[Turning 50] A Capacidade de Estragarem Coisas Fofas (como mangás e animes, por exemplo)

Das duas, uma: ou essa nova geração de quem está conhecendo o mundo dos mangas e animes está com uma visão crítica muito bem crítica, ou eu que passo batido nisso tudo porque tenho consciência do que se trata a história...

Na verdade, nem era para perder tempo postando uma coisa dessas, mas como todo mundo tem o direito de opinar (ou dar pitaco, que seja) e sou dona deste Empório, vamos lá: uma bela madrugada de insônia, tive a coragem de ficar me atualizando no Twitter, tipo, duas da matina. E numa dessas, não lembro mais quem, deu RT (retweet) numa postagem sobre shoujo manga. Estava tudo bem, quando resolvi abrir o link que repassaram e o que li não foi nada agradável.

A autora do blog fez uma postagem mais longa que a minha quando eu faço de um manga ou filme, ou dos idols que gosto. Sobre manga cujo tema era protagonistas de shoujo manga de 17 anos em enredos que envolvem um adulto de idade bem mais avançada que elas. Até onde sei, um dos poucos mangas que não me recomendaram ler porque do meio pro final descamba, era "Usagi Drop", mas recomendaram assistir o filme porque Kenichi Matsuyama e Mana Ashida são muito bons (e Mana-chan é fofa) e o filme vai antes da Rin tornar-se adolescente.

Voltando: a postagem da menina criticava porque cargas d'água a autora de um dos manga bem elogiados por várias comunidades que conheci, botou uma menina de 17 anos para morar num share house que o tio possui e conhece Matsunaga-san, o morador mais velho da casa, e a menina tem que aprender a conviver no mundo adulto (o manga era "Living no Matsunaga-san", de Keiko Iwashita, publicada até hoje na revista Dessert, da Kodansha). Até onde li resenhas e opiniões de várias leitoras de diferentes comunidades, ninguém criticou esse manga, muito pelo contrário - a idade foi o que menos incomodou para a maioria. Acharam legal e divertido, bem tipo "ler pra desestressar". Ué, não é o que a maioria dos autores de livros e mangas fazem?

Daí a crítica vai descendo morro abaixo com um dos meus favoritos: "Hachimitsu to Clover". Eu já cansei de chorar toda vez que leio, porque o que tem de fofo e bonito, tem de angústia e tristeza, especialmente quando se trata de triângulos amorosos e one-sided love. Eu nem me importei se o Shuji, tio de Hagu, tinha alguma paixão platônica pela sobrinha. Eu queria mesmo que os pairings que a gente queria ficassem juntos. Aí que nessa dita postagem estragou tudo: problematizaram o manga porque a autora, Chica Umino, ilustrou a Hagumi como se fosse uma criança, mas ela tinha 18 ou 19 anos. Para terem uma idéia, conheço muita gente que nunca aparentou a idade que tem (oi, Ninomiya!).  Depois dessa, eu fechei o site e fui dormir revoltada. Só não dei feedback para não dar audiência.

Eu entendo que todo mundo tem o direito de opinar sobre qualquer coisa, desde que saiba argumentar. Tudo bem que existam mangas, animes, filmes e tudo o mais com conteúdo problemático. Para isso, existem aquele famoso resumo E um aviso: não recomendado para pessoas sensíveis devido conteúdo que possa traumatizar (mais do que em Fullmetal Alchemist, não sei). E se eu leio algum shoujo manga ou seinen, ou otona josei manga, cujo conteúdo é tido como problemático, estou lendo consciente de que isso não faz bem para ninguém, mas nem tudo na vida são flores e tem finais felizes.

Existem mangas com enredos diversos, desde os fofos até aterrorizantes (em todos os sentidos da palavra), a maioria é ficção, mas não deixa de ter um fundo de verdade. Ou tem muita verdade e são expressados de forma subliminar para ver se o leitor se conscientiza do que está passando. E certamente, existem fatos que realmente acontecem e muita gente não sabe disso. Ou finge que sabe. 

"Ah, mas esses enredos que envolvem violência, abusos, etc., podem influenciar no leitor e fazer a mesma coisa". Só se o leitor for psicopata, porque se fôssemos levar nessa linha de pensamento, eu já teria botado fogo na casa faz tempo. O que temos que ter, já disse, consciência do que é certo e do que é errado. 

Só me faltavam problematizar "Fruits Basket", "Suki. Dakara, Suki" e até mesmo "Natsume Yuujincho". Eu leio tendo a consciência de que existem motivos muito fortes para que acontecesse isso ou aquilo. Agora, se outra pessoa quer problematizar, então vá fazer longe de mim. Mania de algumas pessoas quererem destruir a alegria de outras. Daí vão me dizer que eu também estaria estragando a alegria de outras pessoas com essa postagem. Só se for estragar a alegria das pessoas que amam problematizar tudo.

Uma dica e inclusive serve para mim mesma: feche a aba do site, tome água, e vai ser feliz da forma que achar melhor, desde que não faça mal aos outros.

Comments