Feliz 17 Aninhos

(Acho que a última vez que fiz postagem assim foi em 2015!)


Bem, dia 17 de junho, para quem vive em outro mundo, seria mais um dia normal, ainda mais que este ano caiu numa segunda-feira. Mas quem mora no Japão e/ou conhece os idols daqui, sabe que este dia foram os aniversários de Shunsuke Kazama (ator, colega de agência e grande amigo de Masaki Aiba), de Koichi Goseki (membro do grupo ABC-Z) e de Kazunari Ninomiya.



Bem, acho que falar do Ninomiya é meio que chover no molhado, porque o moço completa 36 anos mas por mim, acho que o menino parou no tempo, porque ele ainda tem cara de 17 anos. Bem, dependendo do caso, nem somente a cara. Mesmo assim, não tem como a gente contestar, porque o Nino é aquele tipo de pessoa que sabe falar a verdade mesmo sendo irônico, e tem uma língua afiada...

Mas também a aparência física do Nino não ajuda - por ter estatura baixa e cara de 17 anos, até um bom tempo, escalavam ele para ser estudante de colegial. Se fosse acima disso, ninguém levaria a sério (vide "Yowakutemo, kattemasu"), e demorou um pouquinho para que dessem personagens que provassem que ele já era adulto faz tempo (vide "Black Pean" e "Kensatsugawa no Zainin").

Vamos aos fatos que, acho quem tem o Nino como ichiban no Arashi, sabe decor e salteado, mas como eu mencionei no post que fiz do Sakurai, a gente visa quem acabou de chegar...

1. Nasceu no dia 17 de junho de 1983, no distrito de Katsushika, Tóquio. Para quem não sabe, o distrito foi inspirado no manga "Kochira Katsushika-ku Kameari Koen-mae Hashutsujo", mais conhecido como "KochiKame".

2. Seus pais eram chefs de cozinha, que estudaram na famosa escola Hattori Nutrition College, cujo atual presidente, Yukio Hattori, foi comentarista do conhecido programa de competição culinária "Ryori no Tetsujin". Quando Ninomiya interpretou Mitsuru Sasaki, no filme "Last Recipe", frequentou a escola (e teve que aprender a usar a mão direita) para dar maior realismo ao personagem.


3. Todo mundo sabe que Nino é canhoto, mas escreve e toca violão com a mão direita, por causa que seu avô o forçou a ser destro. Mesmo assim, para quase tudo usa a mão esquerda.

4. Seu nome em kanji, também se lê "Kazuya", ainda mais que na mesma agência, temos o Kazuya Kamenashi...


Daí que um belo dia o Kamenashi (à esquerda) resolve ser Plus One Guest no programa VS Arashi, junta com o Ninomiya, e todo mundo fica confuso (aquela história do kanji ter a mesma escrita mas leitura diferente).

5. Entrou na agência JA no dia 19 de junho de 1996, porque suas primas enviaram o currículo dele sem o próprio saber. Quando foi chamado pra audição, só aceitou porque sua mãe deu um adiantamento de 5 mil ienes.

6. Motivo porque não queria ser idol logo de cara: queria ser jogador de baseball profissional.


Pessoas podem achar que é somente pose, mas em um dos últimos Johnny's Sports Day, em que foi somente campeonato de baseball, Nino defendeu o time vermelho, tendo o Kame como capitão do time. Outro detalhe é que teve alguns programas (Arashi ni Shiyagare, por exemplo) que Nino convidou alguns jogadores e técnicos de baseball.

7. É autodidata em violão e piano, ou seja, aprendeu por conta própria, porque, além de gostar de baseball, queria montar uma banda.

8. Antes de fazer parte no grupo Arashi, Ninomiya fez parte de uma unit dentro dos Johnny's Jr., chamado M.A.I.N., formado por Jun Matsumoto, Masaki Aiba e Toma Ikuta. Um dos motivos foi porque os quatro fizeram a versão teatral de "Stand By Me" (Nino interpretou Chris Chambers, que na versão cinematográfica, foi interpretado por River Phoenix).

9. Por morarem quase perto e pegavam o mesmo trem, Nino, Shunsuke Kazama e Masaki Aiba tinham o apelido de "Sobusen" (Sobu Line é uma das linhas de trem da Japan Railways, que vai de Chiba até Mitaka).

10. Coincidência - Nino e Kazama compartilham em quase tudo - nasceram no mesmo dia, mês e ano, em Tóquio (só que Kazama nasceu no distrito de Sumida) e tem o mesmo tipo sanguíneo (A). Uma das diferenças é que Kazama é destro e entrou na JA um ano depois que Nino.


Outra semelhança é que ambos são amigos de fé e nas horas de aperto de Masaki Aiba.

11. Por pouco Nino não saiu da JA, muito antes de saber que ia ser membro do Arashi. Foi Sho Sakurai quem convenceu o menino a continuar e ver onde dava (se bem que Sakurai era outro que estava meio hesitante em continuar também).

