O Direito de Ser Canhoto (Versão 2020)

 

Bem, eu havia feito postagens sobre a data aqui e aqui, mas aquelas que lembra depois que passou a data (mas não esqueceu no Twitter e FB, vai entender). Para quem não sabe, dia 13 de agosto, é o Dia Internacional dos Canhotos, data criada em 1976 pela Lefthanders International com o intuito de conscientizar a maioria dominante aka os destros de que os canhotos também são gente normal como qualquer um, a diferença é que eles possuem melhor habilidade com a mão esquerda.

Desde que fabriquem utensílios destinados para eles, desde tesouras até carteira escolar.

Nas duas postagens linkadas no começo do texto, mencionei um programa daqui chamado  "Getsuyo kara yafukashi" (NTV, todas as segundas-feiras, pra lá da meia-noite), com Shingo Murakami (Kanjani Eight) e Matsuko DeLuxe. Teve um episódio que foi o Kazunari Ninomiya (Arashi) para comentar sobre os problemas que os canhotos possuem, já que ele mesmo também é canhoto. Os clássicos como usar tesoura e abrir latas com abridor. Mas alguns muita gente poderia achar exagero, mas vamos tentar nos colocar no lugar deles e ver se funciona...


Ano passado, a rede Tokyu Hands chegou a vender alguns itens para canhotos, como baralho, utensílios domésticos, tesouras. Este ano, como dia 13 caiu num dia de semana e, apesar de ter sido minha folga, tive que usar esse dia para outros compromissos e nem deu para passar em uma loja da rede para conferir se tinha novamente essa seção.

No Twitter, no dia 13 de agosto, pelo menos no Japão, o Dia do Canhoto trendou, mas mencionando itens que poderiam ser adaptados para esse pessoal. Até um tipo de chaleira que é usado aqui para servir chá verde, o kyusu (急須), cujo cabo é lateral. 


Embora hoje em dia usam com o cabo em cima (como as chaleiras que conhecemos).

Os canhotos também são pessoas dotadas de muita criatividade, inteligência e habilidade. Isso a gente tem que admirar muito essas pessoas, porque só elas mesmas terem uma paciência master e malabarismo (beirando ao contorcionismo) para encarar o mundo dos destros. E, antes que me perguntem, eu não sou canhota, mas algumas coisas eu tenho mais facilidade em fazer com a mão esquerda.

E, claro, temos personalidades famosas que são canhotas, tal como o moçoilo que abre a postagem. Alguns nasceram com a habilidade na mão esquerda, mas por pressão da sociedade, acaba fazendo parte das coisas com a mão direita e outra parte com a esquerda (como Ninomiya, o baterista Ringo Starr e o compositor Gen Hoshino, por exemplo).

Como muita gente deve saber, na Idade Média, quem era canhoto, corria o risco de virar assado, então forçavam todo mundo a escrever e usar a mão direita. Leonardo da Vinci dava indícios que era canhoto, porque seus manuscritos eram escritos da direita para a esquerda (mas ele escrevia assim pra facilitar a vida dele).

Feliz dia dos canhotos e que continuem com essa criatividade toda.

Imagens: google, da autora, dinos japan

Fontes: Lefthanders International.


Comments

  1. Hoe, Kiyomi-chan! Tudo bem? :)
    Sorry, faz tempo que não vejo nada de blog, nem no meu, haha :')

    Como você disse, os problemas começam no ambiente escolar mesmo. Sentir alívio por ver carteiras com apoio lateral para o braço esquerdo ou tesouras de canhotos não deve ser uma experiência "normal". Ao escrever, arrasto a tinta toda com a lateral da mão, então sempre preparo um papel de rascunho para apoiar, e hoje me dou a liberdade de usar os cadernos de trás pra frente, para não esbarrar de primeira com as espirais dos cadernos. É complicado também acompanhar tutoriais de algumas técnicas manuais, de crochê a origami.

    Imagino que talvez deva ter sido difícil para o Nino, no início, tocar guitarra. Ainda que façamos algumas coisas com uma mão e outras com a outra, ainda deve influenciar a destreza. Eu faço coisas mais brutas com a mão direita, mas, depois de muita frustração, me obriguei a aprender a usar o abridor de lata com ela.

    Desculpe, vim só choramingar, haha!
    Espero que você esteja bem e consiga passar por este calor da melhor forma, dentro do possível :)

    Beijos de água, protetor solar e cotovelo~

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ohayou, Karupin! Hisashiburi! :)

      Então, eu queria saber se realmente existe caneta pra canhotos, porque no dia dos canhotos no Twitter, andaram postando ilustrações de como a caneta se posiciona para destros e canhotos.

      Sei do drama de estudante canhoto ao ver uma classe com carteiras com apoio lateral para o lado direito. Tanto que, nos vestibulares que prestei, usaram carteiras normais mesmo para não dar problemas aos canhotos. Mas deve ser muito complicado ver tutoriais de crochê, origami e outros trabalhos manuais. A não ser que procure vídeo de pessoa canhota.

      Lembra que comentei ano passado de deixar os canhotos ficarem no canto no fim da mesa ou se for balcão, encostado com a parede para não esbarrar o cotovelo no vizinho (a não ser que ele seja canhoto também)? Pena que no Arashi no Shiyagare, no Death Match, não funciona, porque o Nino quase sempre acerta na primeira. Coitado de quem fica do lado dele (se for o Jun, coitado. Do Nino.)

      Que choramingar, o quê! To sentindo falta de suas dicas de BLCD e outros pitacos. E o podcast idem.

      Tirando o calor ao ponto de fritar ovo na varanda, estamos bem (apesar da pandemia, tentamos nos prevenir da melhor forma possível). E no calor muita água, bebida para repôr os nutrientes que se vão com o suor, e protetor solar pra não virar lagosta (e evitar danos maiores na pele como envelhecimento precoce e risco de cancer de pele!).

      Beijos de cotovelo também! :3

      Delete

Post a Comment