Construindo um novo mundo

No dia 9 de outubro de 2019 (dia do aniversário de John Lennon e do membro do V6 Hiroshi Nagano), no You Tube, eis que repentinamente surge o CANAL OFICIAL DO GRUPO ARASHI e logo de cara CINCO promotion videos - "A.RA.SHI" (a música do debut), "Love So Sweet" (da segunda temporada do dorama "Hana Yori Dango", que catapultou a fama do grupo), "Happiness" (do dorama "Yamada Taro Monogatari"), "Truth" (do dorama "Maou") e "Monster" (da série "Kaibutsu-kun"). Na íntegra, sem cortes. Nem preciso dizer o resultado, né?


Todo mundo sabe que a JA (a agência dos meninos) é restrita em matéria de direitos autorais, ou seja, até 2018, nem foto de divulgação na imprensa podia, se bem que, quando Junichi Okada e Kazunari Ninomiya ganharam os prêmios de melhor ator no Japan Academy Film Prize (que seria o equivalente ao Oscar no Japão), as fotos deles sairam na página oficial. Mas liberação quase geral (três fotos por mídia digital), deveu-se quando Ryo Nishikido apareceu para divulgar o filme "Hitsuji no Ki".

O que ainda faltava, era as bandas divulgarem o trabalho em outras mídias, como You Tube, Apple Music, Spotify, e outros. Aos poucos, novatos como SixTONES, Snow Man, Travis Japan estão divulgando no canal próprio no You Tube (especialmente o SixTONES, que vão finalmente debutar em 2020). Mas o que muita gente queria era que os grupos mais antigos divulgassem logo ao menos para serviços de streaming.







Como dizem aquele ditado "antes tarde do que nunca mais", valeu a pena esperar, porque no dia 2 de novembro, no canal oficial do Arashi, no You Tube, os membros apareceram para informar que, no dia 3 - data em que o primeiro single saiu no mercado -, era para todo mundo ficar ligado no You Tube, que eles iriam fazer um anúncio. Isso porque outubro inteiro, o canal oficial deles só postava as cinco músicas em versão ao vivo (obviamente para que o pessoal acabe sendo forçado a comprar o DVD ou os CDs).


Eis que no dia e hora marcados, os cinco apareceram ao vivo para:

- Contas oficiais do grupo em redes sociais como Twitter, Instagram, Facebook, TikTok e Weibo (este, seria o SNS da China);
- No mesmo dia, a partir das 19 horas, TODAS as músicas dos singles seriam liberados em serviços de streaming, como Spotify (conta premium), amazon music, apple music e outros;
- Live streaming no Instagram;
- Novo PV e digital single no canal do You Tube;
- JET STORM (era o nome da viagem que fizeram na Asia em 2006 para divulgar a turnê na região, como Taiwan e Coréia do Sul) em quatro países - Indonésia, Tailândia, Taiwan e Cingapura -, em dois dias!!! (10 e 11 de novembro, ou seja, acabou a apresentação para o novo Imperador, pegam o jato e fazem a coletiva de imprensa nestes dois dias e voltar logo pro Japão porque Sho Sakurai tem que aparecer ao vivo no News ZERO, a não ser que façam ele aparecer ao vivo sabe lá onde estiver)
- Duas apresentações no novo Estádio Olímpico (aka Kokuritsu) dias 15 e 16 de maio de 2020, antes dos Jogos Olímpicos;
- Possível apresentação em Pequim ou Shangai (ainda não confirmado).

Com isso, as redes sociais só não travaram por milagre (comigo acontece do Twitter travar quando é dia de Kouhaku Utagassen ou The Music Day). Só o music video de "Turning Up" já bateu quase 7 milhões e meio de visualizações em CINCO dias! Isso porque os cinco primeiros vídeos que lançaram em outubro, já bateram juntos, 10 milhões.

"Turning Up" seria uma resposta (muito bem dada, por sinal) do j-pop para o mundo:

"Nós temos algo para seu guilty pleasure
Dentro do bolso, batidas legais para espalhar
Nós trazemos a festa, vamos começar
Vamos transformar o mundo com J-pop!"

Claro que o music video tem um monte de referências, com direito a locações no terraço do Shibuya Scramble Square (que inaugurou no dia 1 de novembro) e em Los Angeles!!! E quando digo que fã do Arashi deve ter sido fã dos Beatles numa encarnação passada, ninguém acredita em mim, porque elas acharam um monte de pistas e referências em quase quatro minutos de vídeo...


1. Na abertura, o grupo aparece na proa de um barco, que seria referência ao debut em Hawaii, em 15 de setembro de 1999;
2. O grupo subindo a escadaria do Shibuya Scramble Square com os fãs ao lado - o dia em que eles fizeram o hand shake event no Yoyogi Gymnasium em novembro de 1999 para divulgar o single "A.RA.SHI";
3. As roupas brancas do grupo eram da mesma cor da capa do single do debut. Inclusive, a parte em que tem os backdancers, faz lembrar o PV do debut também;
4. O grupo saindo em disparada do carro pro aeroporto, foi semelhante ao dia em que eles foram para Taiwan divulgar a turnê asiática;
5. No passaporte constam as iniciais dos nomes, data de nascimento, data do debut e validade "infinito";
6. Cada mala contém muitas referências de cada membro, além dos chaveiros de ursinhos de pelúcia serem da image color de cada um e com a inicial do sobrenome:


- Do Sakurai: acessórios com estampa de camuflagem, caderno, estojo de canetas, double-parka, mapa, guias de viagem, e uma revista chamada "Find The Answer" (que é o nome de um dos singles do grupo);


- Do Matsumoto: carteira, acessórios (relógio, braceletes, etc.), pantufas, máquina fotográfica, gravata (roxa). Detalhe: quase tudo de couro.


- Do Ninomiya: fones de ouvido, moedeira (pra dizer que tá sem dinheiro e fazer os mais velhos pagarem a janta), pantufas (as mais detalhistas juram que são goods da turnê "untitled"), ukelele, a famosa camiseta mostarda que só falta andar sozinha, cabos de carregadores de bateria, controle de videogame (coisa mais óbvia!!!);


- Do Aiba: despertador, amenity kit, luva e bola de baseball, chaveiro (ou acessório) com a inscrição "Your Eyes" (nome de um dos singles do grupo), um urso de pano (referência a segunda viagem em Hawaii, em 2000, em que ele dormia com um cachorro de pano);


- Do Ohno: kit de desenho, bloco de anotações, carretilha de pesca, isca artificial, camiseta (com estampa de peixe, claro).

7. Os cinco num carro conversível nas ruas de LA - referência na tour "Are You Happy?" na música "Drive";


8. No palco em frente ao estádio, os mesmos trajes da tour "5X20".


Fora outras referências ocultas (no túnel escuro e correndo diante da luz; os cinco dormindo e porque Ohno foi o primeiro a ser acordado no avião), a música é daquelas que não deixa ninguém parado, com direito ao rap por conta do Sakurai e o vídeo que é bem alegre e divertido.

E ainda a gente pensando que eles iam dar uma "desacelarada" neste ano, pois em 2020 eles serão main supporters durante os Jogos Olímpicos pela NHK antes de tirarem férias, mas pelo visto, acho que vão ter mais trabalho. Daí a gente mal dorme, e já vão participar da abertura do estádio em dezembro...

Bem vindo ao mundo louco dos SNS!

Imagens: arashi5official @ instagram, satanoka_shizuru @ tumblr




Comments