12. Falando em Sakurai, foi o próprio Ninomiya quem o ensinou a como dar nó em gravata. Foi quando Sakurai entrou na Keio University e precisava aparecer formalmente para a imprensa.


13. Nem precisa dizer que um dos hobbies do Ninomiya é jogar videogame, né? Tamanho é seu vício que fez vários comerciais da Nintendo, GREE e atualmente para o game Puzzle and Dragons, chegou a entrevistar Shigeru Miyamoto para o livro "Nippon no Arashi", costuma mencionar muitas vezes sobre os jogos, e nem mesmo nos intervalos larga o console: além de vários flagrantes, até mesmo o ator Kippei Shiina confirmou - durante os intervalos do dorama "Netsuretsuteki Chuukahanten", Nino estava num canto concentrado no game....


Enquanto isso, nos intervalos das filmagens do filme "GANTZ"...

14. Sua atriz favorita é Yuko Takeuchi. Quase realizou seu sonho quando fez uma ponta em "Natsu no Koi Nijiiro ni Kagayaku", mas quem era o ator principal era seu colega Jun Matsumoto.

15. Seu ator e diretor favorito é Clint Eastwood. Quando ele veio ao Japão para selecionar os atores para o filme "Cartas de Iwo Jima", Nino mandou o currículo e o filme "Ao no Honoo". Na verdade, Nino queria o papel de Shimizu (que acabou sendo interpretado por Ryo Kase), mas Eastwood o escalou para ser o recruta Saigo.


16. Foi o primeiro artista da Johnny's a atuar num filme que foi indicado ao Oscar de melhor filme.

17. Ganhou duas vezes o prêmio Galaxy Awards - em 2007 pelo especial "Marathon" (prêmio de incentivo) e em 2008 por "Ryuusei no Kizuna" e "Door to Door" (prêmio individual).

18. Entrou no Livro Guinness dos Recordes em 2011 por causa do mosaico de seu personagem na série de comerciais do biscoito Pocky, da Ezaki Glico - para fazer o mosaico do "Nino-Devil" foram usados 1.307.208 palitos do biscoito (o equivalente a quase 49 mil caixas!).


19. Apesar de ser bom ator, e levar o trabalho à sério, Nino não passa incólume nas críticas - em algumas enquetes anuais de uma revista voltada para donas-de-casa (melhor dizendo, revista de fofoca de salão), ele foi um dos membros do Johnny's mais odiados. Motivo: além de baixinho, é muito invocado e língua solta.

20. Nino tem problema nas costas desde criança, ao ponto de sua mãe o obrigar a usar um colete ortopédico. Embora até uns anos atrás conseguisse fazer backflips em shows, foi durante um dos shows no Hawaii (em 2014), que Nino sentiu as consequências: tamanha foram as dores nas costas que, chegaram a cogitar em cancelar o show, mas ele seguiu mesmo assim.

21. O episódio do Hawaii foi mostrado no documentário da NHK. Nino justificou o porquê de seguir o show até o fim mesmo com dores - "tenho que dar o meu melhor para o público, já que eles pagaram para ver a apresentação. Não teria sentido eles terem pago para ver eu parado".

22. Além de gostar muito de ficar em casa, é assumidamente pão-duro: quando vai fazer compras, costuma pegar tudo com desconto (quem descobriu isso foi Ryosuke Yamada, num dia que foi jantar na casa do Nino e, a maioria dos ingredientes tinha a etiqueta de desconto), se sai com os sempais, nem leva carteira (faz eles pagarem) e prefere dinheiro a presente no aniversário. Por isso que os demais membros do Arashi dão roupa pra ele.

23. Nino não consegue comer comida crua, ou seja, sushi e sashimi, e algo que tenha ovo cru, estão fora do cardápio dele (quem assiste "Arashi ni Shiyagare", no quadro do "Death Match" de comida, se ele acerta a questão e o prato é algo que envolve comida crua, ele passa o prato pro vizinho).


Uma amostra recente no Arashi ni Shiyagare, no quadro "Death Match" - ao acertar uma questão, o prêmio que Nino recebeu: um crepe com pudim e no topo uma gema de ovo crua!!!


Nino: Eu não sou chegado a ovo cru...
Yoshi: Por que você responde, então?!

24. Um dos defeitos do Nino: odeia perder.

25. Desde 2013 tem um programa próprio pela NTV - "Ninosan", que traz vários convidados em assuntos diversos. (Coisa de fandom: no mesmo ano, quando anunciaram que Ninomiya e Masaki Aiba iriam ter programas individuais, a crítica correu solta. No final, os dois programas possuem bons índices de audiência, graças ao supporters que ambos possuem - no programa do Nino, mudam toda semana; no do Aiba, estão Yu Sawabe e Ken Watabe)


26. Seu primeiro trabalho como dublador foi no animation film "Tekkon Kinkrett", como Kuro, em 2006. Quem dublava Shiro, foi a atriz Yui Aoi.


