[Discoteca Básica do Empório] KAT-TUN - "Break The Records ~ by you & for you ~" (2009)

Para a maioria, o grupo KAT-TUN sempre vai ser associado à imagem de "maus elementos", "o lado negro da Johnny's", "não se devem misturar com outros grupos para que estes não tenham mau exemplo". Mas para outra parcela, o - na época - sexteto era o favorito dos próprios Juniores que gostavam do visual e da música que faziam. E olha que o visual (e as atitudes) e o teor da maioria das músicas do grupo não eram aconselháveis para pessoas com mente muito pura demais.

KAT-TUN circa 2009~2010. Da esquerda para direita: Kazuya Kamenashi, Koki Tanaka, Junnosuke Taguchi, Yuichi Nakamaru, Tatsuya Ueda e Jin Akanishi. Preto era a cor dominante do figurino do grupo, e estilo "wild and dark". Visual colorido só se fosse no verão e olhe lá.


Se a maioria dos grupos dentro da JA (Johnny and Associates) trazia uma imagem "limpa", de "bons meninos", "fofos e bonitos", "meninos que toda mãe queria pra genro", um ou outro grupo destoava mas nem tanto, pois ainda eram "gente boa" (mesmo com as caras intimadoras do Masahiro Matsuoka e Tomoya Nagase, ambos do TOKIO). Embora alguns grupos da agência que surgiram nos anos 2000 ainda estavam aos passos lentos para conseguir um relativo sucesso (Arashi, Tackey and Tsubasa, NEWS e Kanjani Eito), outros ainda estavam esperando a vez de debutarem para saírem logo do clube fechado dos Juniores (teve grupo que demorou quase dez anos para debutar), e, enquanto a hora não chegava, o jeito era aparecer em programas voltados aos fãs da agência, como The Shonen Club e botar a criatividade pra funcionar.

O grupo KAT-TUN foi formado em 2001 ainda dentro do Johnny's Jr. como um grupo para servir como suporte de outros grupos veteranos. O sexteto era formado por Kazuya Kamenashi, Jin Akanishi, Junnosuke Taguchi, Koki Tanaka, Tatsuya Ueda e Yuichi Nakamaru. Daí pegaram as iniciais dos sobrenomes dos seis para dar o nome do grupo (que também pode ser confundido na pronúncia como "Katsu-un" (boa sorte) ou "cartoon". Mesmo assim, o grupo era tido como "os maus elementos" de toda a JA. Basta dar uma olhada nos programas em que eles ainda nem tinham debutado para sentirem o drama. Se não eram estóicos demais, ou eram intimadores de botar medo nos mais novos ou tinham um senso de humor infame.

E para ajudar, antes do debut, Kamenashi e Akanishi tinham protagonizado a segunda temporada da série "Gokusen", em que uma professora herdeira de um clã de Yakuza tem que lidar com uma classe de alunos delinquentes (nem preciso me estender muito).

Por cinco anos, participavam em programas como o citado The Shonen Club, Pop Jam, Minna no Terebi e Utawara (orograma onde o grupo batia ponto e por pouco quase que o Akanishi não saiu na porrada em cima do MC que na época era o sempai Jun Matsumoto na semana do debut); atuavam em musicais como Dream Boy e Summary, mas eram todos com outros grupos, como Kanjani Eito e NEWS. Mas em 2002 já tinha repertório (e moral) para fazerem um concerto com nome próprio - o "Okyakusama wa Kami Summer Concert 55 man nin Ai no Request ni Kotaete!", realizado no Tokyo International Forum e Osaka Shochiku.

Quando realmente debutaram de vez com o lançamento de "Real Face", em 22 de março de 2006, o single teve uma divulgação tão grande - single e DVD em forma de filme. Resultado: logo no dia do lançamento, vendeu mais de 750 mil cópias e atualmente passou de 1 milhão. E ficou 3 semanas consecutivas no topo da Oricon em 2006.


O ápice do grupo mesmo foi com o quarto álbum "Break the Records ~ by you and for you", em 29 de abril de 2009, quando eles já estavam bem no auge da carreira. Embora os álbuns anteriores tivessem sido número um no lançamento, no quesito amadurecimento, foi com este que o grupo provava que sabia fazer boa música ao mesmo tempo entreter o público.

Pelo menos quatro músicas já eram conhecidas do público por terem sido lançadas anteriormente em single e duas delas usadas em temas de doramas protagonizadas por alguns dos membros - "DON'T U EVER STOP", "White Xmas", "ONE DROP" e "RESCUE", mas além delas, tinham seis músicas solo (um de cada membro), e uma música extra na edição limitada.

Já era notável o estilo do grupo - desde rock com quase todas elas com passagens de rap (todas compostas por Koki Tanaka, sob pseudônimo de JOKER), efeitos vocais (graças ao human beatbox de Yuichi Nakamaru), passando por techno-disco-electro, baladas românticas mas maduras e até notas de lounge jazz. E outra que todos eles sabiam cantar bem.

