Curiosidades (Outras nem tanto) da rapaziada da J&A

(Na minha conta do Twitter eu tinha posto JE, mas como JE significa Johnny's Entertrainment, uma subsidiária da empresa JA aka Johnny's and Associates, que já seria todo mundo nesse bolo todo, então a partir de agora vai ser JA mesmo.)


O esperado countdown no Tokyo Dome, onde quase toda a galera da JA se reune. Nessa foto, foi o de 2018-19, que foi o final da dupla Tackey and Tsubasa.


O que a gente não faz para espantar o sono no meio do trabalho - fica formulando novas postagens, e entre uma peça e outra, acabei por enumerar algumas muitas curiosidades que giram em torno de toda a galera da JA. Muitos fatos a gente encontra nas revistas apropriadas, como Myojo, Popolo, Potato, Wink Up e duet, ou nos programas de variedades que algum deles aparece. Mas como são muitos, a gente tem que tentar descobrir onde foi que surgiu esse fato, onde ele comentou, como e porquê, pois para tudo necessitamos de fontes confiáveis.

A maioria que vou postar aqui e conforme a demanda, surgiram no decorrer de muitas revistas de TV (TV Guide, Shuukan The Television, TV Navi, etc.), de cinema e especiais. Só não incluo revista de fofoca de salão de cabelereiro nem aquelas sensacionalistas, mesmo porque eu passo longe delas. Mas caso alguém souber ou quiser complementar, me informa no Twitter que atualizo mais lá do que aqui, mas tudo bem.

No Twitter, estou postando tudo no aleatório, mas vou ver se aqui eu consigo fazer algo mais organizado... Eu espero, porque é muita coisa que até eu me perco.

Nessas alturas do campeonato vão me dizer "mas porque só coisa dos Johnny's???" Primeiro porque em qualquer programa de TV, um membro vai estar fazendo ponta. Segundo, a vida particular deles é tão restrita, que só quem é janiota (otaku dos Johnny's) consegue descobrir até a cor da meia que estava usando no dia da última eclipse lunar.

Nomes de grupos e seus mistérios...

1. Dos grupos atuais que a agência possui, somente Shonentai, Arashi e Busaiku possuem o nome escrito em kanji. No passado, existiram outros, como a banda Otokogumi e o grupo temporário Ninja, mas duraram menos de dois anos e um ou outro membro faz parte da agência.

E o nome escrito pelo chefão!

2. Embora o nome da banda seja TOKIO, somente Taichi Kokubun nasceu na província mesmo, na cidade de Higashi Kurume (quase na divisa de Saitama). Nagase nasceu em Kanagawa; Mabo, em Hokkaido, e Joshima em Chiba (embora passou boa parte de sua vida em Nara).


3. O nome do grupo V6 tem várias origens - V de voleibol, já que o grupo foi sponsor da campanha do Campeonato Mundial de Voleibol no Japão em 1995; V de victory (vitória); V de vegetable (porque a família do líder Masayuki Sakamoto tem uma quitanda)... Na verdade, até hoje ninguém deu uma explicação 100% concreta.

Desde sempre fazem questão de diferenciar os mais velhos dos mais novos em fotos...

- O grupo V6 possui dois subgrupos que às vezes fazem concertos e apresentações solos, mas também para diferenciar os mais velhos dos mais novos - Twenty Century (ou Tonisen) formado por Masayuki Sakamoto, Hiroshi Nagano e Yoshihiko Inohara; e o Coming Century (ou Camisen) formado por Go Morita, Ken Miyake e Junichi Okada.

4. KinKi Kids, formado por Koichi Domoto e Tsuyoshi Domoto, teve esse nome por eles terem nascido na região Kinki (Koichi é de Hyogo; Tsuyoshi, de Nara). O nome foi sugerido por Masahiro Nakai, na época que a dupla era backdancer do grupo SMAP. O nome do grupo é escrito desta forma mesmo para que ninguém confunda com o inglês kinky (pervertido).

5. Quem pensou que o grupo NEWS seria algo relacionado a jornalismo, erraram feio. O grupo foi criado para que os membros representassem os quatro pontos cardeiais (tá, mas não tinha nenhum membro de Hokkaido ou da região de Kyushu, imagina Okinawa. A maioria ou era de Kanto ou de Kansai). Mas o resultado, a maioria sabe no que deu...

- A dupla Tegomass é a junção dos sobrenomes de Yuya Tegoshi e Takahisa Masuda (o mais engraçado nessa história, era que, se ninguém falassse, ninguém iria imaginar que os dois eram idols, muito menos da Johnny's, por causa do estilo musical e terem debutado primeiro na Suécia!).

6. Kanjani Eight significa "Kansai Johnny's", já que o grupo era da região de Kansai. O Eight (oito) era por causa do número do canal da emissora em que eles debutaram, Kansai TV, filiada da Fuji Television. Diziam que também o grupo, inicialmente era formado por oito membros, mas como logo no primeiro álbum Hiroki Uchi foi convidado a se retirar...

Kanjani Eito numa rara ocasião em que deixam o colorido de Osaka de lado.

7. Grupos que usam as iniciais dos sobrenomes dos membros para formar o nome. KAT-TUN e Kis-My-Ft2 são dois exemplos. O duro quando alguém do grupo resolve sair ou saem com ele, e aí tem que dar um jeitinho para não fugir do tema.

Capa de um dos DVD Live do então sexteto KAT-TUN. Obviamente dava para saber quem era quem pelas iniciais de seus sobrenomes... 

