Primavera

Dia 21 de março, quem mora no hemisfério norte, a primavera chegou. Antes que me chamem de sem graça e desalmada, eu tenho um motivo maior porque a primavera não é minha estação do ano favorita - sofro de febre de feno, aka polinose, aka kafunshoo. E quem sofre disso, sabe do que estou falando.

Meu sofrimento já começa depois da segunda quinzena de fevereiro, quando a temperatura começa a subir e os cedros entram na fase de polinização. No momento que eu começo a espirrar e já usar uma caixa de lenços de papel, podem ter certeza que já estou com os sintomas do kafunshoo. Se fosse somente o nariz escorrendo e espirrando, vai lá... A coisa se agrava quando meus olhos começam a coçar, parecendo que entrou um caminhão de areia neles, e nem o melhor colírio resolve.

Eu sei que eu deveria ter ao menos me prevenido, para que meu organismo não sofresse tanto, mas nunca aprendo. E olha que quando entra o inverno, quase sempre estou de máscara cirúrgica (para não contrair gripe e muito menos influenza).

As meninas do Ajuste a Rota indicaram ano passado iogurtes e produtos cosméticos que prometem aliviar os sintomas do kafunshoo. Recentemente, incluiram chá verde e peixes na dieta alimentar, se bem que chá verde é bom para qualquer coisa. Mas os iogurtes indicados para amenizar os sintomas, seriam os probióticos. Nos mercados e lojas de conveniência daqui têm uma variedade enorme de iogurtes probióticos (no link que postei, elas indicam os quatro mais indicados).

Sobre os remédios que surgem antes da época do kafunshoo, eu seria a pior pessoa para indicar, pois tenho problemas com eles - a maioria deles me dá um sono (aliás, até remédio para dor de cabeça já é o suficiente para eu dormir e acordar dois dias depois). O mais certo seria consultar o médico para saber qual se adequaria ao seu organismo, porque esses remédios possuem contra indicações.

Existem também sprays que possuem uma camada protetora para evitar a proliferação de pólen. O da Shiseido, a linha IHADA, tem uma linha voltada para kafunshoo e o vírus PM2.5. Um dos produtos que eu costumo usar (e ameniza um pouco minhas crises de espirro) é o Ohana no Baria, um gel que impede a entrada de pólen pelo nariz.

Mesmo assim, entra ano e sai ano, eu continuo com esse problema e nunca aprendo: antes de chegar a época, tenho que me prevenir, nem que seja a alimentação, pelo menos. Porque depois que pega, nem adianta tentar consertar. Mas, ainda bem que final de abril as crises de espirro passam.

Vamos pelo lado bom da primavera - depois de um longo inverno, finalmente o sol resolve aquecer um pouco e as flores surgindo para tornar a vida mais colorida. Também é época de renovação, que muitos se graduam, mudam de trabalho, começam nova vida, em todos os sentidos. Pode ser muito batido que todo ano, nessa época apareçam milhares de fotos e artigos sobre as flores de cerejeira (aka sakura), e muitos avisos de bons modos com as árvores, porque sempre existem pessoas de má índole ou falta de bom senso mesmo que resolvem quebrar os galhos com as flores junto para levar de lembrança, esquecendo que podem contaminar (e serem contaminados também).

Isso porque muita gente (eu, inclusive) confunde até hoje que, em fevereiro, o que floresce primeiro, são as flores da ameixeira (ume), e, tirando a diferença da época em que floresce, as pétalas das flores da ameixeira possuem formato diferente.

Flor de ameixeira que surgiu no bairro onde moro, no início de fevereiro.
Mas fazer hanami (apreciação das flores com direito a fazer um piquenique), é a prática mais comum e muita gente chega a madrugar no parque para garantir um bom lugar. Quanto mais florido, melhor. Por isso que até existem aplicativos e sites que informam onde e quando as cerejeiras vão estar completamente floridas.

Flor de cerejeira, próximo ao Mozo Wonder City, Nagoya. Reparem no formato das pétalas.

Pelo menos onde eu moro, a rua do Kounomiya Jinja já está com as cerejeiras florindo e até metade do mês de abril, terá iluminação noturna. E o matsuri, porque  não basta somente passear e apreciar as flores, mas os petiscos são muito bem-vindos.

Hana yori dango. O mais apreciado em qualquer matsuri que existe.
Taiyaki. Se for feito na hora, melhor ainda! (Só tomar cuidado com o Nyanko-sensei rs)
Pensando muito melhor, a primavera não se torna um empecilho quando existem coisas melhores para apreciar e acabamos esquecendo que está com kafunshoo.

Fotos: todas da autora. 
Pela ordem, começando do alto - Cerejeira próxima a estação Kamiootai, Nagoya. Flor de ameixeira, perto de casa, Inazawa. Flor de cerejeira, Mozo Wonder City, Nagoya. Hana yori dango, durante matsuri em Okazaki, 2018. Taiyaki, durante o Hadaka Matsuri em Inazawa, 2019.

Comments