Arashi 5X20 - Fatos e Curiosidades em Singles e alguns bônus (2014~2018)


Não, não estamos na reta final, afinal não é o fim, e sim uma pausa pro cafezinho.



Para quem perdeu as partes anteriores, basta ir aqui, ali e acolá.

O ano de 2014 foi quando o grupo Arashi completou 15 anos de carreira, e, para marcar a data, resolveram fazer um concerto onde eles debutaram - isso mesmo, no Hawaii!!! No ano seguinte, fizeram quatro dias de show em Miyagi - desde 2006 que não faziam show lá. A tour "Japonism" que foi em 2015, estenderam em 2016, somente nas arenas (algo que não faziam há nove anos).

Neste momento, o grupo está na segunda etapa da turnê dos 20 anos, o 5X20, que começou em novembro de 2018 e vai até dezembro de 2019, deixando o quinteto mais ocupado do que nunca - além da turnê, no meio farão o evento "Waku Waku Gakkou" em junho, em julho (até novembro) farão uma exposição, e, em agosto, serão main personality pela quinta vez no evento 24 Hour Television.

(E aguardando este ano algum álbum nem que for novamente um best of como fizeram nos 10 anos)

42. "Bittersweet" (12 de fevereiro de 2014)


Faziam nove meses que não saía single novo (o último foi "Endless Game"), e, como sempre, quando demora muito, as fãs ficam preocupadas (e quando sai tudo de uma vez só, reclamam de falta de verba, vai entender). A música foi tema do dorama da Fuji Television, protagonizado por Jun Matsumoto - "Shitsuren Chocolatier", baseado no manga do mesmo nome, de Setona Mizushiro.

- Saiu em duas versões - a limitada que contém "Road to Glory" e mais o PV de "Bittersweet". A edição regular, contém além das duas músicas, mais duas adicionais, "Sync" e "Motto ima yori".
- "Road to Glory", coupling song, foi usada como tema da NTV durante a transmissão dos jogos olímpicos de inverno na Russia (claro que o enviado especial para cobrir o evento num frio de lascar foi Sho Sakurai).
- No 80o. The Television Drama Academy, promovido pela editora Kadokawa, o dorama "Shitsuren Chocolatier" ganhou 4 prêmios - melhor ator (Jun Matsumoto), melhor atriz coadjuvante (Satomi Ishihara), melhor música-tema ("Bittersweet") e melhor direção.

43. GUTS! (30 de abril de 2014)


Mal o dorama do Matsumoto terminou, e logo entrou "Yowakutemo, Katemasu", protagonizado por Kazunari Ninomiya (só que foi pela NTV, aos sábados). A música tema é bem daquelas pra levantar o ânimo de qualquer um, por trazer mensagem positiva. Até hoje, o grupo inclui a música nos shows e apresentações - desde gravado no Tokyo Dome até com cheerleaders.

- Saiu em duas versões - a limitada que contém "Fly" e o PV de "GUTS". E a regular que contém a faixa título, "Kimi ga Waraeru youni" e "Love Wonderland".
- Logo na primeira semana vendeu mais de 600 mil cópias, o que soma desde o primeiro single, o total de 20 milhões de cópias vendidas - o que fez Arashi tornar-se o quinto artista masculino a conseguir esse feitio - os outros quatro são em ordem cronológica, B`z, Mr. Children, SMAP e GLAY.
- Pela Billboard Japan, ficou em primeiro lugar no ano de 2014.

Curiosidades: 
- O dorama tem o tema de baseball, esporte que Ninomiya pratica até hoje, e tem o ex-técnicos Tatsunori Hara e Sadaharu Oh como ídolos. 
- Outro fato curioso é que, logo depois de "Yowakutemo...", pelo menos três atores atuaram no dorama "Suikyuu Yankees" (Fuji TV) - Yuto Nakajima, Kento Yamazaki e Shotaro Mamiya.
- Uns dois anos atrás, um motorista de táxi na China foi detido por portar carteira de habilitação falsa usando a foto de Satoshi Ohno (que está na capa da edição regular do single). Ironia - todo mundo sabe que Ohno não tem habilitação até hoje.

