Quando qualquer sacrifício vale a pena

Quem lembra da minha postagem sobre o JLPT, em que passei as quatro horas mais excruciantes na minha vida, porque vou falar a verdade: nunca fiz prova num ambiente tão caótico ao ponto de atrapalhar o desempenho de quem realmente estava lá para fazer uma boa prova, pois era gente que deixava celular ligado no meio do teste, abria a folha de questões antes da hora, essas coisas...

O caos foi tanto que nem tinha prestado atenção que o resultado do exame iria sair no dia 22 de janeiro para quem tivesse feito a inscrição pela internet. Só soube porque uma amiga minha que trabalha no mesmo lugar que eu, tinha feito a prova também (mas em outro local por causa do nível) e me avisou, apesar de ela também não ter entendido direito o que o coordenador da prova informou.

Bem, eis que no dia 22 de janeiro entrei no site do JLPT para conferir se realmente tinha o resultado do exame, e eis que constava que eu tinha passado no teste!! (Finalmente, depois de três tentativas frustradas de tentar algum bom escore)

Na verdade, eu não comentei tanto assim nas redes sociais, tanto que nem postei o printscreen do site onde saiu o resultado. Mesmo porque passar no N3 nem seria tão importante (para muitos), mas para mim, importou e muito. Portanto, preferi comemorar o feitio sozinha e não deixar a peteca cair, ou seja, para tentar o N2 em julho, terei que manter o mesmo ritmo ou até apelar para outros recursos para estudar.


Não tenho segredo nem dica mágica para eu ter conseguido passar. Já começa que eu estudo "por conta", ou seja, sozinha e com o material que eu tenho ao alcance (livros, revistas, sites e até assistir programas de TV e filmes para ver se melhoro na prova de audição), pois aulas particulares ficam meio que inviáveis para mim (no caso, tempo no sentido financeiro). Fora que eu, para estudar, tem que ser fora de casa, senão nada rende (o café da sereia deve ter faturado às minhas custas).

Tendo ao menos o certificado de que eu passei no N3, já abriria ao menos alguma janela para melhorar de vida (N2 já abre as portas, e se tiver N1, você pode se considerar no paraíso), mas para que eu consiga dar o passo seguinte, vai depender muito do meu esforço e não dar trela para gente que acha que estudar não vale a pena aqui.

Agora é partir para a etapa seguinte, tentar passar no N2 (que muitos dizem ser difícil, mas vou tentar para ver como é)...


Comments