The Fab(ulous) Four


Quem me conhece, sabe que eu falar de Beatles em qualquer conversa (seja pessoalmente ou virtualmente), é chover no molhado (ninguém mandou eu ser fã desde a adolescência...), mas amando ou odiando, não restam dúvidas que muito artista se influenciou neles. Ou nos ídolos deles (pra quem não sabe, os Beatles tinham como ídolos, músicos como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, entre muitos).
 



Na verdade, muitos beatlemaníacos preferem lembrar do dia 15 de julho, que foi o dia em que John Lennon e Paul McCartney se conheceram durante uma festa de igreja. E a história, muita gente já sabe. O dia 11 de setembro é o dia em que os Beatles lançaram oficialmente seu primeiro single.

Curiosidades sobre a banda, têm aos montes e alguns são lenda urbana que chegam ao ponto da gente pensar se foi verdade mesmo. Quebrar recordes, também (embora muitos já foram quebrados por outros artistas, mas lembrando que estes demoraram muitos e muitos anos para conseguir)...

- O primeiro álbum da banda, "Please, Please Me", foi gravado em quase 14 horas de estúdio. Isso porque eles já tinham lançado dois singles e resolveram regravar sete músicas de artistas que eles gostavam. "Twist and Shout", música que encerra o álbum, foi a última a ser gravada e foi num take só, para não prejudicar a voz de Lennon, que já estava gripado.

- Quem sugeriu que os Beatles fossem tentar sucesso nos Estados Unidos, foi Roy Orbison, quando este fez uma turnê na Inglaterra e encontrou com a banda. No início, os quatro não acreditaram até que sua apresentação no programa The Ed Sullivan Show teve a maior audiência na época.

Em 1963, nos bastidores, os Beatles com Gerry and the Pacemakers, durante a turnê britânica de Roy Orbison (direita)

- A turnê norte-americana em 1964 fizeram em um mês, indo para quase todos os estados mais algumas cidades no Canadá.

-  De 1963 a 1965 os Beatles tiveram um programa de rádio ao vivo na BBC, em que eles conversavam, contavam piadas, tocavam e cantavam ao vivo. A maioria de suas músicas eram covers de artistas que eles gostavam, mas nunca lançadas em algum álbum oficial, até que foram compilados nos álbuns "Live at the BBC" (foram dois volumes) em 1994 e 2013.


- "A Hard Day's Night" foi o primeiro álbum a conter somente músicas de Lennon e McCartney.

- Até 1965, os Beatles lançavam dois álbuns por ano (fora os singles), o que chegou a comprometer a criatividade musical. Tanto que os álbuns "Beatles for Sale" e "Help!" eram considerados os mais fracos da banda.

- Os títulos das músicas "A Hard Day's Night" e " Tomorrow Never Knows" foram idéias do baterista Ringo Starr.

- Diz uma lenda urbana que o empresário dos Beatles, Brian Epstein, comprou um lote do single "Love Me Do" para que a banda ficasse, pelo menos, no top 30 na Inglaterra.

- Dia 29 de agosto de 1966 foi o dia que os Beatles encerraram as turnês, no San Francisco Candlestick Park. Mas foi durante as filmagens de "Let It Be" que foi a última performance ao vivo, no terraço da gravadora Apple, em 1969.


- John Lennon disse em uma entrevista que compôs "I Am The Walrus" só para confundir as pessoas que tentavam interpretar as letras das músicas.

- A famosa lenda urbana de que Paul McCartney tinha ido desta pra melhor surgiu logo depois que os Beatles pararam de excursionar - tudo porque McCartney tinha sofrido um acidente de moto e cortou o lábio superior (e quebrou o dente). Daí veio a história de que os Beatles colocaram um substituto no lugar dele, e a cicatriz no lábio foi porque a cirurgia plástica deu errado. Se não bastasse muita gente procurar mensagens ocultas nas músicas, procuraram nas capas dos álbuns.

(*off-topic: até hoje acredito que muitas fãs do Arashi devem ser filhas ou parentes de fãs dos Beatles, porque pra descobrirem até a marca da roupa que eles usaram no programa...)

- Se "Yesterday" foi a música dos Beatles mais regravada, a segunda foi "Something", composta por George Harrison. Ironicamente, foi interpretada por Frank Sinatra, que detestava bandas de rock.


- De 1964 a 1966, os Beatles viraram desenho animado. Embora o quarteto tenha visitado os estúdios onde faziam as animações, não foram eles quem dublaram as vozes.

- Os instrumentos que os Beatles utilizaram durante a carreira se tornaram verdadeiras marcas registradas - o baixo Höfner de Paul; a guitarra Gretsch Country Gentleman de Harrison (a segunda versão, porque a primeira foi destruída ao cair do carro que a transportava); a guitarra Rickenbacker 325 de Lennon; e a clássica kit de bateria Ludwig de Ringo. Além dos amplificadores e teclados VOX.

