Lembrancinhas Temáticas (Parte 9 - Fukuyama Masaharu WE'RE BROS. TOUR 2018 ~ Sekisui Haimu Super Arena, 10~11 de fevereiro




Continuando a saga das lembrancinhas temáticas, que inventei de fazer uma série desde que vi os concert goods da turnê do Kanjani Eito. Fora que, quando eu viajo em lugares aleatórios, a gente encontra nas lojas de lembrancinhas, personagens conhecidos (como Hello Kitty, Doraemon, Luffy do "One Piece", e por aí vai), ou não, representando a cidade ou a província com algo que caracteriza a região.

Confesso que já comprei alguns, especialmente chaveiros e keitai strap, porque a gente acha lindo e fofinho e acaba comprando. Pergunta se era para dar de presente (na verdade, quando viajo, nem falo pra onde vou, é tudo meio em cima da hora mesmo)...

Voltando ao ponto: a turnê de 2018 do Masaharu Fukuyama, a princípio era somente nas Arenas, em cidades onde nem sei como tem Arena lá, mas que seja - a intenção do artista é fazer show onde muita gente não consegue ir em lugares maiores, aka Dome, e ter um pouco mais de contato com o público, desde que este consiga respeitar o próximo.

Faziam 3 anos que Fukuyama não fazia show na região de Tohoku (a última vez, foi em 2015, quando estendeu o Fuyu no Daikanshasai para outras regiões), e quando anunciou o Arena Tour, claro que incluiu Miyagi no roteiro. Porque fazer em Hokkaido e não passar em Tohoku seria uma desfeita. Mesmo por questões geográficas, muita gente da região não teria condições de ir para Hokkaido ou Tóquio. Se bem que, fã que é fã...

Miyagi é uma das províncias da região de Tohoku (formada por seis províncias - Miyagi, Fukushima, Iwate, Yamagata, Aomori e Akita), conhecida pelo Masamune Date, o Lorde de Sendai, fundador da capital (ele é conhecido por não ter um olho); o time de baseball Tohoku Rakuten Golden Eagles; as famosas bonecas de madeira (kokeshi); um dos pratos principais da região seria o gyutan (língua de boi); o anime e manga Sengoku Basara foi inspirado na história de Date. E o famoso festival das estrelas (Tanabata) é realizado anualmente em Sendai (sendo um dos maiores do país).

Se formos listar as personalidades famosas do entretenimento nascidas em Miyagi, é longa, mas destacaremos por exemplo Yuudai Chiba, Kanata Hongo (atores), a dupla Sandwich Man (Mikio Date e Takeshi Miyazawa), Maggy Shinji (mágico e tarento), Koichi Yamadera (dublador), Shotaro Ishinomori (mangaka),Yuzuru Hanyu (patinação no gelo), Hikaru Yaotome (membro do Hey! Say! JUMP), MONKEY MAJIK e HOUND DOG (bandas formadas em Miyagi). E a maioria faz questão de mencionar que nasceram lá.

Ultimamente, estão fazendo várias campanhas estimulando o turismo na região de Tohoku, porque depois do terremoto de 2011, muita gente deixou de visitar, mesmo tendo uma linha de shinkansen para lá (a linha Tohoku, que vai de Tóquio até Shin-Aomori).

Masamune Date era um famoso samurai no período Azuchi-Momoyama até o início do período Edo. Figura famosa no Japão, Date é comumente representado pela sua armadura preta e seu capacete com uma meia lua dourada. O fato de não possuir o olho direito leva a muitas teorias - o de ter contraído varíola; de ele mesmo ter arrancado quando um superior do clã o avisou que, numa batalha, o inimigo poderia se apoderar dele; ou seu servidor de confiança retirou para ele. Seja como for, o fato de Date não possuir um olho, sua mãe o considerou incapaz de liderar o clã, e ela preferiu o irmão mais novo para o posto.

Embora Masamune Date tenha sido um samurai e daimyo impiedoso, expandiu o comércio e encorajou a entrada de estrangeiros na região de Tohoku, inclusive missionários, que introduziram o cristianismo lá, até a proibição instituida por Ieyasu Tokugawa (que havia premiado anteriormente Date com o domínio de Sendai).

Quando Tokugawa deu o domínio de Sendai para Date, este o transformou em uma cidade próspera. Embora Date tivesse bom relacionamento com estrangeiros e incentivador das artes, por outro lado era uma pessoa agressiva e um daimyo ambicioso demais.

Sekisui Haimu Super Arena


Até 2006 era conhecido como Grande 21 General Gymnasium e, durante os anos de 2006 a 2009 era Hot House Super Arena. Quando a construtora Sekisui Haimu investiu na reforma do local, em julho de 2009 passou a ser chamado de Sekisui Haimu Super Arena. Situa-se na cidade de Rifu, e para chegar ao local, somente de carro ou shuttle bus em dias de evento (fica bem longe da capital).

A arena principal tem capacidade para 7300 pessoas.

Imagens: morimo, so-net, ASMart

Comments