44. Daremo shiranai (28 de maio de 2014)


Enquanto o dorama do Ninomiya era transmitido aos sábados, nove da noite pela NTV, nas noites de sexta-feira, pela TV Asahi, tinha o dorama do Satoshi Ohno - "Shinigami-kun", baseado no manga do mesmo nome, escrito por Koichi Endoh. Embora o single tivesse vendido bem, garantindo a posição de ser o segundo grupo a ter 40 singles em primeiro lugar (o primeiro é a dupla B'z), o dorama parece que não foi tão divulgado, apesar do elenco bom (Mirei Kiritani e Masaki Suda). Talvez por causa do horário (passava depois das 11 da noite) e ter o dorama do Ninomiya na mesma temporada.

- Saiu em duas versões - a limitada, contendo a faixa "Okaeri" e o PV de "Daremo Shiranai". E a regular, que além da faixa-título, tem mais duas adicionais - "Keep on tryin'" e "Miracle Summer".
- Na premiação do 81o. The Television Drama Academy ganhou o prêmio de melhor música tema (na temporada de primavera de 2014, quem levou a maioria dos prêmios foi o dorama "BORDER", protagonizado por Shun Oguri).

Curiosidade: O nome do single é alvo fácil para trocadilhos - no programa VS Arashi, em que o grupo falava do novo single, foi a maior confusão, porque significa "Ninguém sabe". 

45. Sakura (25 de fevereiro de 2015)


Foi usada como tema do dorama "Ouroboros ~ kono ai koso, seigi", protagonizado por Toma Ikuta e Shun Oguri. Era a primeira vez que Arashi era responsável pela música-tema de um dorama em que nenhum dos membros participava.

- Saiu em duas versões - a limitada, contendo a faixa adicional "Rise and Shine", e o PV de "Sakura" com making of incluso; e a regular, contendo a faixa título e as adicionais "Onaji Sora no Shita de" e "more and more".
- Numa enquete feita na revista de música CD and DL Data, sobre músicas com o tema de "sakura" (cerejeira), "Sakura" ficou em sétimo lugar e "Sakura Sake" ficou em sexto.

Curiosidades: 
- Faziam quase oito anos que Oguri e Ikuta não atuavam juntos. O último tinha sido "Hanazakari no Kimitachi e ~ Ikemen Paradise", em 2007.
- Fãs mais afoitas chegaram a dizer que, nas capas das duas versões do single e no PV, o espaço vazio entre o grupo seria dedicado ao Toma Ikuta. E' que tem fã doida de pedra que acha que o Toma seria o "sexto Arashi" (na verdade, o "sexto Arashi" seriam nós, fãs).

46. Aozora no Shita, Kimi no Tonari (13 de maio de 2015)


Foi tema do dorama "Yokoso, Wagaie e", transmitido pela Fuji Television. Era a primeira vez que Masaki Aiba protagonizava um dorama no horário nobre da emissora (o chamado "getsukyu", que é transmitido às segundas-feiras, nove da noite).

O que chamou a atenção de muita gente, foram as fotos do single - que foi na estação de Kazusa-Tsurumai, da linha Kominato Tetsudo, na cidade de Ichihara, Chiba - e o PV, gravado na cidade de Izumi, na mesma província. Resultado: teve muita fã peregrinando para lá, e olha que a estação está desativada e só usam para gravações de comerciais e doramas...

- Saiu em duas versões - a limitada, com mais uma música "Dandelion" e o PV com making of de "Aozora...", e a regular, com a faixa-título, mais duas músicas "Kono te no hira ni" e "Nando datte" e um secret talk "Ura Ara Talk 2015".
- No 85o. The Television Drama Academy, ganhou o prêmio de melhor música-tema.

47. Ai o sakebe (2 de setembro de 2015)


Usado como BGM do comercial da revista ZEXY, especializada para quem está pensando em casar e nem sabe por onde começar. Um dos poucos CMs que o grupo não aparece em cena.

A música, com o tema de casamento, tem um ritmo de rock-and-roll, lembrando a época do Beach Boys, como mencionou Keisuke Kuwata, líder da banda Southern All Stars, em seu programa de rádio (Kuwata Keisuke no Yasashii Yoasobi), que, no ranking das 20 melhores músicas em 2015, "Ai o sakebe" ficou em sexto lugar.

O PV, que tem duas versões, a primeira traz o grupo dançando, aprendendo a coreografia e a cena de um casamento de verdade, onde o noivo e os amigos fazem a coreografia e depois o grupo aparece de surpresa no meio da festa. Ou seja - a noiva não sabia de nada.

