[Cine-Pipoca Review] "100 Kai Naku Koto" (2013)



Sinopse: Durante a cerimônia de casamento de um casal de amigos em comum, Shuiichi Fujii encontra Yoshimi Sawamura, e se apaixona por ela. Fujii queria casar com Yoshimi, mas ela prefere morar junto por algum tempo para depois casarem. Repentinamente, Yoshimi cai doente e fica internada. Devido a um acidente de moto que teve quatro anos atrás, Fujii ficou com a memória comprometida e só tem lembranças de um ano atrás. Antes do acidente, eles já estavam morando juntos e planejando o futuro, até que aconteceu uma discussão a respeito da saúde dela. 



O filme foi baseado no livro do mesmo nome, escrito por Kou Nakamura, publicado em 2007, e lançado nos cinemas no dia 22 de junho de 2013, tendo como protagonistas Tadayoshi Okura (Fujii) e Mirei Kiritani (Yoshimi). As cenas foram filmadas em Zushi (Kanagawa), Sendai (Miyagi), Tóquio, Makinohara (Shizuoka) e O'ahu (Hawaii). O diretor, Ryuichi Hiroki, já tinha dirigido filmes com temática semelhante - a visão do amor entre homem e mulher, mas de formas diferentes, como "Yomei Ikkagetsu no Hanayome", "Raiou", "Keibetsu", por exemplo.

Um dos motivos que levou o diretor a realizar o filme, foi o fato da roteirista e do produtor terem lido e gostado do livro, tanto que entregaram o roteiro adaptado para o escritor, que aprovou a versão, que não perdia a essência principal da história. Quem leu o livro e assistiu o filme (ou vice-versa), percebe que tem muita diferença, mas não perde a temática principal - o acidente, a perda de memória e a enfermidade.


Kou Nakamura havia escrito a história na revista Quilala (Editora Shogakukan), durante as edições de junho a novembro de 2005, mas levou cerca de um ano e meio para completar em livro, pois queria que o tema sobre o universo do amor e emoções fosse o mais realista possível. O título era o nome de um dos arquivos que o autor tinha em seu computador pessoal antes de escrever o livro, e foi dado o tema de 100 dias antes e 100 dias depois da morte da heroína. Nakamura tinha dois títulos provisórios - "Sketch Book" ("Caderno de Rascunhos") e "Unopened Box" ("Caixa Fechada").

(O sketch book aparece no filme, em que Yoshimi e Fujii escreviam sobre a vida deles e o cachorrinho Book, que chegou a fazer parte da vida deles antes do acidente.)


O livro ganhou grande popularidade em 2008, quando um dos vocalistas do grupo The Gospellers, Yoichi Kitayama, numa entrevista sobre "Livros ideais para serem lidos em dias chuvosos" pelo site Asahi Books, recomendou o livro (diz que leu e chorou durante uma viagem em um trem-bala). Logo, esse comentário surgiu no obi¹ que tinha nos exemplares, e muitos leitores acabaram comprando por causa da palavra "trem-bala", já que o livro era vendido na maioria das estações de trem, o que aumentou a popularidade da história. E, para adaptar para filme seria um pulo.

Logo que anunciaram que seria feita a versão cinematográfica do livro, em agosto de 2012, rapidamente começaram as filmagens, que durou cerca de um mês e meio para serem concluídas (um dos motivos das filmagens terem sido feitas nesse tempo, era a turnê dos oito anos do grupo Kanjani Eight, onde Okura é o baterista, e tinha início na segunda quinzena de setembro do mesmo ano, percorrendo 12 locais, sendo oito arenas, dois estádios e dois domes), e cerca de nove meses para montagem, edição, finalização e divulgação. Tanto que a música de encerramento foi divulgada um mês antes da estréia do filme.

O filme teve uma bilheteria arrecadada em 732 milhões de ienes.

Personagens (no filme):


- Shuiichi Fujii (Tadayoshi Okura): Quatro anos atrás sofreu um acidente de moto e perdeu parte da memória, restando lembranças do que aconteceu um ano atrás. Mora sozinho e trabalha em uma empresa que fabrica máquinas para impressão, cuidando da parte de design. Encontra Yoshimi Sawamura, que era sua noiva antes do acidente e não lembra quase nada dela depois disso.

- Yoshimi Sawamura (Mirei Kiritani): Era noiva de Fujii antes do acidente. Trabalha em uma empresa de design. Antes do incidente, descobre que estava com câncer no ovário e resolveu se tratar. Estava recuperada, quando teve a recaída.

