Em busca do ânimo perdido


Quem me acompanha nas redes (nada) sociais, deve ter percebido que estou muito sumida e raramente estou interagindo em outras coisas (quando digo raramente, é de vez em nunca e olhe lá). E quando interajo, são assuntos do meu interesse, coisa bem óbvia.

Antes da pandemia, eu já estava meio parada, mais off line estudando e fazendo outras coisas longe das redes sociais, senão perdia o foco, inclusive as postagens aqui estão bem escassas. Mal fiz direito o BEDA em agosto (tem em abril também, mas quem disse que eu lembrei), estou com uma lista de filmes que assisti antes e depois do kinkyuu, só estou com o problema que sempre acontece comigo - bloqueio criativo que gera um desânimo desgraçado.

Recentemente, voltei ao meu hábito saudável de assistir j-doramas "antigos" (entre 2002 a 2011, época em que eu trabalhava em outra cidade e chegava muito tarde da noite e mesmo saindo em DVD, quem disse que eu assistia?), e percebendo o quanto eu havia perdido. Ou não tinha assistido por causa de terceiros que criticavam e eu caía nessa. De uns tempos pra cá, mandei tudo às favas e assisto o que desperta meu interesse e dane-se se tem gente descendo o pau. Embora conheço pessoas que criticam de forma positiva, do tipo "assista se quiser, cada um tem um gosto diferente".

Percebi meio que tardiamente que não adianta, por exemplo, assistir um filme ou um j-drama só por causa de fandom, meu artista favorito está atuando, e o enredo é uma desgraça. Já assisti muito por causa disso e não dei a segunda chance, de tão ruim que foi o enredo mesmo depois de anos. Mas já assisti muito por causa do enredo bom apesar do elenco ter alguém que meio que a gente torce o nariz. Isso eu consigo relevar (conheço muita gente que não assiste por causa de alguém no elenco mesmo o enredo seja muito bom), e estou dissipando, aos poucos, a imagem ruim de tal membro, e vamos assistir numa boa. 

Fora isso, meu ânimo para outras coisas tinha diminuido de alguns meses para cá, como estudar com mais afinco pros exames de proeficiência, fazer algum trabalho manual (para quem não sabe - eu sei bordar, crochetear e tricotar) e até ler alguma revista. E olha que estou saindo cedo do trabalho, dormindo na mesma hora de sempre e ainda consigo assistir algo na TV. Felizmente, estou voltando ao ânimo aos poucos, como ir ao cinema, ir na locadora e pegar uma série completa pra assistir, e cozinhar. Sim, até pra isso não estava prestando.

Um pouco talvez seja porque este verão foi muito quente, abafado e, muita gente sabe que eu detesto verão, seja aqui no Japão como no Brasil. Tenho queda de pressão, passo muito mal, fico irritada muito fácil e dificilmente consigo me concentrar. Daí para pegar algumas horas para ler um manga ou revista, já incomoda por causa do calor, mesmo com o ar condicionado ligado, até pra dormir é literalmente um inferno. Uma das coisas que gosto do verão é sorvete e as músicas, e olhe lá.

Felizmente, quando a temperatura começou a diminuir e ficar um pouco mais fresco, o ânimo está voltando - como fazer alguma comida diferente, assar um bolo, testar receitas novas, assistir j-drama, ir nas livrarias (devidamente protegida, claro). Porque não dá pra ficar no ritmo casa-trabalho-casa e passar o final de semana só dormindo (nos 45 dias que fiquei em casa, mantive meu relógio biológico em ordem, comendo na hora certa, passando o dia estudando, lendo e assistindo os j-dramas atrasados).

De vez em quando alguns conhecidos meus nas redes sociais postam sobre mudar de vida. Na real, isso vai de cada um. Obviamente necessita de muito planejamento, porque não dá pra fazer isso da noite pro dia, mas também não ficar procrastinando demais (olha quem fala!). Nos dias de hoje, qualquer coisa que a gente planeja, acaba mudando e temos que adiar por motivo de força maior, então, planejamento requer também, colocar um plano número dois caso o número um sofrer alguma alteração. Tipo fluxograma de sistema de dados, se me entendem.

O que muitas vezes me deixa chateada é o fato de muitas pessoas que mudaram de vida e "deram certo" (entre aspas porque dar certo 100% é um feitio muito difícil) esquecerem que, para conseguirem virar o jogo, teve muito trabalho envolvido antes. Especialmente aqui, onde muitas pessoas vivem no ritmo casa-trabalho-casa-e-finais-de-semana-dorme. Claro que existem pessoas que fogem um pouco da tangente e não estão nem aí e conseguem ser felizes, mas nunca esquecer que, para conseguir o que deseja, vai ter um monte de obstáculos pelo caminho, e, no meu caso, se não fossem os empregos que tive e tenho, nunca que iria conseguir fazer metade do que faço hoje. Infelizmente vivemos num mundo capitalista e para quase tudo precisamos de grana. Além de muita persistência e dedicação. 

Apesar da pandemia e muita coisa sendo restrita, ainda estou aos poucos recuperando meu ânimo, talvez a minha situação melhore depois que entrar o outono, mas não vou esperar até lá, se eu quiser fazer as coisas que eu mais gostava no passado, eu tenho que começar nesse exato momento, tal como eu estou fazendo agora, que é postar sobre coisas aleatórias. 

E pra buscar meu ânimo que se perdeu não sei mais, eu tenho que procurar de outras formas, seja indo novamente ao cinema ou testar alguma receita diferente, ou ver programas de variedades diferentes do que costumava assistir, se me entendem. Até mesmo mudar alguns hábitos, como li no desancorando, como por exemplo, deixar o celular longe da mesa de cabeceira, algo que eu de vez em quando acabo fazendo - um dos motivos era porque eu quebrei o despertador e, até achar outro, usei o celular como relógio. Resultado: acabava acordando no meio da noite e ficava horas na madrugada acessando, o que resultava em noites maldormidas e passava o dia irritada. Depois que comecei a deixar o celular na escrivaninha, longe de mim, passei a dormir bem melhor.

Acredito que, se eu buscar novas fontes para me entreter, eu volte a me animar cada vez mais. Até mesmo voltar a usar maquiagem (no verão é impossível, mas cuidados com a pele são triplicados). 

Só não posso deixar o desânimo bater na minha porta novamente, porque aí vai ser mais difícil encontrar o caminho de volta.


Comments

  1. Putzz, acompanho seu blog a muito tempo, mas esse texto encaixou 1000% comigo!!’
    Gambatte!!
    Depois me ensina os segredos pra sair dessa fase

    ReplyDelete

Post a Comment