- A versão limitada do single traz duas versões da coreografia de "Ai o sakebe", o making of, e a coletiva de imprensa na época em que a Japan Air Lines divulgou o novo desenho em um de seus modelos - ilustrado por Satoshi Ohno. A música "Yume ni Kakeru" foi usada como BGM do comercial da empresa.

Curiosidade: Muitos artistas famosos já cederam algumas músicas para o CM da ZEXY, entre eles Kaela Kimura, Kazuyoshi Saito, Masaharu Fukuyama, Yuki Katsuragi, AKB48, MISIA, ATSUSHI, Sandaime J Soul Brothers.

48. Fukkatsu LOVE (24 de fevereiro de 2016)


Usado como BGM do comercial da empresa NTT-Docomo para o aplicativo Docomo Hits. Outro CM em que o grupo não aparece (em algumas versões do CM somente a capa do single).

A música foi composta por Mariya Takeuchi e Tatsuro Yamashita (para quem não sabe, são casados na vida real), meio que foi um pedido de Jun Matsumoto, quando o casal foi no concerto do grupo em 2013 (Yamashita compõs a música "Hikari to Kimi no Requiem", do filme "Hidamari no Kanojo", protagonizado por Matsumoto). O PV, foi gravado no prédio Shinagawa Season Terrace (e teve Janiwota que pegou cada detalhe do lugar!!!), com a participação do amigo e colega de agência Toma Ikuta.

- Na versão regular do single, na música "Are you ready now?" tem o solo de saxfone do instrumentista Yuta Miyasato, que acompanha nos shows de Tatsuro Yamashita.
- Por três meses, a Docomo Hits disponibilizou nove músicas do Arashi para download, mas permanecia no aplicativo por tempo limitado (isso acontece com vários artistas, que a música fica por tempo limitado e depois é retirado do aplicativo).
- No mesmo dia, a banda TOKIO tinha lançado "fragile", tema do dorama do mesmo nome, protagonizado por Tomoya Nagase.

Curiosidades: 
Na recente tour 5X20, Ikuta faz uma participação especial durante a música "Fukkatsu LOVE", mas não ao vivo.


- Sabe a curiosidade no single n.45 sobre o Ikuta? Pois é, teve uma foto que estava vendendo na Johnny's Shop que tem ele junto com o Arashi e piorou a confirmação das fãs que realmente Ikuta seria o "sexto Arashi"...


49. I seek/ Daylight (18 de maio de 2016)


Depois de 3 anos (desde "Calling"/"Breathless") que Arashi lança um double A-side. "I seek" foi usada como tema do dorama "Sekai Ichi Muzukashii no Koi", protagonizado por Satoshi Ohno. "Daylight", foi tema do dorama "99.9 Keiji Senmon Bengoshi", protagonizado por Jun Matsumoto. E ambos os dois foram na mesma temporada - a diferença estavam nas emissoras (NTV e TBS) e horário (quarta e sábado).

- Sairam três versões - a primeira tendo "I seek" como principal; a segunda tendo "Daylight" como principal; e a versão regular.
- Na versão regular, tem a música "Tadaima", que foi música de abertura durante a tour "Japonism Arena", que foi a extensão da tour "Japonism" para as arenas, algo que o grupo não fazia desde 2007.

Via PON! dia 13 de junho de 2016 (via tsubame blog)

Curiosidade: No dorama "Sekai Ichi Muzukashii no Koi" teve participação especial de Sho Sakurai como ele mesmo, entrevistando o presidente da rede de hotéis Samejima, Reiji Samejima (interpretado por Satoshi Ohno), para um quadro [fictício] no NEWS ZERO.

50. Power of the Paradise (14 de setembro de 2016)


Usada como música tema dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, transmitida pela NTV. Era a sexta vez que uma música do grupo era usada na emissora para o evento (os outros foram durante as Jogos Olímpicos de Atenas, Pequim e Londres; e os Jogos de Inverno de Vancouver e Rússia), e a quinta vez que Sho Sakurai era correspondente pela emissora (lembrando que ele é newscaster toda segunda-feira no News ZERO pela NTV).

- A versão limitada do single só tem a música e o PV com making of.
- Era a primeira vez que uma música do grupo usada como tema da transmissão dos Jogos Olímpicos pela NTV era A-side (as outras eram coupling song ou faziam parte de álbum).
- O PV foi gravado no trecho - ainda em obras na época - onde ia ser o novo mercado Tsukiji (Shijo-mae, em Toyosu).

