[Coffee Time] Kissa Matsuba (Nagoya)


Muitas vezes que vou para Nagoya, acabo comendo e/ou indo tomar café nos mesmos lugares de sempre. Culpa minha que nem passa pela minha cabeça ir tentar experimentar outros lugares. De repente vai que o lugar é bom e nem sabia. Pior ainda: eu que vivo falando que temos que conhecer outras coisas novas...




Dois anos atrás, quando fazia um curso de língua japonesa no International Forum de Nagoya, teve um dia que era um passeio em um dos shotengai (o que no Brasil chamamos de "calçadão", onde tem muitas lojas e lugares para comer). Um deles era o Endouji Shotengai Honmachi, que fica próximo à estação Kokusai Center, da linha Sakuradoori do metrô. Mesmo da estação de Nagoya, se souber pegar alguns atalhos, dá pra ir andando. Uma das características do Endouji Shotengai, é o contraste do velho com o moderno - uma parte ainda mantiveram as características originais da era Meiji e a outra foi reformulada, inspirada no Passage de Panorama, de Paris.

Farei uma postagem mais extensa do Endouji Shotengai em alguma oportunidade.

Na parte "moderna" do Endouji Shotengai, existem algumas lojas de artesanato (como quimonos, utensílios feitos à mão, bijouterias, etc.) e alguns lugares para comer, normalmente pequenos bistrôs e cafeterias. Mas um lugar me chamou a atenção e resolvi conferir (já que passava a hora do almoço e na verdade queria algo bem leve).

Quem vem no sentido do International Forum, indo por Nagono, já pega a parte "moderna" de Endouji. E indo para a parte antiga, tem alguns cafés, e um deles, o Kissa Matsuba.


O que me atraiu para conferir essa cafeteria, bem, foi o café - no dia que eu fui (2 de junho), estavam servindo café made in Brazil, e tinham os combos, ou morning set ou sweets set. E o estabelecimento era no térreo de um modesto prédio residencial.

O interior é pequeno (que eu deveria ter tirado algumas fotos, mas não tive tanta cara de pau para fazer isso porque tinham alguns fregueses...), mas ao menos no dia que eu fui, mesmo sendo um domingo, não tinha fila de espera. Você pode escolher entre balcão (que tem até tomada para você carregar a bateria do celular, enquanto você recarrega suas energias) e mesa (recomendado quando você estiver acompanhado, óbvio). O atendimento é rápido, mas seu pedido pode levar um tempinho dependendo do que você pedir - porque são pouquíssimas pessoas que trabalham no local e vamos dizer que seria um estabelecimento familiar - o proprietário e seus pais.

Por sinal, quando fui pesquisar posteriormente sobre o estabelecimento, o Kissa Matsuba existe desde 1933, e foi reformado e reinaugurado no mesmo lugar em 2017. E o atual proprietário seria o neto do fundador do negócio.


Um dos objetos que chama atenção dos clientes, é a máquina que torra os grãos de café na hora. E a moagem também (algumas lojas já vendem torrado, bastaria pedir como quer a moagem).

Como uma vez eu havia mencionado, uma das iguarias mais famosas de Nagoya, é o ogura toast - torrada com pasta de feijão azuki e manteiga. Mas também possui o menu contendo sanduíches (um dos mais pedidos é o katsu sandwich, que seria bife de porco empanado e frito), torradas, bolos e doces. E claro, café e suas variações (straight coffee, café gelado, decoration latte), refrigerantes e sucos, e chá.


Como estava um tempo mais aquecido, pedi café gelado. Tamanho grande. E um biscoitinho para adoçar.


Se pedir café e qualquer doce do menu, tem desconto. Escolhi o ichigo mont blanc, que é um bolo coberto com uma pasta feita de castanha e morango. E café pode ser qualquer um que está no menu (dependendo do lugar, o dessert ou cake set, a bebida já é estabelecida - normalmente café quente ou gelado, ou chá quente ou gelado).

O café que eu pedi, era o do dia (de uma fazenda do Brasil). E mesmo gelado, era forte.


O ambiente do lugar é bem tranquilo, música internacional dos anos 70~80, bom para bater papo com os amigos ou se estiver sozinho, para relaxar lendo um livro ou revista (que tem numa estante). Só esqueci de pedir um pacote de café torrado e moído na hora...


Jornais do dia e revistas para ler enquanto saboreia um café. Nota: a revista KELLY é da região e indica lugares para passeios e gastronomia em Aichi.



O estabelecimento fica aberto das 8 horas da manhã até 6 horas da tarde. Fechado às quartas.

Kissa Matsuba
Aichi-ken Nagoya-shi Nishi-ku Nagono 1-35-14
Acesso: Cinco minutos à pé da saída 2 da estação Kokusai Center, linha do metrô Sakuradoori.

Fotos: da autora (fotos 2, 3, 5 e 6)

Fotos adicionais: https://cafe-19276.business.site/

Comments