Good Night (21 de maio de 1992) - Single que foi o primeiro da carreira de Fukuyama a entrar no top ten na Oricon, depois dos quatro anteriores nem terem entrado nem no top 100. Foi usada como tema do dorama "Ai wa douda", o segundo que atuou (mas não era nem o protagonista).

Trivia: A música foi pedido do produtor musical Kenji Kizaki, que queria que fosse uma balada, já que até então Fukuyama só compunha rock. Foi composta durante a turnê, num quarto de hotel em Nagoya. Por isso que, em algumas vezes que cantava essa música, costumava dizer que "é a canção que nasceu em Nagoya".

Mais outras curiosidades:

- O primeiro single "Tsuyoku Ame no Naka" teve um promotion video (que é raridade), que teve orçamento de apenas 50 mil ienes e foi feito sem cortes.
- Logo depois do debut, Fukuyama se apresentava como Mr. Clarinet no clube Shibuya Eggman. Durou cinco meses quando resolveu se apresentar como ele mesmo.
- Um dos motivos que levou Fukuyama a ficar dois anos inativo na música, foi estudar fotografia. Embora musicalmente estivesse parado, ainda fazia um programa de rádio e fez pouquissimas aparições na segunda temporada do dorama "Hitotsu Yane no Shita".


- O evento (quase) anual "Fuyu no Daikanshasai" é realizado em dezembro como forma de agradecer aos fãs que o esperaram durante o tempo ausente na música. O evento teve início em 1998 no Yokohama Arena, logo depois do término da turnê "Like a Hurricane".
- Levou dezesseis anos para que a NHK criasse vergonha na cara chamasse o Fukuyama para fazer parte do evento. Motivo foi o sucesso estrondoso do taiga dorama "Ryomaden". Depois disso, todo ano é chamado, mas faz a apresentação direto do Pacifico Yokohama, onde ele realiza o Daikanshasai.
- Por dez anos seguidos (1998~2008), sempre ficou em segundo lugar na enquete anual da revista "an-an" dos homens mais queridos pelas leitoras. Nem precisa perguntar quem sempre ficava em primeiro, né.
- Era fumante inveterado. Começou a diminuir aos poucos até que em meados de 2005, parou de vez. Dá pra perceber o timbre de voz no início de carreira e depois de 2005.


- Relação com membros da JE - Fukuyama nunca criticou e até hoje brinca com os fãs quando ele pergunta se além de ser membro do fã-clube dele, está em outro. Antes do hiato, foi no programa Utaban (apresentado pelo Masahiro Nakai e Takaaki Ishibashi); em 2017, participou no programa "KanJam" e ainda fez uma jam-session com os membros do Kanjani Eito na música "milk tea"; Kazuya Kamenashi (KAT-TUN) é fã declarado com direito a sessão de fotos e participação no programa de rádio especial de 24 horas; Tomohisa Yamashita (aka Yamapi) interpretou "Squall" num programa especial da NHK-BS. (Nota da autora: alguém aí sugira a produção do Arashi ni Shiyagare para chamar o Fukuyama em algum quadro do programa, nem que seja fazer touring de moto - já que o moço adora pilotar motos por aí - com o Masaki Aiba)

Programa "KanJam" em 2017 - jam session com o Kanjani Eito. Na foto, Fukuyama, Shingo Murakami e Shota Yasuda.

- Estudou fotografia durante os dois anos que ficou sumido na música. Gostou tanto do hobby que virou profissão - desde 2000 (Olimpíadas de Sydney) é enviado especial da TV Asahi e Asahi Shimbun para fotografar, ter uma coluna especial e até comentarista. Já fez algumas exposições com as fotografias que fez durante suas viagens pelo mundo. E inclui capas de CDs de alguns artistas e catálogo de moda.
- Tornou-se amigo do escritor, artista plástico e ator Lily Franky depois de "Tokyo Tower" (2007). Franky tem uma coluna no panfleto do FC BROS., e atuaram juntos pelo menos em dois filmes - "Soshite, Chichi ni naru" e "SCOOP!".


- E' public relations da campanha de turismo nas ilhas de Nagasaki, terra natal dele. Uma série de comerciais sobre as ilhas e turismo na província pode ser encontrada no site oficial.
- No site oficial dele, quem era do fã clube, tinha o BROS.TV que era no último domingo do mês, ao vivo. Fukuyama, o diretor Akihisa Soguchi, o autor Yusuke Imanami e o câmera Arata e alguns convidados aleatórios, se reuniam para alguma conversa randômica, e depois compilavam tudo em DVD (à venda no site oficial do rapaz). Isso quando não tinha casos inesperados e até rolava cosplay no Dia das Bruxas, mediante enquete no site.

BROS. TV especial de Halloween, 2017 - Frankstein (Arata), Lady Oscar (Fukuyama), Poko (Soguchi) e Jack Sparrow (Imanami) - figurinos escolhidos a pedido dos fãs no site oficial do programa.

No ano de 2017, muita gente pediu para que Fukuyama aparecesse como Lady Oscar, do manga "A Rosa de Versailles". Com peruca loira e tudo (faltou a maquiagem, mas tá valendo).

E que venham mais aniversários pela frente e aguardando um novo álbum de estúdio, já que o último ele lançou em 2014, e se for seguir a regra de, a cada cinco anos sair um novinho (porque coletânea a gente nem conta)...

Imagens: site oficial, HMV, Tower Records, amazon, BROS.TV.

Comments