51. I'll be there (19 de abril de 2017)


Foi tema do dorama "Kizoku Tantei", protagonizado por Masaki Aiba. Era a segunda vez que protagonizava um getsukyu (dorama de segunda-feira, nove da noite, pela Fuji Television). A música que tem um tema de mistério, traz instrumentação do estilo de jazz big band.

- A música foi apresentada antes do lançamento oficial no programa FNS Uta no Haru Matsuri no dia 22 de março de 2017.

52. Tsunagu (28 de junho de 2017)


Tema do filme "Shinobu no Kuni", protagonizado por Satoshi Ohno. Desde "Breathless" que o grupo não fazia música-tema de algum filme.

- A coreografia ficou a cargo de Satoshi Ohno.
- "Reach for the Sky", que está na versão regular, foi usada na campanha da Japan Air Lines.

53. Doors ~ Yuuki no Kiseki ~ (8 de novembro de 2017)


Foi tema do dorama "Saki ni Umareta dake no Boku" (NTV), protagonizado por Sho Sakurai. A coupling song "NOW OR NEVER" foi usada no CM da empresa Gung-Ho On Line Entertainment do game Puzzle and Dragons.

- Dizem que o CM do Puzzle and Dragons foi feito num take único, sincronizando com a coreografia de fundo.

54. Find the Answer (21 de fevereiro de 2018)


Foi tema do dorama "99.9 Keiji Senmon Bengoshi SEASON II", protagonizado por Jun Matsumoto (o dorama teve boa recepção do público, que teve segunda temporada). Logo depois do primeiro capítulo ter ido ao ar, o site da gravadora divulgou a data de lançamento do single. Apesar do dorama ter sido transmitido por outra emissora (TBS), o grupo divulgou a música nos programas VS Arashi (Fuji TV) e Arashi ni Shiyagare (NTV).

A coupling song " Shiro ga Mau" foi usada como tema dos Jogos Olímpicos de Pyeong-Chang em 2018, pela NTV.

55. Natsu Hayate (25 de julho de 2018)


Usado como tema do 100o. Campeonato Nacional de Baseball Estudantil (o famoso Koshien), transmitido pela TV Asahi, o Netto Koshien (no ano de 2018, Masaki Aiba foi comentarista), a música foi composta por Yujin Kitagawa, da dupla Yuzu.

O single teve três versões - a limitada contendo o PV e making of; a versão Koshien que traz a instrumental tocada pelos estudantes do colegial; e a regular.

- No programa FNS Kaiyosai de final de ano, a dupla Yuzu fez colaboração com Arashi nesta música.
- Durante um tempo, na época do campeonato, na estação Koshien, da linha Hankyu Dentsu, toca um trecho da música quando o trem se aproxima.


Curiosidade: Alguns Janiwota notaram que, na capa da edição Koshien, era Masaki Aiba (não aparece o rosto, somente parte do corpo, mas dizem que seriam as pintas de nascença no braço!!).

55. Kimi no Uta (24 de outubro de 2018)


Foi tema do dorama "Boku to Shippo to Kagurazaka" (TV Asahi), protagonizado por Masaki Aiba. Teoricamente, seria o último single do grupo lançado na era Heisei.

A coupling song "Sky Again" foi usada na última campanha da Japan Air Lines com o tema "Fly for it!", lançado no outono do mesmo ano.

Nota da autora: Caso "Brave", música usada para a transmissão do campeonato nacional de Rugby, que acontecerá ainda em 2019, mas já foi apresentada no programa The Best Artist 2018, não for lançada em single, praticamente "Kimi no Uta" será o último single do grupo antes das férias.

Adendo: No momento que estava terminando esta postagem (03.Maio.2019), foi anunciado que dia 26 de junho será lançado um "Best Album 1999~2019". Maiores detalhes, saberemos no dia 8 de maio.

Caso eu encontrar algum fato que faltou nas postagens, farei os devidos acréscimos.

Imagens: Yomiuri Shimbun (3 de fevereiro de 2019); j-storm site, abema blog (Arashi e Toma Ikuta), tsubame blog (Ohno e Sakurai).

Fontes: Oricon, J-Storm, Wiki Japan, abema blog.

Comments