[Coffee Time] KANNON COFFEE (Nagoya)


Numa das minhas tentativas de fugir do famoso "café da sereia", eu procuro pesquisar outras cafeterias (embora na situação em que nos encontramos, tomo o máximo de cuidado possível, especialmente no sentido de lugar cheio). Não lembro se foi no FB ou no Instagram que comentaram sobre o Kannon Coffee que tinha aberto uma das lojas em Nagoya, perto do templo Osu (o famoso Osu Kannon).

O famoso templo Osu, ao lado do famoso Osu Shotengai

O mais engraçado é que, várias vezes que eu ia para Nagoya, dou uma passada no Osu Shotengai (shopping street famoso da cidade, junto com Endouji e Atsuta), mas acabo esquecendo de passar nessa cafeteria - mesmo porque a mesma fica na rua paralela ao da principal, que é muito difícil de eu passar.

Depois a autora aqui quer fazer postagem sobre o lado pouco conhecido da cidade...

O Kannon Coffee fica na Niomon Doori, paralela ao Osu-Kannon Doori. O lugar é pequeno, antes era uma loja de roupas vintage. Fachada bem simples, dá para sentar nos bancos na entrada do estabelecimento. E de uma das janelas, dá para ver a atendente moer e fazer o café na hora.

O local não serve apenas café - tem chá e sucos, inclusive bebidas sazonais. Além de algumas iguarias doces, que variam conforme a época. E nos tempos de "embrulha pra viagem", sim, a cafeteria tem a opção de take out, ou seja, levar pra casa.


O ambiente dá a impressão de ser amplo, com algumas mesas e booth individuais. Para quem quiser recarregar as baterias do celular/tablet/notebook, tem tomadas disponíveis em algumas mesas, e pode usar o wi-fi que eles disponibilizam o acesso.

Do lado de fora, no calçadão do Niomon Doori, mais mesas. Eles utilizam de vários tipos, para deixar o ambiente bem descontraído.

Vamos ao principal que seria o café. E um pequeno acompanhamento, no caso um muffin de sakura.

Geralmente, quando vou em cafeterias, dificilmente eu peço café puro. A maioria é café-com-algo-a-mais. E chegam os puristas me condenarem que tudo isso estraga a degustação e o prazer de um bom café...


Pedi Caramel Latte Coffee e muffin de sakura. A atendente pergunta se quer que aqueça um pouco (eu gosto dele quentinho). O caramelo dá um gosto um pouco amargo no café, mas pra mim não compromete o aroma e gosto do café em si. Mas se fosse gelado, talvez ficasse bem melhor (da próxima, experimentarei as versões geladas).

O muffin estava bem fofinho, e com um gosto acentuado de sakura com um pouco de morango, mas nada gorduroso nem pesado. 

Não estava cheio, fiz meu pedido e o mesmo chegou rápido. Preferi ficar no balcão, pois eu gosto de lugar mais sossegado e com música ambiente. 


A matriz da Kannon Coffee fica em Nagoya, no distrito de Motoyama (ao lado da estação de metrô do mesmo nome, da linha Higashiyama), tendo filiais além de Osu Kannon, em Kamakura (Kanagawa, na saída da estação de Hase, linha Enoden, no sentido para o Grande Buda. Logo na saída também tem a representante Ekiyoko Bake), em Kichijoji (Mitaka, Tokyo) e Shoinjinja (distrito de Setagaya, Tokyo).

Coincidentemente, quase todas as lojas ficam próximas aos templos (como o de Osu, Kamakura e Shoinjinja). Kannon, no budismo, é um ser iluminado que representa a compaixão e perdão, geralmente representada em forma feminina.

O conceito da loja seria um convite ao cliente ter um tempo para relaxar e apreciar um bom café feito na hora, ou as bebidas feitas artesanalmente. 

Sigo a rede no Instagram (@kannoncoffee) para saber das atualizações. Em uma delas, informam que o design dos copos em que são servidos as bebidas, e das embalagens são ilustradas por Rikako Suzuki (@su_riiilustrations), ilustradora nascida em Aichi e trabalha na Inglaterra.

Para quem quer fugir um pouco das grandes redes, Kannon Coffee pode ser uma boa opção para pessoas que preferem sentir o gosto e aroma de um café passado na hora.

Kannon Coffee - site oficial: https://www.kannoncoffee.com/

Fotos: todos da autora, via smartphone Sharp Aquos R5G SH51A

Comments