- Keisuke "Moose" Mutou (Shugo Oshinari): Amigo de Fujii e Yoshimi. Casado com Keiko "Bahha" Ogawa.

- Keiko "Bahha" Ogawa (Haru): Amiga de Yoshimi e esposa de Moose. Foi no casamento dela que Yoshimi e Fujii se (re)encontraram.

- Natsuko Nakamura (Rie Tomosaka): Amiga de Yoshimi que acompanhou a história do casal antes e depois do acidente de Fujii.

- Kazuyo Fujii (Yoshiko Miyazaki): Mãe de Fujii que mora em Shizuoka. Era ela quem cuidava de Book, cachorro de estimação do filho, e guardou as cartas que recebeu durante o tempo que o filho ficou internado.

- Yasuhiko Sawamura (Ren Osugi): Pai de Yoshimi. 

- Nagumo (Jun Murakami): Médico que estava acompanhando o tratamento da doença de Yoshimi.

- Book: Cachorro da raça Jack Russell Terrier que foi abandonado na biblioteca e adotado por Fujii, que gostava de levar o animal dentro de sua jaqueta quando pilotava a moto.

Trivia:


- Embora boa parte das filmagens se passa em Shiroishi (Miyagi), algumas cenas se passam em outras localidades, como Tokyo Gate Bridge (que atravessa a Baía de Tóquio), Riviera Zushi Marina (em Zushi, Kanagawa, onde é a cena de casamento de Moose e Bahha); Makinohara (Shizuoka, onde ficava a casa de Kazuyo Fujii); e O'ahu (Hawaii, onde poderia ver o famoso Luna Rainbow, mencionado por Yoshimi).

(Curiosidade: a cidade de Shiroishi também foi cenário para o filme "Last Letter" (2020))

- Para realizar as filmagens em Hawaii, todo o elenco e equipe de filmagem teve que retirar visto de entrada na Embaixada.

- Todas as cenas em que Fujii dirigia sua moto, foram feitas pelo próprio Okura, que possui habilitação de motocicleta (quem assistiu ao live DVD "5-Dai Dome Tour Eight X Eighter", na cena de abertura, vai entender). Inclusive a cena do acidente, em que foi usado um guindaste para dar a impressão do corpo estar "voando" em cima do carro que o atingiu.

- Foi a empresa de móveis e objetos para decoração MUJI quem decorou a casa de Fujii em tons escuros (nota: a empresa utiliza cores neutras, como branco, cinza e preto e alguns tons de azul).

- Um dos motivos de terem escolhido Tadayoshi Okura para o papel principal foi o fato de ele ter atuado em muitos doramas, e, por ter estatura alta (178cm), era difícil não passar despercebido. Embora ele já tivesse atuado em cinema anteriormente (como "Ooku" e "Eightranger"), era a primeira vez que Okura protagonizava um filme e ainda love story.

- A cena da "dança para afastar a febre" mencionada no livro original, foi improvisada pelo Okura (para fazer jus ao status no grupo), já que no livro não explicava como era a dança.

- Luna Rainbow ou Moonbow, seria um tipo de arco-íris que pode ser visto à noite, refletido pela lua - especialmente quando for lua cheia. Normalmente é branca a olho nu, a não ser que fotografe com longa exposição.  


- A música de encerramento - "Namida no Kotae" - interpretada pela banda Kanjani Eight, foi composta por Saori e Nakajin, respectivamente tecladista e guitarrista da banda Sekai no Owari.

- Faltando 100 dias para a estréia do filme, o site oficial fez uma seção especial - 100 episódios do filme, contados pelo personagem Book, sendo um episódio por dia (se não retiraram, ainda está nos arquivos aqui).

- Quando o filme foi lançado em DVD, em 10 de fevereiro de 2014, ficou em 9o. lugar no ranking dos mais alugados (fontes da rede TSUTAYA). E também um dos indicados na seção: 100 filmes para chorar (na colaboração TSUTAYA e Cinema Today).

- Baseado no livro, quase duas semanas antes da estréia do filme, saiu a versão manga, ilustrada por Ai Mizutani, e publicada pela editora Shogakukan, na revista Cheese!, durante as edições de abril a junho de 2013 (no Japão, as edições saem com um ou dois meses de antecedência). Como na época já sabiam quem seriam os atores que iam protagonizar, a mangaka ilustrou Fujii e Yoshimi semelhantes à imagem de Okura e Kiritani.

Fontes: cinema today, TSUTAYA, 100 Kai Naku Koto ga 100 bai tanoshimeru, 100 episodes (arquivo).

Imagens: amazon, matome-naver, excite, Johnny's Net

Comments