O Dia da Montanha (山の日 ou Yama no Hi)

Hoje, dia 11 de agosto, no Japão é Yama no Hi (山の日) ou Dia da Montanha. Daí a gente, fangirl desgraçada que somos, fica inevitável certas coisas...


(Colocando BGM de "Troublemaker" do Arashi...)

Brincadeiras à parte, a data foi considerada oficialmente feriado nacional em 2016, mas antes disso, o governo já pensava seriamente em colocar um feriado oficial em agosto, por motivos de diminuir (em termos) o estresse provocado nos trabalhadores com muito trabalho, já que a folga em agosto referente ao finados (Obon), varia de empresa para empresa, por isso o famoso feriado de Obon não é oficial.

O dia foi escolhido após votação no parlamento a pedido da associação de alpinistas e outros grupos afiliados. Segundo a associação, o Japão deveria ter uma data dedicada às montanhas, já que o xintoísmo acredita que a cultura é moldada pela naturezaE também coincide com a semana em que a maioria dos trabalhadores tiram a folga de Obon. Além disso, o número oito em kanji lembra a forma de uma montanha e o número onze, lembra duas árvores.

Agosto era o único mês no calendário japonês que não tinha feriado nacional, mas agora com a nova era Reiwa, o único mês do ano que não tem feriado é dezembro. E agosto também é um mês ideal para muitos alpinistas e pessoas interessadas em escalar o Monte Fuji, um dos símbolos do Japão.

Embora seja uma data oficial, muita gente ainda passa batido, assim como muita gente nem sabia que o Dia do Mar (em julho) foi criado em 1996.

Off-topic: Para quem não entendeu a piada da montagem que abre a postagem: no fandom do grupo Arashi, costumam nomear os pares conforme a associação que fazem, seja porque fizeram doramas, comerciais, ou alguma coisa aleatória. O kanji de Arashi é formado pelos ideogramas de montanha (yama) e vento (kaze). Dentro do próprio grupo temos o Yama Pair, formado pelos dois membros mais velhos (Satoshi Ohno e Sho Sakurai) e o Kaze Trio, formado pelos mais novos (Masaki Aiba, Kazunari Ninomiya e Jun Matsumoto). Dizem que, de tanto que muitos fatos aconteceram com o Yama Pair, ficou inevitável associar o dia da montanha com a dupla, como os dois coreografando a música "Everything" da Misia em um episódio no Arashi ni Shiyagare; os dois acabando se encontrando em um dos maiores festivais de verão em Kyoto e, nos programas musicais, quando eles interpretam a música "Troublemaker", no verso "Kagayaki o himeta no heart beat" (ou "o pulsar do coração que está escondido, é esplêndido", no verso final), Ohno e Sakurai fazem o coraçãozinho com as mãos como na foto acima.

Fontes: Office Holidays, Daily Telegraph UK.

Imagens: montagem feita pela autora com imagens da Yamanashi Kankou Japan e Twitter

Comments