- Muitos pensam que "Let It Be" seria o último álbum gravado pela banda, pois foi lançado em 1970. Ledo engano - foi "Abbey Road" em 1969.

- O artista plástico e músico alemão, Klaus Voormann, era amigo dos Beatles desde os tempos em que eles faziam shows em Hamburgo (Alemanha). Foi responsável pelo design das capas dos álbuns "Revolver" e da trilogia "Anthology". Além disso, ilustrou a capa do single de George Harrison - "When We Was Fab".

(Beatles e Japão: Voormann também ilustrou a capa do álbum da banda japonesa GLAY, "Music Life", que lembra muito a capa de "Revolver")

- No dia 15 de agosto de 1965, o Shea Stadium, que era usado para jogos de baseball, foi palco do início da turnê norte-americana dos Beatles, com um público de 55,600 pessoas. Devido a precariedade dos equipamentos da época, mais a gritaria dos fãs, foi praticamente impossível até para a banda se ouvir. Mas provou que um estádio com essa capacidade era possível comportar um concerto.

- Os Beatles foram a primeira banda de rock a tocar no Nippon Budokan, inicialmente construído como arena de judô para os Jogos Olímpicos de Tokyo em 1964. Foram cinco shows entre os dias 30 de junho a 2 de julho de 1966. A partir daí, muitos artistas passaram a fazer concertos lá. Diz a lenda que, artista que conseguir fazer show no Nippon Budokan, ganha muito reconhecimento e fama.

Em 1966, no quarto do Hilton Hotel em Tóquio, com Yuzo Kayama (que tinha acabado de voltar de Hawaii)

(Beatles e Japão: por motivos de segurança, a banda teve que ficar no hotel. Somente Lennon deu umas voltas no bairro usando o ID do fotógrafo Robert Whittaker, e Paul mal conseguiu dar uns cinco minutos de passeio. Mal deu para eles conhecerem a cidade. Mas chegaram a receber um dos maiores artistas japoneses - Yuzo Kayama. O motivo: a gravadora que ele pertencia era filial japonesa a dos Beatles.)

(Mais sobre os shows no Budokan, teve um artigo especial no Japan Times quando fizeram 50 anos que os Beatles chegaram no Japão.)

- Mesmo depois da banda ter terminado, em 1970, seus álbuns, entre relançamentos, coletâneas e material inédito, vendem e muito. Para terem uma idéia, a coletânea "1", lançada em 2000 (e depois, em 2015, teve a mais completa, o "1+", contendo vídeos), logo na primeira semana, vendeu mais de 3 milhões de cópias, e ficou nove semanas no topo dos álbuns mais vendidos. Entrou no livro Guinness of Records em 2002 por ser o álbum que teve a venda mais rápida em curto espaço de tempo.


- Mais ainda sobre a coletânea "1" - no Japão, foi o álbum mais vendido em 2001, chegando a bater mais de 3,2 milhões de cópias vendidas. Sua versão mais completa, o "1+", lançado em 2015, ficou em primeiro lugar na Oricon, em novembro do mesmo ano.

- Precursores dos video clips para divulgar o artista. Embora em 1965 os Beatles tivessem feito alguns promotion videos para divulgar os singles, video clip como conhecemos atualmente, muita gente considera o de "Rain", que era B-side de "Paperback Writer". Isso em 1966.


- Mais pionerismos - uso de instrumentos "exóticos" em algumas músicas, como bongôs, baixo com efeito fuzz e cítara. Efeitos sonoros para alterar o tom de voz ("Tomorrow Never Knows"), som que somente cães poderiam ouvir, gravação com a fita tocando ao contrário...

(Off-topic: ao contrário de que muita gente pensa, os Beatles não foram pioneiros no uso de sintetizadores, mas foram os Monkees, em 1967 na música "Daily Nightly")

- Referências sobre os Beatles nunca faltaram - isso incluindo história em quadrinhos, anime e manga.

(Beatles e Japão: conheço, pelo menos, dois mangás que têm forte referência sobre os Beatles - "BECK", de Harold Sakuishi; e "Boku wa Beatles", por Kaiji Kawaguchi e Tetsuo Fujii.)

Posso ter um monte de referências e curiosidades, mas senão o post fica longo. Mesmo quase meio século que a banda terminou, muito artista por aí diz ser influenciado por eles. Além de paródias (especialmente de capas de álbuns), covers e eventos (na Inglaterra tem o famoso evento Beatles Week, onde cover bands se apresentam). Além de goods e ainda muita gente procurando música perdida deles por aí...

Fontes: oricon, anthology, music life, japan times

Imagens: morning magazine, Robert Whittaker Archives, 

Comments