27. No live-action "Ansatsu Kyoshitsu" (Assassination Classroom), Nino dublou Koro-sensei. Todo mundo soube quem dublava o personagem, um dia antes da estréia do filme, por causa da revista semanal "Shonen JUMP", onde o manga era publicado. Nem mesmo nos trailers o próprio elenco sabia. Na segunda parte do filme, ele interpretou o Shinigami, que era a forma humana do Koro-sensei.

28. Eu havia mencionado que Nino aprendeu a tocar guitarra e piano por conta própria, né? Pois bem, na música "Himitsu" (do álbum "One"), ele quem toca piano; nos shows, ele toca violão e guitarra em algumas músicas; e a famosa "Niji" (solo em "TIME"), no show ele toca piano.


29. A música "1992*4##111", do álbum "Boku no Miteiru Fuukei" (2010), lia-se "tokubetsu" (importante), mas se alguém tivesse o celular da operadora au-KDDI (preferencialmente os antigos) e usasse a forma alfabética, traduzia como "arigatou". E a outra música, "20825 Nichime no Kyaku", quem fazia as contas, chegava na data de nascimento da mãe do Nino.

(Desconfio que tem muito fã do Arashi que deve ser filho ou neto de fã dos Beatles, para descobrir cada mensagem subliminar...)

30. "Sketch", composta por Nino e Sakurai, teve uma edição limitadíssima em 2004 - em comemoração dos 5 anos do grupo, resolveram sortear somente 100 unidades, como presente. Os demais membros colaboraram no projeto - se Nino e Sakurai compuseram a música, Satoshi Ohno e Masaki Aiba fizeram o design da camiseta, e Jun Matsumoto fez o da caixa. Resultado: o item virou raridade, quem tem o DVD Live "TIME" eles interpretam a música e, quem conseguiu o quadruplo CD "Uraramania".


31. Nino é um dos poucos atores que consegue improvisar no meio de uma fala. Por exemplo, existem falas no dorama "Black Pean" (2018) e no filme "Kensatsugawa no Zainin", que não estão no roteiro original. E o resultado ficou acima do esperado.

32. Para quem ninguém levava a sério o que Nino fala, na famosa coletiva de imprensa do dia 27 de janeiro de 2019, muita gente teve que dar a mão à palmatória - as respostas que ele deu para as perguntas inconvenientes dos repórteres, fizeram perceber que realmente Nino não estava para brincadeiras.

33. Uma das frustrações do Nino: desde 2009 nunca mais conseguiu comemorar aniversário em uma turnê ("Waku Waku Gakkou não conta", disse ele uma vez). Motivo mais que óbvio: os 5-Dome Tour sempre são no inverno.


Até onde Nino lembra, a última vez que comemoraram seu aniversário no meio de uma turnê, foi durante "Dream 'A' Live", em 2008.

34. Só não igualou o feitio do sempai Junichi Okada na premiação do Japan Academy Film Prize (o equivalente ao Oscar norte-americano na indústria cinematográfica): Ninomiya ganhou o prêmio de melhor ator em 2016 por "Haha to Kuraseba", mas não levou em 2019. Okada, por sua vez, em 2015, levou duas vezes - de melhor ator em "Eien no Zero" e melhor coadjuvante em "Higurashi no Ki".

35. Uma curiosidade no dorama "Freeter, Ie o kau": o ator Fuku Suzuku, que interpreta Seiji Take na infância, nasceu no mesmo dia e mês que Nino. E outra coincidência: também é canhoto.


36. Ninomiya também tem um kouhai que é o maior fanboy assumido - é Daigo Nishihata, membro do Naniwa Danshi. Nishihata tornou-se fã do Nino ao assistir o dorama "Ryuusei no Kizuna" (2009). Atuaram juntos no filme "Last Recipe" e atualmente na série de comerciais da Nissin Oillio Group.


Claro que temos muitos mais, mas se formos listar tudo o que Nino fez, deixou de fazer pra depois e ainda está pra fazer (lembrando que em 2020 ele vai protagonizar mais um filme, provisoriamente chamado "Asadake"), a lista vai longe. Sabemos que, mesmo com o grupo em férias, Nino vai estar trabalhando (para juntar mais moedinhas no seu famoso cofrinho de moedas de 500 ienes), seja como MC em "Ninosan" ou protagonizando em algum dorama ou filme. Quem sabe dublar algum anime aleatório. Mas uma pena que ele encerrou a sua coluna "It", na revista MORE, por onde colaborou por 10 anos.




(Para quem não sabe, esse sinal significa dinheiro.)

Feliz 17.... ops, 36 anos, Nino!

Imagens: twitter (@kiiromegu), tumblr (angelotaku), toyo shimbun, modelpress.

Comments