O álbum já começa detonando com a conhecida "DON'T U EVER STOP" (que tinha saído em PV na edição limitada no álbum anterior, "Queen of Pirates", de 2008), que não deixava ninguém parado. "RESCUE", que foi tema do dorama do mesmo nome, protagonizado por Nakamaru, era sobre ser salvo num mundo sombrio ("eu não irei gritar sozinho" era o apelo da música). Mesmo nas mais dançantes sem perder a característica do grupo, tem as sugestivas "Sadistic Love", "Moon" e "Water Dance". Claro que no meio de tanta pauleira, temos as românticas "White Xmas",  "Haru Natsu Aki Fuyu" e "NEIRO", que eram declarações de amor (os maus também amam). "Kimi Michi" tem um jeito de que poderia ser usado como tema de abertura de algum seishun ou seinen anime que ia cair bem, pois seria o protagonista procurar seu caminho para o futuro.

Nos solos é que dá pra perceber (muito bem) o estilo de cada um. Kamenashi com a eroppoi "1582" (pode ser lido como "Ichigo Honey"), dançante e bem, digamos, estilo sexy que sabe fazer bem (até hoje); Akanishi com a balada "care", apesar que gostasse muito de ser mais alternativo (vide as partes em inglês de "D-MOTION"); "Wind", solo de Taguchi, começa como se fosse uma balada e acaba tornando um estilo de lounge jazz, daqueles que você ouve em horas para relaxar; "Pierrot", solo de Koki, é pura pauleira numa tacada só - punk e heavy metal juntos e quase toda em inglês (com alguns palavrões, mas não vamos esquecer a característica do grupo). "Hana no Mau Machi", composta por Tatsuya Ueda, é sobre primavera. Na época, ele tinha protagonizado a versão moderna de "Romeu e Julieta" no teatro e no ano anterior, tinha feito um concerto solo, o "Mouse Peace", e a música foi inspirada (com certeza) na peça. O piano de abertura é dele (embora não creditado). "White World", de Nakamaru, é sobre o inverno (antes que pensem outra coisa sobre o título!), e a espera da pessoa amada no dia de Natal.

No mês seguinte ao lançamento do álbum, para divulgar o mesmo, o grupo resolveu fazer treze apresentações no Tokyo Dome e Kyocera Dome. Até aí tudo bem, se não resolvem levar ao pé da letra o nome da tour e do álbum - "Break the Records" (Quebrando os recordes, tradução literal). Foram oito dias consecutivos de concertos no Tokyo Dome (do dia 15 a 22 de maio de 2009), com um público total (nas 13 apresentações) de 685 mil pessoas; uso de um telão de 120 metros de comprimento com 35 metros de altura (um dos maiores até hoje utilizados); mais de 200 membros dos Juniores participaram da tour (entre eles membros de grupos como Kis-My-Ft2, ABC e futuros membros do hoje SixTONES, como Taiga Kyomoto, Juri Tanaka e Yugo Kochi, por exemplo). Numa dessas, só faltaram botar fogo no Tokyo Dome na apresentação de "RESCUE".

Além dos concertos no Tokyo Dome e Kyocera Osaka Dome, fizeram ainda 28 shows em seis arenas (Okinawa, Miyagi, Hiroshima, Fukuoka, Niigata e Hokkaido), o "KAT-TUN SUMMER '09 Break the Records Tour" durante o período de 22 de julho a 23 de agosto do mesmo ano (foram para lugares onde a maioria dos fãs não puderam ir nos dois Domes).

Depois de 2010, o grupo sofreu três baixas (Akanishi saiu em 2010; Tanaka em 2013 e Taguchi em 2016), fazendo com que Kamenashi, Ueda e Nakamaru decidissem entrar no período de "recarregar as baterias" (um eufeminismo para "hiato por tempo indeterminado") depois dos shows dos 10 anos de carreira, em maio de 2016.

O grupo voltou como trio em 2018. Embora o teor das letras sejam um tanto mais sombrias, eles conseguem manter o mesmo estilo - rock, baladas e techno, mas uma das características ninguém tira deles - o estilo "selvagem e sombrio" que mantém até hoje nas apresentações.

Trivia:

- "DON'T U EVER STOP" saiu em forma de PV no álbum anterior - "Queen of Pirates". O single foi lançado em 14 de maio de 2008 com três versões limitadas (cada um tinha como coupling song duas músicas solo dos integrantes) e a regular com a música original e a versão karaoke. Só as capas mudavam.

- Dá pra ouvir na introdução de "RESCUE", as batidas do coração pulsando (para entrar meio no clima da música que foi usada no dorama do mesmo nome, protagonizado por Yuichi Nakamaru).

- "ONE DROP" traz referência do dorama "Kami no Shizuku" protagonizado por Kazuya Kamenashi. (No verso "quero proteger uma gota" - "Shizuku" era o nome do protagonista.)

- Como os doramas "RESCUE" e "Kami no Shizuku" foram exibidos na mesma temporada (o primeiro pela TBS, aos sábados; e o segundo, pela Nippon Television às terças), foi inevitável os singles "ONE DROP" e "RESCUE" terem sido lançados com um mês de diferença.

- "White Xmas" foi um dos poucos singles que KAT-TUN lançou sem fazer parte de tema de algum programa de TV, dorama ou comercial, como é costume da maioria dos artistas aqui.

- Foi o último álbum ainda a ter a formação original. Em julho de 2010, Jin Akanishi saiu do grupo e da agência para seguir carreira solo (embora as músicas "Love Yourself" e "THE D-MOTION", que sairam em single em fevereiro de 2010, ainda traziam parte de seus vocais).

Comments