[Cine-Pipoca Review] Sakamichi no Apollon (2018)



Embora eu já tivesse feito uma postagem sobre o mangá em novembro do ano passado, fiquei devendo sobre a versão live-action. ATENÇÃO!!! PODE CONTER SPOILERS!!!


Enredo: Kaoru Nishime, um estudante do primeiro ano colegial, é transferido de Yokosuka (Kanagawa) para Sasebo (Nagasaki) devido ao trabalho de seu pai, que fazia parte da marinha. Por causa de várias transferências, Kaoru não conseguia criar vínculos de amizade, por isso vivia sempre sozinho. Sua vida acaba mudando ao conhecer Sentaro Kawabuchi, que era da mesma classe, tido como o valentão da turma, e Ritsuko Mukae, que era amiga de infância de Sentaro. O que os três tinham em comum, era a música - Kaoru tocava piano; Sentaro, baterista; e o pai de Ritsuko, que possuía uma loja de discos, tocava contrabaixo e usavam o subsolo da loja para fazerem jam-sessions. 


Mesmo com decepções amorosas, desentendimentos e separações, eles têm o que os une - a amizade.

No final de abril de 2017, foi anunciado que sairia a versão live-action do manga (e posteriormente anime) "Sakamichi no Apollon" e já com o elenco principal - Yuuri Chinen como Kaoru Nishime, Nana Komatsu como Ritsuko Mukae e Taishi Nakagawa como Sentaro Kawabuchi. Como a história se passa na cidade de Sasebo, Nagasaki, boa parte das filmagens foram feitas lá (outra parte, foi em Bungo-Takada, em Oita). E como também envolve música (Kaoru tocava piano e Sentaro, bateria), Chinen e Nakagawa tiveram que aprender a tocar os instrumentos.

Aos poucos, foram anunciando o restante do elenco - Dean Fujioka (Junichi Katsuragi), Erina Mano (Yurika Fukahori), Hokuto Matsumura (Seiji Matsuoka), Baijaku Nakamura (Tsutomu Mukae). As filmagens levaram cerca de oito meses para serem concluídas (contando filmagem, produção e montagem, e também por causa da agenda dos atores, que faziam outros trabalhos).

Quem leu o mangá e assistiu ao anime, no filme muda algumas coisas, mas aquilo que sempre falei: é impossível colocar nove volumes do mangá em duas horas de filme, então fica muita coisa de fora. Mas sobre o filme, vale a pena assistir por causa do enredo (bem leve, sem aquela coisa de romance meloso demais, kabedons, etc., e as locações) e dos atores também (ficaram quase fiéis ao do mangá), além da música, que é muito mais jazz, um pouco de group sounds, e o tema de encerramento do filme, "Sakamichi o nobotte", composta e interpretada por Kazumasa Oda.

Por se ambientar nos anos 60, é inevitável incluir no enredo os movimentos estudantis, o surgimento do group sounds, e alguns assuntos tidos como tabus na época.

Algumas diferenças do mangá e filme:


- No filme, a história inicia em 1976, com Kaoru trabalhando como médico em um hospital, quando vê uma fotografia dos tempos em que ele era estudante colegial, e lembra do passado. No mangá, já vai direto em 1966.

- No mangá é explorado mais sobre a mãe de Kaoru, e o passado de Sentaro com mais detalhes. No filme, o passado de Sentaro é contado de forma mais sucinta possível.

- O sonho de ser idol, almejado por Seiji Matsuoka, teve seu desejo realizado no mangá (um dos motivos de ele querer ser rico e famoso, era para ajudar a família). O episódio está no volume 9.

- O acidente de moto que Sentaro sofre na história, quem estava com ele era a irmã Sachiko. No filme, era a Ritsuko. (Mas o motivo que Sentaro acaba desaparecendo por anos, é o mesmo).


- O filme termina no que seria equivalente ao volume 9 do mangá. Quando o Bonus Track foi lançado, o anime já tinha terminado. E no filme acharam melhor não incluir as histórias do volume extra (para quem não sabe sobre o volume extra, são várias histórias que narram o que aconteceu com Junichi e Yurika depois que mudaram para Tóquio; onde Sentaro esteve durante o período que desapareceu depois do acidente até ter se tornado padre; como Tsutomu Mukae pegou gosto pela música; e o desfecho - no presente - entre Kaoru e Ritsuko).