- KAT-TUN era inicialmente Kazuya Kamenashi, Jin Akanishi, Junnosuke Taguchi, Koki Tanaka, Tatsuya Ueda e Yuichi Nakamaru. O hífen significa "as fãs que nos unem". Só que com o tempo, Akanishi, Koki e Taguchi sairam, e agora tiveram que montar da seguinte forma - Kazuya KAmenashi, TaTsuya Ueda e Yuichi Nakamaru.

Kis-My-FT2 - quase sempre temos o trio comissão de frente e os quatro backdancers...

- Kis-My-Ft2 também é formado pelas iniciais dos sobrenomes dos membros do grupo - Hiromitsu Kitayama, Kyohei Iida, Kento Senga, Toshiya Miyata, Wataru Yokoo, Taisuke Fujigaya, Yuta Tamamori e Takashi Nikaido (é que o nome de Nikaido em kanji é o número 2). Mas Iida saiu bem antes do grupo debutar, aí usaram o sobrenome do Hiromitsu para não ficar estranho.

8. Hey! Say! JUMP é um trocadilho com a era Heisei (porque todos os membros do grupo nasceram nessa era e o grupo foi formado nessa era também) e JUMP é o anagrama de "Johnny's Ultra Music Power". Assim como o V6, o grupo também se subdivide-se em dois:

- Hey! Say! BEST (BEST é o anagrama de Boys Excellent (ou Expert) Select Team), formado pelos cinco membros mais velhos (mas não significa exatamente que eles sejam mais sérios cof cof) - Kota Yabu, Yuya Takaki, Kei Inoo, Hikaru Yaotome (ambos nascidos no mesmo ano, 1990) e Daiki Arioka (nascido em 1991).

- Hey! Say! 7 (7 porque o grupo original havia se formado no ano de 2007), formado pelos membros mais novos - Keito Okamoto, Ryosuke Yamada, Yuto Nakajima, Yuri Chinen (ambos nascidos em 1993) e Ryutaro Morimoto (nasceu em 1995, mas ficou no grupo até junho de 2011).


9. O grupo ABC-Z significa Acrobatic Boys Club Zero. Antes era ABC, mas depois que Ryosuke Hashimoto entrou no grupo em 2008, o Z significa a última letra do alfabeto e que o grupo está completo. Devido à pronúncia em japonês do nome, o grupo é carinhosamente conhecido como "ebi" (camarão, em japonês).

O próprio grupo faz trocadilho com o nome no segundo álbum de estúdio.

10. Um grupo da JA que participa como backdancers dos grupos maiores, o Four Yuu (escreve-se ふぉ~ゆ~), é formado por quatro membros cujo primeiro nome começa com "yuu" - Yuuki Koshioka, Yuusuke Matsuzaki, Yuuta Fukuda e Yuudai Tatsumi.

11. King and Prince (antigamente Mr. King vs. Mr. Prince) é a junção de dois subgrupos - Mr. King, formado pelos mais novos (Sho Hirano, Ren Nagase e Kaito Takahashi) e Prince, pelos mais velhos (Yuta Kishi, Yuta Jinguji e Genki Iwahashi). Como o grupo é conhecido como "kinpuri", não confundir com o anime King of Prism porque fãs desse anime também conhecem por essa abreviação.

12. Por um curto período (menos de um mês), em 2006, para divulgar o campeonato mundial de voleibol pela emissora Fuji Television, teve um grupo chamado Kitty GYM, que era formado pelo grupo de juniores chamado Kitty (Hiromitsu Kitayama, Kei Inoo, Shota Totsuka e Hikaru Yaotome, que já pertenciam a outros grupos de juniores, olha a confusão), pela dupla tailandesa GOLF and MIKE e por Tomohisa Yamashita. Mas o grupo foi só sponsor e depois acabaram.

13. O quarteto Busaiku, formado pelos quatro membros do Kis-My-Ft2 - Kento Senga, Wataru Yokoo, Toshiya Miyata e Takashi Nikaido, o nome possui duplo sentido - "busaiku" é gíria para "pessoa feia, desajeitada" e também para "grupo de dança" (pois possui os kanji de butai e matsuri - 舞際組). O grupo Kis-My-Ft2 possui um programa chamado "Kisumai BUSAIKU!?", e quem é fã do grupo, notou bem que existe a comissão de frente (ou "as três Marias", como minha amiga diz) formado por Fujigaya, Kitayama e Tamamori, e os quatro "backdancers". Masahiro Nakai, que tinha participado do programa, decidiu dar apoio aos quatro do fundão e criou a unit. O logotipo do grupo foi escrito pelo Johnny Kitagawa.

14. O antigo grupo SMAP era o anagrama de "Sports Music Assemble People". No início de carreira era fato, pois o grupo começou andando de skateboard (tanto que antigamente, eles eram conhecidos como "Skate Boys") e tiveram um programa que jogavam basquetebol.

Falta gente, eu sei, mas é o que temos pra hoje.

Para tentar explicar o motivo de alguns grupos terem outros subgrupos - isso ocorre e muito nos eventos da agência (como Johnny's World e similares), na época em que todo mundo era Junior, formavam os grupos para se apresentarem em algumas partes (vide o programa The Shonen Club), mas demorava uma vida para debutar (oi, SixTones!). Teve época em que os subgrupos chegaram a fazer shows em separado, mas era uma fase em que o grupo principal ainda estava começando, resolveram fazer algo diferente...

Comments