Detalhes:

- Pelo fato da história se ambientar na cidade de Sasebo, Nagasaki (cidade natal da autora Yuki Kodama), boa parte das filmagens foram feitas lá.

- Onde ficavam a loja de discos da família Mukae, e o centro comercial, foram filmadas na cidade de Bungotakada (Oita), porque era a locação perfeita para histórias da era Showa (a mesma cidade também foi cenário para outros filmes, como "Namiya Zakkaten no Kiseki" e "Tabineko Reports").

- A casa onde Kaoru morava temporariamente com sua tia, foi filmada em Yanagawa, Fukuoka.

- O bar onde Junichi interpreta "But Not For Me" de Chet Baker, e o hospital onde Kaoru trabalha, foram filmados em Nagasaki.

- Na segunda semana de maio de 2018, durante as filmagens em Nagasaki, o barco onde estavam parte do elenco e staff da produção do filme bateu em uma estrutura costeira e tiveram ferimentos leves. Mas não alterou o cronograma das filmagens.

Curiosidades:


- Não era a primeira vez que Yuuri Chinen protagoniza um filme - já havia feito dois anos antes em "Kin Medal Otoko" (ele interpretou Senichi Akita quando jovem). E seu currículo de atuação é grande - a primeira vez que atuou, foi em "NIN x NIN Hattori-kun the movie" (porque havia passado no teste para entrar na agência). Para quem não sabia - o pai de Yuuri foi medalhista olímpico. Fazia parte da equipe de ginástica artística que ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Barcelona. Daí um dos motivos que Yuuri é muito bom em acrobacias - desde cedo o pai ensinava o menino a praticar (talvez na esperança de ser ginasta?).

- Taishi Nakagawa atua desde o primário. Seu nome veio da famosa frase do professsor William Smith Clark - "Jovens, sejam ambiciosos" ("taishi o idake" significa ser ambicioso). Seus trabalhos mais conhecidos foram nos doramas " Kaseifu no Mita", "Blackboard" , GTO (a versão de 2012). Ganhou o Japan Academy Prize em 2019 como ator revelação de 2018 em "Sakamichi no Apollon".


(Nota: Chinen e Nakagawa atuaram juntos no dorama "Jigoku Sensei Nuubee" na temporada de outono de 2014. Chinen era Makoto Kurita e Nakagawa era Hiroshi Tateno.)

- Nana Komatsu começou como modelo para a revista NICOLA, fez vários comerciais (Shiseido, Daihatsu e nico and...) e atuou em vários PV de artistas, como Ringo Shiina, RADWIMPS e Nissy. Mas foi no cinema que ela ganhou mais destaque - "Bakuman", "JoJo's Bizarre World", "Koi wa Ame Agari no youni", "Kuru", "Sayonara Kuchibiru". Mas foi com "Kawaki" ("The World of Kanako") que Komatsu ganhou o prêmio de atriz revelação no Japan Academy Prize em 2015.

- Antes de ser ator, Dean Fujioka (nascido Tatsuo Fujioka) começou a carreira como modelo em Taiwan (ele é fluente em mandarim, inglês e cantonês, por causa da família, que viajava muito), mas muita gente conheceu ele por causa da música "History Maker", do anime "Yuri on Ice". E só ficou conhecido no Japão por causa dos doramas "Happy Marriage" e "Tantei vs Tantei". Além de modelo, é ator (seus últimos trabalhos foram "Fullmetal Alchemist", como Roy Mustang; e "Monte Cristo Haku - Kareinaru Fukushu", como Dan Saimon/Montecristo Shinkai) e cantor. Quando voltou ao Japão, Fujioka entrou na agência Amuse (a mesma que tem como artistas Southern All Stars, Masaharu Fukuyama, Juri Ueno, Perfume, One OK ROCK, entre muitos).

- Erina Mano fazia parte do Hello! Project (agência voltada a contratar idols femininas, um dos grupos mais conhecidos é o Morning Musume). Fez parte dos projetos como o time de futsal feminino, o Gatas Brilhantes HP; o grupo que derivava do time de futsal, o Ongaku Gatas. Entrou no Hello! Project em 2006 e se graduou em 2013. Mesmo depois de ter saído da empresa, Erina continuou a atuar - seus filmes mais conhecidos foram "orange", "Fuunohan" e "BLEACH". Em doramas, "Totoneechan" e "Nigeru wa hajida ga yakuni tatsu". É casada desde 2018 com o jogador de futebol profissional Gaku Shibasaki, e atualmente reside na Espanha.


- Hokuto Matsumura, que interpretou Seiji Matsuoka, pertence à mesma agência que Chinen. Atualmente, é integrante no grupo de juniores, o SixTones. Embora tivesse atuado em musicais, teatros e como backdancer de outros grupos, seus trabalhos mais recentes na TV foram "Pin to Kona" e "Perfect World".

Notas: Chinen e Hokuto são da mesma província - Shizuoka. E o segundo foi por um bom tempo backdancer do grupo NYC (formado por Yuma Nakayama, Ryosuke Yamada e Chinen). Hokuto e Erina Mano atuaram juntos na primeira temporada do dorama "SHARK".

Ficha Técnica: Direção de Takahiro Miki. Roteiro: Izumi Takahashi. Baseado no mangá escrito e ilustrado por Yuki Kodama (publicado na revista Gekkan Flowers, editora Shogakukan). Elenco: Yuuri Chinen, Taishi Nakagawa, Nana Komatsu, Dean Fujioka, Erina Mano, Baijaku Nakamura, Yorie Yamashita, Toru Nomaguchi, Hokuto Matsumura. Música "Sakamichi o Nobotte", de Kazumasa Oda. Data de lançamento: 10 de março de 2018 (Japão). 

Semanas depois do lançamento do filme em todo o país, o diretor Takahiro Miki (à esquerda) juntou-se com o elenco (da esquerda para direita - Erina Mano, Dean Fujioka, Daishi Nakagawa, Yuuri Chinen, Nana Komatsu, Baijaku Nakamura e Hokuto Matsumura).
Em algumas livrarias pelo Japão, a produção fez uma exposição de algumas roupas usadas pelos atores. Na foto, foi na livraria Sanseido de Nagoya.


Fontes: wikipedia japan, natali.jp, site oficial do filme.



Comments

  1. Oie, Kiyomi-chan. Tudo bem? Achei o link do seu blog no blog da Gesiane e acabei vindo visitar comentar, pois eu adorei esse filme. Eu comecei a assistir jomvies e jdramas há pouco tempo, mas já tenho alguns atores que eu curto bastante. Acabei assistindo esse filme por conta da Nana e do Taishi, que são meus queridinhos. Apesar do Taishi ser novinho ainda (acabou de fazer 21 anos no mês passado), ele atua muito bem e tudo o que eu assisti dele até agora foi ótimo. E posso dizer o mesmo da Nana. Enfim, legal conhecer você e saber que você mora no Japão. Eu ando meio fanática por coisas japonesas agora e estou até estudando a língua. Se tudo der certo, ano que vem eu devo dar um pulinho aí para visitar Tokyo... Um beijo pra você! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Fernanda! Tudo bem! Nossa, nem lembrava que a Gesiane tinha linkado o meu blog no dela. Que bom que você gostou do filme, na verdade eu tinha lido o mangá antes de ver o filme só pra não ficar perdida na história... E tem o anime também!!!
      Li seu post sobre o TJFF, achei muito legal! Tenho uma amiga que mora em Toronto também, e também esteve no festival. Dos filmes, eu assisti The Fable, com Junichi Okada (vai ter resenha, sim), para mim valeu o investimento. A maioria dos filmes que eu assisto é em japonês, uma forma de aprender mais ouvindo.
      Estarei aguardando aqui no Japao. Aí a gente aproveita e vamos encontrar a Gesiane pra um café (mas se forem duas gaúchas, seria chimarrão né?)
      Beijao!

      Delete
    2. Oi, podem me dizer onde posso assistir esse filme pfvr?? quero mt assistir mas n acho ele..

      Delete
    3. Eu acredito que consiga assistir em inglês em sites de fansubbers.
      Mas se for legendado em português, vai ser meio difícil, pois nem todo mundo conhece o mangá, o anime (passou no Noitamina, na madrugada) e o filme, mesmo tendo quatro atores bem conhecidos (Chinen, Nakagawa, Komatsu e Fujioka).

      Delete

Post a Comment